Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Estas são a minha fonte, minha placa-mãe e processador. Bem antigos. HD e gravador de DVD também eram. Troquei. Ou melhor, troquei o gravador  antigo com defeito e acrescentei um HD de maior capacidade, não deixando de usar o que eu já tinha (antigo). Acontece que, ao colocar o gravador novo que foi  reconhecido pela bios e pelo sistema, normal, ao usá-lo, mesmo pra leitura, o computador simplesmente  desliga. Percebi que todas as vezes que o computador acessa a unidade (ou tenta) o computador desliga. Pesquisando pela  internet, deduzi que o problema poderia ser na fonte, que não está suportando as novas unidades de disco (acho). Tá ok, quero trocar a fonte, por uma melhor, mas a pergunta é: será que vou precisar trocar a placa-mãe também? Se a fonte não tá dando conta do que estou colocando de novo, o processador, suporta sem problemas? O que faço? Qual melhor fonte  e placa pra substituírem essas?. Obs.: trabalho com programas pesados de imagem... tenho 3gb de memória (DDR2) que até o momento estão suficientes.

Spoiler

20160429_235726.jpg

Sem título.jpg

Sem título1.jpg

• Curtir 1
Postado

@MichelleGomes diria ser a fonte mesmo, mas pode ter outras pessoas que digam que precisa trocar a placa-mãe, por hora já digo, troque só a fonte, como dá pra ver na foto é uma fonte genérica, se não tem dinheiro para gastar muito com fonte, você pode comprar uma outra genérica mais forte que essa de 200w, mas não compre uma com pouca potencia extra, compre uma com bastante extra, exemplo: a sua 200w>250w a nova, compre assim: 200w>500w, se encontrar a de 500w genérica então compre que vai ser melhor, eu tenho uma genérica de 500w, tenho no meu pc a placa-mãe, 1 leitor de cd/dvd, 2 hds de 500gb, 4 coolers dentro do gabinete, 2 memórias ram e uma placa de video

• Curtir 1
Postado

@MichelleGomes não seria isso. A fonte até precisa ser trocada, pois ela voi avaliada e considerada "produto bomba" pelo Clube do Hardware. Pelas conclusões do teste, ela é perigosa especialmente pelo ruído, que, como eles dizem pode danificar o seu micro, travar, etc. Vá na seção de fontes aqui do CDH e peça a indicação de uma fonte boa e barata para o seu micro.

O problema que você está tendo é ao acessar o leitor de DVD? Está tudo conectado direito? Ele é novo? O que pode estar acontecendo é o BIOS não estar reconhecendo os novos hardwares, ou os reconhece pensando que são os antigos. 

Um passo básico seria carregar o "Load Optmized Defaults" no BIOS. Isso faz com que o BIOS resete para os padrões de fábrica e faça uma nova varredura do hardware, reconhecendo o que foi instalado novo. Ou até um hardware que trocou de porta USB (é sempre bom manter nas mesmas portas).

Detalhe importante: o micro é antigo, e ao resetar o BIOS você pode perder alguns setups importantes. Às vezes precisa resetar a data, etc. Seria melhor você fazer isso com algum conhecimento de sistema.

Mas eu estou de gaiato aqui, só vim para dizer que não é porque o DVD novo sobrecarregou a fonte :thumbsup: Espere outras dicas também. Mas troque a fonte. Tensão com ruído de fontes ruins é perigoso para as peças do micro. 

• Curtir 1
Postado

Gente, percebi a fonte esquentando... o pc só liga de novo depois que ela esfria, tá na hora mesmo de trocar...

Não entendo muito, por isso vou perguntar: ao pesquisar sobre fontes li sobre watts nominal e watts real. O que devo levar em consideração para comprar uma fonte melhor do que a que tenho: watts nominal ou real???

• Curtir 1
Postado

@MichelleGomes essa história de "real" isso e aquilo é conversa para enganar o comprador. Escolha uma fonte de qualidade de 430W que dá para rodar tudo e mais um pouco. Marcas como Corsair, EVGA, PCyes, XFX. Acho que a PCyes era a mais recomendada até recentemente.

A sua fonte deve estar morrendo. Eu não usaria o micro até comprar outra, pois ela pode queimar alguma coisa junto.

Se essas fontes estiverem caras (acho que estão na faixa de 220 reais), vá na seção de fontes aqui do fórum que pode ter alguns modelos de entrada que o pessoal indica.

Como está EVGA. O preço à vista está legal.

• Curtir 1
Postado
7 minutos atrás, Contiusa disse:

@MichelleGomes essa história de "real" isso e aquilo é conversa para enganar o comprador. Escolha uma fonte de qualidade de 430W que dá para rodar tudo e mais um pouco. Marcas como Corsair, EVGA, PCyes, XFX. Acho que a PCyes era a mais recomendada até recentemente.

A sua fonte deve estar morrendo. Eu não usaria o micro até comprar outra, pois ela pode queimar alguma coisa junto.

Se essas fontes estiverem caras (acho que estão na faixa de 220 reais), vá na seção de fontes aqui do fórum que pode ter alguns modelos de entrada que o pessoal indica.

Pois é, @Contiusa mas eles falam sobre real e nominal e cada um com um valor. Por exemplo: 500w nominal e 230w real... isso me confunde... a de 500 nominal e 230 real é satisfatoriamente mais potente que a minha? :o

Ou seja você recomenda 450W real ou nominal? ^_^

• Curtir 1
Postado

@MichelleGomes esta EVGA de 430W dá para o sistema inteiro e ainda sobra uma boa folga até para colocar uma GTX 970 se quiser :thumbsup:

18 minutos atrás, MichelleGomes disse:

Por exemplo: 500w nominal e 230w real... isso me confunde...

Isso é porque a fonte é ruim e só consegue entregar 230W. Eu não vou entrar no mérito porque para informática a questão do "real" não é levado em conta. Eu também não sou engenheiro eletrônico, então não posso me alongar no assunto.

A birra que o mundo da informática tem com o "real" é porque essa denominação é muito usada em fontes vagabundas querendo se passar de boas. Aí elas etiquetam no rótulo com letras garrafais "REAL". É o primeiro e último indício que a fonte é bomba. E na maior parte das vezes a fonte "REAL" de 500W só entrega 400W, ou entrega 500W cheia de ruído, perto de queimar ou explodir.

O que se leva em conta na informática são as marcas de qualidade. Uma fonte de 430W da Corsair, EVGA, PCyes, XFX, por exemplo, costumam entregar acima de 500W porque elas são de qualidade. Então a questão do real / nominal se torna irrelevante.

Vai pelas marcas e a classificação de watts que elas têm. É muito mais seguro.

• Curtir 1
Postado
3 horas atrás, Contiusa disse:

Isso é porque a fonte é ruim e só consegue entregar 230W. Eu não vou entrar no mérito porque para informática a questão do "real" não é levado em conta. Eu também não sou engenheiro eletrônico, então não posso me alongar no assunto.

A birra que o mundo da informática tem com o "real" é porque essa denominação é muito usada em fontes vagabundas querendo se passar de boas. Aí elas etiquetam no rótulo com letras garrafais "REAL". É o primeiro e último indício que a fonte é bomba. E na maior parte das vezes a fonte "REAL" de 500W só entrega 400W, ou entrega 500W cheia de ruído, perto de queimar ou explodir.

O que se leva em conta na informática são as marcas de qualidade. Uma fonte de 430W da Corsair, EVGA, PCyes, XFX, por exemplo, costumam entregar acima de 500W porque elas são de qualidade. Então a questão do real / nominal se torna irrelevante.

Vai pelas marcas e a classificação de watts que elas têm. É muito mais seguro.

Agora entendi. Obrigada!

• Curtir 1
Postado
6 horas atrás, MichelleGomes disse:

Pois é, @Contiusa mas eles falam sobre real e nominal e cada um com um valor. Por exemplo: 500w nominal e 230w real... isso me confunde... a de 500 nominal e 230 real é satisfatoriamente mais potente que a minha? :o

Ou seja você recomenda 450W real ou nominal? ^_^

eles falam "500 nominal" porque 500 é um número grande, chama atenção... e colocam "real" depois dos 230W para o produto dele parecer algo especial.

resumindo, corre bino, é cilada.

Watt é Watt, da mesma forma que Metro é Metro. Seria bizarro venderem uma escada de "5 metros nominal, 2 metros real"... é exatamente o que vendedores picaretas e fabricantes xing-ling tentam fazer.

• Curtir 2
Postado

O aviso está dizendo que você fez overclock no sistema e ele falhou. 

Vá em Botão Iniciar / Painel de Controle / Sistema e Segurança / Opções de Energia e deixe na opção "Equilibrado" se não estiver. Isso mantém o padrão clock e turbo do processador e os settings originais do BIOS.

Em nenhum momento coloque em "desempenho" ou similares. Você pode perder o seu micro com o tempo. Também desinstale todo aplicativo de desempenho que você porventura possa ter instalado no micro. Esses bloatwares são perigodos.

• Curtir 1
Postado
Em 02/05/2016 às 13:12, Contiusa disse:

O aviso está dizendo que você fez overclock no sistema e ele falhou.

:oops: Vou ter que abrir outro tópico aqui no fórum com essa dúvida, porque não fiz overclock, não sei fazer e até o momento nem tenho necessidade... não entendi o porque dessa  mensagem... :tw_astonished:

• Curtir 1
Postado
Em 02/05/2016 às 13:12, Contiusa disse:

Vá em Botão Iniciar / Painel de Controle / Sistema e Segurança / Opções de Energia e deixe na opção "Equilibrado" se não estiver. Isso mantém o padrão clock e turbo do processador e os settings originais do BIOS.

@MichelleGomes Fez o procedimento que eu citei acima?

• Curtir 1
Postado

Sim, @Contiusa...Já está nesse padrão... inclusive, quando o computador entra em estado de espera, ao voltar, segundos depois, o computador desliga. Só volta a ligar quando aguardo um tempo, desligo da tomada e ligo novamente e ele já inicia com essa mensagem

• Curtir 1
Postado

@MichelleGomes Já tentou carregar no BIOS o "load optimized defaults"? Isso restaura os padrões de fábrica e anula qualquer overclock que aconteceu sem querer, por algum aplicativo que você tenha usado ou bug de sistema. Você pode perder algum setup com o reset do BIOS, mas coisa básica como data, etc.

Se continuar, melhor abrir um tópico na seção de Windows, sistemas, que eles ajudam você.

Mas troque a fonte, porque ela pode estar "brincando" com o seu BIOS ou as voltagens da placa-mãe, processador.

• Curtir 1
Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...