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GuilhermeO18

Controle de motor de alta potência dc

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Pessoal preciso de ajuda.

Eu estou montando um projeto de um carro elétrico e preciso saber qual é o melhor método para o controle de velocidade.

O motor é DC, 24V com corrente nominal de 70A.

Pensei no uso de IGBTs ou uma ponte H que suporte a potência.

Obrigado desde já.

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Por que não utilizar um controle PWM?

 

A ponte H é utilizada para inverter o sentido da rotação.

Editado por ljMonteiro

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2 horas atrás, Dom Bonilla disse:

Acho que esse produto pode ser o mais próximo de sua necessidade:

 

http://www.weg.net/br/Produtos-e-Servicos/Drives/Inversores-de-Frequencia/CVW300

 

Esse aí é um inversor.

Gera tensão AC na saída. 

 

Este queimaria o motor do amigo. 

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@albert_emule, na pg  37 do manual fala em Vcc quando diz a tensão de saída (Vcc/√²). A única coisa que notei e não verifiquei, é que é para motores Vcc trifásicos.

@GuilhermeO18, seu motor é monofásico ou trifásico?

 

http://ecatalog.weg.net/files/wegnet/WEG-cvw300-guia-de-instalacao-10002824434-manual-portugues-br.pdf

Editado por Dom Bonilla

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5 horas atrás, GuilhermeO18 disse:

@ljMonteiro Como é um motor para um carro elétrico, presciso da ponte H para a ré. Qual controle PWM? PWMs só são para motores de passo não?

 

Não. Você precisa de uma ponte H.

Daí precisa de um controlador que gere PWM bipolar.

O melhor seria PWM unipolar, porém o circuito se torna complexo Veja: 

imageproxy.php?img=http%3A%2F%2Fwww.proc

 

Esqueça a onda senoidal que está sendo modulada. No seu caso, para manter o motor parado, o sinal PWM estaria em zero. Sem nenhum sinal.

Para começar a fazê-lo girar para a direita, em baixa velocidade, teria um PWM com pulsos finos, só a parte de cima do gráfico.

 

Para girar com toda a potência ainda para a direita, teria só a parte de cima do gráfico, só que com 100% de Duty-cycle.

 

Para fazer girar para a esquerda, é o mesmo processo, só que com apenas a parte de baixo do gráfico. 

 

 

Já o modulador de PWM bipolar é mais simples e dá para ser feito com um CI SG3524:

imageproxy.php?img=http%3A%2F%2Fwww.anal

 

Novamente esqueça a onda senoidal que está sendo modulada. 

Porém aqui funciona um pouco diferente:

Durante todo o tempo seu motor irá receber sinal PWM, mesmo quando estiver parado.

 

Contudo o sinal PWM é de 20Khz, e as bobinas de seu motor respondem a esta freqüência com elevadíssima impedância.

 

Quando o motor estiver parado, o PWM estará com 50% de Duty-cycle.

Para movimentar com baixa velocidade para a direita, a largura dos pulsos do lado de cima estará levemente mais larga que a largura do lado de baixo. 

 

Para movimentar com toda a potência pro lado direito, a largura dos pulsos do lado de cima estarão quase em 100% de Duty-cycle, eu diria que em 99% de  Duty-cycle.

Já a parte de baixo estará em 1% de  Duty-cycle

 

Para movimentar pro lardo esquerdo, é o mesmo processo, só que ao contrário. 

 

 

Logo em seguida vou postar um circuito modulador de PWM bipolar, feito com SG3524. 

 

 

 

 

 

 

 

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Aqui está o modulador de PWM Bipolar:

Quando o potenciômetro ficar centralizado, fará o motor ficar parado. Quando estiver voltado para a esquerda, fará o motor girar para esquerda, e quanto mais estiver voltado para a esquerda, maior será a velocidade.

 

Para a direita será o mesmo processo.    

13183028_896506123810695_1983162380_n.pn

 

 

 

Deve utilizar dois IR2110 para acionar a ponte H:

 

circuit-diagram-of-h-bridge-using-IR2110

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