Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Estabilizador, protetor de surtos e afins


Ir à solução Resolvido por faller,

Posts recomendados

Bom dia, sei que existem inúmeros post reprovando o uso de estabilizadores, etc, mas não ficou muito claro uma coisa e sou um pouco leigo tbém.... Procurando a diferença entre estabilizador e filtro de linha vi que o estabilizador teoricamente mantém a tensão estável. Um exemplo: se uso 220v e ocorrer um pico na rede de 320v, o estabilizador não deixará passar esse pico e entregará 220v (mesmo que o tempo de resposta seja maior). Mas e o filtro de linha? Se houver esse mesmo pico na rede e tiver usando apenas o filtro de linha (dos bons, supondo da clamper), ele deixará passar os 320v certo?

 

Ai vem a segunda parte da história: Se eu tiver usando o pc apenas com este filtro da linha e uma fonte sem pfc , com chave seletora na posição 220v, e ocorrer este mesmo pico de 320v, o filtro de linha não irá proteger né?

 

Obs.: Sei que 320v foi dramático demais, mas é só por exemplo.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
  • Solução
4 horas atrás, gomesricardo disse:

Bom dia, sei que existem inúmeros post reprovando o uso de estabilizadores, etc, mas não ficou muito claro uma coisa e sou um pouco leigo tbém.... Procurando a diferença entre estabilizador e filtro de linha vi que o estabilizador teoricamente mantém a tensão estável. Um exemplo: se uso 220v e ocorrer um pico na rede de 320v, o estabilizador não deixará passar esse pico e entregará 220v (mesmo que o tempo de resposta seja maior). Mas e o filtro de linha? Se houver esse mesmo pico na rede e tiver usando apenas o filtro de linha (dos bons, supondo da clamper), ele deixará passar os 320v certo?

 

Ai vem a segunda parte da história: Se eu tiver usando o pc apenas com este filtro da linha e uma fonte sem pfc , com chave seletora na posição 220v, e ocorrer este mesmo pico de 320v, o filtro de linha não irá proteger né?

 

Obs.: Sei que 320v foi dramático demais, mas é só por exemplo.

Veja só como você está redondamente enganado, confuso, desinformado em relação ao estabilizador.

Em primeiríssimo lugar tente entender como ele opera..

Surtos de tensão ou picos de tensão, como você trata, são elevações dessa tensão de duração muito curta, muito curta, coisa de mili-segundos e não se mantém elevadas, voltam ao normal. Eles, conforme sua tensão, são extremamente prejudiciais pois mesmo nesse 0,001 segundo rompem as isolações de transformadores, as junções de transistores das fontes etc e tal. Depois disso a energia de 220 Volts, completamente normal, sem nenhum problema vai botar tudo a perder pois sem a isolação significa curto circuito, queima imediata, fumaça e se permitir, fogo..

 

Se ele, o estabilizador, conseguisse rapidamente interpretar, ler na rede elétrica que a tensão uma elevação de 220 para 320 Volts ele tentaria corrigir o problema sim, descontando coisa de de 10 a 20 Volts e desse modo em vez de 320 Volts seus equipamentos receberiam somente 300 Volts... E ai ele pararia, em mais nada ajudaria pois estaria fora de seu range de ação..

Mas ele, mesmo que descobrisse que a tensão subiu para 320 Volts levaria um tempo da ordem de seis semi ciclos da rede elétrica para fazer a correção. Isso dá cerca de 50 mili segundos.. Você entendeu??? O surto acontece, dura 1 milisegundo, vamos supor que seu estabilizador descubra que a tensão subiu para 320 Volts ele começa pensar em reagir. Após 1 milissegundo e já com tensão de volta aos 220 Volts ele, o estabilizador levaria mais 50 mili segundos, que é espaço para 50 novos surtos de tensão ele conseguiria colaborar com no máximo reduzir de 320 Volts para 300 Volts a tensão aplicada a seus equipamentos.

Ou seja faz coisa nenhuma que se preze, é lento em sua reação e não serve para nada pois seja com 220 Volts ou seja com 320 Volts nenhum dos equipamentos sofreria problema algum dentro desse tempo de 50 mili segundos, eles aguentariam, e não romperia nenhuma isolação. Se pensa em ruptura de isolação quando se tem tensões, mesmo de curtíssima duração, da ordem de 500, 600 Volts ou maiores ainda..

 

Ai você diria... Mas se essa tensão se mantivesse em 320 Volts por mais tempo, sei lá segundos, minutos ou horas???/  Dai não seria um surto seria uma tensão alta sustentada derivada de um problema qualquer, sério, seríssimo, daqueles que nunca jamais vi acontecer nem sequer ouvi traçarem comentários. Ai a rua inteira, o bairro, a cidade teria todos os seus equipamentos queimados, provavelmente seria notícia no Jornal Nacional. Ai você sequer teria de reclamar e só teria o trabalho de listar seus equipamentos e lâmpadas danificadas para ressarcimento...  O ministério público se envolveria para garantir seus direitos e até o sargento Garcia conseguiria prender e condenar o Zorro de tão anormal que isso dai seria..

 

E se usasse um filtro de linha como seria beneficiado ou teria proteção dos meus equipamentos???? Ao pé da letra não.. Filtros servem para filtrar, para eliminar o ruído elétrico da rede elétrica e pouco ou quase nada protegem. Acontece que no Brasil, onde gostam de dar nomes errados as coisas certas e nomes certos as coisas erradas os filtros de linha , os bons pelo menos, agregam supressores de surto e esses sim fazem dos filtros de linha ótimas proteções..

Senão vejamos:

No Brasil no-break, no mundo todo UPS de Fonte Ininterrupta de Suprimento de Energia

No Brasil filtro de linha, no mundo todo Dispositivos Supressores de Surto que se dividem e grupos básicos;

- Para colocar no quadro de disjuntores;

- Para colocar dentro ou perto dos equipamentos a proteger. Esses são os famosos varistores.

 

Se houvesse a subida para 320 Volts nem um ônibus lotado de exorcistas seguraria o problema pois até os filtros de linha explodiriam. Um ou outro, mais elaborados, drenariam uma energia bárbara e conseguiriam queimar seus fusíveis de entrada, se adequadamente dimensionados como rápidos, depois da explosão ou queima de seus Varistores..

Nem filtro de linha, nem estabilizadores nem nada projetado para operar em 220 Volts aguentaria uma tensão de 320 Volts sustentados por minutos... Talvez um ou outro equipamento pudesse aguentar com um menor dano. Essa tensão de 320 Volts se derivada de um surto teria um tempo de duração de no máximo 0,001 segundo ou 1 mili segundo..

 

Agora surtos de tensão com duração ínfima de 1 mili segundo esses existem na rede elétrica em número absurdos e muitas vezes com tensão superiores a 1000, quem sabe 5000 Volts..  Ai entram os dispersores a gás e os varistores que num tempo tão baixo quanto 0,00000001 segundo entram em ação e absorvem a energia contidas nesses surtos de tensão nesses pico e evitam que eles rompam as isolações das fontes em geral or rompam as isolações dos transformadores dos mais diferentes equipamentos. A rede elétrica é posta em curto literalmente pelos varistores que então além de absorver a energia não permitem que a tensão cresça sobre seus equipamentos. Tão rápido quanto eles colocam em curto a rede eles voltam a abrir como se nada tivesse acontecido pois ao colocar em curto a rede a tensão do pico cai violentamente e esses elementos voltam ao normal... Todo mundo sai bem, ninguém nota, ninguém observa e a vida continua após esse surto que nada fez, que nada danificou...

 

Existe um desconhecimento geral ao nível das proteções elétricas e alguns mitos revestindo isso tudo

Coisas como:

- Fusível para proteger equipamentos (na verdade ele protege o equipamento, após danificado, para não pegar fogo). Protege portanto sua casa...

- Aterramento para proteger seus equipamentos. (na verdade o aterramento protege ao usuário de levar choque). Aterramento não protege equipamento algum sem que haja elementos de desvio da energia de exceção para esse aterramento.

- O próprio filtro de linha, se não tiver varistores ou centelhadores a gás não protege nem a si mesmo. Por isso a topologia desse filtro de linha bem como a presença de centelhadores e varistores ou outros elementos de derivação, em nada protegem..

 

Agora me diga qual a parte que você não entendeu que explicaremos de novo, desenharemos e se duvidar até se pode interpretar. Faço o papel do centelhador a gás e você do varistor que volta e meia explode e vira vapor...

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom, quantas conclusões dá para tirar deste post! Obrigado excelentíssimo @faller pelo tempo e disposição para sanar minha dúvida! Com certeza sanaram a de muitos outros também. Bom então posso concluir que:

 

>Há apenas surtos de energia, com duração de cerca de 1 milisegundo. Não existem na rede elétrica tensões atuando fora do normal por segundos ou mais tempo.

 

>O estabilizador, por ter um tempo de reação maior, não protege instantaneamente, até que proteja já se passaram outros surtos.

 

>Já o filtro de linha dos bons (Dispositivos supressores de surto) como operam com varistores e centelhadores, possuem um tempo muito mais rápido de atuação (muito menos tempo que 1 milisegundo).

 

>Logo o estabilizador não serve para nada...

 

>Então eu usando o supressor entregaria corretamente à fonte sem pfc sempre a tensão correta, não deixando passar outros valores fora do normal. Embora @alissomrex comentou que todas as fontes com seletor são genéricas, vamos supor uma melhorzinha. Logo essa fonte melhorzinha estaria recebendo em sua entrada uma energia maravilhosa e limpa.

 

Estão certo meus pensamentos?

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

23 minutos atrás, gomesricardo disse:

>Há apenas surtos de energia, com duração de cerca de 1 milisegundo. Não existem tensões atuando fora do normal por segundos ou mais tempo.

A escala de tempo de duração de um surto elétrico seria na casa dos milissegundos mesmo, até menor.. Não necessariamente, seria 1ms..

 

Citação

>O estabilizador, por ter um tempo de reação maior, não protege instantaneamente, até que proteja já se passaram outros surtos.

O intervalo de tempo, permitiria isso.. E o "proteger" dele é tão complicado, quanto o surto em si..

 

Citação

 

>Já o filtro de linha dos bons (Dispositivos supressores de surto) como operam com varistores e centelhadores, possuem um tempo muito mais rápido de atuação (muito menos tempo que 1 milisegundo).

 

>Logo o estabilizador não serve para nada...

 

Bingo

 

Citação

>Então eu usando o supressor entregaria corretamente à fonte sem pfc sempre a tensão correta, não deixando passar outros valores fora do normal. Embora @alissomrex comentou que todas as fontes com seletor são genéricas, vamos supor uma melhorzinha. Logo essa fonte melhorzinha estaria recebendo em sua entrada uma energia maravilhosa e limpa.

Uma energia "maravilhosa e limpa", nossa rede não vai oferecer.. Pra isso, você teria que ter um gerador próprio de energia na sua casa ou um No-Break de Dupla Conversão.. Coisas que custam muito $$$$..

 

O que um supressor vai fazer é evitar que as anormalidades da rede elétrica, causem danos aos equipamentos ligados à ele.. 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
2 horas atrás, gomesricardo disse:

Bom, quantas conclusões dá para tirar deste post! Obrigado excelentíssimo @faller pelo tempo e disposição para sanar minha dúvida! Com certeza sanaram a de muitos outros também. Bom então posso concluir que:

 

>Há apenas surtos de energia, com duração de cerca de 1 milisegundo. Não existem na rede elétrica tensões atuando fora do normal por segundos ou mais tempo.

Na verdade existem sapos duendes e muitos outros entes da magia negra dentro dessa coisa chamada de eletricidade. O que quero dizer é que quando se trata de "surtos de tensão" se está falando de rapidíssimas elevações dessa tensão que podem ultrapassar os 1000 Volts e podem até chegar aos 5000 Volts, potencialmente danosas aos equipamentos em geral. Essas que devemos combater.  Tentar combater aquelas outras, como por exemplo uma subida sustentada, por minutos que fosse, da tensão da rede elétrica, para os 320 Volts digamos para ficar no seu exemplo, numa rede de 220 Volts, não vale a pena pois a chance de acontecer beira aquela de ganhares sozinho na loteria por 5 prêmios seguidos.

 

>O estabilizador, por ter um tempo de reação maior, não protege instantaneamente, até que proteja já se passaram outros surtos.

Não necessariamente se passam esses outros surtos mas vai existir um tempo mais que suficiente para isso acontecer... O estabilizador não dá a menor pelota para esses surtos, e jamais teria a condição de somar ou subtrair tensão a ponto de compensar uma tensão de 500 Volts. O estabilizador chaveia um ou dois módulos de tensão da ordem de 10 Volts de amplitude. Se ele tiver de corrigir 10 volts a mais que a energia estiver apresentando sim ele consegue, 20 Talvez e acima disso ele se tiver de abaixar a saída vai subtrair esses 20 Volts máximos seja qual for a tensão da rede..

Vou explicar

Imagine que a rede esteja com 220 Volts: O estabilizador mantém esses 220 Volts (nem tira nem bota tensão em cima)

Se a rede subir para 230 Volts => Corrige para 220 Volts (subtrai 10 Volts)

Se a rede subir para 235 Volts => Corrige para 225 Volts (subtrai 10 Volts)

Se a rede subir para 240 Volts => Corrige para 220 Volts (subtrai 20 Volts)

Se a rede subir para 245 Volts => Corrige para 225 Volts (subtrai 20 Volts)

Se a rede subir para 250 Volts => Corrige para 230 Volts (subtrai 20 Volts)

Se a rede subir para 285 Volts => Corrige para 260 Volts (subtrai 20 Volts)

Se aparecer aquela sua maldita elevação para 320 Volts => Corrige para 300 Volts (subtrai 20 Volts)

Se aparecer um real surto de tensão e subir para 670 Volts => Corrige para 650 Volts mas em meio a fumaça e fogos de artifício maravilhosos seguidos de labaredas. Se conseguisse corrigir, se tivesse tempo, o faria tentando subtrair 20 Volts

 

>Já o filtro de linha dos bons (Dispositivos supressores de surto) como operam com varistores e centelhadores, possuem um tempo muito mais rápido de atuação (muito menos tempo que 1 milisegundo).

Só para constar, pode consultar ai o tempo de resposta típico de varistores: É da ordem de 10 nano segundos que é 0,00000001 segundo..

Confira ai a linha onde diz Response Time ou Tr: https://upverter.com/datasheet/a2baeb132a759dbfe8b5c144abed785979f83427.pdf

 

>Logo o estabilizador não serve para nada...

Serve sim... Ele providencia o absoluto stress às fontes em geral pois cada troca de tap para somar ou subrtrair 10 volts exige que ele desalimente  a quem está alimentando para depois trocar de tap e religar a joça.. Ele fica, de modo rápido, coisa de 6 a 8 mili segundos tirando seus equipamentos da tomada, trocando a tensão, e religando os mesmos. E tudo isso para nada, absolutamente nada pois alimentar sua fonte com 220 Volts ou 230 ou ate mesmo com 240 Volts é indiferente pois ela normalmente opera sem nenhum problema mesmo com a tensão variando de 90 a 264 Volts...

E se ele não tiver PFC ativo, mesmo assim ela terá uma grande tolerância mas que o pessoal não olha, não percebe, acha que não existe. Veja ai um datasheet de uma fonte sem PFC ativo e repare, que dentro da faixa útil, seja ela em torno dos 120 Volts ou dos 220 Volts existe uma tolerância assemelhada aquela das fontes com PFC ativo. Veja ai, mesmo uma fonte porcaria, mas de fabricante decente, é garantida para operar em uma ampla faixa de tensão de entrada, não necessita de estabilizar a tensão para que ela opere..

Desse modo, reafirmo, estabilizador não se faz necessário e isso já tem mais de 30 anos. Não sei como ainda vende esse assassino de fontes..

http://i137.photobucket.com/albums/q227/lafaller/Lafaller2/Seventeam%20ST%20450%20P%20CG_zps1u9ryyga.jpg~original

 

Citação

 

 

>Então eu usando o supressor entregaria corretamente à fonte sem pfc sempre a tensão correta, não deixando passar outros valores fora do normal. Embora @alissomrex comentou que todas as fontes com seletor são genéricas, vamos supor uma melhorzinha. Logo essa fonte melhorzinha estaria recebendo em sua entrada uma energia maravilhosa e limpa.

O filtro de linha vai entregar a fonte a mesma tensão que ele recebeu da tomada e que foi entregue pela operadora de energia. Confira se ela está correta conforme deveria ser e dentro da tolerância  que a distribuidora deveria cumprir (a empresa se consultada informará) Se não estiver, quer direto quer via ANEEL você pode reclamar e por lei deverá ser atendido. De resto a fonte, quer tenha PFC ativo ou não, dará um jeito de se virar e alimentar seu PC desde que essa fonte seja fabricada por fabricante idôneo (consulte a tolerância garantida por esse fabricante) e não me venha dizer que ele não deu essa informação. Se não deu não é fabricante decente, esqueça dele e da fonte dele..

Estão certo meus pensamentos?

 

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

valeu! Quanto a questão de consultar para ver se está entregando a tensão correta acho que nem vou me preocupar em olhar, pois entregando 236v (mas realista) ou 320v a chance disso acontecer é igual a ganhar na loteria por 5 prêmios seguidos!

 

Acho que agora entendi melhor. Em relação ao PFC, então não é exatamente ele que faz a fonte trabalhar de modo bivolt, pode a fonte vim sem o pfc e mesmo assim trabalhar com as faixas de tensão 90 a 264, são tecnologias separadas né?

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
29 minutos atrás, gomesricardo disse:

Acho que agora entendi melhor. Em relação ao PFC, então não é exatamente ele que faz a fonte trabalhar de modo bivolt, pode a fonte vim sem o pfc e mesmo assim trabalhar com as faixas de tensão 90 a 264, são tecnologias separadas né?

 

Só para fechar esse teu entendimento, de modo correto, saiba que quando uma fonte agrega o controle do fator de potência, (tem PFC ativo) ela passa a incorporar duas fontes na verdade. Uma que é a fonte normal, responsável pela criação e manutenção com estabilidade necessária das diferentes tensões de 3,3 de 5 e de 12 Volts, e outra fonte, essa de corrente, que a antecede e é responsável pelo controle do fator de potência. Essa fonte de corrente é capaz de entregar a segunda fonte uma ampla gama de tensões, maiores e menores que a tensão de entrada. Isso tudo faz com que essa característica confira às fontes com PFC ativo a capacidade de poder trabalhar em qualquer tensão de entrada mesmo que oscile de 90 a 264 Volts... Portanto ela não é bivolt e sim Multi Volt, ou Full Range como ela é chamada.. Ela na verdade é capaz de trabalhar com tensões bem menores até, como coisa de 35 Volts, só não vai conseguir, quando alimentada com tão baixa tensão, oferecer toda potência de que é capaz de entregar. Por isso a fabricante cita que ela opera a partir de 90 Volts. Entenda-se opera de modo completamente normal, sem sofrer, e entregando toda a potência de que ela é capaz de entregar.

Veja ai um teste que fiz e note que essa fonte foi capaz de entregar até 1/3 de sua potência final mesmo quando alimentada com apenas 35 volts (note que as tensões de 3,3 5 e 12 se mantiveram completamente estáveis).  Abaixo dos 35 Volts ela só desligou e nada mais, sem o menor stress.

 

 

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Outra dúvida também, vamos supor que, num exemplo hipotético, a rede ao invés de fornecer 220v, forneça anormalmente 236v (sei que é raríssimo mas vamos pensar...). E temos um pc com uma fonte xingling de 60 "reau". Diante do aprendizado que obtive, poderia então conectar o supressor direto na tomada, assim ele tiraria os picos e ruídos (mas 236v iria passar mesmo assim). Depois eu poderia conectar o estabilizador neste supressor, pois como não haveria picos, surtos e demais sujeiras (pois foram barradas pelo supressor), ela não ficaria alternando e uma vez detectado os 236v, mudaria para 220v (estando dentro de sua atuação no máximo 20v) e ficaria o relé do estabilizador nesta tensão continuamente. Aí conecto a fonte xingling no estabilizador. Logo a fonte se beneficiará, com sua chave na posição 220v. Está correto?

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
38 minutos atrás, gomesricardo disse:

Outra dúvida também, vamos supor que, num exemplo hipotético, a rede ao invés de fornecer 220v, forneça anormalmente 236v (sei que é raríssimo mas vamos pensar...). E temos um pc com uma fonte xingling de 60 "reau". Diante do aprendizado que obtive, poderia então conectar o supressor direto na tomada, assim ele tiraria os picos e ruídos (mas 236v iria passar mesmo assim). Depois eu poderia conectar o estabilizador neste supressor, pois como não haveria picos, surtos e demais sujeiras (pois foram barradas pelo supressor), ela não ficaria alternando e uma vez detectado os 236v, mudaria para 220v (estando dentro de sua atuação no máximo 20v) e ficaria o relé do estabilizador nesta tensão continuamente. Aí conecto a fonte xingling no estabilizador. Logo a fonte se beneficiará, com sua chave na posição 220v. Está correto?

 

Em linhas de 220 Volte aparecer 236 Volts fica no limite do tolerável, pois é 7% a mais 236/220 = 1,071. Se isso acontecer provavelmente sua fonte xing ling aguentaria não sei para que colocar o estabilizador pois se a fonte aguenta os 236 Volts deu. Se desejares colocar o filtro coloques, ele vai suprimir os ruídos e se ele tiver protetores contra surtos vai proteger sua fonte.

Só não posso dar a certeza de que ele, o estabilizador, iria sentir que a tensão está alta e rebaixar para os 220 Volts. Vamos supor que sim, ou que ele fique no limite de estar chaveando a correção.

Desse modo ele ficaria na base do Tlec tlec a bater seus relé, hora entregando 236 Volts hora baixando 10 Volts ai apresentando 226 Volts, logo subindo de novo, baixando, ou tu achas que teus 236 Volts são mágicos e vão se manter cravados nos 236 Volts sem oscilar..

Lembre-se que o estabilizador além de desnecessário e prejudicial ele não é um corretor inteligente. É burro e só sabe corrigir em fatias de 10 Volts digamos. Corretores, estabilizadores inteligentes são aqueles que comparar o elemento controlado, aplicam em um amplificador de erro e buscam um valor objetivo que no caso hipotético seria a saída de 220 volts. Desse modo, fosse ele inteligente ele buscaria sempre entregar 220 Volts. Como é burro se ele detectar que a saída está em 225 e achar que isso é alta ele subtrai 10 e cai para 215. Se ele chegar em 239 e achar que ai é alta ele derruba 10 Volts e cai para 219 Volts. Inútil, arcaico, desnecessário, prejudicial e burro ainda..

 

Ademais armar um circo para garantir que a fonte xing ling receba exatos ou mesmo que aproximados 220 Volts é de uma falta total de bom senso.... Saiba que as variáveis que fazem oscilar as tensões são tantas, tão complexas, imponderáveis até que mais fácil e muito melhor é deixar que tudo se regule com o mínimo de interferência, que a fonte ou aguente essa variação ou de vez se exploda, se não aguentar, sabendo que muito pior será ela com estabilizador do que sem ele..

O mundo não é tão complexo quanto você está pensando...

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O jeito é usar uma fonte de boa qualidade e também um protetor de surtos. Há alguma fonte boa mas barata (é um pc muito simples só com placa-mãe, i3, e hd)? Gostaria que indicasse na kabum... Não sei abaixo de 400w, mas lá só encontrei pfc ativo só nas de 400w acima, e o preço é alto e não precisa de tanta potência.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
2 horas atrás, gomesricardo disse:

A primeira fonte no caso, a de corrente, controla o pfc ou ela é o pfc? No caso sem o pfc não há a primeira fonte, essa de corrente?

Primeiro entenda o que é PFC. Power Factor Corrector ou Corretor do Fator de Potência.

A fonte de corrente, que antecede a fonte mesmo, perfaz a correção do fator de potência que consiste em manter a curva de entrega de corrente casada em fase com a curva senoidal da tensão que a rede aplica. Isso é PFC ..

Se desejares leia isso dai: Correção do Fator de Potência (PFC) - Uma visão clara    

 

 

Fontes comumente encontradas no ML, fabricadas pela Seasonic, em padrões SFX, SFE, facilmente adaptáveis nos gabinetes ATX (pois são menores) algumas até mesmo tem selo 80 Plus e todas tem PFC ativo. Encontrarás fontes de 300 a 350 Watts por volta de R$ 50,00. Excelentes fontes fabricadas por um dos melhores fabricantes de fonte, a Seasonic.

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-685801427-fonte-seasonic-ss-350sfe-350w-sfx12v-v31-80-plus-_JM

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

Pessoal, o que acham desse protetor aqui? Achei no mercado livre. Tem 3 varistores, e 1 centelhador a gás.

Estava pensando em instalar ele na tomada, e depois usar uma régua simples para conectar meus equipamentos, que básicamente seria um PC com uma Fonte Corsair de  750W PFC ativo e um monitor de 21.5 IPS.

 

dVnBB51.jpg

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@faller Melhor comprar um Clamper né? Está custando em média, 55 reais. Vou pedir para fazer um terra dedicado aqui na minha tomada, pois minha casa é meio antiga, e não tem um aterramento geral. Então, vou pedir para um eletricista fazer um, e ligar um desses componentes de proteção, e só. Não usarei nobreaks nem filtros de linha ou estabilizadores.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...
Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!