Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
reinserkmo

Simulação de circuito trifásico

Recommended Posts

Boa noite pessoal,

Preciso simular  dois circuitos trifásicos, e obter  os gráficos da tensão de linha, as correntes de fase, e da potência porém acredito que o proteus não tem wattimetro.r2.pngComo devo prosseguir?

Obrigado

r1.png

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites
2 horas atrás, mroberto98 disse:

@albert_emule

LTspice tem wattímetro? 

Wattímetro tem sim.

Coloque o cursor no ponto que você quer medir a potência e aperte a tecla Alt.

Vai aparecer um termômetro. Aí você clica com o direito do mouse que a potência vai ser exibida. 

Porém o software mostra um instantâneo da potência.

Para mostrar a potência RMS tem que apertar Ctrl e clicar com o direito num código que aparece na tela que mostra a onda. 

O LTspice possui muitas analises em AC. Eu que não sei usar. 

Compartilhar este post

Link para o post
25 minutos atrás, aphawk disse:

@reinserkmo ,

Que tal colocar um medidor de tensão AC e um medidor de corrente AC ??? Um multiplicado pelo outro é o seu wattímetro...

Paulo

Boa.

Mas como um wattímetro lida com energia reativa? 

Ao que eu saiba, aqueles wattímetro residenciais não contabilizam a energia reativa. Mesmo que tenha, o disco só gira com a ativa hehehe. 

Compartilhar este post

Link para o post

Segue um exemplo com Simetrix.

Está difícil, pois TODAS as curvas se encontram nesta figura.

V1 = 127V, 60Hz, fase zero

V2 = 127V, 60Hz, fase 120º

V3 = 127V, 60Hz, fase 240º

As curvas de V1, V2, V3, I1, I2 e I3 estão no gráfico inferior. Observe que tem os eixos verticais das tensões e das  correntes. Vide o circuito na parte superior.

Os três gráficos de cima contém o produto das tensões das fontes com as suas correntes. São as que possuem a mesma amplitude. São V1 * I1, V2 * I2 e V3 * I3.

O gráfico de cima também possui ads potências nos resistores. Como você sabe, os capacitores (ideais) não consomem potência. Então a potência dissipada por cada resistor deve ser igual à potência fornecida por cada fonte.

Sendo assim, Pedi para calcular o VALOR MÉDIO DO PRODUTO V * I (que são as potências) das três curvas.

Estes valores fornecidos devem ser iguais aos valores consumidos, sendo assim, compare os valores das potências constantes entre o diagrama e os gráfico. Você vai observar que são idênticos, a menos de aproximações. (6,2...W).

O erro se encontra nas aproximações dos cálculos, no detalhe de que as ondas não começaram no tempo menos infinito e que a simulação termina em um segundo. Outra fonte de erro provém do intervalo usado nos cálculos. Neste caso se encontra em 10ns.

Bom.

Você já tem todas as informações para fazer o seu exemplo sozinho.

Bons cálculos e simulações.

Em tempo: O Simetrix permite que você coloque cada curva também e um gráfico, mas eu achei melhor não fazer (preguiça) hehehe.

MOR_AL

Power.jpg

Compartilhar este post

Link para o post

@reinserkmo ,

O Proteus tem sim um Wattimetro...... e tem como configurar no wattimetro o angulo de fase, que eu não sei o que é kkkkk , o valor default desse angulo é de 60 graus, e eu deixei assim, mas na minha simulação eu coloquei também o voltímetro AC e o amperímetro AC em uma das cargas, e multiplicando deu exatamente o mesmo valor que o wattimetro mostrou..... então fiquei sem saber para que serve informar esse angulo....

Mas não faço ideia se isso é potência ATIVA ou potência TOTAL.

Paulo

Capture1.PNG

Compartilhar este post

Link para o post

Se as três senoides estiverem com o mesmo defasamento, então a DDP na carga é zero, já que as tensões são iguais e com mesma fase.

Em um circuito trifásico, a fase A pode ser considerada como 127Vca, ângulo de fase Zero. 

A fase B, pode ser considerada como 127Vca com uma defasagem de 120º em relação a fase A.

A fase C, pode ser considerada como 127Vca com uma defasagem de 240º em relação a fase A.

Assim, todas as três fases estarão defasadas ENTRE SÍ de 120º. 

A equação da senoide é:

127 * raiz de 2 * seno (wt +fase)

127 * raiz de 2 = 179,6

w = 2 * pi * f = 6,28 * 60 = 377

então a equação da senóide fica:

179,6 * sen (377 * t + fase)

Isto significa que, por exemplo, enquanto a fase A estiver no instante t = 0 ; 179,6 * sen (377 * 0 + 0) = 0V.

Neste mesmo instante a fase B valerá 179,6 * sen (377 * 0 + 120) = 179,6 * 0,8660 = 155,54V

E a fase C valerá: 179,6 * sen (377 * 0 + 240) = -155,54.

A defasagem entre as três fases produz uma ddp entre elas. Essa ddp, aplicada a três cargas em forma de triângulo (como originalmente no circuito do nosso colega e não na forma de estrela, como no circuito do Aphawk), envia energia às três cargas. Como as três cargas possuem o mesmo valor, então elas receberão a mesma potência.

Por favor, leiam com mais atenção minha postagem anterior, que nela constam todas as medidas.

O chato é que o autor do tópico postou sua dúvida na quinta-feira e hoje, segunda-feira, apesar de termos resolvido a metodologia para ele poder resolver o problema que ele criou, ele ainda não se pronunciou. 

É por essas e outras do mesmo tipo, que recaímos no mesmo erro ao responder às questões apresentadas.

Sugiro aos participantes, que costumam responder as questões, continuem fazendo, porém mostrando o caminho das pedras e não a solução. Apresentando a solução, o requerente não aprende, apenas copia e o futuro fica cada vez mais incerto para ele. 

Observem que não respondi a pergunta, apenas fiz um exemplo com os meus valores e não os dele.

MOR_AL

Compartilhar este post

Link para o post

@MOR ,

O circuito que eu simulei foi o SEGUNDO proposto pelo autor.... não mudei a topologia. Na sua simulação, você fez o primeiro circuito, que realmente tem mesmo outra topologia em relação ao que fiz.

Mas você tem razão em tudo o que disse sobre a gente perder tempo quando o autor simplesmente desaparece.... Eu poderia ter postado o arquivo com a simulação, mas prefere deixar para o autor fazer ele mesmo todo o processo, pois assim se aprende muito mais.... e mesmo assim foi pura perda de tempo....

Eu realmente nunca havia usado o Wattímetro do Proteus, e só quando eu resolvi fazer  a medida usando os instrumentos Amperímetro e Voltímetro separados conforme havia falado logo no início é que notei que existe um Wattímetro no Proteus 8 .....

Mas continuo curioso sobre o tal angulo de fase que existe dentro do Wattimetro .... vou pesquisar no site do fabricante.

Paulo

Compartilhar este post

Link para o post

Desculpem a demora para responder, semana de provas na faculdade... inclusive tenho prova de eletrônica hoje.Quanto a simulação, eu acabei colocando uma probe de corrente e uma probe de tensão nas linhas e gerei o gráfico da potência multiplicando o as duas probes.

No primeiro experimento (em estrela), o valor bateu com o esperado, no laboratório obtivemos 60 W na soma dos dois wattímetros, e no proteus a multiplicação não deu certo.

Já no segundo experimento (em delta), não conseguir fazer os resultados baterem, e como o relatório era para sexta feira, acabei deixando sem o gráfico da potência do segundo experimento.

Obrigado aos que ajudaram, e desculpem a demora.

Compartilhar este post

Link para o post

@aphawk

Eu peço desculpas. Pensei que ambos os diagramas eram semelhantes e nem atentei para o segundo.

@reinserkmo

Não tem problema!

Da próxima vez, poste a dúvida com um pouco mais de tempo. Assim poderemos lhe conduzir à solução do seu problema a tempo de você aprender e poder apresentá-lo de modo integral.

Um detalhe. A multiplicação é a primeira de duas etapas.

A multiplicação fornece uma FUNÇÃO no tempo. Para chegar AO VALOR da potência é necessário integrar, ou achar o VALOR MÉDIO da função obtida, já que este valor considera a potência desde menos infinito dos tempos (junto com o Big Bang, hehehe), até o final dos tempos, quando até os buracos negros se desintegrarem.

MOR_AL

Compartilhar este post

Link para o post

@MOR ,

Opa meu amigo, que isso, não tem de pedir desculpas coisa nenhuma !!!

A gente quer ajudar, e muitas vezes na pressa e vontade acabamos por deixar de notar algumas coisas, isso é natural !

Sobre o wattimetro do Proteus.... :

- A fabricante do software resolveu incluir o wattimetro a pedido de um usuário. Mas disseram que fazer os cálculos de maneira a considerar os fasores de tensão e corrente daria muito trabalho e teriam de mudar muita coisa na estrutura do programa, então como "paliativo" deixaram para o usuário colocar o ângulo da fase, e para tal sugeriram utilizar o osciloscópio para visualizar essa diferença de fase e assim informar o ângulo, e com isso o wattimetro fornece o valor correto.... 

Vários outros usuários já reclamaram que o certo seria corrigir para que os cálculos sejam feitos no próprio programa, mas a fabricante informou que isso não está nas prioridades.

Parece piada né ?

Paulo

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais