Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Formas alternativas de fazer pcb


Posts recomendados

Estou querendo começar a fabricar minhas PCBs, mas não gostaria de ficar mexendo com produtos químicos(principalmente por morar em apartamento pequeno, então não quero ter problemas com eventuais gases). Queria saber se há outra maneira de fazer as PCB de forma mais "segura", talvez com algum produto químico que não libere gases ou talvez raspando o cobre com uma micro retifica ou algo do gênero.

Então o que vocês me dizem a respeito?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Existem pcb prontas com ilhas e com trilhas paralelas. As ilhas são interligadas com cabinhos e as trilhas são raspadas para interrompê-las conforme necessário. É uma forma prática de montar circuitos caseiros e que não sejam afetados por capacitâncias e indutâncias parasitas.

 

Para circuitos mais elaborados será necessário corroer a pcb. Faça isso em local ventilado, manuseie o percloreto com cuidado e não terá problemas.

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara percloreto de ferro é muito seguro, conhecendo um pouco a química você chega a conclusão que a reação que ocorre entre a placa e o percloreto não gera gases, por que? por que a reação é de dupla troca:

FeCl3 + ***** ---> CuCl2 + Fe (metálico) essa reação não gera gás....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Achei que o percloreto gerava gás... Que bom que não. Vou ver se uma fresa está dentro do meu orçamento já que estou querendo fazer uma máquina para fazer as PCBs automaticamente, e o investimento em materiais para corrosão seriam um desperdício para este propósito. Obrigado pelas sugestões.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Veja este projeto:

 

Usa apenas um computador com porta paralela. 

Hoje em dia já não existe porta paralela, então acho que seria mais viável Arduíno. 

Eu baixei este projeto da web. Tem um software que roda no PC e transforma desenho vetorial no movimento da caneta em cima da placa. 

 

Usa dois motores de impressora velha e estes mecanismos que podem ser feitos em casa. 

 

 

 

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!