Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Bom dia!
 Já vi alguns projetos onde se usa trafos 6+6 à fim de obter 12V. Este trafo em questão possui 4 saídas de 5V, uma de 345V e outra de 705V no secundário (era de um rádio valvulado) e minha dúvida é: posso somar 3 saídas de 5V para obter 15V? Como faço? Obrigado.

Postado

Se ligar as bobinas em série, vai conseguir somar a tensão delas, e vai ter a menor corrente das 3 bobinas, vale a pena conferir e o transformador é isolado da rede, dependendo a aplicação é bom ter o isolamento, se ligar essas bobinas em contra-fase ao invés de somar a tensão vai subtrair, quando foi realizar os testes coloque uma lampada em série para ajuda a proteger, e deixe bem isolada essas saídas de 345v e 705v.

• Membro VIP
Postado

Tens certeza que são pelo menos 3 dessas saídas isoladas uma das outras. Bem podem ser diferentes saídas mas derivadas de uma mesma referência de 5 Volts. Uma fonte de PC por exemplo, deve ter umas 7 ou 8 saídas de 12 Volts porém todas derivadas de uma mesma. Ai não dá de somar..

• Membro VIP
Postado

Legal mano! publique fotos do bixo pra veiarada matar saudade e de quebra pode te orientar melhor.

Bom não me lembro de um rádio destes precisar de 4 saídas 5Vac (na verdade era 6V) isolados. Duas até que vai. Uma pra acender os filamentos e outra pra acender exclusivamente um (01) filamento só: o da valvula diodo. É que o filamento fica perto ou até com contato com o catodo e este ia pra alta tensão. Também tenho dúvidas sobre os 705V.

Uma alternativa muito lôca (pra variar) é você aplicar 127v nestes 705 e colher uns 20V no 127. Mas só faça isso se eu deixar pois não pensei direito...

off topic: tenho 1 rádio à válvula funcionando! caixa original. Endoida véyo kk

• Curtir 1
Postado

Uma foto do velho guerreiro rsrs' infelizmente as saídas realmente não são independentes! Ao meu ver são apenas duas mesmo, o resto é só terminal interligado. De qualquer forma, seria muito bom se fosse possível alimentar o circuito (baseado no oc74 germânio) 

P_20160210_172757.jpg

Postado

Enfim, como faria para somar estas tensões? No caso seria apenas unir as duas saídas e obter 10 ou 11V? Ou seria feito via diodo? O circuito que irá alimentar é um amplificador germanio OC74 que trabalha bem entre 9 à 15V, então acho que não haveria problema, não?

• Membro VIP
Postado

amigo penso não valer a pena usar este trafo. Não conheço este ampl germânico mas se sua potência for baixa, um trafo de 12+12 x 3A é bem barato. Acho que até uma fonte 12V x5A é ainda +.

Se quiser insistir neste, 1ª mente localize as bobinas, meça as tensões com certeza e anote. Penso que ele só tem uma saída 6V de alta corrente pros filamentos e as outras de alta tensão de baixa corrente para os anodos das válvulas. Ou seja, não dá pra unir pra somar nada

De novo, eu (eu) aplicaria o vac numa saída onde deu maior tensão (maior que 500 p.ex.) e colheria no primário (onde está escriot 0-110-220) pra ver que merdadá

E novamente, este trafo é coisa do passado... literalmente...

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!