Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

A resistência do chuveiro pode ser considerada um indutor?


Posts recomendados

@Hyan Gontijo ,

 

Um resistor do tipo de fio deve sempre apresentar uma indutância. Talvez seu equipamento não tenha conseguido medir , ou a frequência em que foi feita a medição era muito baixa.

 

O mesmo se aplica a uma resistência de chuveiro. Ela possui várias espiras, mas como o raio delas é grande também, o valor da indutância não é alto. Claro que se você utilizar frequências altas, tipo 10 Mhz, aí o efeito é bem visível, ok ?

 

Paulo

 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 horas atrás, aphawk disse:

 

Um resistor do tipo de fio deve sempre apresentar uma indutância.

 

Era essa minha dúvida, se uma resistência de chuveiro pode ser um indutor, porque eu não tô sabendo pesquisar no google [palavras chaves]. Não encontrei nada, passei horas pesquisando e nenhum lugar afirmava isso, mas intuitivamente dá pra ver que a resistência do chuveiro é semelhante a um bobina [indutor].

 

Gostaria de mais informações quando uma bobina se auto aquece e quando ela apenas é elemento eletrônico em um circuito, ou ainda, uma bobina de indução para forno de indução [aquecendo outro elemento]. 

 

Agradeço pela contribuição.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

vou me limitar à pequena pesquisa que fiz na net há algum tempo quando cogitei comprar um fogão por indução antes do governo aumentar astronomicamente as taxas de luz.

 

"Nada" + é do que um tranformador de alta frequencia que induz no "secundário" - que seria a panela de ferro - alguma corrente bem alta. Tão alta que ela tende a se avermelhar. Claro, há controle desta potência. Portanto, não há muita relação como a sua indutância do chuveiro. As panelas têm que ser de ferro e especiais.

 

Bom, digitei de memória (que já está falhando). Ninguém melhor do que o google pra te dar + informações

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Isadora Ferraz

 

Isadora Ferraz não era exatamente isso que esperava ler, porque você não entendeu meu questionamento

 

posso dividir a pergunta em 3:

 

1) porque um indutor aquece? se eu enrolar um fio e colocar numa pilha, o fio irá aquecer.

2) porque o indutor não aquece? um toróide por exemplo.

3) porque o indutor não aquece, mas aquece outro elemento? bobina de indução.

 

veja que na pergunta 1 temos corrente contínua bem como na pergunta 2! Na pergunta 3 se você analisar temos uma resistência de chuveiro que passa corrente AC e há frequência, enquanto na bobina de indução também há corrente AC e frequência, porque então a resistência de chuveiro não é uma bobina de indução, mas sim uma resistência???

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

posso dividir a pergunta em 3:

 

Citação

1) porque um indutor aquece? se eu enrolar um fio e colocar numa pilha, o fio irá aquecer.

Aquece divido a resistência do fio. Se o fio fosse super condutor, não aqueceria.

Citação

2) porque o indutor não aquece? um toróide por exemplo.

O fio no qual este indutor toroide foi feito, é de espessura (Bitola) grande o suficiente para apresentar baixa resistência e poucas perdas diante da corrente por ele percorrida.

Citação

3) porque o indutor não aquece, mas aquece outro elemento?

bobina de indução.

O indutor não aquece pois seu fio condutor é de bitola muito grossa e por causa disso a resistência ôhmica é bem baixa. Daí pode circular corrente bem alta neste indutor, que ele não aquece. Geralmente circula corrente de 300 amperes nestes indutores.  

 

Estas bobinas de indução trabalham com ressonância.

Nelas circulam correntes de 300 amperes com tensão de 300 voltes em freqüência de uns 200Khz.

Trata-se apenas de ressonância entre um banco de capacitores e uma bobina..

A potência que isso costuma sugar da rede elétrica gira em torno de uns 2Kw.

 

O princípio é de um transformador. 

A bobina gera o campo magnético de grande intensidade e em alta freqüência e o material geralmente é algum metal com boas propriedades condutoras de eletricidade, e acaba sofrendo o efeito da Corrente de Foucault.

https://pt.wikipedia.org/wiki/Corrente_de_Foucault

A corrente parasita induzida no material faz o próprio material aquecer devido as perdas de de potência em sua própria resistência interna. Para o fenômeno poder acontecer, o material tem que ser bom condutor de eletricidade. 

 

veja que na pergunta 1 temos corrente contínua bem como na pergunta 2! Na pergunta 3 se você analisar temos uma resistência de chuveiro que passa corrente AC e há frequência, enquanto na bobina de indução também há corrente AC e frequência, porque então a resistência de chuveiro não é uma bobina de indução, mas sim uma resistência???

O elemento resistivo do chuveiro foi projetado com materiais que conferem alto valor de resistência, produzindo aquecimento por efeito joule, não por indução.

Mesmo que o elemento resistivo do chuveiro ainda possa apresentar certa indutância, devido ao fato de estar enrolado, esta indutância é muito baixa e não produz efeito relevante em 60Hz. O elemento resistivo do chuveiro acaba sendo 100% resistor. Nada de indutor. 

Teria algum efeito como indutor, caso a freqüência fosse de uns 200Khz. 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A Indutância é proporcionalmente ligada a  permeabilidade do núcleo e outras variáveis como comprimento do fio do bobina, diâmetro, número de espiras e secção transversal do núcleo.

No caso da resistência do chuveiro onde o núcleo da bobina é a água, a permeabilidade está em torno de x10^-6, levando a uma indutância muito baixa.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!