Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Senhores, sou novo aqui no fórum, mas conheço-o há um tempo.

Estou com um problema no pc do meu primo que estou pra ficar doido. Há um tempo, ele vem reclamando que o pc fica desligando enquanto fica usando a máquina. Usa normalmente a máquina e do nada, ela desliga (desliga, mas não sei o que a placa faz que depois de 3 segundos, ela liga automaticamente). Há uns quatro dias,  fiz uns testes nela pra ver se não era nenhuma peça. Coloquei um HD de teste de 80 GB e formatei ele. Enquanto estava no período de formatação, não deu problema nenhum.

Depois de muitas tentativas, e algumas formatações, descobri que o que faz o sistema desligar é o driver de vídeo do pc. Eu nunca vi driver de vídeo dar problema assim e já trabalho com informática desde 2011.

Fui no site do fabricante e baixei os drivers atualizados, instalei e ainda deu problema. Fui no site da Intel, baixei o driver de vídeo referente ao processador e deu problema de novo. Ele só parou de dar problema quando eu desativei o driver de vídeo. E aí, o que eu faço? Me deem uma luz. Desde já agradeço.

Configuração:
placa-mãe Kronnus H61-MX
Processador Intel core I3 3240 2ª geração(?) 3.4 GHz
HD 500GB para notebook
Memória de 4GB DDR3

Fonte Corsair CX500 500W real

• Membro VIP
Postado

Pior que em alguns casos não é temperatura, afirmo isto porque quando migrei para o Windows 7 para Windows 8.1 tive alguns problemas com os vídeos, tanto Intel quanto AMD. Eles geravam o problema de parada do driver, e reiniciavam, mas alguns aplicativos congelavam quando isto ocorria. Atualizando os drivers, resolveu praticamente o problema. Digo praticamente porque em alguns casos quando aplicativos usam DVXA ocorre, mas com menor frequência.

O mesmo ocorria com o Windows 10, mas este nem atualizando os drivers na época resolveu, então fiz uma instalação limpa do 8.1 e mantive nele.

Então a regra básica é verificar os drivers, em minha busca para o problema vi alguns usuários que relataram  problema semelhante que estava relacionado com memória. Como a parte ruim da memória era designada para o vídeo, quando usada para acelerar ou algo semelhante o driver parava e o problema ocorria. Em um deles ele fez uma série de testes para isolar e manter o uso já que eram apenas 128MB que ele perdia do módulo (não lembro como o fez, se não me engano ele marca no registro o bloco de memória ruim) e o clássico retirar ou trocar a memória.

Postado

MaKing Love, as temperaturas estão estáveis. A fonte contribui um pouco pra isso. Agr, quando eu ativo o driver de vídeo, ele automaticamente derruba o sistema.

o processador com o driver desativado está com 39 °C e a placa está com 29 °C.

dwatashi, vou tentar fazer isso, mas pra mim é meio complicado porque não tenho peças pra substituir as dele. mas vou tentar arrumar com um colega meu. outra coisa que não mencionei, é que já fiz a atualização de todos os drivers pelo driver booster e ainda está de frescura.

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!