Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Overclock no core 2 quad q9550 na asus p5qc.


OCCT

Posts recomendados

  • Membro VIP

Eu tinha um C2D 45nm velho de guerra e uma Giga P45. Por clock ele se dava melhor que este Athlon, mas percebi que em multitarefa já tava esquisito, então mesmo perdendo desempenho bruto preferi usar este aqui por enquanto.

O negócio é que o dólar tá um capiroto, então não vou gastar grana como antes em PC (todo ano pc bala, vga top, cpu top, não consigo mais... contas pra pagar, pensão, ferrou... rs).

 

Tô pensando +- como você, ver o que vai sair aí, e se compensar fazer um up geral, do contrário vou me segurando, pros meus jogos tá de boa ainda.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Phoenyx disse:

Eu tinha um C2D 45nm velho de guerra e uma Giga P45. Por clock ele se dava melhor que este Athlon, mas percebi que em multitarefa já tava esquisito, então mesmo perdendo desempenho bruto preferi usar este aqui por enquanto.

O negócio é que o dólar tá um capiroto, então não vou gastar grana como antes em PC (todo ano pc bala, vga top, cpu top, não consigo mais... contas pra pagar, pensão, ferrou... rs).

 

Tô pensando +- como você, ver o que vai sair aí, e se compensar fazer um up geral, do contrário vou me segurando, pros meus jogos tá de boa ainda.

É verdade, o dólar subindo e tudo com preço altíssimo.


Lembro quando peguei o FX 6300 foi por 320 Dilmas e agora ele está na faixa dos 520 que antigamente era o preço de um FX 8350.

 

Fiz alguns testes aqui rodando o cinebench R11.5, mas não tem condição usar no clock de 3.8 ghz esquenta demais, demais e sem falar que nos games dar erros mas no cinebench não.

 

Q9550 stock 2.8 ghz

cinebench r11.5 Q9550 2.8 ghz R9 280 OC print.png

 

Q9550 over 3.4 ghz 

cinebench r11.5 Q9550 3.4 ghz R9 280 OC print.png

 

Q9550 over 3.8 ghz

cinebench r11.5 Q9550 3.8 ghz R9 280 OC print.png

 

***OBS*** Acho que da para conseguir fazer os testes em 4ghz mas não quero arriscar, porque esquenta demais, por isto o Water Cooler seria a solução, o problema é que o processador esquenta demais em full e consegui usar ele estável sem dar erros só com o clock em 3.4 ghz.


O fator que limita o over estável em 3.4 ghz possivelmente são as temperaturas.

 

Engraçado que já consegui 3.5 ghz rodei OCCT por 30 minutos e estável sem erros, reiniciei a máquina fui jogar deu erro, rodei OCCT de novo deu erro.

 

Em 3.4 ghz e a tensão 1.25 posso usar normalmente jogar o que quiser, assistir vídeos em 1080p e até 4k em flash no youtube, fazer tudo mas não dar erros.

 

Mas mesmo assim a temperatura dos núcleos em full chega a 76 graus e do cputin 65 graus.

 

Combo ótimo para Overclock só falta reduzir as temps.

 

****EDIT***

Cara será se os programas estão monitorando corretamente as temperaturas? Porque rodo os testes de estresse e pego no gabinete todo e não está quente, o restante dos componentes em média 40 graus só o processador com estes absurdos de temperaturas.

 

Outro detalhe em qual devo confiar? no CPUTIN ou Temperatura dos núcleos?

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 10/03/2016 às 22:00, Phoenyx disse:

Eu tinha um C2D 45nm velho de guerra e uma Giga P45. Por clock ele se dava melhor que este Athlon, mas percebi que em multitarefa já tava esquisito, então mesmo perdendo desempenho bruto preferi usar este aqui por enquanto.

O negócio é que o dólar tá um capiroto, então não vou gastar grana como antes em PC (todo ano pc bala, vga top, cpu top, não consigo mais... contas pra pagar, pensão, ferrou... rs).

 

Tô pensando +- como você, ver o que vai sair aí, e se compensar fazer um up geral, do contrário vou me segurando, pros meus jogos tá de boa ainda.

Aparece e dá um feedback dos meus benchs amigo, o que achou dos resultados?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Só atualizando o tópico:

 

Depois de mais de 1 mês tentando estabilizar o overclock no Q9550, tirei algumas conclusões:

 

1- Aqui em minha região com temperatura ambiente em torno de 35 e 40 graus e clima seco, é inviável utilizar este processador até mesmo em Stock com o Cooler Master Hyper 101 plus, pois até em stock passava de 70 graus sem dificuldades até mesmo assistindo vídeo no youtube, ocasionando travadas telas azuis e instabilidades durante algumas horas de utilização.

 

2- Estou usando o Q9550 em downclock  para 2ghz para as temps não subirem enquanto chega o cooler que comprei para overclock.

 

3- Comprei o seguinte Cooler para o overclock Raijintek Evo :

http://www.kabum.com.br/produto/64543/raijintek-cooler-air-themis-evo-para-cpu-amd-intel-120mm-op105245

 

Esta fan extra para fazer push pull:

http://www.kabum.com.br/produto/64550/cooler-fan-raijintek-boreas-b-rw-120mm-or400007

 

Esta pasta térmica Fusion X1:

http://www.kabum.com.br/produto/64542/pasta-termica-coolermaster-extreme-fusion-x1-rg-efx1-tg15-r1

 

Depois a chegada dos produtos postarei os resultados.


*OBS* Os "amantes" de overclock fiquem atentos.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A todos os colegas de fórum amantes de overclock, coolers e afins seguem alguns testes:

Deêm por favor uma olhada amigos:

@PH Benchmarker

@Phoenyx

@Contiusa

@RAFAEL_NIGHTM4RE

@Q9550

 

Comprei o Cooler Raijintek Evo(novo no mercado) +  fan extra  para fazer push pull + pasta térmica Fusion X1  chegaram hoje fiz alguns testes, rodei o OCCT por 40 minutos o fsb 400 mhz, clock 3.4 ghz e vcore 1.212,

 

A temperatura máxima do processador em 3.4 ghz não passou de 57º graus reduzindo em torno de 25º ~  30º graus  em relação ao kit antigo com Hyper 101 plus com 2 fans + pasta térmica implastec.

 

Detalhe é que a temperatura ambiente aqui no quarto está 33° graus.

 

Vejam os resultados pelo OCCT durante 40 minutos.:

 

Porcentagem do uso do CPU durante o teste:

2016-03-24-15h34-CpuUsage-CPU Usage.png

 

 

Frequência do Bus setado em 400 mhz(sem quedas)

2016-03-24-15h34-Frequency-Bus.png

 

Temperatura do núcleo 0:

Máxima de 57 graus.

2016-03-24-15h34-Temperature-Core #0.png

 

 

Temperatura do núcleo 1:

Máxima de 53º graus.2016-03-24-15h34-Temperature-Core #1.png

 

 

Temperatura do núcleo 2:

Máxima 57º graus.

2016-03-24-15h34-Temperature-Core #2.png

 

Temperatura do núcleo 3:

Máxima de 57 graus.2016-03-24-15h34-Temperature-Core #3.png

 

Temperatura do CPUTIN:

Máxima de 47 graus.

 

2016-03-24-15h34-Temperature-CPUTIN.png

 

CPU vcore:

Máximo de 1.203.

2016-03-24-15h34-Voltage-CPU VCORE.png

 

Notem que no OCCT está marcando o vcore de 1.203, mas bios eu selecionei o vcore em 1.212.

 

Para aqueles que tem o mesmo kit ou se atentam para overclock, mudar de cooler + fan extra + pasta térmica resolveu o problema das altas temperaturas e foi muito melhor do que eu esperava. 

 

O Valor todo do kit completo, cooler + fan extra + pasta térmica e o frete Sedex foi 280 reais e compensou muito mais do que gastar dinheiro em water cooler, se alguém for comprar ele pode achar no valor de 148 reais no kabum, Rainjiteck Evo.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 horas atrás, Phoenyx disse:

Mas não era em 3.8GHz que estava rodando antes? Qual as temps em 3.8GHz e novo cooler?

 

Em testes no cinebench R11.5 e usando o windows ele funcionava, mas as temperaturas passavam de 80 graus e durante o windows usando por algum tempo dava telas azuis, não passava nos testes do OCCT a postagem no cinebench R11.5 foi mais para pontuação em benchmarck do que overclock estável mesmo.

 

As temperaturas não passam de 65 graus full nem mesmo o clock 3.8 ghz e vcore máximo recomendável em 1.350, agora só depende do ajuste correto na bios para não dar telas azuis e travamentos e para isto preciso da ajuda de vocês, alguém que souber um tutorial do básico ao avançado e de fácil entendimento para overclock em 775 pode me enviar.

 

Tem muitas funções que eu nem modifiquei e nem sei para que servem como:

 

GTL, PLL, FSB termination , NB voltage, SB voltage, DRAM voltage, FSB Strap...

 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Atualizando...estou com alguns problemas de telas azuis até mesmo o processador em stock, estou achando que está dando é conflito nos drivers que vem no Windows 10 com o chipset, vou formatar a máquina e atualizar todos os drivers pelo Asus update Utility.

 

Depois posto os resultados.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 26/03/2016 às 01:05, PH Benchmarker disse:

Sua configuração é um pouco defasada, pode ser que realmente haja esses conflitos.

@PH Benchmarker

 

Todos os drivers atualizados para última versão.

 

Moderador PH o difícil agora é que eu não consigo deixar ele estável/uso diário, com o fsb acima de 400/3.4 ghz clock, tenho quase certeza que falta somente alguns ajustes na bios, pois as temperaturas estão muito boas em comparação com antes, para você ter uma ideia com o Hyper 101 plus se eu rodasse o OCCT a tarde chegava 85 graus fácil em 3.4 ghz, agora com este  Rainjiteck EVO a temp chegou no máximo em 57 graus como você pode ver nas telas.

 

Me tira algumas dúvidas, depois de mexer no vcore qual o próximo passo(configuração avançada) para estabilizar antes de subir o vcore novamente? Vejo na bios algumas opções como CPU PLL, CPU GTL, FSB Termination, NB voltage deixo todos em automático.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

humanos saudaçoes meu Thermaltake v1 chegou e logo de cara notei uma bela diferença na temperatura em idle antes ficava 40-50 agora fica 25-30 vou fazer mais uns testes e semana que vem quando minha fonte chegar (evga 500) faço teste com overclock (lembrando nao sei se instalei corretamente e meu gabinete é bem fuleiro)

 

 

edite: e nao estou usando a pasta termica que veio junto a ele uso uma bem fuleira também.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 26/03/2016 às 01:05, PH Benchmarker disse:

Sua configuração é um pouco defasada, pode ser que realmente haja esses conflitos.

@Q9550

 

Como iniciante em fazer overclock, aprendi que a regra número 1 é manter as temperaturas em overclock dentro do permitido pela Intel, para isto o Cooler Rainjiteck resolveu o problema por um bom preço.

 

Agora está difícil estabilizar o fsb acima de 400 com vcore 1.212, quando seleciono para 410 vou subindo as voltagens 0.1 em 0.1, elevei de 1.212 até 1.3 testando de 0.1 em 0.1 e dava erros no OCCT, deve ser algum ajuste mais avançado na bios para estabilizar, não tem muita lógica o CPU exigir vcore de 1.212 para fsb 400 e não conseguir estabilizar em 410 com vcore em 1.3, falta um ajuste fino.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@PH Benchmarker @Q9550 @Phoenyx

Atualizando o tópico verifiquei o pequeno detalhe que eu estava deixando passar despercebido e estava afetando o overclock desde o inicio.

 

Vejam o conector "ATX12V 2x4", eu estava usando somente com 1 de 4 pinos conectado na placa-mãe, funciona normalmente mas em overclock pode não ser suficiente.

 

 

 

m396e7bad.jpg.resized.jpg

 

Este detalhe também serve para qualquer usuário que deseja faze over em sua mobo, é recomendável deixar os 8 pinos conectados mesmo que o pc funcione em 4 pinos.

 

Vou recomeçar a bateria de testes com todos os 8 pinos conectados pois eu não iria conseguir estabilizar nunca acima de 400 fsb até mesmo com vcore em 1.35 só com o conector de 4 pinos; faltaria energia da fonte para a placa-mãe devido o overclock no processador.

 

Valeu!

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Atualizando o tópico:

 

Depois de várias dias tentando este overclock, consegui estabiilizar as temperaturas abaixo de 60 graus em estresse, corrigi alguns detalhes, como conexão de cabos ATX, fiz limpeza no pc, limpeza nas memórias rams, que poderiam ocasionar problemas durante o over, mas o principal fator limitante me surpreendeu um pouco, pois pensava que minha fonte Cooler Master GX2 550 Watts conseguiria segurar o pc com Q9550 + R9 280 + 8GB ram + 1SSD + 2HDS 7200 rpm + 1 gravador DVD, segurar até segura mas no limite do limite.

 

Fiz uma simulação no site:

http://outervision.com/power-supply-calculator

 

E o consumo da minha máquina chegou 526 Watts levando em conta que a minha fonte é 550 Watts Real está no limite e fazendo overclock pode aumentar este consumo.

 

Verifiquei também que só a R9 280 tem um tdp máximo de 200 Watts.

 

O recomendável seria uma fonte com 600/650 watts no caso usando a R9 280, se eu tivesse uma GTX 960, a fonte atual de 550 Watts conseguiria suprir.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu acho difícil a fonte estar gargalando. Pelo AnandTech, o sistema todo com uma R9 280 consome 305W no Crysis. Você pode colocar mais uns 100W de overclock (muita coisa) e vai chegar a 400W. Mesmo que você queira uma folga, 450W. 

 

O meu i7-3770K com uma gtx 770 Lightning (eu tenho SSD, dois HDs, um HD externo, placa de som, TracKir, console G940, sete fans de gabinete, um controlador de fan) costumava puxar 350W com a VGA a 70%. Talvez batesse em 400W em load, com over uns 450W, talvez.

 

Só se a fonte for fraca e não aguentar os 550W que anuncia.

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Em 31/03/2016 às 16:10, OCCT disse:

@PH Benchmarker @Q9550 @Phoenyx

Atualizando o tópico verifiquei o pequeno detalhe que eu estava deixando passar despercebido e estava afetando o overclock desde o inicio.

 

Vejam o conector "ATX12V 2x4", eu estava usando somente com 1 de 4 pinos conectado na placa-mãe, funciona normalmente mas em overclock pode não ser suficiente.

 

 

 

m396e7bad.jpg.resized.jpg

 

Este detalhe também serve para qualquer usuário que deseja faze over em sua mobo, é recomendável deixar os 8 pinos conectados mesmo que o pc funcione em 4 pinos.

 

Vou recomeçar a bateria de testes com todos os 8 pinos conectados pois eu não iria conseguir estabilizar nunca acima de 400 fsb até mesmo com vcore em 1.35 só com o conector de 4 pinos; faltaria energia da fonte para a placa-mãe devido o overclock no processador.

 

Valeu!

 

Vish, também não tinha pensado nisso de fato é bom ter os 8 pinos conectados.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Contiusa

Acho que o site que testei o consumo de energia mede através do tdp máximo de cada equipamento e não o consumo real que é sempre menor correto? Po

 

Outra dúvida, eu deixando a fan na bios com controle de ventoinha ativado ou desativado afeta em alguma coisa no overclock? 

 

 

 

@PH Benchmarker

 

Outro detalhe, que eu notei na mobo desde o inicio do overclock é este:

 

Com as memórias selecionadas na frequência 667 ao subir o fsb a partir de 420, salvar as configurações e sair da bios o pc desliga e liga novamente, mas eu noto que até fsb 419 só faço salvar as configurações e reiniciar normalmente sem a máquina desligar e ligar.

 

O que significa esse "comportamento" da placa-mãe?

 

Valeu!

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

55 minutos atrás, OCCT disse:

@Contiusa

Acho que o site que testei o consumo de energia mede através do tdp máximo de cada equipamento e não o consumo real que é sempre menor correto? Po

 

Outra dúvida, eu deixando a fan na bios com controle de ventoinha ativado ou desativado afeta em alguma coisa no overclock? 

 

É, deve ser, porque a gente nunca usa total. Do fan, acho que não faz muita diferença. Eu fiz uns testes com o meu NH-U14S com controle de fan e a 100% e não vi muita diferença de temperatura. Mas você pode testar, porque pode variar do cooler, water cooler. Nos testes de sites, acho que só tem diferença quando eles colocam o redutor de velocidade (7v) nos fans.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
21 minutos atrás, OCCT disse:

@Contiusa

 

Sim testei eles separados 1 passa no teste 100%, já no outro o Memtest encontra centenas de erros.

 

Detalhe é que testei no mesmo slot um de cada vez.

 

Nesse caso a RAM estava atrapalhando a estabilidade do overclock, mas tem que rodar os testes para ver se precisa afinar mais alguma coisa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!