Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Pc para escritório de engenharia - r$3500


Posts recomendados

Boa noite.
Trabalho em uma empresa de Engenharia e Meio Ambiente e estamos querendo subtituir os micros. Temos problemas quando utilizamos programas como o AutoCAD Map 3D, Civil 3D e arcGIS. Todos carregam imagens de alta resolução que possuem em média 150mb de tamanho, as maiores passam dos 500mb. Quando damos zoom out e vemos essas imagens em sua totalidade o computador custa a carregar e passa a obedecer comandos com bastante lerdeza. O Civil 3D lida mais com modelos tridimensionais de projetos de engenharia. E o arcGIS basicamente trabalha com essas imagens e localizamos pontos, traçamos rotas, determinamos áreas, etc.

 

Utilizamos as CPU's da DELL com configuração semelhante:
Processador Intel® Core™ i3-4170 de 4ª geração (cache de 3M, 3,7 GHz)
Memória 4GB, Single Channel DDR3, 1600MHz (4GB x 1)
Disco Rígido 500GB, SATA (7200 RPM, 6 Gbit/s)
Chipset Intel® H81 PCH

 

Como temos pessoal que trabalha mais na parte administrativa, nem todos precisam de PC's de alto desempenho. Se puderem colocar uma config de baixo custo também é bem vinda.

 

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Processador Intel Core i5 4440 - R$ 1.168

Placa-mãe Gigabyte H81M-S3PH - R$ 422

Memória RAM HyperX FURY 8GB 1600MHz - R$ 290

SSD Sandisk 480GB - R$ 884

Fonte PCYes! 500W PFC Ativo - R$ 405

Gabinete Cougar Archon - R$ 244

 

Total: R$ 3.413 em até 12x sem juros na Kabum!

 

Se quiser pode pesquisar em outras lojas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@David_Stark

Não seria melhor uma fonte de 430w? 

Aliás, ele tá reclamando de que a onboard não tá servindo pra programa 3d, você não acha que colocando uma placa de vídeo nesse i3, vai ficar melhor e muito mais barato do que ter que comprar um pc inteirinho?

Fonte 430, Placa de vídeo r7 250, um gabinete pra ficar bom: 850 reais por computador

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, cocody disse:

Temos problemas quando utilizamos programas como o AutoCAD Map 3D, Civil 3D e arcGIS. Todos carregam imagens de alta resolução que possuem em média 150mb de tamanho, as maiores passam dos 500mb. Quando damos zoom out e vemos essas imagens em sua totalidade o computador custa a carregar e passa a obedecer comandos com bastante lerdeza.

 

@cocody Vocês trocam figurinhas com o pessoal da área (fóruns / colegas de profissão) para saberem qual é a peça de hardware (ou a falta dela) que está ocasionando o gargalo? Eu pergunto isso porque a área de design, arquitetura e edição é uma salada que requer algumas combinações de hardware específicas dependendo dos programas usados. É melhor saber ao certo no que investir, especialmente porque vocês vão trocar vários micros. O ideal é investir nas peças corretas para tirar melhor custo benefício possível da máquina.

 

Também acho que seria a falta de uma VGA, mas vai saber... Alguns programas também parecem se beneficiar mais das Quadro.

 

@Phoenyx@Chile, vocês conhecem esses programas que eles usam? Podem ajudar?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Contiusa Os que conversei dizem que é bom ter um conjunto forte, mas não sabem dizer se é melhor ter vídeo ou processador, mas uma coisa é unanimidade, todos recomendaram aumentar a memória.

@David_Stark É complicado adicionar uma placa de vídeo pois os gabinetes da DELL são aqueles menores, não sei se teria espaço, vou dar uma averiguada ver se dá.

 

Vocês recomendam ter uma placa de vídeo? Qual seria uma placa com um custo benefício legal pro conjunto? Até 3500 :)

É impressão ou o preço dos itens de informática subiram? Parei de acompanhar esse nicho quando entrei pra faculdade e comecei a trabalhar haha

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@cocody foi a disparada do dólar :) Praticamente tudo dobrou de preço. Agora os preços estão caindo um pouco.

 

Sobre a memória, você pode abrir o Gerenciador de Tarefas das máquinas e ver como eles estão funcionando durante o trabalho. Você pode saber se a memória está chegando ao limite dos 4GB e se o processador está sendo exigido ao limite e batendo em 100% (em períodos demorados, tipo, colado em 100% durante todo o tempo de um render) em algumas operações. Sabendo disso, são duas coisas a menos para se levar em conta.

 

Você pode aproveitar esses PCs da Dell em gabinetes maiores e apenas fazer upgrade de memória, CPU, colocar as placas de vídeo. Só tem que ver a montagem deles, porque essas marcas às vezes fazem uma montagem quase de notebook, o que dificultaria migrar para um gabinete aftermarket. Mas eu acho que todos esses micros Dell usam placas-mãe padrão do mercado, ou seja, dá para transferir para outro gabinete melhor ventilado e maior, que caiba uma VGA.

 

Com essa H81 de base que você tem, dá para colocar mais 4GB (essa memória de 1600Mhz está legal), dá para fazer um upgrade para um i5 ou i7, colocar uma GTX 960 ou superior e trocar a fonte, que provavelmente deve ser genérica e não tem potência, conectores PCI-e para uma placa de vídeo. Sairia mais barato e sobraria mais grana para investir ou em uma CPU mais forte ou em uma VGA, ou ambos.

 

Mas eu vou dar uma pesquisada nesses programas para ver se eu descubro se existe uma preferência por placas Quadro ou gamers, se é mais CPU ou VGA.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá @cocody

Tudo bem?

E aí seu  @Contiusa, beleza?

 

Vamos lá.

Primeiro, a maioria (ou quase todos) os programas CADs se beneficiam principalmente da CPU e da memoria disponível.

Mesmo se for renderizar nesses programas o processo de renderização é feito pela CPU.

Outro detalhe: programas CAD se aproveitam principalmente de um ou máximo de dois núcleos.

Na hora de executar os seus programas abra o gerenciador de tarefas de Windows e confira.

Placa de vídeo apenas para rotacionar e girar os modelos na vista 3D. Beleza?

Sendo assim, recomendo investir principalmente num processador e na quantidade de memoria.

 

Se não é para gastar muito recomendaria o mesmo que recomendei para um colega arquiteto. Veja o link a seguir:

 

Essa configuração acima custou, na data do post, 3.100 reais.

Veja que talvez seja melhor pular logo para o i5 4690 que é um modelo de CPU um pouco mais novo e custa praticamente o mesmo.

A placa-mãe é meio básica mas dá para o gasto. Apenas um "CPU fan" e "um Sys Fan". Isso a mim me deixa chateado, mas se você não se importa muito com refrigeração então beleza.

A memoria, seria bom pensar em 16GB.

As placas de vídeo GTX 750Ti, são pequenas e consumem pouca energia. Nem precisam de uma linha de 12v.

Para  AutoCAD Map 3D e Civil 3D deve dar na boa.

 

Como dica final de compra:

Não compre placa de vídeo da marca PNY, nem de qualquer outra que não ofereça pelo menos 3 anos de garantia.

Aí só com a EVGA, beleza?

 

Qualquer coisa estamos aqui.

 

Abraço

 

Alvaro

 

pny_propaganda_01.jpg

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado pelas respostas pessoal, realmente eu estava por fora do assunto haha.

 

@Contiusa de fato nem me passou pela cabeça reutilizar o "Miolo" do PC da Dell, vou ver se vale a economia e o valor de uma config nova :)

 

@Chile me parece uma config promissora, vou ler mais um pouco a respeito dos componentes pra ficar mais esperto!

 

Via de curiosidade, a AMD caiu por terra?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá @FunkyClearMen Cat

 

Aí não né? Por uma diferença de 80 reais (à vista) sugerir uma placa de vídeo com a metade do desempenho é maldade.

 

GPU Benchmark

http://www.videocardbenchmark.net/high_end_gpus.html

 

 

Placa de Vídeo VGA GigaByte Radeon R7 250 2GB DDR3 OC Fansink 100mm GV-R725OC-2GI REV 4.0
R$ 470,81 à vista

http://www.kabum.com.br/cgi-local/site/produtos/descricao.cgi?codigo=71715

 

Placa de Vídeo VGA GigaByte GTX750TI 1GB OC DDR5 2DVI / 2HDMI N75TOC-1GI
R$ 548,90 à vista

http://www.kabum.com.br/produto/68759/placa-de-video-vga-gigabyte-gtx750ti-1gb-oc-ddr5-2dvi-2hdmi-n75toc-1gi

 

Sem falar que as placas de vídeo da Nvidia oferecem melhor desempenho em aplicações do tipo CAD.

 

Sem mais.

 

Alvaro

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aff, você pega a R7 250 de 2gb e compara com a GTX 750 -.-

Eu tô falando da R7 250e de 1gb, ela funciona PERFEITO pra essa tarefa, lembrando que os pcs não são pra jogos. Acho mesmo um exagero até a r7.

Nesse caso, é melhor procurar por preço SIM, 150 reais mais barato, não adianta nada pegar uma que é 80 reais mais cara se a tarefa não vai usar 40% da placa

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@FunkyClearMen Cat não sei, eu estava dando uma lida e também se usa a VGA para aplicações de CAD. E a Nvidia domina esse nicho de arquitetura / 3D / edição e design. Sem contar que a AMD tem um suporte péssimo de driver. Não sei se influenciaria, mas eu uso a VGA para trabalho e nunca mais compro AMD para isso. Não vale a pena a dor de cabeça que você vai ter depois. Especialmente com CAD, imagino, que é muito mal desenvolvido e depende muito dos drivers de outros programas para funcionar direito.

 

Mas eu não afirmo nada. Não é minha área.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá @cocody

E aí pessoal

Tudo bem?

 

É muito simples. Nesses casos aqui vale muito mais a experiencia de quem trabalha com os programas em questão por sobre qualquer outro "palpite".

 

No caso de usuários que trabalham com programas 3D, seja do tipo CAD, como Autocad 3D, Civil 3D, etc., ou do tipo BIM como o Revit e Archicad, (estes últimos são o futuro na arquitetura e construção civil) eles precisam de computadores de alto desempenho para duas situações, que não necessariamente ocorrem sempre juntas no mesmo PC:

 

1. Modelagem do projeto

2. Renderização do Modelo

 

Para o primeiro caso é preciso de uma CPU com um bom desempenho e a maior quantidade de memoria disponível.

Aqui o desempenho da placa de vídeo é secundário, pois ela será utilizada apenas para a visualização do modelo em 3D e nas rotações das vistas.

 

Mesmo assim no nosso escritório, para a parte da modelagem, consideramos como minimo uma GTX 750. Esqueça de qualquer placa de vídeo com desempenho menor. Já testamos placas inferiores. Acabou que no médio prazo não deu certo. Isto é a experiencia falando de quem utiliza estes programas.

 

Agora, para renderização, aí depende muito do programa e do tipo de render que ele faz.

 

Por exemplo o Vray consegue renderizar por CPU e por GPU.

 

http://blog.boxxtech.com/2014/10/02/gpu-rendering-vs-cpu-rendering-a-method-to-compare-render-times-with-empirical-benchmarks/

 

Já programas como o Lumion 6 renderizam somente a partir da GPU e a memoria da placa de vídeo.

Para um bom desempenho é recomendável como minimo uma GTX970

 

https://lumion3d.com/blog.html?post=140273296055

 

Mas aqui já estou fugindo dos programas que lhe interessam ao autor do tópico.

 

Então @cocody , fique com a minha dica: utilize como minimo uma GTX 750.

 

Outro detalhe: testamos placas de vídeo da AMD dos modelos mais básicos e não deu certo.

Já com as R9 foi até bem. Mas em geral prefira Nvidia por sobre AMD.

Beleza?

 

Se o inglês não for ou seu forte, utilize o Google Tradutor.

 

"From our testing, there is really only one overriding suggestion we can make when choosing a workstation card for AutoCAD: pick NVIDIA over AMD. Of course, there are still times when you would go with an AMD card (for example, you use the system for other software as well that greatly benefits from using a FirePro card) but for strictly AutoCAD use, NVIDIA is currently in the lead performance-wise."

 

https://www.pugetsystems.com/labs/articles/AutoDesk-AutoCAD-2014-Professional-GPU-Acceleration-504/

 

Abraço

 

Alvaro

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa noite rapazes, estou enfim chegando a um veredicto sobre a configuração haha.

 

Depois de pesquisar um pouco achei a placa-mãe mATX H97M-E/CSM que é um pouco mais barata que a mATX GA-H97M-HD3, dá pra substituir?

 

Quanto a memória RAM, as de 1600MHz estão o mesmo preço das 1866MHz, mas a placa-mãe só suporta até 1600, pode ter algum problema se pegar uma com clock maior?

 

Vale o investimento num SSD de 120GB só pra ter o windows e os CAD's da vida?

 

Teriam algum gabinete para indicar?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A placa-mãe tem o mesmo chipset, então só vai fazer diferença nas entradas dela pelo visto. Pode substituir na minha opinião

 

Quanto a memória, se você comprasse de 1866 e colocasse na placa-mãe, ou ela faria um clock maior pra memória ou ela rodaria como 1600, então vai da sua escolha. Qual marca/modelo você escolheu?

 

O SSD com toda certeza vale a pena sim, o único requisito é a entrada Sata 3 na placa-mãe e a HD3 possui, então tudo certo

 

Gabinete eu falei acima, como é um pc mais pra escritório não precisa de um gabinete caro, o Cougar Archon sempre recomendam aqui.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@FunkyClearMen Cat Pretendo pegar duas dessa para cada PC pra dar 16GB de RAM:

 

http://www.kabum.com.br/cgi-local/site/produtos/descricao.cgi?codigo=50776&origem=52&gclid=CjwKEAjwxoG5BRCC7ezlzNmR8HUSJAAre36jIpLXbl5Af99EJ1xJUTMF0AnYAQHdDDcCQdDm1cPCExoCKxTw_wcB

 

Ainda estou resolvendo algumas questões de custos dos componentes, quando já tiver uma config legal coloco aqui! :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!