Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Informações comprar multimetro e ferro de solda


Posts recomendados

1 independente de marca um ferro de solda tem limite de vida util (durabilidade) sendo q depois desse limite ele pára de funcionar tendo q comprar outro? como é medida avida util dele? anos ou hora de uso?

2 também independente de marca um multimetro tem limite de vida util (durabilidade) sendo q depois desse limite ele pára de funcionar tendo q comprar outro? como é medida avida util dele? anos ou hora de uso?
 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ferro de solda não tem limite de vida útil, ele sofre desgaste que varia de acordo com o uso e tratamento, no meu caso que uso muito pouco, dura anos.

Já o multímetro como um eletrônico que é pode durar um dia ou anos, mas também não tem  vida útil definida e estipulada, vai do uso que se faz dele, além de sorte de não queimar, mas isso todo equipamento eletrônico está sujeito, o que voce pode fazer é usar com impericia e danificar como por exemplo tentar medir tensão na função de medição de resistência, e por ai vai.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ferros de solda tem vários tipos e tamanhos, é preciso usar o adequado ao serviço para não sobrecarregar e ter um trabalho perfeito, como meu uso é muito esporádico ele é esse bem simples:

 

Ferro-de-Solda-70W-110V-tramontina-43752

 

 

Tem para serviços mais pesados:

 

ferro-de-solda-fame-320w.jpg

 

Tem esse por indução entre outros tipos:

 

Ferro-de-Solda-550W---220V-philadelfia-p

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

30 minutos atrás, metroidfan disse:

eu quero só para serviços basicos de eletronica como trocar uma bateria cr2032 e mais algo basico mas a pergunta é sobre a durabilidade dele e do multimetro se é finita como eletronicos comuns ou infinita

 

 

onde é q vai existir algum produto com durabilidade infinita?

 

como falado, quem vai determinar a durabilidade é você e seu uso.. se você vai usar poucas vezes, se guardar com cuidado e tomar as devidas precaucoes ele vai durar anos.. eu ja usei ferro de solda com 15 anos de uso e plenamente funcional, até melhor q certas porcarias reciclaveis de hj em dia

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

44 minutos atrás, metroidfan disse:

eu quero só para serviços basicos de eletronica como trocar uma bateria cr2032 e mais algo basico mas a pergunta é sobre a durabilidade dele e do multimetro se é finita como eletronicos comuns ou infinita

Para esse tipo de serviço que você citou, a durabilidade não será "infinita", mas possivelmente durará pelo menos 20 anos ou mais, se você souber usar e guardar com cuidado. Tenho um ferro de solda Fame de 50W que já deve estar beirando os 30 anos. Multímetro, se não levar tombo, não vazar pilha dentro e não fizer barbeiragem, também vai durar mais de 20 anos, não há com o que se preocupar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

16 minutos atrás, metroidfan disse:

como o ferro esquenta cada vez q ele realizar essa tarefa sua vida util encurta? vai se degradando aos poucos? como guardar e cuidados com ele sao recomendados?

 

sobre o multimetro vou ter muito cuidados e ja estou sabendo desse risco de vazar as pilhas

Essa deterioração por ciclo térmico é muito lenta em uso amador. Seu ferro de solda vai durar uns 20 anos ou mais, não fique se preocupando com isso.

Você só não pode usá-lo e depois apressar o seu esfriamento para guardá-lo logo, mergulhando-o na água, por exemplo.

Fora isso, um ferro de solda não requer cuidados especiais, além de custar relativamente barato.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

18 minutos atrás, metroidfan disse:

qto ao multimetro?

Eu, particularmente, prefiro um analógico, mas para o que você vai usar, qualquer um atende. Como está pensando em economizar, compre um Icel basicão (ou "basiquinho"), que resolve o problema e custa na faixa de 20 a 30 reais.

Se daqui 2 ou 3 anos ele pifar, você joga no lixo e parte para outro. Mas se cuidar bem, vai durar uns 10 anos ou mais.

 

(Não estou recomendando esta loja, é apenas um link para você ter ideia do aparelho e do preço):

 

http://www.eletronicageneos.com.br/produto.php?cod_produto=8008498

 

Quando a informação ajudar, clique em "Curtir".

 

Obrigado!

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Digital a leitura é através de números em um display (mais atuais).

Analógico a leitura é através de um ponteiro se deslocando sobre uma escala graduada (mais antigos).

Apenas por questão de hábito, gosto mais dos analógicos.

Mas, para quem está começando, vale partir de um digital.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu tenho um amarelinho desse monstrado acima já tem mais de 10 anos, como é uso esporádico fica quardadinho em um lugar seguro, tiro a bateria, irá durar mais do que eu.

Sobre precisão, eu discordo de que basta ser digital, esses baratos como o meu não devem ter a mesma precisão do que os mais caros, porque não é o display que garante isso e sim o circuito e os componentes que foram utilizados.

O melhor multímetro analógico, usado largamente no passado em manutenção industrial, é o Simpson, que era muito preciso devido a qualidade do produto.

Obs: Ele possue um parafuso central para que possa ser zerado em caso de deslocamento por qualquer motivo, basta fechar curto com as ponteiras de teste no modo de continuidade e depois girar o parafuso para esquerda ou direita, até ficar no zero.

 

multimetro-simpson-260-8-500x500.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nessa faixa de preço (R$ 20~30) o digital é mais preciso, pois o mecanismo de suspensão do ponteiro do analógico é rudimentar.

Para comparar com o seu "amarelinho" teria que ser o analógico ICel IK 180 que, se ainda fosse vendido, custaria o mesmo preço do seu.

Eu tenho um IK 180 bem velhinho aqui, mas ele sofre para distinguir entre 110 e 220 (o ponteiro agarra por causa dos pivôs vagabundos, tem que dar uns toquinhos na lateral do aparelho, para ele se soltar).

Agora, não dá para se comparar aqueles modelos profissionais antigos da Simpson, Kyoritsu, Sanwa, TMK com um digital de entrada atual, que custa R$ 20 e usa componentes chineses de segunda linha.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@metroidfan

 

O de 20 reais vai te durar, quando muito, um ano.

 

Na verdade, se você quer algo duravel, mesmo, invista mais. Eu não vejo uma aplicação plausível desses de 20 pila além de um VU, e com restrições.

 

Se tu quer ir sem medo de errar, vá nos de 20 pratas, e vá brincando com ele,. agora para aplicações mais severas, ou até, algo de alta precisão, esqueça os de 20 reais.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!