Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Ola pessoal, recorri ao forum pois necessito aqui de ajuda para fazer um overclock no meu cpu Q9650 numa motherboard P5E64 WS Evolution.

As cararcteristicas do meu computador é este:

Core2quad Q9650 3.00Ghz

Cooler master hyper 103

Motherboard P5E64 WS Evolution

Fonte Cooler Master: 650 watts 80 plus bronze

Memorias G.Skill Ripjaws X DDR3 1866 Mhz cl9 2x2GB

Memorias G.Skill Ripjaws X DDR3 1600 Mhz cl7 2x2GB

((ESTES DOIS KITS FAZEM OS 8GB DE RAM))

Graficas 2x em crossfire asus r9 270x directcu ii top 2gb gddr5 256bit

Arrefecimento 6 ventoinhas da nox de 120 numa caixa nox coolbay vx red devil.

A questao é que a maior parte dos jogos roda tudo muito bem!

So reparei nestes dois jogos que tenho jogado com um pouco de lag é o assassin's creed syndicate e o

tom clancy's the division!! Achei que estes dois puxam mais pelo meu processador eu estou achar que o cpu estando a 3.00Ghz nao está dando conta do recado!

será que poderia fazer um over leve e seguro para poder jogar estes dois jogos sem algum lag??

Nao tenho nenhuma experiencia em overclock estive pesquisando na net mas sinceramento nao tenho a certeza do que irei fazer, e vim aqui pedir ajuda á comunidade do forum alguma informaçao util que me ajude a realizar um over.

cpu 1.png

cpu 2.png

cpu 3.png

Postado

bom considerando que tenha uma refrigeração no minimo boa dedicada somente ao Processador será possível um overclock de 1Ghz mas não a nada garantido tenha certeza do que está fazendo no Vcore pois se errar na dose poderá acabar com tudo de uma vez,se correr tudo bem faça testes de Bechmark para ter certeza de que ira correr tudo bem se ele passar overclock OK 

Postado
  Em 10/03/2016 às 22:46, Emanuelxperia Xperia disse:

Ola Diego obrigado por responder, mas eu nao sei os valores ao certo que deva por em vcore!

Expandir  

Isso é muito improvável do mesmo jeito que alguém possa fazer um overclock de 0,1 e precisa subir a energia voê pode fazer e pode não precisar subir a energia faça o seguinte va subindo 3,1 3,2 3,3 3,4 quando chegar uma hora que travar suba o Vcore e tenta de novo se travar de novo sobe o Vcore mais um pouco nunca em grande dose ,se ter refrigeração suficiente tente subir para mas de 4 Ghz mais ai começa a ser muito arriscado 

Ai cara a gente pode se encontrar qualquer dia para jogar ? 

• Membro VIP
Postado

Não tem receita de bolo. A dica é subir o FSB e ver se tá estável (prime, super pi, etc), deu pau? Suba vcore e vai aumentando o FSB de novo. Fique de olho nos MHz das memórias (você acha que é o CPU que tá dando pau mas é a memória que tá te segurando), deixe baixo os valores nestes testes (abaixo destas suas 1600MHz).

Aí você vai encontrar um ponto de equilíbrio (vcore, temperatura) e dá um ajuste fino.

• Membro VIP
Postado

Pra over você vai deixar tudo padrão, depois que você vai tentar apertar os timings. Entenda que cada chip tem um potencial, tem C2Q que sobe a 3.6GHz sem aumentar o vcore e tem outros que com 3.2GHz tão pedindo água. Depois de você definir o clock diário pro processador você faz ajustes finos nas memórias.

• Membro VIP
Postado

O multiplicador é travado pra cima... você vai subir somente o FSB. Leia mais sobre overclock em C2D/C2Q, google it!

Edit: Você pode deixar o FSB em 400MHz direto e tentar 8.5x 400, mas antes tente 8x 400 por exemplo.

Postado
  Em 10/03/2016 às 23:39, Emanuelxperia Xperia disse:

Se houvesse tipo um vídeo explicando como fazer overclock no q9650 eu vendo poderia entender melhor..  Mas claro o multiplicador isso ta bloqueado somente posso subir o fsb, tipo se subisse para 400 ficaria com 3.40GHz?

Expandir  

Placa top eim, difícil achar.

Mas quanto ao overclock, é tentativa e erro até acerto. Mas não adianta ter um bom kit, processador  e memórias se não tem boa ventilação no gabinete um bom cooler, se as temperaturas estiverem altas não adianta.

1-Antes de fazer overclock, verifiquei a tensão padrão(auto) do Q9650 na bios, anote o valor e reinicie a máquina, antes de subir o fsb selecione as memórias na frequencia 800 mhz coloque a tensão no valor que você anotou na bios, reinicie a máquina entre na bios e suba o fsb para 400 mhz com esta mesma tensão.

Rode o programa OCCT por 30 minutos, se não der erros deixe a tensão como está, se der erros, entre novamente a bios e suba o menor incremento possível.

Novamente Rode o OCCT por 30 minutos e repita o processo subindo a tensão até achar a que não der erros no OCCT.

OBS***** ANOTE A TEMPERATURA DOS NÚCLEOS E DO CPUTIN E POSTE PARA A GENTE AQUI NO FÓRUM, A TEMPERATURA MÁXIMA RECOMENDADA PELA INTEL É ATÉ 72 GRAUS.

E só uma curiosidade esta placa-mãe não aceita pentes de 4GB DDR3?

Postado

Ola OCCT, obrigado!! esta maquina nunca me deixou na mao.. mas neste momento esses 2 jogos tem me dado uns lagsitos eu queria tentar resolver isto nao prujedicando muito, para mim se subisse ate 3.40ghz era otimo! so uma duvida, quando escreveu ((entre novamente a bios e suba o menor incremento possível.))

isso é baixar a o vcore do cpu?

eu neste momento tenho 4 modulos DDR3 de 2GB fazendo os 8GB que é o limite!! mas sinceramente nao tenho a certeza se aceita pentes de 4GB..

Postado
  Em 12/03/2016 às 21:08, Emanuelxperia Xperia disse:

Ola OCCT, obrigado!! esta maquina nunca me deixou na mao.. mas neste momento esses 2 jogos tem me dado uns lagsitos eu queria tentar resolver isto nao prujedicando muito, para mim se subisse ate 3.40ghz era otimo! so uma duvida, quando escreveu ((entre novamente a bios e suba o menor incremento possível.))

isso é baixar a o vcore do cpu?

eu neste momento tenho 4 modulos DDR3 de 2GB fazendo os 8GB que é o limite!! mas sinceramente nao tenho a certeza se aceita pentes de 4GB..

Expandir  

Subir o menor incremento possível seria subir o vcore aos poucos de 0.1 em 0.1.

Postado

Olá amigo! Como os colegas falaram, olho sempre na temperatura! O ideal é sempre abaixo de 65ºC. Consegui 3Ghz em meu Q9300, e ele fica a 28ºC em idle com o cooler box mesmo! (Mas tenho fan na lateral) E sobre as voltagens, será que não é mais seguro deixar em auto e permitir que a bios faça os ajustes? No meu aqui está em auto, pode isso ou é perigoso? Me corrijam se eu estiver errado! Valeu :D

Postado

Ola bruno meu cpu normalmente fica a 33ºc... sim os colegas me explicaram como fazer.. mas concretamente ainda nao fiz over no cpu porue nao estou muito entendido disto! ate mesmo mexer nos timings das memorias! se ao fazer over so aumentando o FSB seria mais façil se tambem deixasse o resto em auto nas configuraçoes da bios... poderia mandar umas fotos das suas configuraçoes da bios? á quanto tempo já esta a usar o over no ser Q9300?

Postado

Com temperaturas altas desista do overclock até adquirir um bom cooler, temps altas podem dar instabilidade no O.C.

O mais importante não são as temps em idle, mas em full, geralmente é recomendável não passar de 65 graus em stress, mas no site da Intel o limite é 72 graus; mas quanto mais abaixo de 70 conseguir em full melhor.

Tenho um Q9550 + um Cooler Master Hyper 101plus, mas como a minha região é quente e geralmente com temperaturas ambientes próximas 40 graus não é suficiente para segurar o processador Q9550 em overclock acima de 3.4 ghz.

• 1 ano depois...
Postado

Olá pessoal também estava querendo fazer OC no meu q9650, porém minha placa não da esta opção no setup, alguém pode me indicar placas mãe que consigam OC, segue minha configurações:

C2Q Q9650 http://ark.intel.com/pt-br/products/35428/Intel-Core2-Quad-Processor-Q9650-12M-Cache-3_00-GHz-1333-MHz-FSB

Radeon R7 360 2gb http://www.xfxforce.com/en-us/products/amd-radeon-r7-300-series/amd-radeon-r7-360-core-edition-r7-360p-2sf5

8gb de ram ddr2 800mhz 

fonte thermaltek 600w http://br.thermaltake.com/Fontes/TR2_Series_/TR2/C_00002032/TR2_600W/Design.htm

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Mostrar mais  

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

Mostrar mais  
  • Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!