Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado
1 minuto atrás, Lázaro Monteiro Jr disse:

De fato, isto ocorrerá. Não havia parado para pensar nesta consequência. Muito bem observado.

O potenciômetro de potência poderá atender. 

Só precisamos saber qual a potência do ventilador.

Daí decidir o valor de resistência e a potência do potenciômetro. 

Fiz uma rápida pesquisa e em vários sites tem dizendo ser de 80W.

Daí acredito que aquele potenciômetro de 100R por 10W deve resolver. 

Poderá até usar dois em série para aumentar a faixa de variação. 

Postado
18 minutos atrás, cpexpert disse:

@albert_emule  já vi algo parecido onde o trago era aberto ao vejar o campo magnético se concentrava e tinha mais indução para o secundário do transformador 

Maquinas de solda usam isso até hoje.

Só que na maioria o acionamento é mecânico por manivela.

Algumas trazem o conceito de amplificador magnético com reator saturável través de circuito eletrônico. 

Postado

@albert_emule Olá, meu ventilador em questão é o arno silence force 40 cm, não achei as especificações dele no site da arno, porém nas americanas diz ser 126w de potencia.

No caso um potenciometro funcionaria? Eu não entendo nada de eletronica de modo pratico, como eu ligaria ele no ventilador? 

Postado
32 minutos atrás, Fernando Yokota disse:

@albert_emule Olá, meu ventilador em questão é o arno silence force 40 cm, não achei as especificações dele no site da arno, porém nas americanas diz ser 126w de potencia.

No caso um potenciometro funcionaria? Eu não entendo nada de eletronica de modo pratico, como eu ligaria ele no ventilador? 

Ligaria em série com o ventilador.

Pelos meus cálculos, para um ventilador de 127Vac por 126W seria melhor o modelo de 10W de 100R, pois assim cada potenciômetro daria queda de tensão de uns 9V quando todo aberto, e cada potenciômetro dissiparia no máximo 8 watts. 

Daí você pode usar uns 2 ou 3 deles em série:

Se um dá queda de tensão de 9V, no máximo 3 seriam suficientes para variar a velocidade do máximo até o mínimo. 

O problema vai ser achar um potenciômetro que seja de 10W por 100R 

• 4 meses depois...
Postado

Olá Pessoal, não entendo muito de eletrônica, mas estou precisando diminuir a rotação de um ventilador de mesa.

Ele é 220v com 50w. 

Coloquei um Dimmer, mas como mencionado acima, fica fazendo barulho.

No momento estou usando um transformador  220/110 e diminuiu a velocidade sem causar ruido, porém diminuiu muito e preciso do transformador para outra coisa.

Vi acima que alguém falou de usar um Potenciômetro, fui em uma loja e o vendedor me perguntou de quanto. De 1k ...  e não comprei por não saber.

Para esse meu modelo de 50w qual potenciômetro devo comprar?

Obrigado pela atenção 

Postado
3 horas atrás, Bcpetronzio disse:

@bruno.sdo, Diminua o valor do capacitor de partida dele....

Mas esses ventiladores de mesa também tem capacitor?  

E fazendo isso não irei perder a velocidade máxima dele atual?

Não quero perder a velocidade máxima atual

Postado
29 minutos atrás, bruno.sdo disse:

Mas esses ventiladores de mesa também tem capacitor?  

E fazendo isso não irei perder a velocidade máxima dele atual?

Não quero perder a velocidade máxima atual

Sim, a maioria tem capacitor.

Se quer que gire mais lento, mas também quer que possa voltar ao normal, então deixe os dois capacitores lá e coloque um segundo botão para trocar entre um e outro.

• Curtir 1
Postado
10 horas atrás, Mestre88 disse:

Sim, a maioria tem capacitor.

Se quer que gire mais lento, mas também quer que possa voltar ao normal, então deixe os dois capacitores lá e coloque um segundo botão para trocar entre um e outro.

Não daria pra usar um potenciometro? 

Pra mim, parece uma solução mais simples.

Postado

Um Potenciômetro vai pegar fogo ligado em um ventilador desses, por isso inventaram o dimmer. 

Uma outra alternativa é ligar um diodo em série com o ventilador, o bom disso é que não precisa nem abrir o aparelho para fazer isso. 

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...