Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Galera, comprei uma fonte 12v de 30amperes. Queria saber o que posso ligar nela


Posts recomendados

Minha fonte é 12v de 30 amperes, eu quero ligar nela um dvd pioneer dvh8580, um modulo falcon 3 canais de (360w rms), 2 twiter seleniun de (100w rms)cada, 2 cornetas seleniun de (100w rms)cada, um subwofer seleniun de (200w rms). Essa fonte aguenta tudo isso, pois eu tinha um esquema de fontes de PC e quando eu almentava o som ele desligava pois faltava energia, essa ira acontecer o mesmo ou ela aguenta tudo????

Agradeço desde já 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@Mateus Costa Ramos o primeiro passo, se tu queres saber se aguenta ou não, é olhar os fusíveis de cada equipamento. Os fusíveis são feitos para aguentar a carga do aparelho, e oferecer proteção, certo?

 

Pelo que o @braconius postou, só o teu módulo já da a carga total da fonte... então apenas lembrando que "o que está ligado no módulo" vai puxar a potência do módulo até o limite dele... então, baseie-se no módulo e no DVD....  de pronta mão te digo, não aguentará. Para desligar acho que não, mas a fonte será fraca, visto que só o módulo vai dar toda a potencia da fonte.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

26 minutos atrás, Mateus Costa Ramos disse:

Se eu aumentar minha fonte de 12 para uns 14v ela almentara a quantidadr de wats?. Tipo pra ir de 360 pra 420w???

Aí você me pegou. Em teoria, aumentaria, mas acho que o se você aumentar a saída de 12v para 14v um produto que precisa ser alimentado com 12v teria problemas para funcionar.

 

A verdade é que eu não entendo nada disso! Talvez o @fallerpossa ajudar de forma correta!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Na verdade, a medição em RMS é feita a 13,8V. Portanto a 13,8V esse equipamento resulta em X watts RMS

 

O fusível do equipamento tem a ver sim... a carga máxima suportada pelo fusivel, se for 10A por exemplo, será esta... assim, se passar (curto, por exemplo) abrirá.

 

Um receiver comum, pioneer, em modo CD (não mp3, cd de música) chega a puxar suaves 8A.

 

Aumentar de 12V para 14V não terá um ganho significativo, visto que a medição é feita em 13,8V CONTUDO convém lembrar que não é todo equipamento que suporta essa tensão. Alguns equipamentos suportam até 16, outros até 14,4V que é a tensão em carregamento da bateria pelo alternador.

 

@braconius na verdade tem a ver sim... imagine uma fonte de PC, por exemplo. Para ela dar 500W de potência, ela terá de, pelo menos, puxar esses 500W. Não existe invenção. Só muda a questão da eficiência. Um amplificador/módulo é, na verdade, uma fonte diferenciada. Ela tem um elevador de tensão na entrada, para algo em torno de 70V, em alguns que vi....

 

Tome este exemplo

http://www.premiershop.com.br/modulo-amplificador-classe-a-b-hurricane-ha4-250---4-canais---1000-watts-rms-1145900/p?idsku=2000853&gclid=COr-j8_LysoCFQotHwodYe8BpA

 

ele diz fusível de 30A. Mas, repare na foto que são dois, então provavelmente são dois de 30A, porque?

Corrente Elétrica: 38A (4 Ohms) / 59A (2 Ohms)

 

Porque a 4ohms estouraria o fusivel, certo? se for 30A, e são dois, se forem dois de 15, estouraria o fusível, sendo 2 de 30... aguentaria a segunda situação, que é 59A a 2 volts.

 

agora... vamos lá...

P=V.I = 13,8Vx60A = 828 watts. Ou seja, esse módulo tem uma eficiência de 82,8%. Mas não tem 1000W RMS...  não a julgar, e POSSO ESTAR ERRADO com as especificações ali constantes.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@Mateus Costa Ramos tu não entendeu o lance. Vou tentar te explicar novamente. Eu não entrarei no lance se tem ou não tem potencia RMS ou não... ok? ou o que ela é.. Mas, a medição do RMS é feita por ruído rosa, embora não exista uma lei, um padrão, que obrigue a um THD específico, ou ruído rosa, ou etc.... e a medição é feita a 13,8V

 

Então, o que cumpre anotar agora é que... o RMS do teu módulo é dado em 13,8V. Certo? então disto, concluímos que aumentar a 14V não ajudará a mais ganho.....

 

Então, vamos aos fatos.

 

Imagine que teu módulo é uma caixa dágua, com capacidade de 200 litros

 

Imagine que a tua fonte seja uma outra caixa dágua, com, também, 200 litros.

 

Imagine que teus equipamentos, dentre cornetas, wooferes, sub, etc, sejam irrigadores de grama... supomos

 

 

Então:

a) os irrigadores puxarão a água da caixa dágua onde estarão ligados.... Eles puxarão até os 200 litros. Então, se não houver fluxo suficiente de água para encher a segunda cisterna, esta esvaziará mais rápido que a primeira caixa consiga enchê-la . Quem determinará isso será a abertura do registro (volume que tu deres no rádio)

b ) A primeira caixa dágua tem um cano X. Esse cano é constante, ele não se altera mais ou menos grosso. Assim... se tu abrires pouco o registro, a caixa dágua 2 irá se encher, e irá fechar a bóia. Se abrires bastante o registro dos alto-falantes, a primeira estará sempre fornecendo água à segunda.  Se tu abrires demais.... as duas esvaziarão.... e teremos ar nos canos e a água parará de jorrar nos irrigadores.....

 

O cano da primeira caixa são os amperes que estará fornecendo. Quanto mais puxar,mais fornecerá, até os limites dos cabos, da fonte, e outros.

 

Agora vamos ao mundo real. Tomei este módulo por base

http://www.americanas.com.br/produto/119514332/amplificador-digital-falcon-hs-960-dx-360-watts-rms?opn=YSMESP&loja=02&WT.srch=1&epar=bp_pl_00_go_pla-am-todas

 

pela foto ele tem um fusível.

 

Especificações técnicas:

- Consumo Max. Potência: 25 A

- Pot. Max @ 13,8 VDC a 2 Ohm: 100 Watts RMS x 2 (Stereo) / 160 Watts RMS x 1 (subwoofer)

- Tensão de Alimentação Mínima: 10,5 V
- Tensão de Alimentação Máxima: 15,6 V

 

Vou tomar a potencia máxima. 160w / 13.8V = 11,59A

 

Então "pela potência" este módulo puxaria 11,59A, mas o site nos fornece que a corrente máxima é 25A. Esse módulo não é eficiente, ou tem coisa errada aí....

 

MAs, então, A MÁXIMA CORRENTE drenada, utilizada, será de25A.  Neste caso, tua fonte aguentaria o módulo, visto que ela fornece, conforme dito, 30A.

 

 

Agora poste o modelo exato do teu módulo, ou as especificações dele.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

Se essa nova fonte não tiver uma "margem" de pico de corrente, ela vai desarmar como as outras que você tinha ai!

Por regra, a fonte precisa fornecer "NO MÍNIMO", 10% a mais de potência que o amplificador entrega!...

Se seu módulo é de 360W, sua fonte não pode fornecer menos que 396W ou seja! 400W de potência!!!...

Não importa o que esta ligado na saída da potência! Falantes, Tweeter e cornetas! Se for exigido a potência dela, a fonte tem que "aguentar"!....

Se essa nova fonte possuir um ajuste de tensão de saída, e você ajusta-la para 13,8V você consegue extrair 414W dela! Ai você pode usar seu conjunto sem nenhuma perda e sem medo da fonte desarmar nos picos de corrente exigidos pelo módulo!...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!