Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá a todos. Estarei nesse post frequentemente para atualizá-lo com conteúdo em programação Android.

Sem mais delonga, vamos começar!!

21/02/2016

Introdução ao Android - Instalação e Primeiro Contato

Mostrar conteúdo oculto

22/01/2016

Criando Classe Java, Declaração em Android Manifest, Caixa de Texto e Botão

Mostrar conteúdo oculto

23/01/2016

Tratamento da informação da Caixa de Texto

Mostrar conteúdo oculto

30/01/2016

Calculadora

Mostrar conteúdo oculto

30/01/2016

Funções nos botões e cálculo matemático (Corrigido)

Mostrar conteúdo oculto

09/02/2016

Tratando erros e Finalizando Projeto de Calculadora

Mostrar conteúdo oculto

exp4j-0.4.5.jar.7z

Calc.rar

• Curtir 4
  • Moderador
Postado

Muito boa sua iniciativa de tutorial básica.... mas ali eu só trocaria o android studio e o blue stacks pelo Eclipse(ele já tem um testador) .  de resto está ótimo.. Parabéns.

Postado

Obrigado pelo apoio. 

Estou usando o Android Studio por ter mais familiaridade com ele, já o Blue Stacks, é pelo fato do emulador do Android Studio só funcionar em computadores equipados com processador Intel, e também por ser mais rápido do que o padrão.

Mas talvez futuramente eu faço no Eclipse.

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado

muito bom amigo! Favoritei esta página pra quando for fazer uma brincadeira séria qualquer. Só acho que não precisa editar aquele post. Vá criando novos.

Há muitos e muitos e muitos anos me lembro de ter usado um eclipse pra um compilador de um mc...

Agora me responda uma coisa, você ou o amigo @dif , os fontes são portáveis pro tal de eclipse? Este eclipse é aquela IDE que serve pra absolutamente tudo? você ou o amigo @dif pode portar todo o post do amigo @nick4xd como se fosse usando o eclipse? Só esta introdução, só pra efeito de comparação das dificuldades, facilidades, otimizações e tal. Ok.. já sei.. sem tempo.. Tudo bem.. é sério!

Sucessos amigo!

• Moderador
Postado

@Isadora Ferraz O eclipse é a IDE mais usada. Tem várias versões tanto para programar em java, php ou c...  Os arquivos .java sim você pode portar para eclipse. o que ele não porta é o "projeto"

No caso tem que criar primeiro o projeto no eclipse e depois sim colar dentro dele os arquivos java ou xml.. e etc.

• Curtir 1
Postado

Isso mesmo.

Farei um tutorial futuramente no eclipse. Acho que para os iniciantes, um primeiro contato com Android Studio é mais aconselhável, para aí partir ao Eclipse (mas não tem muito segredo não)

Quanto criar novos post, será que não ficaria desorganizado? Pois é sempre a continuação do anterior. Pensei em sempre que atualizar o post, comentar uma resposta para alertar os seguidores.

• Moderador
Postado

Eu também acho que é melhor atualizar do que postar em posts separados... ainda mais agora que é o tópico já tem respostas..  aí ficaria tudo espalhado e aí eu teria trabalho para unir os posts.  

Continue atualizando normalmente. Só acho o seguinte,  ao invés de só colocar a data "21/02/2016" antes da parte oculta pela tag spoiler, coloque um título para identificação.

Por exemplo:

21/02/2016 - Introdução ao android

22/01/2016 - Criando java class main activity e declarando no android manifest

e por aí vai.. assim fica mais fácil de saber o que exatamente vamos encontrar naquele bloco de explicação dentro da tag spoiler.

ps: de preferência sem ser com as letras maiúsculas.. mas como é um título podes colocar em negrito para destaque.

• Curtir 1
  • Moderador
Postado

@nick4xd Depois vou criar um tópico para juntar os tópicos mais importantes do setor de java e seu tutorial fará parte dele. 

ps: ele vai ficar em destaque.

Obrigado e continue o excelente trabalho. 

• Curtir 1
  • 2 semanas depois...
Postado

@nick4xd Gostei muito do tópico, Nesse momento estou a tentar largar o AppInventor e passar para o AndroidStudio.

Estou já há 3 dias a tentar programar a calculadora. Estou com problemas ao adicionar a biblioteca. Tentei inserir as linhas

import net.objecthunter.exp4j.Expression;
import net.objecthunter.exp4j.ExpressionBuilder;

mas dá erro.

Podes esclarecer melhor como importar a biblioteca?

Por outro lado, como posso configurar o meu telemovel para simulação por USB?

Postado

@LEOPUENA Boa noite. Para inserir a biblioteca, você deve primeiro baixá-la do anexo. Após isso deve colocar esse anexo (descompactado) nesta pasta:

C:\User\seuUser\AndroidStudioProjects\Calc\app\libs

Ao fazer isso, é necessário que você compile e execute o seu projeto novamente. Dessa forma, a sua biblioteca será incorporada na árvore de projetos, do lado esquerdo,  no item Gradle Scripts, Sub-item build.gradle

Quando você der dois cliques sobre ele, é para que esse trecho seja adicionado:

dependencies {
    compile fileTree(dir: 'libs', include: ['*.jar'])
    testCompile 'junit:junit:4.12'
    compile 'com.android.support:appcompat-v7:23.1.1'
}

Tente executar dessa forma. Onde você inseriu as linhas que citou?

Quanto ao emular direto no celular, creio que apenas o App Inventor e o Eclipse.

PS: As duas linhas que inseriu é pra ser automática, quando você da um "Alt" + "Enter" em Expression ExpressionBuilder na função do botão Igual (=)

Postado

Baixei o ficheiro "exp4j-0.4.5.jar" e copiei para a pasta  C:\ProjectosAndroid\CalculadoraFCH\app\libs

Ao compilar não há nenhuma alteração. Ao abrir o "build.gradle" aparece algumas dessas linhas, mas parece que não influenciada pela biblioteca.

Em 10/02/2016 às 23:39, nick4xd disse:

PS: As duas linhas que inseriu é pra ser automática, quando você da um "Alt" + "Enter" em Expression ExpressionBuilder na função do botão Igual (=)

Expandir  

Quando dou "Alt" + "Enter" em Expression e ExpressionBuilder o compilador sugere criar duas novas classes, não há opção de importação, por isso inseri manualmente.

Citação

Quanto ao emular direto no celular, creio que apenas o App Inventor e o Eclipse.

Expandir  

É possivel a emulação directa por USB, mas creio que é necessario alguma drive que não sei qual é.

Postado

@LEOPUENA Ok, então signifca que por algum motivo seu projeto não conseguiu mesmo incorporar a biblioteca. Tente o seguinte:

Remova essas duas linhas que inseriu manualmente, e certifique-se de que a função do botão igual esteja assim:

public void funcIgual(View v) {
        GetVisor = Visor.getText().toString();
        Expression e = new ExpressionBuilder(GetVisor).build();
        double result = e.evaluate();
        String exibeResult = String.valueOf(result);
        this.Visor.setText(exibeResult);
}

(Estou considerando sem o try catch nesse caso)

Certifique-se de que Expression e ExpressionBuilder estejam vermelhos, aí execute assim mesmo, propositando o erro. Após gerar o erro, é provável que a opção de importação apareça.

Caso ainda não resolva, certifique-se novamente o local onde copiou a biblioteca e reinicie o AndroidStudio.

Se por acaso ainda não der certo, posto aqui o projeto em rar, visto que o mesmo já foi concluído. Aí tente localizar as divergências ou se dá erro o meu também.

Abraços.

Postado

Não estou com o meu PC nesse momento, mas creio que já fiz isso. Contudo, seria bom se disponibilizasses o projecto, daí tentarei ver onde está o meu erro.

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Mostrar mais  

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

Mostrar mais  
  • Criar novo...