Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá, modifiquei uma fonte ATX 12 v para 14,40v para usar carregando uma bateria moura 60a, mas quando ligo os terminais nela a fonte desarma, como se a energia da bateria tivesse voltando para a fonte, ouvi falar que se eu colocar diodos no polo negativo dela a energia da bateria não volta pra fonte, mais ai está a minha duvida, qual diodo utilizar, por que já usei alguns na fonte só que parece que a energia que chega no final do diodo não vai para a bateria (na fonte da 14,40 antes do diodo, depois no final do diodo da Ex:13.8v e quando ligo na bateria cai pra 12.10v), alguém poderia me ajudar? 

Obrigado!

Postado

qual a potencia dessa atx?

Pelo seu relado parece que sua fonte não esta fornecendo corrente suficiente para sua bateria por isso desarma, sugiro que você coloque uma lampada de 25W 12V em serie.

• Membro VIP
Postado

Não tem como a bateria fazer voltar energia para sua fonte. O que acontece ai é que sua fonte está desarmando por excesso de corrente para cima da bateria...  Se sua fonte era um dessas porcarias de 12V x 9A não tem como ela ser transformada para 14,4 Volts por 20 Amperes... Balela.. Ela, por ser uma fonte fraca, entra em proteção ao ter de enfrentar a  bateria para carregar...

Coloque a lâmpada em série e levante a carga dessa bateria.. Penso que quando a bateria estiver quase toda carregada vais poder ligar a fonte diretamente sem que ela caia, desligue

Postado

A bateria está totalmente carregada, eu usaria a fonte para manter ela carregada e usaria a mesma também em um amplificador, usaria a fonte como um alternador... vejo que a solução será mesmo tirar a mão do bolso e comprar uma Chaveada kkkk 

Obs: eu estava tentei usar uma fonte que original dava 12v 22a deu no mesmo, mexia nela pra 13.80v ela também desarmava

Postado

Bem, como já dito, a bateria não está voltando tensão para a fonte. Como a corrente não é tão alta, diminui mais ainda ao elevar a tensão. Possivelmente terás problemas em manter um som muito potente alimentado com ela, mas ainda podes carregar a bateria um tanto quanto lentamente, desde que tenha paciência.

Observe que essa fonte tem um CI controlador de PWM que regula a tensão da fonte. Este CI é feito para manter as linhas de 3.3v, 5v e 12v estáveis. Ele também conta com proteções de sobretensão e subtensão, que desliga a fonte caso a tensão seja muito elevado ou baixo (o que está acontecendo com você).

Essas gambiarras tentam enganar o CI alterando o valor de referência. Poste mais detalhes sobre a "adaptação" que você fez, como fez, o que utilizou, diagramas, fotos, etc.

• Membro VIP
Postado

Coloque uma carga mínima nas saídas 5 e 3V3 (de fato na minha coloquei só no 5V). Sugiro 1A ou uma lâmpada 12V 10~20W. Isto é necessário pra enganar o pwm da fonte.

Postado

Olá, primeiro quero agradecer a ajuda de vocês e também a compreensão com um leigo se iniciando no mundo da eletrônica agora como eu, adaptação foi a seguinte, tirei o jumper que ligava os 12 volts na bobina, e fiz aquela famosa adaptação com um diodo zener 8v um diodo 1n4007 e um capacitor 16v 1000uf, ligado nos 5 volts dela e no 12v da mesma 

diagrama.PNG

Postado

amigo desculpa mais acho que você ainda não entendeu, eu te pedi a potencia da fonte e você me informou a tensão e corrente. Nao sei se você entendi as diferenças entre tensão,corrente,potencia, se você ainda não entendi sugiro que você veja algum video no youtube explicando do que se trata cada grandeza isso e importante Clique aqui.

Do mas a grosso modo, vou citar um exemplo do que ta acontecendo: Você esta tentando ligar uma fonte de 200W(watts) em um equipamento de 1000W(watts) isso é um exemplo estou falando a grosso modo, mas consegui entender que sua fonte não tem potencia suficiente para alimentar o equipamento? 

A questão da lampada seria para você conseguir controlar a corrente que ira passar nesse circuito, assim consequentemente você iria carregar sua bateria de modo mais lento mais conseguiria. 

Postado
2 horas atrás, milisiemens disse:

amigo desculpa mais acho que você ainda não entendeu, eu te pedi a potencia da fonte e você me informou a tensão e corrente. Nao sei se você entendi as diferenças entre tensão,corrente,potencia, se você ainda não entendi sugiro que você veja algum video no youtube explicando do que se trata cada grandeza isso e importante Clique aqui.

Do mas a grosso modo, vou citar um exemplo do que ta acontecendo: Você esta tentando ligar uma fonte de 200W(watts) em um equipamento de 1000W(watts) isso é um exemplo estou falando a grosso modo, mas consegui entender que sua fonte não tem potencia suficiente para alimentar o equipamento? 

A questão da lampada seria para você conseguir controlar a corrente que ira passar nesse circuito, assim consequentemente você iria carregar sua bateria de modo mais lento mais conseguiria. 

Desculpe mas como disse sou bem leigo em eletrônica mas obrigado pela paciência, eu sei o que é  potência, só que as vezes comparo potência a tudo, tensão, corrente kkk enfim,  Vou marcar o tópico  como resolvido por que estou montando uma fonte com um trafo de nobreak. 

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!