Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Computador está utilizando a partição "reservada pelo sistema" do hd para o windows instalado no ssd. isso causa algum problema de desempenho?


Posts recomendados

Pessoal, estou com uma dúvida e espero que alguém possa me ajudar.

 

Eu tenho um HD de 1 Tera, que costumava ser particionado em 3: Reservada pelo Sistema, C(onde ficava armazenado os arquivos do Windows) e D.

Esta semana eu comprei um SSD e instalei no meu computador. Sem desconectar o HD ou formatar a partição do Windows do HD, eu instalei o Windows no SSD, ficando assim com uma tela inicial (após ligar o computador) pra escolher entre os dois Windows que eu possuia (o instalado no SSD ou HD).

 

Depois disso, eu formatei a partição do HD que continha o Windows, porém a tela inicial ainda exibe as duas opções.

 

Para testar, eu desconectei o HD do meu computador e o liguei. Ao ligar, ele exibiu uma tela preta dizendo que não existia uma partição bootável.

Alguém sabe me dizer se isso aconteceu por que o computador utilizou aquela parte do HD "Reservada pelo Sistema" para o Windows que foi instalado no SSD?

 

Se sim, isso causa algum problema de desempenho?

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigada Rodrigo!

 

agora ao reiniciar, não aparece mais as duas opções de Windows...

 

Porém ainda acho que ele está utilizando aquela partição do Sistema no HD para a inicialização do Windows no SSD, pois se eu desconecto o HD do computador, ele ainda não encontra um sistema para iniciar.

 

Como eu instalei o Windows no SSD afim de agilizar o sistema, gostaria de saber se ele manter aquela partição reservada ao sistema para iniciar o windows instalado no SSD pode causar alguma perda de desempenho!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

voce tinha um hd de 1 Tb com tres partições sendo uma reservada pelo sistema, outra com o windows e outra para arquivos, até ai normal.
voce instalou fisicamente outro disco e instalou o windows nele.
Acontece que o programa de instalação do windows atribue ao dispositivos uam letra sendo: Drive A e B usado para os falecidos disketes, C destinado ao sistema operacional, e depois vai atribuindo as partições e demais discos se houverem e por fim os driver de dvd.
No seu caso, o sistema gerou um dual boot? Como voce está conseguindo acessar, se é que está, os dois windows diferentes?
Após o Windows XP, os demais sistemas operacionais passararm a criar  uma partição oculta, de 100 Mb, destinada a uso do sistema (não sei que uso é esse e não é recovery aparentemente), depois dela vem a C com o sistema operacional.
O jeito mais fácil de resolver isso no meu entender, é usando o dvd de instalação, de o boot e escolha reparar a instalação, se for o caso o programa refaz o setor de boot e ficará tudo certo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

voce tem que verificar qual partição está marcada como Ativa, ou seja, responsável pelo boot:

- Tecla win+r e digite diskmgmt.msc

Se for a partição de 100MB que está no SSD, voce pode entrar no Setup e na aba Boot colocar o SSD como primeira opção de boot.

Se for a partição de 100MB que está no HD, voce pode trocar para a partição no SSD:

- Na partição de 100MB do SSD clique com o botão direito e vá em Marcar como Ativa e depois vá no Setup para colocar o SSD como primeira opção de boot.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Reforçando, essa partição de 100MB é criada automaticamente apenas pelo Windows 7 Ultimate / Enterprise e possui 2 funções:

Guardar informações do boot do sistema;

Permitir o seu uso como um espaço para os dados necessários à criptografia do BitLocker.

Como esta partição é criada logo na instalação, não será necessário reparticionar o disco manualmente após a instalação para que se possa utilizar o BitLocker. O recurso já fica preparado para o uso.

 

fonte: https://idevar.wordpress.com/2010/04/06/windows-7-cria-uma-particao-de-100mb-para-que-serve-isso/

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A Microsoft não especifica determinadas versões do Windows, conforme o link abaixo aplica-se a Windows 7 e Windows Server 2008 R2 e posteriores:
Noções básicas sobre partições de disco:
https://technet.microsoft.com/pt-br/library/dd799232(v=ws.10).aspx

 

-Discos com a Tabela de Partições no formato MBR (BIOS) básico:
[Sistema-100MB] [Windows-Restante]  
A instalação do Windows ocasionalmente também cria uma partição de Recuperação com 450MB

 

-Discos com a Tabela de Partições no formato GPT (UEFI) básico:
[Sistema EFI-100MB] [MSR-150MB] [Windows-Restante]

 

A partição do Sistema para Windows 7 é de 100MB, para Windows 8.x é de 350MB e para Windows 10 é de 500MB.

 

É claro que podemos manipular manualmente a criação destas partições usando o diskpart, inclusive forçando o Windows a se instalar em apenas uma única partição. Veja este tópico:

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

20 horas atrás, rodrigo.dcvieira disse:

as particoes q aparecem no ssd, nao devem ser mexidas.. é nele q está seu windows atual... agora o que sobrar de resquicios da antiga instalacao do windows no hd, pode ser removido sem problemas..

 

Isso depende muito do que você chama de "resquícios"… se o Windows dela que está instalado no SSD, estiver usando a partição Reservado pelo Sistema presente no HD para inicializar, ao excluir essa partição do HD, o Windows que está instalado no SSD não inicializará mais. Pelo menos em discos MBR, a partição Reservado pelo Sistema armazena os arquivos de inicialização que permitem que o Windows seja inicializado, como o bootmgr e o bcd, esse dentro da pasta boot (esses são arquivos ocultos se não me engano).

 

22 horas atrás, caroltr disse:

…Como eu instalei o Windows no SSD afim de agilizar o sistema, gostaria de saber se ele manter aquela partição reservada ao sistema para iniciar o windows instalado no SSD pode causar alguma perda de desempenho!

 

 

Não acredito que haja nenhuma perda de desempenho, e se houver, penso que ela é desprezível (até pelas funções limitadas que a partição Reservado pelo Sistema tem). Porém, se o Windows instalado no seu SSD, realmente estiver usando a partição do HD para inicializar, isso significa que esse Windows está dependendo de dois dispositivos para funcionar, pois como você já bem presenciou no seu teste, se o HD for removido, o Windows no seu SSD não inicializa. Ao menos para mim, essa é uma situação inadmissível :naonao:. Eu arrancaria logo esse HD daí, deixaria apenas o SSD instalado, e faria a instalação do Windows no SSD.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Reforçando, vá no Gerenciamento de Disco e verifique qual partição está marcada como Ativo, ou seja, responsável pelo boot.

-Se for a partição que está no HD, é só trocar para a partição que está no SSD:

No Gerenciamento de Disco, clique com o botão direito na partição de 100MB no SSD e vá no opção Marcar como Ativa.

 

O sistema só aceita uma partição Ativa, com isso a partição de 100MB do HD deixa de ser Ativa, depois de reiniciar volte ao Gerenciamento de Disco e poderá deletar a partição de 100MB do HD.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Fernando Apratto

27 minutos atrás, Fernando Apratto disse:

Reforçando, vá no Gerenciamento de Disco e verifique qual partição está marcada como Ativo, ou seja, responsável pelo boot.

-Se for a partição que está no HD, é só trocar para a partição que está no SSD:

No Gerenciamento de Disco, clique com o botão direito na partição de 100MB no SSD e vá no opção Marcar como Ativa.

 

infelizmente esse não era o caso, fui até o gerenciamento de discos, e meu SSD não foi particionado. Não existe partição de 100MB nele. Até tentei colocar a partição inteira como ativa, só para ver o que acontecia, mas realmente, não funcionou.

 

E obrigada pela explicação e links sobre partições no sistema Windows!

 

@UnanTec muito obrigada! disse exatamente o que eu queria saber.

Realmente, ficar dependente de um HD para iniciar o sistema no SSD não é interessante. Existe alguma forma de solucionar isso sem ser formatando e reinstalando?

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Considerando que tem um Windows instalado no SSD, voce pode colocar a partição como responsável pelo boot, voce diz que tentou mas não disse como. Além de marcar como Ativa tem que copiar o arquivo de boot para a raiz do C, o sistema mantem uma cópia do arquivo de boot na partição Windows:

Abra o Gerenciamento de Disco

Clique com o botão direito na partição do Windows no SSD e marque como Ativa

Abra o CMD como Administrador

bcdboot c:\windows /s c:

Desligue o computador, retire o HD e ligue para confirmar se funciounou.

Se funcionou, volte ao Gerenciamento de Disco e delete a partição de 100MB do HD

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu tentei apenas colocando a partição como ativa, não sabia como copiar esses arquivos de inicialização.

 

Fiz como você disse, e agora funcionou! Consigo utilizar o Windows no SSD com o HD desconectado. 

 

Conectei de volta o HD e formatei então a partição entitulada como "Reservado pelo Sistema".

 

Mas agora me surgiu outro pequeno problema... Eu estava desconectado o HD apenas para teste, para ver se o Windows no SSD estava dependente de algo no HD. Minha intenção era deixar o Windows e alguns outros programas que utilizo mais no SSD e formatar o HD para continuar utilizando como armazenamento de outros arquivos menos importantes. Porém agora não consigo ligar o computador com os dois dispositivos conectados. Aparece uma tela preta escrita que não foi encontrado um sistema operacional, e que era para desconectar dispositivos que não possuíssem um SO.

 

Resumo: se eu deixo apenas o SSD conectadobeu consigo utilizar o computador, mas se deixo o SSD e o HD conectados, aparece erro ao iniciar a máquina.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Terá que olhar a ordem de boot no Setup, talvez o HD esteja como primeira opção de boot. É claro que quando ele não está presente o sistema busca a segunda opção que deve ser o SSD.

Coloque o SSD como primeira opção de boot no Setup.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 anos depois...
Em 04/04/2016 às 13:12, UnanTec disse:

 

Isso depende muito do que você chama de "resquícios"… se o Windows dela que está instalado no SSD, estiver usando a partição Reservado pelo Sistema presente no HD para inicializar, ao excluir essa partição do HD, o Windows que está instalado no SSD não inicializará mais. Pelo menos em discos MBR, a partição Reservado pelo Sistema armazena os arquivos de inicialização que permitem que o Windows seja inicializado, como o bootmgr e o bcd, esse dentro da pasta boot (esses são arquivos ocultos se não me engano).

 

 

Não acredito que haja nenhuma perda de desempenho, e se houver, penso que ela é desprezível (até pelas funções limitadas que a partição Reservado pelo Sistema tem). Porém, se o Windows instalado no seu SSD, realmente estiver usando a partição do HD para inicializar, isso significa que esse Windows está dependendo de dois dispositivos para funcionar, pois como você já bem presenciou no seu teste, se o HD for removido, o Windows no seu SSD não inicializa. Ao menos para mim, essa é uma situação inadmissível :naonao:. Eu arrancaria logo esse HD daí, deixaria apenas o SSD instalado, e faria a instalação do Windows no SSD.

 

adicionado 10 minutos depois

EasyBCD https://easyboot.br.uptodown.com › Windows › Utilitários › CD/DVDum programa que faz isso automatico  na aba bcd backup/repair

opções  change boot drive e so esconhe a unidade.  e outro programa  simula o boot dos hds, qual o seu comportamento do boot  para fazer os testes e o 

https://www.pendrivelinux.com/xboot-multiboot-iso-usb-creator/ e so seleciona com admintrador e na aba qemu e boot usb ou qemu e esconhe  o hd paras teste

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!