Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Posts recomendados

Então galera, beleza ? Vim aqui (novamente) pois recentemente comprei um computador, montei pela pichau e não tenho certeza se seria ou não benéfico, mas gostaria de colocar fans nele, pois tenho a impressão de estar esquentando muito.

 

Configuração do PC: PROCESSADOR INTEL CORE I5-4460 (Média de 42º)

 

PLACA MÃE ASROCK FATAL1TY H97 KILLER (Média de 37º)

 

PLACA DE VÍDEO ZOTAC GEFORCE GTX 970 4GB GDDR5 (Média de 75º/ Agora que não estou jogando nada ela fica a 30º)

 

HD WESTERN DIGITAL 1TB CAVIAR BLUE SATA III 3.5 (Média de 31º)

 

GABINETE COUGAR ARCHON BLACK

 

FONTE CORSAIR CX500 V2 500W, CERTIFICADO 80 PLUS BRONZE, PFC ATIVO

 

MEMORIA KINGSTON HYPERX FURY 8GB (2X8) 1600MHZ WHITE

 

Então, dei uma pesquisada e o gabinete pelo visto só tem uma saida de ar quente, que é o que vem pré-instalado, a placa de video está chegando a aproximadamente em 50º~79º em jogos pesados... Enfim, queria a opnião de vocês para comprar os fans...

 

Estava de olho nos seguintes: #1   /   #2   /   #3   / Enfim, tenho preferência por vermelho aushuashuash.

 

Agradeço aos que estejam dispostos a ajudar, e aos que não estejam, obrigado por olharem o post :) .

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eses fans de marcas caras são mais pra quem faz aqueles case modes pra deixar de enfeite, que ficam bonitões, creio que sua proposta seja outra não é? Quer apenas refrigerar mais o gabinete, então não há necessidade em pagar 50 reais em 1 único fan. Claro que eles são feitos de materias melhores, mais resistentes e não fazem tanto barulho quanto os demais, mas alguns fans de 20 reais cada ja dão conta do recado, e por esse preço ja vem com led também!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Joao Cunha_451272 placa de vídeo tem uma tolerância muito maior para temperatura. 80ºC é uma temperatura "normal" em jogos. Conforme chegar junho, julho, as temperaturas vão abaixar bastante.

 

O processador precisa ver a máxima, não a média. Em jogos ele chega a quanto de máxima?

 

Fans de gabinete nunca faz mal. Você pode ir colocando aos poucos. Mas o seu Cougar Archon tem a grelha na lateral para dois fans? Então seriam 5 fans.

 

A melhor opção em minha opinião é o Cooler Master Sickleflow. Esté pelo preço do Cougar e os dois são bons. O Cooler Master é mais versátil, o Cougar é mais silencioso. O pior deles é o Corsair. 

 

EDIT: e os fans extras no gabinete também vão fazer com que a placa de vídeo trabalhe mais fria.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

11 horas atrás, Joao Cunha_451272 disse:

@Murilo Ferreira Seria bom deixar bonito sim, mas claro que estou mais preocupado com refrigeração, tem como me indicar algum produto ?

Então, meu gabinete por exemplo veio com 3, 1 de 200mm na lateral, 1 com led azul na frente, outro com led azul em cima e outro normal atrás, assim vale a pena ver quantos fans o seu computador suporta e ver quanto você vai comprar, e ai sim escolher os melhores locais pra colocar eles. Por exemplo, o que eu acho melhor aqui é o da lateral, que joga ar frio direto na placa de video, mas também o do topo é muito bom, pois o ar quente tem tendencia a subir e o fan nesse caso trabalha como exaustor ( tira o ar de dentro do gabinete ), mas ja o da frente eu deixo mais pra ficar bonito entende? Desse jeito o PC fica bonito e não fica quente.

Não tenho muito costume de indicar produtos, mas você pode pesquisar no mercado livre mesmo como " fan 120mm led vermelho" que vai aparecer umas opções de até uns 20 reais. Certifique-se também qual o tamanho das ventoinhas que encaixam no seu gabinete.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

15 horas atrás, Joao Cunha_451272 disse:

Configuração do PC: PROCESSADOR INTEL CORE I5-4460 (Média de 42º)

Tá suave.

 

15 horas atrás, Joao Cunha_451272 disse:

a placa de video está chegando a aproximadamente em 50º~79º em jogos pesados..

Até +/- 81~82ºC tá de boa. Comece a se preocupar só se passar disso.

 

12 horas atrás, Joao Cunha_451272 disse:

@Murilo Ferreira Seria bom deixar bonito sim, mas claro que estou mais preocupado com refrigeração, tem como me indicar algum produto ?

Esses fans com led não são bons; para fazer ficar transparente, eles usam materiais de qualidade inferior. Pegue um fan normal (já recomendo) e se você fizer questão de led, ai é melhor comprar separado.

 

Quanto à modelos, sugiro por 2 desse aqui na parte da frente. Normalmente eu recomendo outros fans, mas como seu gabinete tem um monte de coisa impedindo a passagem de ar, você vai precisar de um fan de pressão. E esse é BOM. Não é bonito, mas é DE QUALIDADE.

 

 

Não ponha nada na lateral.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, Joao Cunha_451272 disse:

Nunca comprei pelo mercado livre, é seguro ?

Indo em vendedores confiáveis, é sim.

 

3 minutos atrás, Joao Cunha_451272 disse:

Porque não colocar nada do lado ?

Porque colocar como saída vai dar pressão negativa, e como entrada vai ser contra produtivo com a placa de vídeo (além de não ter filtro nenhum).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

11 minutos atrás, Joao Cunha_451272 disse:

@Imakuni Seriam bom então remover o que vem pré-instalado e colocar um melhor para tirar o ar quente ?

 

Assim eu poderia colocar do lado, certo ? Ou seria melhor investir logo em um water cooler, caso o meu gabinete tenha espaço...

Seria melhor você deixar o que vem pre-instalado na parte de trás e só colocar dois de entrada na frente, como eu falei. Deixe os laterais sem nada.

 

Outra coisa, esqueça watercooler. O que está esquentando é a placa de vídeo, não o processador; e quem coloca WC em placa de vídeo não é nenhum Zé da vida que compre Cougar Archon e Gtx 970, é gente com outro nível de PC.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Joao Cunha_451272 o processador a 59ºC está ótimo com cooler box, longe do Tcase dele. Não precisa comprar nem CPU cooler nem water cooler.

 

Não compre esse CoolerMaster Silencio FP 120 para colocar na frente. A tela e o filtro requerem um fan com pressão estática alta, e esse não só tem uma pressão estática baixa como o fluxo de ar dele é muito fraco, pior do que um Cougar Dual-X (eu tenho os de 140mm e eles são de primeira linha).

 

Só compre o Silencio FP 120 se você realmente quiser um cooler silencioso, que você não vai ouvir de madrugada.

 

Compre os Sickleflow que eu indiquei que eles têm ótima pressão estática, têm o led que você quer e têm bom fluxo de ar. Nunca ouvi falar que fan com led é de má qualidade. Todo projeto tem as suas concessões em função de estética, funcionalidade, etc, mas o diferencial é a marca. Uma boa marca vai entregar um produto de boa qualidade 99% das vezes. Quando entrega um produto bugado, não é porque tem led, ou isso e aquilo, é porque às vezes acontece nas melhores marcas.

 

Coloque dois na frente puxando o ar para dentro e dois na lateral puxando o ar para fora. 

Se só tiver grana para comprar dois agora, coloque um na frente e um na lateral.

Depois coloque mais um na lateral (quando puder) e outro na frente por último, se quiser deixar com fluxo ideal para o gabinete.

 

Sobre o fan de trás, veja a especificação dele. Se for muito fraco, coloque ele na frente e coloque os que você comprar primeiro na lateral e na traseira.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Contiusa disse:

Não compre esse CoolerMaster Silencio FP 120 para colocar na frente. A tela e o filtro requerem um fan com pressão estática alta, e esse não só tem uma pressão estática baixa como o fluxo de ar dele é muito fraco, pior do que um Cougar Dual-X (eu tenho os de 140mm e eles são de primeira linha).

Mas eles SÃO coolers de alta pressão.... são fans para radiadores, ideais para quem tem tela e um cage de HD bloqueando a passagem.

 

1 hora atrás, Contiusa disse:

Compre os Sickleflow que eu indiquei que eles têm ótima pressão estática

Só que não amigo. Veja como o desempenho dele é horrível ao ser colocado em um radiador, que precisa de pressão alta:

49399.png

 

 

Sugiro rever suas fontes. Me parece que elas não são muito corretas...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Imakuni Eu tenho outros testes - de fontes bem mais precisas - que contradizem isso aí. E qual é o link do teste? Você sabia que tem Sickleflow de 1200rpm? 

 

Blade Master - 3.90 mm H2O / fluxo de ar 76.8 CFM.
Sickleflow - 2.94 mmH2O / fluxo de ar  69.69 CFM.
Silencio FP 120 - 1.69 mmH2O / fluxo de ar 44 CFM.

 

Você está indicando um fan silencioso com menos da metade ou mais de pressão estática e muito menos fluxo de ar do que outros fans da própria Cooler Master, um deles o que eu indiquei.

 

Se atente, colega. Fans frontais precisam de muita pressão estática por causa do filtro e da grelha. Eu só indicaria o Silêncio (como o próprio nome já indica) para quem não quer ouvir barulho de fan de madrugada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, Contiusa disse:

@Imakuni Eu tenho outros testes - de fontes bem mais precisas - que contradizem isso aí. E qual é o link do teste? Você sabia que tem Sickleflow de 1200rpm? 

 

Blade Master - 3.90 mm H2O / fluxo de ar 76.8 CFM.
Sickleflow - 2.94 mmH2O / fluxo de ar  69.69 CFM.
Silencio FP 120 - 1.69 mmH2O / fluxo de ar 44 CFM.

 

Você está indicando um fan silencioso com menos da metade ou mais de pressão estática e muito menos fluxo de ar do que outros fans da própria Cooler Master, um deles o que eu indiquei.

 

Se atente, colega. Fans frontais precisam de muita pressão estática por causa do filtro e da grelha. Eu só indicaria o Silêncio (como o próprio nome já indica) para quem não quer ouvir barulho de fan de madrugada.

Sim, eu sei. Tanto que é o que o teste (por sinal, da Anandetch) usou.

 

Ah, e outra coisa. Não use as specs do fabricante; assim como ghz em processador, elas não servem para comparar dois modelos diferentes.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Imakuni Você precisa parar de ler essas besteiras então:

http://www.vortez.net/articles_pages/120mm_and_140mm_fan_comparison,18.html

 

Como um cooler de 2000rpm pode perder para um cooler de 1300rpm por 20ºC? Ganhou o prêmio mico do ano, não foi?

 

Fala sério. 

 

EDIT: nem um fan stock de gabinete perderia de 20ºC para nada. Rapaz, a noite começou bem.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Contiusa Então, para comprar um fan que mande o ar pra fora tem que ser algum especifico ? Ou é só eu virar ele na hora de instalar ? Sendo cada um 46 reais, creio que ja consigo comprar 3 de inicio, aonde me recomenda coloca-los ?

 

@Imakuni Irei escolher o que o Contiusa indicou, já que não me preocupo com o barulho do gabinete. Obrigado pelas dicas !

 

@RenatoMejias Agradeço por encerrar a discussão rs.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Joao Cunha_451272 Voltou a ter no Kabum por R$ 36,00 (à vista) http://www.kabum.com.br/produto/47534/cooler-fan-coolermaster-sickleflow-12cm-r4-sxdp-20fr-r1-com-led-vermelho

 

Se comprar 3 do Sickleflow (eles servem e são bons para todas as entradas e saídas), eu colocaria um atrás (soprando para fora) e dois na lateral (soprando para fora). O que veio com o gabinete e que está atrás eu tirava e colocava na frente, soprando para dentro. Como tem espaço para dois na frente, coloque na posição que fique mais de frente para os HDs.

 

Não tem problema ficar só um fan mais fraco na frente. A pressão dos três fans que vão ficar na lateral e atrás cria uma pessão negativa e o fluxo de ar corre naturalmente. O mais importante é tirar o ar quente que fica na região da placa de vídeo (os dois fans laterais) e o ar quente que fica na região da CPU (o fan de trás).

 

Com calma, depois, você compra mais um para fazer dupla com o da frente.

 

Não vou dizer que a placa de vídeo vai baixar muito a temperatura, mas vai. E o fluxo de ar fica mais fresco e você terá um gabinete bem refrigerado. Como eu falei, a temperatura da CPU está mutio boa.

 

Você também pode controlar os Sickleflow pela tensão (ou qualquer fan). Essa FATAL1TY H97 com certeza deve ter controle de tensão nos SYS-fans e você pode escolher entre Quiet / Standard / etc. Disable seria a opção para deixar ele rodando a 12v (no máximo). Aí você pode deixar eles rodando no talo a 2000rpm no verão, por exemplo, e baixar para uns 1300/1500rpm no outono, inverno, que fica bem legal.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Joao Cunha_451272 disse:

@Contiusa Obrigado, irei fazer isso...

 

Por acaso não sabe algum modo de eu alterar a velocidade do fan ? (pré-instalado)

 

Qual fan? O que veio com o gabinete? Vá no BIOS / PC Health e descubra qual Chassis Fan está sendo utilizado. Deve ter uma opção de regulagem de tensão com Quiet / Standard / Turbo / Disable, etc. Quando chegarem os fans novos, você poderá controlar todos eles pelo mesmo sistema.

 

A sua placa-mãe parece ter 6 conectores para fans (um deles o CPU-fan). Todos eles têm controle de tensão. Eu tirei um print do BIOS da sua placa-mãe:

 

chassis_fan.jpg

 

Qualquer fan que você conectar você pode mudar esse "Standard", que deve ser 7v, para "Quiet" ou "Turbo" (os nomes podem variar. "Disable" seria para deixar ele rodando a 12v. Não acredito que tenha controle conjunto com o CPU-fan, já que esse é PWM.

 

Se for o cooler box da Intel, pelo default ele já roda pelo PWM, mais rápido ou mais devagar conforme a carga da CPU. Você pode mudar o setup ou a curva de rpm aonde está escrito "CPU Fan 1 & 2 Setting". Só vendo, porque varia de BIOS para BIOS. Tem mais opções para baixo, para fazer a curva do RPM pela temperatura.

 

 

 

 

EDIT: eu dei uma pesquisada para ver se tem algum aplicativo para controlar fans de 3 pinos, e o Speed Fan teoricamente poderia fazer isso, mas as opiniões gerais é para não usar esse programa ou programas semelhantes, pois eles são todos bugados e não funcionam corretamente em todos os BIOS, porque existem vários fabricantes de placas-mãe no mercado e vários BIOS diferentes para modelos, gerações, linhas, etc. Não existe um app universal.

 

O consenso geral é ou controlar os fans de 3 pinos pela tensão, que seria um setup fixo que você pode mudar pelo BIOS, coisa que a sua placa-mãe faz, ou comprar um controlador de fans. Algumas placas-mães mais top tem um próprio aplicativo de controle de fans.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!