Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

sei que falta programas, games, etc. mas as vezes se você manter uma disciplina é possível migrar totalmente para o Linux, é um teste de sobrevivência virtual para mais experientes e usuários casuais.

• Membro VIP
Postado

Acredito que o principal é o hábito, eu por exemplo tenho curiosidade e um pouco de vontade de aprender a mexer com linux e mudar de SO, porém sempre que eu penso sobre isso me dá uma preguiça... Afinal eu já tenho tudo do que preciso, estou na minha zona de conforto, sei usar o meu sistema, os programas e jogos que uso são compatíveis, ele já está instalado. Então pra que mudar?

Então respondendo diretamente sua pergunta, o que faz as pessoas não migrarem totalmente para o Linux é a falta de necessidade dessa migração, a gente não migra por que simplesmente não precisamos migrar e por isso deixamos tudo como está.

Postado

No meu caso? Jogos.... e o maldito modulo da nvidia...

Uma migração para mim não seria algo difícil de fazer apesar de eu ter tudo de que eu preciso no windows toda aquela liberdade que um usuario tem no linux me faz falta...

Usar a distro que quiser, utilizar o ambiente gráfico que sentir vontade ou ate mesmo não usa-lo! Coisas assim fazem falta no windows....

Porém tem horas que os módulos proprietários atrapalham bastante a vida dos usuários linux...

Por exemplo eu preciso instalar um modulo proprietário para a minha placa de vídeo(uma Gtx 750) se eu não o fizer terei um baixo desempenho com o nouveau alem de vários bugs independente do ambiente gráfico que eu usar....

Alem dos bugs os módulos não seguem o mesmo esquema de atualização que temos no windows.... demora muito mais tempo para recebermos módulos atualizados por exemplo no Ubuntu 15.04 o máximo que podemos utilizar e o modulo 353.63 se tentarmos o mais recente o 361.42 acabamos literalmente matando o sistema pois essa versão e incompatível com o servidor grafico x.org do ubuntu 15.04...

Fora esse defeito para mim o linux e perfeito... Se eu não montasse meu Pc para jogos eu provavelmente estaria usando apenas o linux no meu caso o debian 8 (-: 

• Membro VIP
Postado

@kifirefox É possível, sobrevivi por uns 10 meses no ano retrasado usando somente o Lubuntu. Mas era uso básico, internet, suites de escritorio, e alguns jogos na steam. Mudei por causa de mudança de placa de video, tinha nvidia e mudei para AMD e no linux AMD é bem ruim...ai desisti. 

Sou usuário iniciante/intermediario, sei alguma coisa e tal, mas não me aprofundei muito, cheguei a começar a ler sobre kernels e compilação, mas deixei pra lá. 

Devo voltar a usar assim que sair o lubuntu LTS novo, porque não vou pagar uma grana pra ter uma licença do windows...e sou contra usar os meios alternativos, prefiro me aventurar nos programas livres

@NETfellow O suporte da nvidia é bem superior ao da amd...não recomendo nem testar pra ver, porque vai passar raiva (eu passei, fiquei uns bons dias tentando instalar o catalyst correto e nada)

Tem esse lance dos drivers proprietários que pro hard-user acaba sendo um empecilho chatinho

Postado

ja aprendi a instalar, coisas basicas. mas tem esses problemas de configuração, saber usar codigos, tem que ler muita coisa mesmo.

usar o linux em casa é uma coisa, usar linux na escola uma só para internet é outra coisa totalmente diferente.

usar o linux em um pc secundário é uma coisa, usar linux em pc principal pode ser uma dor de cabeça! (pc secundario ou maquina virtual com dois monitores)

é melhor usar um pc só para o linux e ir aprendendo com ebooks e videos do youtube.

Postado

eu nunca migrei por conveniencia mesmo q existe em se usar o windows, por exemplo.. porém, pra quem quer aprender algo novo ou ter um sistema mais leve no pc para outros fins, é uma otima pedida.. e foi o que fiz, aprendi algumas coisas e hj dá pra desenrolar no linux.. já nao é nenhum bicho de sete cabecas como foi no dia q instalei pela primeira vez

no meu caso, nunca passou nem passará a ideia de so usar linux.. até rodo linux no pendrive, em maquinas virtuais, talvez no futuro usando rapsberry em alguma aplicacao basica, mas como sistema principal, NEVER.

Postado
4 horas atrás, rodrigo.dcvieira disse:

eu nunca migrei por conveniencia mesmo q existe em se usar o windows, por exemplo.. porém, pra quem quer aprender algo novo ou ter um sistema mais leve no pc para outros fins, é uma otima pedida.. e foi o que fiz, aprendi algumas coisas e hj dá pra desenrolar no linux.. já nao é nenhum bicho de sete cabecas como foi no dia q instalei pela primeira vez

no meu caso, nunca passou nem passará a ideia de so usar linux.. até rodo linux no pendrive, em maquinas virtuais, talvez no futuro usando rapsberry em alguma aplicacao basica, mas como sistema principal, NEVER.

estou falando sobreviver só de linux mesmo!

esse é o problema, muitos usuarios medio como nós usam o linux, mas não aprender profundamente e não sabem substituir o windows pelo linux. não sabem improvisar no linux.

queria gente mais animada com o linux. aprender bem e usar bem como alternativa.  esse negocio de ficar testando o linux? é isso? então por que voce nao fica apenas testando o windows?

tem que saber usar o linux e saber substituir por ele. hoje em dia linux praticamente tem tudo. e se não tem games e programas do windows, tem outras alternativas não tão poderosas.

Postado

Acho que é realmente como mencionaram, aquele velho ditado: em time que está ganhando não se mexe. Apesar de todos os problemas, a simplicidade de uso do Windows prende muitos usuários.

Postado
1 hora atrás, Erso disse:

Acho que é realmente como mencionaram, aquele velho ditado: em time que está ganhando não se mexe. Apesar de todos os problemas, a simplicidade de uso do Windows prende muitos usuários.

quanta ignorância é essa?:tw_bawling:

tu acha que vou tirar o linux? não querer aprender a usar o linux?

quero mais é aprender a mexer com ele. como dizem, é para usuarios casuais que só usam navegadores, ou usuarios medios que querem aprender e ficarem avançados.

dá para usar partição nfts no linux, mas já que pelo menos eu pretendo usar o linux e windows, o melhor é usar nfts, pois é compativel em linux, já etx4 não é compativel no windows e os programas para acessar partição do ext4 são todos limitados.

para quem quer mexer no linux e windows, tem esses pequenos problemas de compatibilidade. como o de hd.

alguns placas de video não funciona direito no linux.

etc.

tudo acaba fazendo o linux ser mais para um pc secundario, servidor, etc.

eu pelo menos sempre vou usar linux e windows. e tenho que aprender a ter mais acessibilidade entre os dois, por isso vou usar hd com partição nfts no linux.( é mais acessivel, fácil e pratico.).

Postado

Ignorância? Só estou dizendo que Linux não é para qualquer um, não é todo mundo que tem conhecimento suficiente para utilizá-lo plenamente. Como no dia a dia o Windows está mais presente e as pessoas estão mais habituadas a utilizá-lo, a maioria acaba optando por continuar com ele. Assim como você prefere Linux, outras pessoas preferem o Windows. Cada um escolhe o que lhe satisfaz.

Postado

Estou de acôrdo com o autor do tópico quanto as divergências...nenhum sistema operacional é exclusivo para poucos, se a pessoa se esforçar, se dedicar ela aprende como qualquer outra coisa, portanto não existe nada específico apenas para alguns.

Há muito tempo quando iniciei no windows, também não sabia nada, não me tornei um expert, mais o suficiente "para o gasto" e até para dar uma humilde ajuda a quem precisa.

Mesmo no ambiente windows só procuro aprender aquilo que vou utilizar, por exemplo no Microsoft Oficce não instalo muita coisa que não irei precisar, mas se algum dia necessitar, inicio o aprendizado.

No Linux não é diferente, mas agora falando por mim, só não aderi a esse sistema porque ele não tem programas suficientes e adequados ao meu interesse, apenas isso, se ele tivesse exatamente os mesmos já teria dispensado o windows faz tempo.

O mesmo vale para o IOS, acho tanto ele quanto o Linux superior ao windows, mas precisamos dos programas além do sistema operacional, esse é o problema.

Postado

É como trocar de carro: Não importa o quão fácil seja o carro novo, você vai estar acostumado com o carro velho e vai estranhar muito a mudança.

Muita gente acha que isso é sinal de dificuldade, o que é mentira. Linux é mais fácil que Windows, desde que seja uma distribuição fácil como Mint.

Postado

Amarildo voce que é usuário do Linux me responda uma curiosidade, pode até parecer infantil, mas faz sentido porque sendo o Windows responsável por 95 % ou mais (acho eu) do que o sistema do pinguin, existem programas piratas, crakeados, etc para ele também ou só fazem isso com o windows por se tratar de um sistema operacional pago e o Linus grátis?????

Postado

@misterjohn Deve haver alguns programas piratas, mas são muito raros de se encontrar. Isso porque, quase sempre, não é necessário. Se o Photoshop não existe pra Linux, o usuário usa GIMP, que tem quase todas as mesmas funções. Se o usuário quiser Maya, pode usar o Blender, que é praticamente a mesma coisa (com a vantagem de ser gratuito). E assim vai. Não é comum ver casos de programas pagos para Windows que não possuem versões alternativas e gratuitas para Linux.

Todos os programas piratas que vi, e que precisavam ser instalados, eram virus. (bem feito pra quem usar, tem que tomar mesmo ;) heheh).

• Curtir 1
Postado
18 horas atrás, ApoloBrz disse:

@kifirefox É possível, sobrevivi por uns 10 meses no ano retrasado usando somente o Lubuntu. Mas era uso básico, internet, suites de escritorio, e alguns jogos na steam. Mudei por causa de mudança de placa de video, tinha nvidia e mudei para AMD e no linux AMD é bem ruim...ai desisti. 

Sou usuário iniciante/intermediario, sei alguma coisa e tal, mas não me aprofundei muito, cheguei a começar a ler sobre kernels e compilação, mas deixei pra lá. 

Devo voltar a usar assim que sair o lubuntu LTS novo, porque não vou pagar uma grana pra ter uma licença do windows...e sou contra usar os meios alternativos, prefiro me aventurar nos programas livres

@NETfellow O suporte da nvidia é bem superior ao da amd...não recomendo nem testar pra ver, porque vai passar raiva (eu passei, fiquei uns bons dias tentando instalar o catalyst correto e nada)

Tem esse lance dos drivers proprietários que pro hard-user acaba sendo um empecilho chatinho

Apollo eu tenho quase que certeza que o Windows do Bill Gates considera a pirataria uma publicidade a custo zero ou seja o lucro com a divulgação é maior do que as cópias ilegais...chego a essa conclusão fazendo uma analogia as Lojas Americanas que no passado tinha um monte de seguranças, hoje voce circula nelas e só tem um na porta de entrada...ai voce vai dizer tem câmeras, é verdade, mas isso não é o fator que ao meu ver contribuiu para praticamente eliminar os seguranças...eles devem ter concluido que é muito mais barato "deixar roubar uma porcentagem" do que pagar uma legião de seguranças. voce acha que se eles quisessem não dificultaria e muito a pirataria??? A cada lançamento de um sistema diferente fica mais fácil o uso de programas não autorizados, para mim isso é proposital...tive um iPhone, é uma p**** dificuldade fazer algo diferente nele, claro que tem o root, eu fiz para experimentar, mas desanda o celular...tente piratear um so da apple ou um sistema Garmin para GPS...porque só a MIcrosoft????

Postado
1 hora atrás, misterjohn disse:

Apollo eu tenho quase que certeza que o Windows do Bill Gates considera a pirataria uma publicidade a custo zero ou seja o lucro com a divulgação é maior do que as cópias ilegais...chego a essa conclusão fazendo uma analogia as Lojas Americanas que no passado tinha um monte de seguranças, hoje voce circula nelas e só tem um na porta de entrada...ai voce vai dizer tem câmeras, é verdade, mas isso não é o fator que ao meu ver contribuiu para praticamente eliminar os seguranças...eles devem ter concluido que é muito mais barato "deixar roubar uma porcentagem" do que pagar uma legião de seguranças. voce acha que se eles quisessem não dificultaria e muito a pirataria??? A cada lançamento de um sistema diferente fica mais fácil o uso de programas não autorizados, para mim isso é proposital...tive um iPhone, é uma p**** dificuldade fazer algo diferente nele, claro que tem o root, eu fiz para experimentar, mas desanda o celular...tente piratear um so da apple ou um sistema Garmin para GPS...porque só a MIcrosoft????

não é bem isso que eu queria dizer, não quero programas do windows, e sim saber se adaptar no linux com os programas do linux, com o comportamento desse sistema operacional. etc.

ou seja, saber mesmo usar linux e seus programas e jogos, e não ficar usando wine para rodar programas do windows dentro do linux.

@AmarildoJr realmente estou querendo saber se adaptar ao linux, com os programas do linux e com o comportamento desse sistema operacional.

Não quero só usar o linux e não usar mais o windows, eu não consigo migrar totalmente para o linux, mas vou começar a usar os dois.

seja em outro pc ou maquina virtual.

posso fazer uma rede entre dois pc. e ver hd do windows no linux, ou hd nfts do linux no windows.

não sei, se é vicio no windows, dependência ou costume. é difícil largar o windows totalmente. mas é possível só usar o linux para tarefas simples.

Postado

O Windows é legal, é familiar. Eu até estou usando ele agora, precisava de algo que funcione 100% das vezes com placas da AMD (culpa da AMD não fazer drivers bons pra Linux).

Mas fora isso, é um sistema pesado, que coloca algema nos usuários e que restringe desenvolvedores (especialmente os Indie), e que espiona em massa os usuários. Sem contar que a estrutura do sistema é burra, basta olhar para o registro do sistema e as milhares de DLL's que existem. Sem falar também no monopólio que a empresa tem.

Meus melhores momentos com computadores foram com Windows, mas isso não significa que o sistema seja superior, apenas que meus jogos favoritos funcionam no Windows.

O que é preciso agora é que mais desenvolvedores produzam programas/jogos para Linux. Como disse um developer do Battlefield, "basta um titulo grande no Linux para a plataforma crescer". Obviamente a DICE não vai lançar um Battlefield para Linux já que a EA é a dona deles (mesmo com a DICE dizendo que vai suportar Linux).

A CODEMASTERS já lançou alguns jogos, mas nada muito especial. Eles estavam trabalhando para lançar o F1 2015 pra Linux, mas pelo visto encontraram problemas.

O que eu gostaria muito que acontecesse é a VALVe lançar o Half-Life 3 ou Portal 3 exclusivos para Linux nos primeiros 6 meses. Só assim para a plataforma crescer de vez.

A VALVe também podia contratar alguns programadores para que esses ajudem a AMD com os drivers dela.

Esse é o único jeito de acabar com o monopólio da Microsoft: criando um monopólio para Linux. GTA VI, F1 2016, Half-Life 3, Left 4 Dead 3, CSGO com a engine Source2, etc... deixa tudo só pra Linux por um tempo, e depois que liberar pra Windows basta criar um desconto de 40% para quem tiver histórico de usar a Steam no Linux.

• Membro VIP
Postado

@misterjohn sim sim, não creio que a microsoft finge que não vê o uso do seu SO sem a licença original, porque no final acaba moldando o usuário que queira usar um computador...

mas no meu caso, eu comprei um windows original e paguei bem caro por ele (até por isso que ainda não upei meu win7 para o win10, com receio de perder minha licença) e (veja bem,não estou julgando quem faz uso de software "alternativo") pra mim eticamente e moralmente acho errado, e para o meu uso não seria seria/é necessário ter que gastar hoje em dia uns R$500,00 em uma licença do windows sendo que o linux cumpre e bem(o rendimento é até maior devido a ser mais enxuto que o windows) e é de graça. 

Postado
2 minutos atrás, ApoloBrz disse:

mas no meu caso, eu comprei um windows original e paguei bem caro por ele (até por isso que ainda não upei meu win7 para o win10, com receio de perder minha licença)

Sei que é offtopic, mas eu já fiz isso: Você pode ativar o Windows 10 com sua KEY do 7, e depois formatar/re-instalar o Windows 7 e ativar com a mesma KEY :)

E se decidir ficar no 10, não precisa nem ativar mais após formatar, o sistema se ativa automaticamente.

• Membro VIP
Postado

@AmarildoJr tem alguns titulos AAA para o pinguim.  Metro, Witcher 2 e futuramente o 3(melhor jogo do ano passado) e outros titulos da valve (l4d, half-life, CS)  alguns indies.

Na minha conta da steam, quando vou gastar dinheiro nas "sales" sempre priorizo jogos que rodam nativamente no linux. 

Edit:

Hum, bom saber disso, tenho medo de perder a key, mesmo sendo uma key FPP... vou aguardar mais um pouco, parece que vem um SP1 para o win10 e que deve melhor o sistema

Postado
2 minutos atrás, ApoloBrz disse:

@AmarildoJr tem alguns titulos AAA para o pinguim.  Metro, Witcher 2 e futuramente o 3(melhor jogo do ano passado) e outros titulos da valve (l4d, half-life, CS)  alguns indies.

Na minha conta da steam, quando vou gastar dinheiro nas "sales" sempre priorizo jogos que rodam nativamente no linux. 

Sim, mas esses jogos também funcionam em Windows, então quem usa Windows não vai migrar a menos que já tenha um interesse nato.

O Linux só vai alavancar quando tiver um jogo realmente especial e único para a plataforma.

• Membro VIP
Postado
2 minutos atrás, AmarildoJr disse:

Sim, mas esses jogos também funcionam em Windows, então quem usa Windows não vai migrar a menos que já tenha um interesse nato.

Sim, mas ai é o caso dos devs das distros arrumarem uma parceria com o "publisher" do jogo, tipo o SteamOS "dar" alguns jogos da valve como CS, o left4edead junto com o SO...

é falta de boa vontade mesmo na minha opinião.

Postado

eu discordo de vocês, linux não é bom para games, e muitos programas não tem no linux, mas o linux deveria ter mais programas do windows que são gratuitos.

(não quero que botem games no linux, mas que botem programas que de para sobreviver nele, pelo menos o basico.)

há falta de programas que tem no windows e não tem no linux, te faz pensar na ideia de voltar para o windows. mas tem programas alternativos e basicos.

apesar de não ter o photoshop, tem o gimp, é  esse tipo de coisa. programas alternativos(que funcionem, pois tem muitos que não funciona nem o basico).

http://canaltech.com.br/tutorial/linux/20-alternativas-de-programas-famosos-do-windows-para-linux/

http://www.hardware.com.br/comunidade/alternativos-linux/1195549/

http://www.diolinux.com.br/2015/07/alternativas-de-programas-windows-no-linux.html

Captura%2Bde%2Btela%2Bde%2B2015-07-16%2B

tem programas que tem como baixar em versão linux e instalar, alguem tem algum tutorial sobre isso?

http://br.mozdev.org/firefox/download/?os=linux

firefox em versão linux.

Postado
28 minutos atrás, kifirefox disse:

eu discordo de vocês, linux não é bom para games, e muitos programas não tem no linux, mas o linux deveria ter mais programas do windows que são gratuitos.

(não quero que botem games no linux, mas que botem programas que de para sobreviver nele, pelo menos o basico.)

há falta de programas que tem no windows e não tem no linux, te faz pensar na ideia de voltar para o windows. mas tem programas alternativos e basicos.

apesar de não ter o photoshop, tem o gimp, é  esse tipo de coisa. programas alternativos(que funcionem, pois tem muitos que não funciona nem o basico).

http://canaltech.com.br/tutorial/linux/20-alternativas-de-programas-famosos-do-windows-para-linux/

http://www.hardware.com.br/comunidade/alternativos-linux/1195549/

http://www.diolinux.com.br/2015/07/alternativas-de-programas-windows-no-linux.html

Captura%2Bde%2Btela%2Bde%2B2015-07-16%2B

tem programas que tem como baixar em versão linux e instalar, agluem tem algum tutorial sobre isso?

http://br.mozdev.org/firefox/download/?os=linux

firefox em versão linux.

Na verdade o linux tem tudo para ser superior em games comparado com o windows....

Mas fica difícil com a nvidia e a amd lançando modulos porcos para o sistema... 

Eu nunca entendi qual o problema dessas duas fabricantes para liberar o código fonte dos módulos proprietários a intel ja o fez e hoje ninguem tem problemas com as suas Igpus...

• Curtir 1
Postado
1 hora atrás, NETfellow disse:

Na verdade o linux tem tudo para ser superior em games comparado com o windows....

Sim, o Linux é muito superior em tudo, se houver dedicação de quem lança software.

Mas fica difícil com a nvidia e a amd lançando modulos porcos para o sistema... 

Ainda que a NVIDIA se sai melhor. A AMD melhorou muito, mas ainda falta chegar perto da NVIDIA.

Agora tá saindo o AMDGPU, que promete ser muito bom e até melhor que o Catalyst.

Eu nunca entendi qual o problema dessas duas fabricantes para liberar o código fonte dos módulos proprietários a intel ja o fez e hoje ninguem tem problemas com as suas Igpus...

Os CEO's possuem complexo de deus ;)

Na verdade todas tem drivers abertos, mas nunca compartilham o código fonte dos drivers proprietários.

A NVIDIA tem o driver proprietário e o OpenSource, que é uma porcaria.

A AMD tem o Catalyst (proprietário) e o Radeon, que é o melhor de todos.
A Intel tem drivers OpenSource, mas não são tão bons quanto os da AMD.

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...