Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá, bom dia/boa tarde/boa noite! :D

Estou afim de dar uma boa refrigerada no meu pc, visto que moro no Rio de Janeiro e aqui está um calor dos infernos e meu processador ta chegando aos 75º C enquanto estou jogando.

Segue abaixo as configs do meu pc

Placa-mãe: Gigabyte B85M-D3H

Processador: i5-4460 @3.20Ghz

GPU: AMD Radeon R9 280x 3GB DDR5 384-Bits

Memória: DDR3 8.00GB 1600MHz

Fonte: Thermaltake TR2 600w

Gabinete: Thermaltake Versa H22 Window MidTower

Minha GPU está chegando aos 60º o que eu creio que não é problema, mas, o processador chegando aos 70-75º C não está me agradando, meu fps está dropando bastante e minha CPU perdendo bastante desempenho. Meu desejo é colocar o processador pra chegar no máximo de 45º (vou ficar no ar condicionado a maior parte do tempo).

Gostaria de ajuda para refrigerar meu computador, posso gastar até R$400.

Pensei em colocar um cooler 12mm em cima pra puxar o ar quente pra fora, e colocar um cooler mais forte no lugar do cooler box que ja veio com o processador.

Mas, preciso de recomendações, não manjo de coolers bons.

Segue abaixo uma imagem do meu gabinete, e sim, ele ja veio com aquele cooler atrás e está funcionando.

52310_1401388209_g.jpg

Postado

Olá sabe o que seria bom um peltier não é muito caro e pode leva seu pc aos baixos graus tem muito videos no youtube ensinando como colocar essa tal peça no seu cooler do processador sem estragar sua maquina muitos vão falar que pode congelar tanto que pode escorrer água dele mais quem já usou sabe que não acontece ver os videos e olha os comentários das pessoas e de quem instalou vai ser muito bom para você que esta com o pc pegando fogo ou monta um bom water cooler

• Moderador
Postado

@AlexMatosAMB A ideia é interessante, mas para leigos e iniciantes não recomendo, sob motivo de realmente danificar se fizer algo errado. A questão não é se o cara do video diz que funciona ou não.. a questão é ter experiência para fazer isso.. uma coisa errada já era o equipamento.

@Guilherme Mangabeira Motta Melhor que podemos te recomendar é colocar um bom air cooler, caso não tenha dinheiro para comprar um water cooler.

Pesquise um modelo que seja compatível com seu processador... e que seja de boa marca.. como coolermaster dentre outras...

http://www.kabum.com.br/hardware/coolers/processador-/processador-amd-intel-

Postado
1 minuto atrás, dif disse:

@AlexMatosAMB A ideia é interessante, mas para leigos e iniciantes não recomendo, sob motivo de realmente danificar se fizer algo errado. A questão não é se o cara do video diz que funciona ou não.. a questão é ter experiência para fazer isso.. uma coisa errada já era o equipamento.

@Guilherme Mangabeira Motta Melhor que podemos te recomendar é colocar um bom air cooler, caso não tenha dinheiro para comprar um water cooler.

Pesquise um modelo que seja compatível com seu processador... e que seja de boa marca.. como coolermaster dentre outras...

http://www.kabum.com.br/hardware/coolers/processador-/processador-amd-intel-

Mas será que o air cooler vai me trazer a temperatura que eu desejo e, se será necessário o cooler em cima puxando o ar quente? Eu posso investir em um watercooler que seja abaixo de R$400, mas gostaria de ouvir todas as opinioes possiveis antes...

• Moderador
Postado

@Guilherme Mangabeira Motta Primeiramente tens que pensar no fluxo de ar do seu gabinete e combinar isso com um air cooler para processador.

O computador não precisa mais do que 4 fans adicionais.

Antes da explicação tens que saber algumas diferenças básicas.

Cooler, são o conjunto de fans + dissipador de calor.

Fans, são só o ventilador.

O fluxo de ar tem dois estados, positivo e negativo.

O positivo, visa injetar o ar frio para dentro enquanto o negativo visa retirar o ar quente para fora.

Geralmente todos os gabinetes mais modernos, como o caso da ilustração que postou acima.. possui pelo menos 5 lugares para fans adicionais.

Os lugares são:

Painel frontal(na frente), lateral(na tampa do lado), inferior(no chassi ao lado da fonte), traseiro(chassi atras do pc) e superior(chassi tampa superior)

Como a física diz. o ar quente tende a subir, logo com essa afirmação, podemos deduzir que o fluxo negativo será em cima e no painel traseiro e painel superior... enquanto os paineis frontais.laterais e inferiores são dedicados ao fluxo positivo.

Com base nisso, podemos montar uma configuração de fans a fim de resfriar o melhor possível... 

Geralmente o mais efetivo é o fluxo negativo..  usando 2 exaustores(fans jogando o ar quente para fora)

Meu computador está no seguinte esquema:

Um fan jogando ar frio para dentro(fluxo positivo) e outro tirando o ar quente. isso mesmo só 2 fans fora o cooler do processador que é um cooler master tx3 evo.

Eu escolhi desta forma porque, além do fan jogar o ar frio para dentro do gabinete, ele já resfria a placa de vídeo. enquanto o fan no chassi traseiro fica responsável por retirar o ar quente(exaustor)...  

Seria mais ou menos isso, antes de pensar em comprar um watercooler de 300/400 reais, pense se um air cooler combinado com os fans adicionais no pc podem suprir o problema.

veja que meu computador é este da minha assinatura e ele esquenta muito.... muito mesmo.. e só com esses 2 fans adicionais e o cooler do processador... já é o suficiente para manter pelo menos 55 graus em full load.

lembre como seu processador é da intel, naturalmente ele não esquenta tanto quanto os AMD.. como o meu... por isso que eu digo.. as vezes o mais caro pode não ser satisfatório.

Postado

@dif,

Li duas vezes pra ter certeza de que iria entender (btw, obrigado pela explicação), antes de fazer essa pergunta:

Digamos que eu comprasse este cooler: http://www.kabum.com.br/produto/64536/raijintek-themis-cooler-para-cpu-amd-intel-120mm-0p105255 e meu pc já tem o fan traseiro, se eu adicionasse o fan em cima pra jogar o ar quente pra fora, você acha que seria suficiente? Meu pc em full load durante o dia (sol e calor de mais ou menos 35-40ºC no RJ) pegando cerca de 70º C, você acha que eu conseguiria diminuir pra 55º C apenas com esses 2 e esse air cooler?

Temperatura agora a noite:

c4252ee6a6.jpg

Postado

este é um péssimo cooler ... mas pode sim usar air cooler de qualidade com bons resultados ... usar o que o amigo acima falou é bem ridículo para seu caso ...se quiser ir extremo .... mas sem nenhuma necessidade sem overclock  ...use water cooler . Bem mais caro . Mas existe um pouco acima do preço deste coolers ..air coolers ... muito bons .

Paz e felicidade

• Moderador
Postado

@Guilherme Mangabeira Motta Pelo que eu vi sua imagem, o processador está "dentro" do aceitável se estiver full load.. se fosse em iddle.. aí seria extremamente preocupante ao meu ver..   Obviamente pode baixar mais...usando um bom aircooler. 

Lembrando que, tem que considerar tudo para que tenha uma boa refrigeração interna.. como o valor do CFM.. quanto mais alto melhor.. exige menos rotação, por consequência mais silencioso é, se não tem obstáculo... ou seja, cheio de fios espalhados por dentro dificulta a circulação de ar....  

Recapitulando, Usando um exautor e um injetor de alto CFM, quando digo alto, valores acima de 100.. posicionados estrategicamente de acordo com o seu ambiente/lugar onde está  o computador...  e um bom air cooler faz muita diferença... dá para baixar uns 10graus aproximadamente.

Há quem gosta de usar 2 exaustores e um injetor.  ou vice-versa... particularmente eu uso apenas um de cada e minhas temperaduras são baixas mesmo em calores extremos( beirando os 40 graus de ambiente, sensação térmica maior ainda)

Se ainda sim, quiser baixar mais ainda pelo menos no processador, aí sim pense num watercooler, mas para seu caso... não vejo muita necessidade se o objetivo não for fazer overclock.

Agora tens que é que fazer os testes...  teste as temperaturas usando o injetor na frente e exautor atras.. ou em cima... ou use os dois.. exautores... 

e por ai vai... sempre na base do teste.. nunca ninguém será tão preciso quanto você mesmo.. e no seu ambiente.

O que vai determinar a temperatura interna é a circulação de ar... se ela não for boa vai ficar alto a temperatura..

@Renatinhobh Não entendi o motivo de ter dito que era ridículo. Não tem necessidade de sair recomendando watercooler..cuidado com o que você fala ok?

• Curtir 2
Postado

@dif

não recomendei water cooler ..disse que seria extremo e só necessário em overclock . E peltier desculpe se usei uma palavra exagerada . Mas não tem o menor sentido para este usuário .

Paz e Felicidade

Postado

Aqui resolvi meu problema de aquecimento alto, chegando a desligar o PC, diminuindo um pouquinho o clock máximo do processador através do painel de controle do Windows em opções de energia ( ajustei para usar 95% do clock máximo do processador ). Assim, não precisei gastar nada com exaustores ou cooler mais parrudo.

• Curtir 1
Postado

Achei que isso tinha sido resolvido no outro tópico..

Enfim, quem recomendou esse Rajintek Themis ao criador do tópico, fui eu.. Ao contrário do que foi dito por outro usuário, o cooler é muito bom, pro preço dele.. Testado e aprovado por sites especializados..

http://www.kitguru.net/components/cooling/henry-butt/raijintek-adios-themis-and-ereboss-cpu-cooler-review/

https://www.techpowerup.com/reviews/Raijintek/Themis/

http://www.hardwareslave.com/reviews/hardware/cooling/raijintek-themis-cpu-cooler-review/ 

@Guilherme Mangabeira Motta

Ficando na casa dos 50ºC, já será um ótimo resultado, comparando com o que tem hoje.. Acho que ele é bom o bastante pra isso.. Boa sorte nisso aí...

Over and out..

• Curtir 2
  • Moderador
Postado

@Guilherme Mangabeira Motta Eita, agora assim...  com essas temperaturas em full load..  realmente... SE quiser diminuir muito a temperatura, sem ter quer recorrer a "downclock"( que é uma solução viável como já sugeriram mais acima), DO processador o watercooler nesse caso sim seria recomendado MAS a custo da exaustão... pois tens que escolher.. ou deixa fans de exaustão ou retira para por o fan do watercooler.

só que não é só isso... veja que sua GPU também esta "fritando"..  nesse caso.. eu não sei qual é o modelo dele se é com 2 ou 3 fans..mesmo assim acho que ele não tinha que esquentar "tanto".. ai nesse caso cai bem uma tentativa de adicionar o fan injetor no painel inferior jogando ar frio diretamente nele( eu faço isso com a minha GTX660 Ti que o cooler dela é horrível)

É essencial que circulação de ar seja boa senão.. não adianta o cara colocar um watercooler no processador e o resto fritar rsrsr..  mas é por ai a coisa... essas temps.. em full load realmente são preocupante.

• Curtir 2
Postado

@RS Faria fui numa loja, e o cara me falou coisas completamente diferentes das q tavam no tópico anterior, porém, deu pra saber nitidamente que o cara n entende absolutamente nada de jogos/pc gamer, então acabei voltando pra cá xD

@dif como eu faria esse downclock do processador? a minha GPU é AMD, a temperatura dela em full load pode chegar até 90º, acho que ela está de boa ainda. Problema mesmo é o CPU que está muito alto :( pra um i5 não deveria estar beirando quase os 80º...

Eu precisava que alguem me recomendasse os fans e os coolers, nomes e tal. O @RS Faria me recomendou o air cooler, estou vendo de pegar ele, mas preciso saber quais fans comprar. Sou muito leigo no assunto e não vou saber testar/escolher.

Postado

Lembro do meu PC antigo, que fiquei com ele até recentemente (dezembro 2015) que era um Core 2 Duo E7400 2.8GHz e deu um problema no cooler box dele e o processador chegava até uns 85~90º fácil quando eu ia jogar algo (eu até evitei jogar), como eu tava sem dinheiro na época no dia seguinte comprei um cpu cooler mais simples possível : https://www.oficinadosbits.com.br/products/products.asp?codigo=13917

E bam, meu processador não passava de 50º em full load. Ainda com passar do tempo fiz OC nele pra 3.5 GHz, ficou estável e não passou de 55º nenhuma vez.

Meu intuito não é de recomendar esse cooler que comprei (até porque ele nem cabe no seu socket), pelo contrário, recomendo o mesmo que o @RS Faria recomendou. Estou apenas dando um exemplo de como mesmo um air cooler bem simples pode fazer uma grande diferença.

• Curtir 3
  • Moderador
Postado

@Guilherme Mangabeira Motta A marca "pouco" importa dos fans, porque o que tens que levar em conta é o índice de CFM. compre aqueles que tenham alto índice como eu disse mais acima. 

Quanto maior, melhor.(obviamente o preço será maior também)

Sigo também com as recomendações do @RS Faria

• Curtir 3
Postado

@Guilherme Mangabeira Motta  70ºC Num processador é coooompletamente normal. Não se alarme xD Agora se fosse 80/85ºC sim já recomendava vividamente mudar de cooler.

@Renatinhobh Eu pessoalmente tenho um i5-4690K com OverClock de 4.2Ghz a correr a 55ºC com um CoolerMaster Hyper T4. Um mimo!! https://www.youtube.com/watch?v=vfpd5YWUojY

Um Sistema WaterCooling só compensa num Processador K e mesmo assim dissipadores a AR fazem um muito bom trabalho!

• Curtir 1
Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!