Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Multimetro medindo errado!


Posts recomendados

Olá!

Fiquei extremamente curioso de saber quantos Volts possui o acendedor do fogão, pois tomei um choque lá. (a burrice vem agora!) Quando eu medi com um multimetro minipa et1001, guerreiro desde o ano de 2002, o ele simplesmente apagou. Depois de 2 segundos ele acendeu sozinho, voltaram os números zeros, depois do susto que tomei fui guardar ele. Hoje, depois de 2 dias, fui medi a tensão de uma bateria e ele marcava uma tensão dois volts menor que o limite seguro dela, peguei um lipo buzzer e medi dessa vez com ele, e apareceu um valor "normal". Fiquei na dúvida, peguei um voltimetro de uma fonte e medi ela novamente, e o valor foi o mesmo do lipo buzzer. Percebi que se fizer uma retao tensãoXangulo do potenciometro de um regulador de tensão de uma fonte é como se a angulação da reta estivesse menor no et1001.

E agora, queimei o multimetro?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

A tensão do centelhador do fogão a gás pode assumir algum valor acima de 5.000 Volts até 15.000 volts. Só você mesmo para tentar medir isso dai sem redução ou ponta de prova de alta tensão...

Da outra vez que te der vontade fazer dessas, sente e espere a vontade passar..

  • Curtir 4
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
7 horas atrás, Gabriel Velloso Neves disse:

@faller Mas e agora? Existe alguma maneira de "consertar" o multimetro? Uma maneira de descobrir qual a parte dele que estragou?

 

Consertar esse multímetro? Custa entre 30 e 40 reais. A não ser que o problema seja apenas o fusível interno, é melhor jogar fora - guardando apenas a bateria de 9V - e comprar outro. E daqui em diante aja como o Faller disse.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!