Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boa noite pessoal, não sei se tem aqui nessa area do fórum algum tópico que fale sobre isso, mas já dei umas lidas em coisas que falam sobre coolers, portanto decidi vir perguntar e quem sabe ajude a outras pessoas também.

Sei que existem os coolers de processador com 3 pinos a muito tempo, mas a uns tempos(quando meu tio comprou uma pc), vi um novo modelo de cooler, vi um cooler de processador com 4 pinos, então até agora não sei realmente a finalidade desse quarto pino, recentemente também peguei uma cpu e nela tem um cooler com 4 pinos, então decidi vir perguntar aqui para que alguém me explique melhor.

Para que serve o quarto pino do cooler, seria um regulador de rotação ou algo do tipo ?

Postado
18 minutos atrás, Elder Nauvirth disse:

Boa noite pessoal, não sei se tem aqui nessa area do fórum algum tópico que fale sobre isso, mas já dei umas lidas em coisas que falam sobre coolers, portanto decidi vir perguntar e quem sabe ajude a outras pessoas também.

Sei que existem os coolers de processador com 3 pinos a muito tempo, mas a uns tempos(quando meu tio comprou uma pc), vi um novo modelo de cooler, vi um cooler de processador com 4 pinos, então até agora não sei realmente a finalidade desse quarto pino, recentemente também peguei uma cpu e nela tem um cooler com 4 pinos, então decidi vir perguntar aqui para que alguém me explique melhor.

Para que serve o quarto pino do cooler, seria um regulador de rotação ou algo do tipo ?

E aí beleza?

Entendo da seguinte maneira:

1. 2 pinos, o cooler sempre vai trabalhar na velocidade máxima
  2. 3 pinos, o cooler pode ser controlado pelo usuário através de alguns programas, como o speedfan
  3. 4 pinos, o cooler pode ser controlado por programas como no caso de 3 pinos e além disso a própria BIOS pode fazer o controle da rotação. Por exemplo: digamos que o processador está trabalhando em idle (baixissimo uso), então o cooler vai trabalhar com rotação de 20% (por exemplo) em relação ao máximo. Quando você abrir um jogo, por exemplo, automaticamente a velocidade do cooler aumenta para 90 ~ 100%, sem necessidade do usuário interferir. 

Acho que é isso. Espero ter ajudado!

Postado

@P. Sousa Tirou minha duvida cara, no caso de aumentar a rotção usando algum software, acho melhor deixar quieto, é bom deixar a própria placa resolver a questão de velocidade da rotação do cooler para não perder o equipamento.

@Streme pois é man, eu achava meio estranho, pois não conhecia esses coolers, a placa do pc que eu uso dá pra fazer overclock, na bios dá pra mudar a configuração de rotação e tudo mais, mas eu deixei no modo silencioso mesmo

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!