Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boa tarde galera, existe algum modo de esquentar água usando uma manivela para converter a energia mecânica? Pensei em ultilizar um motor de microondas(110v, 9rpm) e conectar uma resistência(rabo quente, ebulidor, etc) mas ele fornece apenas 7W, ou um micro motor 12v/13rpm conectado a um inversor, porém dessa vez com apenas 3,7W, ambos com potência muito inferior a potência necessária para utilizar a resistência ou mesmo uma cafeteira(com cerca de 550W)

Visto que pretendo esquentar a água para fazer café em um local onde não há energia elétrica, teria algum outro modo de produzir a potência necessária para aquecer a água sem utilizar energia elétrica?

Obrigado!

Postado

A maneira mais prática é usar um fogareiro a gás ou a álcool. Isto porque a quantidade de energia (calor) necessária é grande.  Para ter ideia uma boca de fogão a gás residencial comum fornece 2.000 W de potência. E leva vários minutos para ferver uma chaleira de água.

Postado

O problema é que um fogareiro não seria muito viável lá, como a quantidade de água é bem pouca, cerca de 100ml para o café, pensei que talvez dê certo, no caso se esquentasse um pouco já seria suficiente caso usasse aquelas cafeteiras portáteis...

Postado

A maneira mais viável é com fogo: lamparina ou espiriteira de álcool. Com eletricidade não dá, só se levasse uma bateria, o que acho perigoso e mais enrolado ainda. A quantidade de energia necessária para aquecer a água é grande, é uma caloria por grau por grama de água (ou 4,18 Joule por grau por grama). Para aquecer 100 gramas de água a 90 ºC partindo de 20 ºC vai precisar de 4,18.100.(90 - 20) = 30.000 joules, fora as perdas. É uma resistência de 100W durante 5 minutos.

Postado

Para 100W precisaria de um mecanismo tipo bicicleta ergométrica. No braço é muito pesado. Com bateria é possível, mas tem que ver quantas vezes vai usar antes que precise recarregar e também a capacidade da bateria.

• Membro VIP
Postado

Que lugar é este? Uma cela da cadeia? kk. Muito boa a explicação do amigo @Ricardov sobre muita energia mecânica pra gerar pouco calor. Mas caso consiga, uma dica que dou é deixar a água preaquecida numa garrafa térmica. Mesmo que ela passe de quente pra morna, vai precisar de menos energia pra reaquecer.

Dá pra fazer vários 'cafeses' (é o que eu tenho na cabeça no momento kk)

• Curtir 2
Postado

Cara, pensa bem!

Se você pretende usar manivela para acionar um gerador, então: 

1 - O gerador não tem eficiência de 100%, então as perdas aquecerão o gerador e alguma parte mecânica desse seu sisteminha. Neste caso é mais fácil partir da energia dos músculos para a mecânica e, via fricção, para a água.

2 - Para apenas 100ml de água, pode usar uma vela aquecendo uma pequenina canequinha. A vela suja com carvão. Ou, como já disseram...

3 - Faça uma lamparina com álcool. Não vais nem sujar de carvão a canequinha.

Use uma latinha de milho ou de ervilhas para concentrar o calor na canequinha e para servir de base mecânica.

Tanto a vela como o álcool possuem maior densidade volumétrica de energia que a bateria. Em outras palavras. A "coisa" fica menor.

Tome MUITO cuidado com líquidos inflamáveis. 

Pesquise no Youtube "Lamparina álcool"

MOR_AL

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado

Faz sol na localidade? Se sim, uma lente apontada para um frasco com água, em algumas horas resolve seu problema... 

Ah... "eu acho".. kkkk

Os gurus ai acho que podem dizer se a ideia da lente é viável...

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...