Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá, galera do Clube do Hardware!

Eu estou pesquisando bastante pra montar uma configuração "bacana" e cheguei a esse empate onde o processador e placa-mãe são as reais mudanças. Eu gostaria da opinião de vocês no que mudar ou não, eu não posso gastar muito levando e conta que é quase 4k só de item. (Não sou Rico husa) A diferença é gritante? Vai dar Gargalo? Eu deveria diminuir alguma coisa? Sei lá. Obrigado a quem puder ajudar com essa dúvida! :D

[INTEL] + GABINETE E ETC = R$ 3.600~

Processador e cooler Processador Intel Core I5-4460 haswell, 3.2GHz, 6MB, Quad-Core - BOX (R$1.077,30)
placa-mãe placa-mãe Gigabyte GA-H81M-S1, Intel LGA 1150 Chipset Intel H81 - BOX (R$320,45)
Memória Memoria Kingston HyperX Fury 8GB (1x8) 1866 MHz Red, HX318C10FR/8 - BOX (R$306,82)
Placa de Vídeo Placa de Video Asus Geforce GTX 960 2GB OC TURBO Series, 128 Bits GDDR5, TURBO-GTX960-OC-2GD5 - BOX (R$1.192,08)
Fonte de alimentação Fonte Corsair CX430 430W, Certificado 80 Plus, PFC Ativo, CP-9020046-WW - BOX (R$294,33)

[AMD] + GABINETE E ETC = R$ 3.400~

Processador e cooler Processador AMD FX-8320, 3.5GHz, 8mb, Eight-Core - BOX (R$782,98)
placa-mãe placa-mãe Asus M5A78L-M/USB3, Chipset AMD 760G, Socket AMD AM3+ - BOX (R$423,00)
Memória Memoria Kingston HyperX Fury 8GB (1x8) 1866 MHz Red, HX318C10FR/8 - BOX (R$306,82)
Placa de Vídeo Placa de Video Asus Geforce GTX 960 2GB OC TURBO Series, 128 Bits GDDR5, TURBO-GTX960-OC-2GD5 - BOX (R$1.192,08)
Fonte de alimentação Fonte Corsair CX430 430W, Certificado 80 Plus, PFC Ativo, CP-9020046-WW - BOX (R$294,33)

• Coordenador
Postado

Na configuração AMD, você colocou uma placa-mãe não recomendável para processadores FX (deve ter chipset 970 ou 990). E sério que você pretendia gastar R$ 1192 numa GTX 960, ainda mais sendo a versão de 2GB e com fan blower? Não vale isso.

• Curtir 2
Postado

@Onext essa configuração AMD, já fica defasada só de ter esta placa-mãe, e não uma 

com chipset 970, que é mais cara é claro. 

Pega este PC pronto com GTX 960, B85, 1TB, 8GB. Vai sair muito mais 

em conta, por 3,469,83 

http://www.pichau.com.br/computadores/pichau-gamer/computador-pichau-gamer-elder-i5-4460-gtx-960-b85m-8gb-1tb-500w-pcyes-fox-verde-box

• Curtir 3
Postado
13 minutos atrás, Foxwalt disse:

Na configuração AMD, você colocou uma placa-mãe não recomendável para processadores FX (deve ter chipset 970 ou 990).

@Foxwalt Chipset 880G também funciona com FX :)

@Onext Respondendo sua pergunta, entre essas duas eu ficaria com a intel :)

• Curtir 1
  • Coordenador
Postado
agora, Uemoto disse:

Funciona sim, teoricamente. A AMD "fez funcionar". E há chances bem maiores de dar problemas, como estamos cansados de ver aqui no Fórum.

O chipset 760G foi criado originalmente para os Athlon e Phenom, não para os FX. Uma "gambiarra" da AMD permitiu que os processadores FX "funcionassem" com ele. E daí, já viu né? Perda de desempenho, superaquecimento, desligamentos, reinícios aleatórios, incompatibilidades e problemas diversos começaram a aparecer com alguma frequência nessas placas.

Essas placas definitivamente não são recomendadas para uso com processadores FX. E o caso fica pior nos processadores mais potentes.

Vou reforçar o que eu disse anteriormente: placa-mãe para esses processadores é 970 ou 990. Não tem outra opção. Ao menos, não se você quiser fugir de problemas e ter certeza de extrair o máximo de desempenho do seu processador.

• Curtir 4
Postado

@Foxwalt Chipset 770G sim daria problemas para o processador, queria so acrescentar uma informação ao topico, o chipset 880G Era top de linha a um tempo atrás e n dará problemas pra um FX...

Um exemplo é colocar um FX6300 em uma M5a88-V EVO

Mas claro que n estou discordando com nd que você disse, chipsets 970 e 990 são sim o ideal para FX atualmente ^^

• Curtir 2
  • Coordenador
Postado
9 minutos atrás, Uemoto disse:

Acabei de ver aqui, sua placa usa o 880G mesmo. Achei que você tinha digitado errado e quisesse dizer 760G. Esse daí eu não conheço bem, prefiro não dizer nada. Espere mais alguém comentar sobre ele. O 760G eu sei que é bomba relógio.

Aparentemente, esse seu chipset é de 2010. Processadores FX foram lançados em 2011...

• Curtir 1
Postado

@Foxwalt Bom a uns dias atrás abri um tópico por que fiquei em duvida se minha mobo aproveitava todo meu processador e o que me responderam foi que meu chipset era totalmente compátivel com FX, além de minha placa ser boa apesar de velha ( bem velha )

Obrigado por compreender :)

• Curtir 2
  • Coordenador
Postado
3 minutos atrás, Uemoto disse:

@Foxwalt Bom a uns dias atrás abri um tópico por que fiquei em duvida se minha mobo aproveitava todo meu processador e o que me responderam foi que meu chipset era totalmente compátivel com FX, além de minha placa ser boa apesar de velha ( bem velha )

Obrigado por compreender :)

Não sei sobre esse chipset, então não vou chutar sobre ele. Mas a linha que foi criada para os processadores FX é apenas a 900 series. A linha 800 series não foi originalmente desenvolvida para os FX, assim como a linha 700 series. Mas se a adaptação funciona bem com esses chipsets mais avançados da série 800, então, está bem.

• Curtir 2
Postado

Se for com AMD deve trocar a placa-mãe. 

Como não citou a possibilidade de trocar o cooler que vem com o da AMD, prefiro que vá com INTEL

Os cooler das AMD não são muito agradáveis.

• Curtir 1
  • Coordenador
Postado
14 minutos atrás, Uemoto disse:

@Foxwalt Sim :) so citei aqui, pois geralmente o que as pessoas tem a mente é que so mobos da 900 series rodam um FX direito, eu era assim pelo menos.

Aí vai por opinião. Eu jamais compraria uma placa-mãe dessas (700 series ou 800 series) para um FX.

E ainda tenho minhas dúvidas quanto ao seu chipset. Não vou dizer se é bom ou ruim porque não sei, mas prefiro me garantir com a geração 900, que foi planejada desde o começo para esses processadores.

• Curtir 1
Postado
7 minutos atrás, Gabriel Gaava disse:

Os cooler das AMD não são muito agradáveis.

O cooler box da Intel so faz menos barulho doq o da AMD

O potencia é quase a mesma coisa 

• Curtir 1
Postado

Galera muuuito obrigado. Eu não manjo muito de Chipset agora to mais ligado. Parece que o problemão se encontra na placa-mãe. Também vou trocar a fonte por uma de 500 ou 600. Em relação a VGA acredito que seja perfeita! Mas se quiserem propor uma mais em conta, (custo benefício eu aceito) tipo eu estava pensando em uma R9 380 4GB PowerColor que tem um desempenho semelhante o da GTX 960 2GB ASUS. O problema fica na marca, mal conheço kk

• Curtir 1
  • Coordenador
Postado
5 minutos atrás, Onext disse:

Galera muuuito obrigado. Eu não manjo muito de Chipset agora to mais ligado. Parece que o problemão se encontra na placa-mãe. Também vou trocar a fonte por uma de 500 ou 600. Em relação a VGA acredito que seja perfeita! Mas se quiserem propor uma mais em conta, (custo benefício eu aceito) tipo eu estava pensando em uma R9 380 4GB PowerColor que tem um desempenho semelhante o da GTX 960 2GB ASUS. O problema fica na marca, mal conheço kk

O seu limite é quanto? R$ 3600?

4 minutos atrás, Uemoto disse:

@Foxwalt Pra provar que n to falando só por falar, da uma checada nessa lista. :) 

http://www.asus.com/br/supportonly/M5A88-V%20EVO/HelpDesk_CPU/

Mas isso não diz nada. As placas-bomba também têm a mesma listinha constando como compatível, e os problemas acontecem. ;)

• Curtir 1
Postado
12 minutos atrás, Foxwalt disse:

O seu limite é quanto? R$ 3600?

Mas isso não diz nada. As placas-bomba também têm a mesma listinha constando como compatível, e os problemas acontecem. ;)

Sim, nessa Faixa mesmo!!! 

• Coordenador
Postado
44 minutos atrás, Onext disse:

Sim, nessa Faixa mesmo!!! 

O que eu faria:

*Processador: Core i5 travado. O mais barato da Quarta Geração que você achar;

*Placa-mãe: B85 ou H97. Pode ser uma mais básica;

*Memória: 8GB DDR3 1600MHz ou 1866MHz, o que for mais barato;

*Fonte: 500W PCYes!, Corsair, EVGA, XFX;

*Placa de vídeo: GTA 960, R9 380, R9 380X, GTX 970, R9 390. O que couber no orçamento;

*HD: 1TB Seagate ou Western Digital;

*Gabinete: custo x benefício: Cougar Archon, Cougar Solution, Thermaltake Commander, PCYes! Java, PCYes! Fox ou coisa do tipo.

Se sua placa de vídeo tiver um só conector de alimentação, pode colocar uma fonte de 430W (mesmas marcas). Se tiver mais de um, melhor manter a de 500W. Não é pela potência, é para evitar adaptadores.

• Curtir 2
Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...