Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
reinserkmo

Simulação de circuito trifásico

Recommended Posts

Boa noite pessoal,

 

Preciso simular  dois circuitos trifásicos, e obter  os gráficos da tensão de linha, as correntes de fase, e da potência porém acredito que o proteus não tem wattimetro.r2.pngComo devo prosseguir?

 

Obrigado

r1.png

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
2 horas atrás, mroberto98 disse:

 

@albert_emule

LTspice tem wattímetro? 

 

Wattímetro tem sim.

Coloque o cursor no ponto que você quer medir a potência e aperte a tecla Alt.

Vai aparecer um termômetro. Aí você clica com o direito do mouse que a potência vai ser exibida. 

 

Porém o software mostra um instantâneo da potência.

Para mostrar a potência RMS tem que apertar Ctrl e clicar com o direito num código que aparece na tela que mostra a onda. 

 

O LTspice possui muitas analises em AC. Eu que não sei usar. 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
25 minutos atrás, aphawk disse:

@reinserkmo ,

 

Que tal colocar um medidor de tensão AC e um medidor de corrente AC ??? Um multiplicado pelo outro é o seu wattímetro...

 

 

Paulo

 

Boa.

 

Mas como um wattímetro lida com energia reativa? 

Ao que eu saiba, aqueles wattímetro residenciais não contabilizam a energia reativa. Mesmo que tenha, o disco só gira com a ativa hehehe. 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Segue um exemplo com Simetrix.

Está difícil, pois TODAS as curvas se encontram nesta figura.

V1 = 127V, 60Hz, fase zero

V2 = 127V, 60Hz, fase 120º

V3 = 127V, 60Hz, fase 240º

As curvas de V1, V2, V3, I1, I2 e I3 estão no gráfico inferior. Observe que tem os eixos verticais das tensões e das  correntes. Vide o circuito na parte superior.

Os três gráficos de cima contém o produto das tensões das fontes com as suas correntes. São as que possuem a mesma amplitude. São V1 * I1, V2 * I2 e V3 * I3.

O gráfico de cima também possui ads potências nos resistores. Como você sabe, os capacitores (ideais) não consomem potência. Então a potência dissipada por cada resistor deve ser igual à potência fornecida por cada fonte.

Sendo assim, Pedi para calcular o VALOR MÉDIO DO PRODUTO V * I (que são as potências) das três curvas.

Estes valores fornecidos devem ser iguais aos valores consumidos, sendo assim, compare os valores das potências constantes entre o diagrama e os gráfico. Você vai observar que são idênticos, a menos de aproximações. (6,2...W).

O erro se encontra nas aproximações dos cálculos, no detalhe de que as ondas não começaram no tempo menos infinito e que a simulação termina em um segundo. Outra fonte de erro provém do intervalo usado nos cálculos. Neste caso se encontra em 10ns.

Bom.

Você já tem todas as informações para fazer o seu exemplo sozinho.

Bons cálculos e simulações.

Em tempo: O Simetrix permite que você coloque cada curva também e um gráfico, mas eu achei melhor não fazer (preguiça) hehehe.

MOR_AL

 

Power.jpg

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

@reinserkmo ,

 

O Proteus tem sim um Wattimetro...... e tem como configurar no wattimetro o angulo de fase, que eu não sei o que é kkkkk , o valor default desse angulo é de 60 graus, e eu deixei assim, mas na minha simulação eu coloquei também o voltímetro AC e o amperímetro AC em uma das cargas, e multiplicando deu exatamente o mesmo valor que o wattimetro mostrou..... então fiquei sem saber para que serve informar esse angulo....

 

Mas não faço ideia se isso é potência ATIVA ou potência TOTAL.

 

Paulo

Capture1.PNG

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Se as três senoides estiverem com o mesmo defasamento, então a DDP na carga é zero, já que as tensões são iguais e com mesma fase.

Em um circuito trifásico, a fase A pode ser considerada como 127Vca, ângulo de fase Zero. 

A fase B, pode ser considerada como 127Vca com uma defasagem de 120º em relação a fase A.

A fase C, pode ser considerada como 127Vca com uma defasagem de 240º em relação a fase A.

Assim, todas as três fases estarão defasadas ENTRE SÍ de 120º. 

A equação da senoide é:

127 * raiz de 2 * seno (wt +fase)

127 * raiz de 2 = 179,6

w = 2 * pi * f = 6,28 * 60 = 377

 então a equação da senóide fica:

179,6 * sen (377 * t + fase)

Isto significa que, por exemplo, enquanto a fase A estiver no instante t = 0 ; 179,6 * sen (377 * 0 + 0) = 0V.

Neste mesmo instante a fase B valerá 179,6 * sen (377 * 0 + 120) = 179,6 * 0,8660 = 155,54V

E a fase C valerá: 179,6 * sen (377 * 0 + 240) = -155,54.

A defasagem entre as três fases produz uma ddp entre elas. Essa ddp, aplicada a três cargas em forma de triângulo (como originalmente no circuito do nosso colega e não na forma de estrela, como no circuito do Aphawk), envia energia às três cargas. Como as três cargas possuem o mesmo valor, então elas receberão a mesma potência.

Por favor, leiam com mais atenção minha postagem anterior, que nela constam todas as medidas.

O chato é que o autor do tópico postou sua dúvida na quinta-feira e hoje, segunda-feira, apesar de termos resolvido a metodologia para ele poder resolver o problema que ele criou, ele ainda não se pronunciou. 

É por essas e outras do mesmo tipo, que recaímos no mesmo erro ao responder às questões apresentadas.

Sugiro aos participantes, que costumam responder as questões, continuem fazendo, porém mostrando o caminho das pedras e não a solução. Apresentando a solução, o requerente não aprende, apenas copia e o futuro fica cada vez mais incerto para ele. 

Observem que não respondi a pergunta, apenas fiz um exemplo com os meus valores e não os dele.

MOR_AL

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

@MOR ,

 

O circuito que eu simulei foi o SEGUNDO proposto pelo autor.... não mudei a topologia. Na sua simulação, você fez o primeiro circuito, que realmente tem mesmo outra topologia em relação ao que fiz.

 

Mas você tem razão em tudo o que disse sobre a gente perder tempo quando o autor simplesmente desaparece.... Eu poderia ter postado o arquivo com a simulação, mas prefere deixar para o autor fazer ele mesmo todo o processo, pois assim se aprende muito mais.... e mesmo assim foi pura perda de tempo....

 

Eu realmente nunca havia usado o Wattímetro do Proteus, e só quando eu resolvi fazer  a medida usando os instrumentos Amperímetro e Voltímetro separados conforme havia falado logo no início é que notei que existe um Wattímetro no Proteus 8 .....

 

Mas continuo curioso sobre o tal angulo de fase que existe dentro do Wattimetro .... vou pesquisar no site do fabricante.

 

Paulo

 

 

 

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Desculpem a demora para responder, semana de provas na faculdade... inclusive tenho prova de eletrônica hoje.Quanto a simulação, eu acabei colocando uma probe de corrente e uma probe de tensão nas linhas e gerei o gráfico da potência multiplicando o as duas probes.

No primeiro experimento (em estrela), o valor bateu com o esperado, no laboratório obtivemos 60 W na soma dos dois wattímetros, e no proteus a multiplicação não deu certo.

Já no segundo experimento (em delta), não conseguir fazer os resultados baterem, e como o relatório era para sexta feira, acabei deixando sem o gráfico da potência do segundo experimento.

 

Obrigado aos que ajudaram, e desculpem a demora.

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

@aphawk

Eu peço desculpas. Pensei que ambos os diagramas eram semelhantes e nem atentei para o segundo.

 

@reinserkmo

Não tem problema!

Da próxima vez, poste a dúvida com um pouco mais de tempo. Assim poderemos lhe conduzir à solução do seu problema a tempo de você aprender e poder apresentá-lo de modo integral.

Um detalhe. A multiplicação é a primeira de duas etapas.

A multiplicação fornece uma FUNÇÃO no tempo. Para chegar AO VALOR da potência é necessário integrar, ou achar o VALOR MÉDIO da função obtida, já que este valor considera a potência desde menos infinito dos tempos (junto com o Big Bang, hehehe), até o final dos tempos, quando até os buracos negros se desintegrarem.

MOR_AL

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

@MOR ,

 

Opa meu amigo, que isso, não tem de pedir desculpas coisa nenhuma !!!

 

A gente quer ajudar, e muitas vezes na pressa e vontade acabamos por deixar de notar algumas coisas, isso é natural !

 

Sobre o wattimetro do Proteus.... :

 

- A fabricante do software resolveu incluir o wattimetro a pedido de um usuário. Mas disseram que fazer os cálculos de maneira a considerar os fasores de tensão e corrente daria muito trabalho e teriam de mudar muita coisa na estrutura do programa, então como "paliativo" deixaram para o usuário colocar o ângulo da fase, e para tal sugeriram utilizar o osciloscópio para visualizar essa diferença de fase e assim informar o ângulo, e com isso o wattimetro fornece o valor correto.... 

 

Vários outros usuários já reclamaram que o certo seria corrigir para que os cálculos sejam feitos no próprio programa, mas a fabricante informou que isso não está nas prioridades.

 

Parece piada né ?

 

Paulo

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora





Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×