Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Como melhorar a refrigeração do meu pc ?


Posts recomendados

Bom dia galera.

Tenho algumas duvidadas, e gostaria de ler alguns conselhos.

 

Eu tenho um Gabinete Corsair Spec 03 e um Processador FX 8350 ligado a um Water cooler Seidon 120v

O negocio é que eu não to muito satisfeito com as temperaturas, o Processador está atingindo 70 graus quando usado 80%.

 

Então, gostaria de saber como melhorar a refrigeração dele. Vou deixar uma foto abaixo para vocês verem como está atualmente.

Mas as perguntas são:

 

1- Esse método que utilizei no WC (Push and Pull), seria o mais adequado ? E qual seria a melhor forma, como exaustor ou ventilador ?

 

2- Creio que os Fans que estão no Radiador não sejam tão bons, estou querendo trocar, qual seria a melhor escolha ? (Vi alguns modelos, os que me chamaram mais atenção foi: AeroCool Shark Devil 120mm , Cougar Dual-X120 Red, Corsair Air Serie AF120 Quiet Edition)

 

3-Qual seria a melhor forma de utilizar os outros fans dentro do gabinete ? E quais eu poderia usar ?

 

Grato pela atenção.  ^-^

Refrigeração do PC.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Gabriel Gaava

 

Meu arranjo é um pouco diferente

 

2 fans (cougar, bem lentinhos por sinal :mellow:) a frente do gabinete puxando o ar de fora para dentro da máqina;

1 fan na lateral do gabinete (slickflow 120) fazendo a mesma função dos frontais, puxando ar de fora para dentro.

 

1 fan (slickflow 120) na parte superior do gabinete, expulsando o ar quente; e (no seu PC ele puxa para dentro)

1 fan traseiro expulsando o ar do gabinete.

 

A única coisa que eu quero é colocar mais um fan em cima do gabinete para melhorar a exaustão, parto do princípio de ter o mesmo fluxo de ar tanto puxando o ar para dentro, quanto expulsando o ar quente.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Gabriel Gaava sim, está correto o push pull. 

 

Você já viu a rotação que estão esses dois fans do water cooler quando a CPU está em 80%? Diz para a gente.

 

Você está usando o fan que veio com o Seidon? Porque se estiver, é um dos melhores fans do mercado. Seria uma variação do Blade Master com 2400rpm. Melhor do que isso só se você colocar um Noctua de 3000rpm :P (estou brincando, porque não vale a pena).

 

Enfim, diz aí a rotação dos fans e se é o fan original. O outro é qual marca?

 

Colocou os fans em qual conector? E o bloco, colocou em qual conector?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Contiusa disse:

@Gabriel Gaava sim, está correto o push pull. 

 

Você já viu a rotação que estão esses dois fans do water cooler quando a CPU está em 80%? Diz para a gente.

 

Você está usando o fan que veio com o Seidon? Porque se estiver, é um dos melhores fans do mercado. Seria uma variação do Blade Master com 2400rpm. Melhor do que isso só se você colocar um Noctua de 3000rpm :P (estou brincando, porque não vale a pena).

 

Enfim, diz aí a rotação dos fans e se é o fan original. O outro é qual marca?

 

Colocou os fans em qual conector? E o bloco, colocou em qual conector?

O Primeiro cooler é o que veio com o Seidon. Ele esta a entre 2000 - 2200 rpm.

O outro é um cooler Master Sickflow ... 

 

O Cooler do Seidon está ligado ao CPU FAN

E a bomba, a um Sys FAN.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

29 minutos atrás, Gabriel Gaava disse:

O Primeiro cooler é o que veio com o Seidon. Ele esta a entre 2000 - 2200 rpm.

O outro é um cooler Master Sickflow ... 

 

O Cooler do Seidon está ligado ao CPU FAN

E a bomba, a um Sys FAN.

 

 

@Gabriel Gaava É isso aí mesmo, cara. Mas onde o Sickleflow está plugado? Você tem um splitter ou deixou ele em um SYS-fan?

 

A única coisa que eu faria é - se já não estiver assim - colocar o Blade Master (fan original) atrás e o Sickleflow na frente. Eu digo isso porque o Blade Master que vem com o Seidon tem 2400rpm e o Sickleflow só tem 2000. É melhor você colocar o mais forte atrás, porque evita turbulência e ele vai puxar do mais fraco. Se você coloca o Sickleflow atrás, ele vai brecar o fluxo Blade Master.

 

Outra coisa, se o Sickleflow estiver em um SYS-fan com tensão baixa (às vezes o default do BIOS é uma tensão equilibrada por causa do barulho), ele pode estar rodando a 1200-1400 rpm e "bloqueando" o fluxo do Blade Master.

 

Mesmo que esteja invertido, não acredito que vá fazer muita diferença a troca, mas só vendo mesmo. O ideal é colocar sempre o mais fraco na frente e o mais forte puxando do mais fraco.

 

Se depois da troca continuar assim, você tem que ver se o bloco / backplate está bem instalado. Aplicou a pasta térmica corretamente? A gota? Ou já veio pré-aplicado?

 

Esse Seidon tem perfil, tipo, "Quiet Mode / Balanced / Performance"? Ou a bomba está rodando a 100%?

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Contiusa então, os Fans estão instalados da maneira que recomendou. O Sickflow na frente do radiador.

 

Eu nao sei se o sickflows esta nessa rotação... Ele ta fazendo uma barulhinho legal. Nao parece estar a essa velocidade.

 

Ja a bomba ela ta 100. Acabo de chegar da garantia. O outro, a bomba simplesmente parou.

 

 

outras coisa, quero colocar mais outro fan de 140mm na frente, qual recomenda ? (Tem que ter led vermelho). valeu

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Outra opção é o FX estar rodando com tensões muito altas. A temperatura dispara. Esta semana apareceram dois usuários com FX-6300 com tensões altíssimas por causa de problema de BIOS, aplicativos estranhos.

 

Primeiro passo:

 

Botão Iniciar / Painél de Controle / Sistema e Segurança / Opções de Energia e coloque em "Equilibrado" se não estiver. Esses aplicativos, tipo "Desempenho", bagunçam a tensão do processador e isso faz a temperatura disparar. Também é perigoso rodar a CPU com tensões altas. Pode até danificá-lo.

 

Outras coisas a se considerar:

 

1 Você está rodando o FX-8350 em stock?

2 Qual é a sua placa-mãe?

3 Está com o BIOS correto para o FX-8350?

4 Vá no BIOS e anote a tensão (Vcore) do processador. (importante)

 

 

EDIT:

Se tudo estiver correto, eu desmontaria o bloco / backplate e montava tudo de novo. Porque os fans que você tem no push pull são um dos melhores do mercado. Esse Blade Master que vem com o Seidon é "animal". Não vai conseguir nada melhor no mercado, a não ser um Noctua de 3000 rpm - que não vale a pena - sério.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

12 horas atrás, Contiusa disse:

Outras coisas a se considerar:

 

1 Você está rodando o FX-8350 em stock?

2 Qual é a sua placa-mãe?

3 Está com o BIOS correto para o FX-8350?

4 Vá no BIOS e anote a tensão (Vcore) do processador. (importante)

 

 

1- Sim, eles está trabalhando em Stock

2- Minha placa-mãe é um MSI 970 Gaming

3- Sim, está atualizada com o mais recente

4- Está 1.425000 1.42v

 

@Contiusa Acha que esse fan é bom ?  http://www.pichau.com.br/fan-cooler-master-jetflo-120mm-com-led-red-r4-jfdp-20pr-r1-box

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Gabriel Gaava disse:

Está 1.425000 1.42v

 

Talvez esteja um pouco alto, mas os FX rodam com tensão alta. A média que estou vendo é entre 1.35v e 1.42v em stock. Parece que a AMD não conseguiu estabilidade nos FX, então ela seta o Vcore mais alto para que todos os processadores rodem estáveis (porque varia de chip para chip).

 

Eu tentaria baixar o Vcore para 1.35c ou 1.38v.

 

Fora isso, você só pode desmontar o bloco / backplate do water cooler, montar de novo, reaplicar a pasta térmica (aplicou a gota?) e ver como fica. Normal não está.

 

Já testou a temperatura com outros programas? AIDA64, HWmonitor, HWiNFO64.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 minutos atrás, Contiusa disse:

 

Talvez esteja um pouco alto, mas os FX rodam com tensão alta. A média que estou vendo é entre 1.35v e 1.42v em stock. Parece que a AMD não conseguiu estabilidade nos FX, então ela seta o Vcore mais alto para que todos os processadores rodem estáveis (porque varia de chip para chip).

 

Eu tentaria baixar o Vcore para 1.35c ou 1.38v.

 

Fora isso, você só pode desmontar o bloco / backplate do water cooler, montar de novo, reaplicar a pasta térmica (aplicou a gota?) e ver como fica. Normal não está.

 

Já testou a temperatura com outros programas? AIDA64, HWmonitor, HWiNFO64.

Sim, a gota foi aplicada. No HWmonitor, ele da a temperatura bem parecido.

o HWiNFO, mostra um temperatura geralmente um pouco menor.

Eu normalmente vejo as temps com o MSI Afterburn, enquanto jogo,

 

Vou tentar abaixar. Mas tem algum "risco" ? ou Perda de desempenho ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pode abaixar. Risco não tem, só é perigoso quando você aumenta. Também não perde desempenho, só quando você abaixa o clock. 

 

Se com 1.35v ele começar a travar ou dar tela azul (sinal de que está faltando tensão para o FX rodar em stock clock), suba para 1.38v. Se continuar, suba para 1.4v. Se continuar (duvido), deixe em stock.

 

Se as temperaturas continuarem assim, eu tentaria remontar o water cooler. Ele pode estar com uma folga, alguma coisa foi colocada errada.

 

Tem algum software do Seidon para gerenciar a bomba? Dá para saber se ela está rodando a 100%? 

 

Fora isso, entre em contato com a cooler master e peça uma troca.

 

EDIT: ah, water coolers às vezes criam bolha, e isso impede o fluxo de água nas mangueiras. Dê uma lida na internet para ver como resolver ou saber se tem.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu vou dar algumas dicas com base na minha própria experiência.

 

1 - Cooler demais pode atrapalhar mais do que ajudar. Construa um fluxo de ar sem muitos impedimentos (excessos de filtros de poeira, cable management mal feito etc).

2 - Posicione as ventoinhas do topo, mesmo que elas sejam de WC, soprando ar quente pra fora e não o contrário, pois é melhor que os exaustores sejam eficientes em retirar o ar da região do CPU do que o contrário.

3 - Compre fans Aerocool Shark (sugestão). Coloquei um na traseira e um no topo, ambos como exaustores, e fiquei surpreso com o resultado.

4 - Baixei bastante a temperatura do meu core i73770 trocando a pasta térmica. Experimentei a "Thermal Fusion" da Cooler Master e adotei o modelo de aplicação espalhando, com uma palheta, uma camada fina cobrindo todo o processador. (Caí de 57ºC em operações normais para 41ºC, usando exatamente o mesmo Water Cooler.

5 - Desista de Push and Pull. Eu já usei e pesquisei muito, aqui e na gringa, e praticamente não há diferença. As vezes até prejudica mais do que ajuda.

6 - Como cooler, ou seja, soprando ar frio pra dentro, deixe sempre os fans da frente e o de baixo (se houver).

7 - Testes comprovam que 4 bons coolers realizando um fluxo de ar sem impedimentos para uma config high end é suficiente.

 

Em resumo: a temperatura do cpu muitas vezes é resultado de um conjunto de fatores internos do gabinete. Do cable management mal feito à pasta térmica que é usada, pode-se ter alterações de temperatura. Hoje, jogando no ultra, com os fans no modo automático e os do water cooler no modo "quiet", usufruo de um silêncio incrível com um cpu em torno de 50ºC depois de horas de jogo.

 

Segue abaixo uma imagem de como ficou minha build depois que fiz os ajustes e a troca de gabinete, saindo de um maior ( PCYES Pegasus), para um menor (NZXTS340). Curioso que eu tinha 9 fans no Pegasus, incluindo quatro no radiador do WC fazendo push and pull, e agora estou com 4 no S340 e com 10ºC a menos. Gabinete aparentemente compacto, mas muito bem construído, favorece o fluxo de ar de uma forma muito positiva.IMG_0371.JPG

 

Espero que minha experiência possa ajudar. Abração!

 

 

 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Citação

1 - Cooler demais pode atrapalhar mais do que ajudar. 

 

Não, é só colocar nas posições corretas.

 

Citação

2 - Posicione as ventoinhas do topo, mesmo que elas sejam de WC, soprando ar quente pra fora e não o contrário, pois é melhor que os exaustores sejam eficientes em retirar o ar da região do CPU do que o contrário.

 

Questionável. Para quem tem VGA, o ideal é ter um bom exaustor atrás e colocar os fans de cima para dentro alimentando o CPU cooler com ar fresco. Como ele não tem fan lateral como exaustor e ele está usando water cooler atrás, ele poderia inverter os fans de cima e ver qual das duas opções fica melhor, mas colocar os fans de cima para dentro é pratica comum entre os entusiastas.

 

Citação

5 - Desista de Push and Pull. Eu já usei e pesquisei muito, aqui e na gringa, e praticamente não há diferença. As vezes até prejudica mais do que ajuda.

 

Claro que não prejudica. Na maior parte das vezes você ganha 1-2ºC, mas ele ganha uma margem para overclock.

 

Citação

adotei o modelo de aplicação espalhando, com uma palheta, uma camada fina cobrindo todo o processador.

 

É a segunda pior técnica para espalhar a pasta térmica. Leia o tópico: https://www.clubedohardware.com.br/artigos/qual-a-melhor-maneira-de-aplicar-pasta-termica-parte-1/2291

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Contiusa

 

28 minutos atrás, Contiusa disse:

 

Citação

1 - Cooler demais pode atrapalhar mais do que ajudar. 

 

Não, é só colocar nas posições corretas.

 

 Tréplica1: claro. O que eu quis dizer foi exatamente que de tanto mexer no fluxo de ar, você pode acabar prejudicando. "PODE" é uma condicional.

 

29 minutos atrás, Contiusa disse:

Questionável. Para quem tem VGA, o ideal é ter um bom exaustor atrás e colocar os fans de cima para dentro alimentando o CPU cooler com ar fresco. Como ele não tem fan lateral como exaustor e ele está usando water cooler atrás, ele poderia inverter os fans de cima e ver qual das duas opções fica melhor, mas colocar os fans de cima para dentro é pratica comum entre os entusiastas.

 Tréplica 2: Minha experiência diz o contrário. Talvez porque eu more em uma região quente (Nordeste) os fans do topo soprando pra dentro não resolveram muita coisa. Entusiasta assume riscos. Se o amigo fosse um, ele não viria aqui pedir dicas de refrigeração.

 

31 minutos atrás, Contiusa disse:

Claro que não prejudica. Na maior parte das vezes você ganha 1-2ºC, mas ele ganha uma margem para overclock.

Tréplica3: sim, foi isso o que eu quis dizer, mas disse de forma muito direta. A diferença nem é percebida. Exagerei quanto ao "pode prejudicar", no máximo não dará em nada. Hoje vivo melhor sem esse sistema.

 

32 minutos atrás, Contiusa disse:

É a segunda pior técnica para espalhar a pasta térmica. Leia o tópico: https://www.clubedohardware.com.br/artigos/qual-a-melhor-maneira-de-aplicar-pasta-termica-parte-1/2291

Tréplica 4: eu sempre usava a gota no centro e a pressão do cooler espalhando o restante, mas dessa vez me surpreendi. Talvez tenha sido a pasta térmica que me trouxe melhores resultados e não a forma de aplicação, mas já vi tanto debate sobre isso que nem sei mais qual é o que serve. Deixa eu dizer outra coisa:

 

De tanto ler e reler reviews na web eu desisti de melhorar muita coisa no meu PC seguindo essas receitas, que são mais controvérsas do que discussão em mesa de bar. Quando eu passei propriamente a fazer meus testes fui descobrindo, por tentativa e erro, o que realmente eu precisava. Na verdade, você pode até citar mil argumentos pra contradizer tudo o que eu disse, mas estou cada vez mais convencido de que um computador é quase um indivíduo dotado de subjetividade (rs) e é praticamente impossível você ter uma receita padrão pra todos eles. Se temperaturas dependem de tudo, inclusive de onde você põe o gabinete ou mesmo da temperatura externa, não dá pra dizer "siga essa ou aquela receita".

 

No mais, valeu por animar o debate.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Gabriel Gaava você pode experimentar a dica do Mariano e inverter os coolers de cima. Eu não vi que o seu gabinete tem tampa de acrílico. Pode estar retendo o ar quente da VGA. No seu caso, talvez seja melhor os dois de cima como exaustores.

 

@marianoazevedo quando se indica fans, ninguém imagina que a pessoa vá colocar errado - edit* e se estiver errado, é só inverter -, então o que você disse leva o leigo a achar que instalar muitos fans atrapalha, muito pelo contrário. 

 

Sobre os fans de cima, quem tem fan lateral e VGA é comprovado que colocar os dois de cima para baixo ajuda. Não é achismo nem risco de entusiasta. Basta também usar o raciocínio para entender que vai ajudar o fluxo da CPU. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Gabriel Gaava

 

1) Posso estar enganado, mas pela foto a fan do wc que está mais próxima do bloco, não parece estar como exaustão.

Você não instalou invertido, como injeção de ar?

 

O mais importante é que as duas fans precisam está soprando em mesma direção, seja para fora ou para dentro do gabinete.

 

2) Qual é a placa-mãe que você tem?

 

Vi que você mencionou que ligou o conector da bomba no Sys Fan e que o mesmo está em 100%.

Veja na bios a rotação da bomba, ela deve rodar em 2200 rpm - 2300 rpm.

 

3) Curiosidade, o wc veio com 4 parafusos ou você está usando 2 parafusos de cada lado?

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@EdsonSM Pior que dá para ver mesmo. O fan da frente parece estar invertido. Ele teria que estar mostrando o logotipo. 

 

Acho que você matou a charada.

 

@Gabriel Gaava todo fan vem com umas setinhas na lateral mostrando o fluxo (uma seta horizontal mostrando a direção que as pás giram e uma seta vertical mostrando para onde vai o fluxo de ar). E todo fan costuma soprar da frente (onde fica o logo do fan) para trás.

 

Veja o de trás também e coloque os dois na mesma direção, para fora. Se você inverter os dois do teto para fora, as temperaturas vão cair bastante. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É, comparando com a foto do Seidon, parece que está certo. Confira se é isso mesmo:

 

http://www.coolermaster.com/cooling/seidon/seidon-120v/

 

O desenho do Sol está na frente?

 

O cooler de cima (vieram com o gabinete ou são de marca?) não deve estar fazendo vento por causa da grelha. Os meus fans de cima são bons (Corsair AF140 1200rpm), mas a grelha é muito fina e ele não trabalha direito. Eu sinto muito pouco vento.

 

Podia tirar uma foto da grelha de cima com uma moeda em cima (para a gente ver a dimensão)? Só para saber como é a grelha. Aí você teria que comprar um fan de pressão estática, mas mesmo assim nunca será igual a uma grelha aberta. 

 

Mas mesmo com pouco vento, é melhor do que sem nada. E como o ar sobe, qualquer movimento de exaustão está legal.

 

Ou seja: se com a mudança de tensão só baixou 3ºC, algo está errado com o water cooler.

 

EDIT: já não lembro direito - você testou a temperatura com dois ou três programas ou só um?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Contiusa disse:

É, comparando com a foto do Seidon, parece que está certo. Confira se é isso mesmo:

 

http://www.coolermaster.com/cooling/seidon/seidon-120v/

 

O desenho do Sol está na frente?

 

Sim, o desenho do Sol está para frente.

 

(Grade do gabinete) Fan(Logo - Sol)--> Radiador 

1 hora atrás, Contiusa disse:

O cooler de cima (vieram com o gabinete ou são de marca?) não deve estar fazendo vento por causa da grelha. Os meus fans de cima são bons (Corsair AF140 1200rpm), mas a grelha é muito fina e ele não trabalha direito. Eu sinto muito pouco vento.

Ele é o que veio com o Gabinete. Ja a questão da Grelha, o que seria isso exatamente ?  O filtro ?

1 hora atrás, Contiusa disse:

EDIT: já não lembro direito - você testou a temperatura com dois ou três programas ou só um?

Ja sim, a diferença é minima.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Gabriel Gaava

 

Veja se estou correto, pelo que entendi a ordem seria: traseira do gabinete, fan original, radiador, fan Sickleflow?

 

Se a fan original estiver com o logo da CM de cara para o radiador, está como exaustão, soprando para fora do gabinete.

 

Mas e o Sickleflow?
Se ele estiver também com o logo da CM virada para o radiador, estaria assim como injeção de ar, soprando para dentro do gabinete.
 

Se estiver correto, o fluxo de ar das duas fans estão opostas, um contra o outro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...