Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Pessoal, tenho a seguinte situação:

Atualmente uso 16GB de RAM a partir de dois módulos de 8GB HyperX Fury, frequência 1333. Estou para receber mais dois módulos identicos 8GB, só que na frequência 1600. Sei que se eu simplesmente adicionar as mems 1600 junto das outras, 1333, as 1600 trabalharão na frequencia menor. Mas estou com outras ideias e gostaria de saber a opinião dos amigos.

Opção 1: fazer overclock das mems 1333 para 1600, sem mexer na tensão, setando apenas as temporalizações para trabalhar em 9-9-9-24-1 (se eu deixar os timings em automatico, ela trabalhará com 11-11-11-30-1). Desse modo, quando instalasse as 1600, tudo ia estar alinhado.

Opção 2: fazer a mesma coisa, mas deixar os timings em automático e prezar pela segurança, mesmo que os módulos e a placa-mãe sejam confiáveis para esse tipo de trabalho.

Opção 3: Não fazer overclock, pois pode ser arriscado, e deixar as 1600 trabalhando a 1333.

Opção 4: desistir de ter 32GB e ficar com 16GB 1600 e vender as mems 1333, pois 16GB é o suficiente.

Estou fazendo uns testes no Aida64 para ver a diferença na latencia mexendo nos timings. Se o tópico vingar, postarei os resultados.

E aí, qual a opinião de vocês?

Abraços,

Mariano.

Postado

@marianoazevedo ,depende muito do seu uso no PC.Se voce faz edição pesada de vídeos,32Gb dá uma sobra boa e mesmo sobrando bastante voce não perde nada.

Se não precisa de tanto,vende as 1333mhz e coloca 16 Gb de 1600 c9 que está baratas no mercado livre e na Pichau.

As veangeance são boas e as savage também,as Gskill,procure as C9 que são melhores com seu I7.

Boa sorte! 

• Curtir 2
Postado

@oldnoob eu não faço edições pesadas de videos, a coisa mais exigente que faço é jogar mesmo. Entretanto, a ideia central era usar o recurso RAMDISK, disponível da minha mobo. Essa tecnologia consegue alocar toda quantidade de memoria não utilizada em formato de disco em nuvem de ultra velocidade. Dizem que chega a ser 10x mais rápido do que um SSD, imagina...

De todo modo, tenho pensado em vender as 1333mhz. Em outra ocasião, você acha seguro um overclock de memória?

Valeu!

Postado

@marianoazevedo é melhor vender as memórias de 1333mhz e ficar com as de 1600mhz, overclock até poderia resolver seu problema para ficar com as 4 memórias, mas ai você iria diminuir a vida util da memória dependendo da porcentagem que iria pedir delas, mas antes de vender, faça um teste, coloque juntas as memórias de 1333mhz e 1600mhz e veja como fica sem fazer overclock, se ficar bom você fica com todas as 4, se ficar ruim, vende as duas de 1333mhz

• Curtir 1
Postado

@marianoazevedo mesmo com 16Gb voce pode fazer o ramdisk,ué!!

Não sei se dá para separar uma quantidade,mas se der,põe 6GB para o Ramdisk e fica com 10GB para uso normal.Não tem jogo que ocupa mais de 10Gb,se tiver eu não conheço.

Depois voce compra mais 16Gb ou 8GB(2x4) só pra sobra mesmo se quiser.

Boa sorte!

• Curtir 1
Postado

@Elder Nauvirth mesmo um over pequeno, de 1333 para 1600, pode diminuir tanto assim a vida útil?

@oldnoob, verdade, mas eu tinha raciocinado que quanto mais memória, mais espaço no RAMDISK. Tô correto? Mas eu tô vendo que não há muita necessidade de tanta RAM, vender as 1333 vai ser mais negócio.

Postado

@marianoazevedo não sei exatamente se poderá diminuir muito a vida util, mas irá depender da porcentagem que você deseja aumentar para que chegue na potencia desejada, eu tenho um pc que permite over, nunca fiz, mas se fosse fazer o over na memória ram eu iria colocar 5%~10% a mais para aumentar a potencia, porém eu tenho 6gb de ram e não tenho problemas

• Curtir 1
Postado

@oldnoob e @Elder Nauvirth,

só para dar um retorno: instalei as memórias e usei a função "MEMOK" da Asus e a própria mobo ajustou as frequencias e os timings. Tá tudo como 1600, a placa puxou as 1333 pra maior frequencia. Curioso, não? Os timings tb foram setados automaticamente: sequencia 9-9-9-25-2.

Agora vou testar o RAMDISK

Postado

@marianoazevedo ,que maneiro,hein?!! Essa função da Asus te deu uma grande vantagem em sobra de memória!! hehe!

voce conseguiu fazer isso porque as memórias que voce tem,Hyper X,aceitam esta frequência.Não sei se outra aceitaria,como as KVR,que são básicas.

Agora a próxima compra tem que ser um monitor 4K,pra acompanhar este SLI de 970 que voce tem aí.

Chega a dar uma agonia saber que as duas bichinhas estão espremidas num monitor de 1080,ainda que a 144hertz!!

Boa sorte!

• Curtir 1
Postado

@oldnoob muito legal mesmo essa função, fiquei até surpreso, pois pensava que o "memok" iria apenas corrigir algum tipo de falha na inicialização.

Sobre o monitor 4k: é minha busca atual, sabe?  Ultimamente tenho usado um 21:9 Ultrawide, 1560x1080, e estou gostando da experiência. Ainda não fui nos 4K mais acessíveis porque eles me cheiram a produtos de entrada com mau acabamento, como aquele modelo da Samsung de 28 polegadas que nem tela IPS tem. Penso mais em um 1440p com tela IPS e recursos mais sofisticados, pois os monitores 4K que valham a pena (como os da ASUS ROG) custam o olho da cara, não tá compensando muito ainda. Entretanto, acredito que até o final do ano eu consiga um por um preço mais justo.

Forte abraço! 

• Curtir 1
Postado

@marianoazevedo vai conseguir sim! A dentuça já foi pro ralo,agora só falta o sapo barbudo!!

O dólar vai cair e vamos desfrutar do acordo sobre imposto de tecnologia,que vai diminuir o custo para nós!!hehe

Atente para pegar um monitor com tecnologia Nvídia Gsync (proprietária) para voce não ter quebra de imagem na tela.

Boa sorte!

• Curtir 1
Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!