Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Qual programa de temperatura usar?


Posts recomendados

Olá, tudo bem com vocês?

Recentemente eu estava tendo alguns problemas com jogos... então decidi ir mais a fundo e monitorar a temperatura dos componentes do PC.

Comecei usando o Speccy, que marcava sempre 50°C + para placa-mãe ( M5A78L-M LX/BR  ).... mesmo se eu estivesse acabado de ligar. Após isso, baixei o AIDA64 EXTREME, que registrou uma temperatura de 35°C, fixado, sendo que quando entro em algum jogo ou algo do tipo, sobe para no máximo 45°C. Em qual destes resultados devo confiar?

 

Outra coisa, a temperatura da CPU está por volta dos 40°C - 50°C nos dois programas, mesmo sem estar jogando nada.. isso é normal? ou estou com superaquecimento? (OBS: Processador AMd fx 6300 ).  (OBS²: Todos os núcleos ficam na mesma temperatura ).

 

Agradeço desde já as respostas!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Thunder_Yellow Hwmonitor, Hwinfo64, AIDA64. O AMD Overdrive também será a mesma coisa, só que ele não indica temperatura, mas a diferença até o limite que eles recomendam.

 

Detalhe, a AMD não informa o Tcase nem o Tjunction (max) dos processadores. Você tem que fazer a conta e adivinhar pelo diferencial do AMD Overdrive e de outros programas. Na verdade, ela não informa nada, nem o consumo das VGAs. Eu considero uma marca de eletrodomésticos, ainda que ela já tenha tido bons produtos no passado. 

 

@Murilo Ferreira acredito que seja uma imagem errada devido à péssima qualidade dos coolers box da AMD, que simplesmente não deveriam ser vendidos. O meu FX-6300 é bem mais frio do que o meu i7. Quentes mesmo eram os Phenom.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Contiusa @Murilo Ferreira Oi, obrigado pela ajuda, baixei o Hwmonitor e tive o mesmo resultado do AIDA64, resolvi fazer um teste e meu cooler box padrão da amd estava " morrendo ", vou trocar-lo, acho que isso deve resolver....

Costumo usar o pc por bastante horas, na maioria delas para jogos, compensa um Water Cooler?!

 

Config do PC:

 

FX 6300

GTX 750Ti

Asus M5A78L-M LX/BR

8 GB RAM

HD 500

Fonte 430 EVGA

 

Se puderem também, poderiam mostrar um modelo de cooler recomendado? Obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Thunder_Yellow Cara, eu uso cooler box, assim se você fosse fazer uma overclock no processador eu até recomendaria um water cooler básico, porém não precisa de tudo isso não, um air cooler de uns 120 reais ja resolve o seu problema. No seu caso eu só pegaria um water cooler se eu tivesse muita grana sobrando ou se ele estivesse quase no mesmo preço de um air cooler, o que acho difícil. E compraria só pra ficar bonito também.

Acho que esse da PCyes seria uma boa opção pra você: http://www.kabum.com.br/produto/75493/cooler-para-processador-pcyes-zero-k-z2-92mm-amd-intel-led-azul-aczk292lda-

Ou então até esse da cooler master serviria bem:

http://www.kabum.com.br/produto/35108/cooler-coolermaster-hyper-tx3-evo-rr-tx3e-28pk-r1

E caso você tenha mais dinheiro e queira deixar o pc com um aspecto mais legal:

http://www.kabum.com.br/produto/40031/cooler-coolermaster-processador-amd-intel-hyper-t4-rr-t4-18pk-r1

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Thunder_Yellow cara, recomendo mesmo trocar o cooler box, porque esse da AMD é um latão vagabundo com um fan em cima.

 

Mas não precisa de water cooler, até porque a sua placa-mãe não é recomendada para fazer overclock. Eles são muito caros e muito sucetíveis a dar defeito depois de um tempo, podendo até vazar e fritar / dar curto no seu micro.

 

A única questão é que a maioria dos air coolers só montam soprando o ar para cima no soquete AMD. Poucas opções permitem que você coloque ele soprando horizontalmente (para quem usa gabinete torre). 

 

As melhores opções seriam:

 

PcYes Zero K Z2, que o colega indicou e que dá para montar horizontalmente.

o Gammaxx S40, que dá para montar horizontalmente.

 

O TX3 eu não recomendo porque ele só monta soprando para cima - a ventoinha de mancal também pode fazer barulho montada para cima.

 

Como você não deve fazer over, o K2 seria uma boa opção.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito obrigado pessoal, já que ambos recomendaram o k2, ( que é da mesma marca que meu gabinete ), vou comprar este, obrigado mesmo! :D

 

EDIT: a pena suma última dúvida, inclusive, desculpe o incomodo, rs.

 

Meu gabinete é um pc yes Tiger: http://www.kabum.com.br/produto/44577/gabinete-pcyes-gamer-tiger-preto-com-led-azul-19662/?tag=Pc%20yes%20tiger%20preto , este cooler cabe nele sem problema? 

http://www.kabum.com.br/produto/75493/cooler-para-processador-pcyes-zero-k-z2-92mm-amd-intel-led-azul-aczk292lda-

 

Outra coisa, atualmente meu fx 6300 tá chegando a 65° in game, o Kz2 vai conseguir abaixar significativamente esta temperatura?

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Thunder_Yellow cabe tranquilo, ele é bem baixo (13cm) e o gabinete tem 25cm de largura. Ele deve suportar coolers de até 17cm ou mais.

 

Acredito que as temperaturas vão baixar em mais de 10ºC. Mas esse cooler da PCyes é desconhecido, então só testando. Mas ele deve ser igual a um TX3, que é bom para o FX-6300.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

A unica coisa que eu não gostei muito desse cooler da PCYES é que o dissipador dele tem apenas dois heat pipe, acho que o interessante seria escolher um com pelo menos três, mas é como o @Contiusa disse, ele é novo e ainda não tem testes com ele, então por enquanto não da pra afirmar nada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Zucchini mas ele está na faixa de preço do T2 Blizzard que também só tem dois heatpipes. Não seria justo compará-lo com um TX3 que custa 40 reais a mais e só monta verticalmente.

 

Mas o K2 tem controle PWM, enquanto o T2 não tem, então eu acho que no geral o K2 é uma boa opção e barata. Essa placa não aceita over com os FX (costuma dar problema até em stock), então seria mais para rodar em stock, fazer menos barulho, refrigerar melhor do que o cooler box.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Thunder_Yellow o TX3 só monta soprando o ar para cima. Não acho uma boa opção. Se você der azar, a ventoinha pode fazer barulhos e guinchados (fan de mancal pode fazer barulho ou estragar rápido se montado para cima).

 

Se você quiser realmente abaixar a temperatura, compre o Gammaxx S40 que eu indiquei. Acho uma opção muito superior ao TX3 e tem um custo benefício melhor. O TX3 está muito caro para o que oferece.

 

 

@Thunder_Yellow EDIT: tem a opção do Zero K Z3. Praticamente o preço do TX3, mas com fan de 120mm e monta horizontalmente. Seria uma opção mais barata que o Gammaxx mas melhor do que o TX3.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!