Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Comportamento irregular do hd


Posts recomendados

Prezados colegas do Forum CdH,

 

estou com um problema bastante curioso. Hoje, 28/05, percebi que o meu HD externo (WD MyBook 3 TB) estava extremamente lento ao tentar assistir um seriado. O vídeo travava e eu percebia a dificuldade do HD em ler o arquivo. Testei com outros arquivos e verifiquei o mesmo comportamento na maioria das vezes, mas raramente o vídeo rodava fluido, como se não houvesse problema.

 

Pra resumir a história, após fazer a verificação do HD com o CrystalDiskInfo, tomei um susto ao ver o que está na imagem que anexei (figura 1).

 

cdi_error.PNG

 

Corri pra fazer o backup das coisas mais importantes (já que este é o único disco com 3 TB que tenho aqui, muitas coisas ficarão de fora) e, pra minha supresa, vi que no meio da transferência que oscilava entre 300 KBps e 700 KBps, de repente a velocidade pulava para mais de 60 MBps e se mantinha até o final (figura 2).

 

sg_transf.PNG

 

Parece que depois que o HD "pega o tranco" ele prossegue normalmente com as leituras. Isso poderia ser um erro no software ou controlador dele, visto que o disco está aparentemente saudável (o programa não acusa bad blocks ou bad sectors)?

 

Entre uma transferência e outra deixei ele parar e a velocidade voltou a cair pra ordem das centenas de KB. Esperei um pouco e ele voltou às velocidades normais.

 

Se puderem esclarecer o que está acontecendo, agradeço.

 

PS: só no ano passado descobri que os discos com 3 TB são estatisticamente mais suscetíveis a erros e falhas fatais. Vou tentar comprar um HD de 2TB para agora e mais tarde fazer um RAID1 com 2 HDs de 4 TB (ou passar tudo pra nuvem).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Torcer não resolve nada, mas torça para esse "Read Error Rate" ser um bug.

E, se possível, corra logo atrás da garantia, porque esse monstro de 3Tb pode estar condenado.

Esse atributo "Read Error Rate" está relacionado a erros de leitura, provavelmente por problemas nas cabeças ou má condição da superfície do disco.

Esse hd poderá falhar em breve.

 

Edit - por acaso você:

 

1 - Derrubou o HD ou bateu nele, mesmo de leve, principalmente quando estava funcionando?

2 - Costuma apoiar ele em algum local que vibra, como uma caixa acústica, por exemplo?

3 - Você sempre ejeta ele via comando do Windows, antes de removê-lo?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 horas atrás, Wal SJC disse:

Torcer não resolve nada, mas torça para esse "Read Error Rate" ser um bug.

E, se possível, corra logo atrás da garantia, porque esse monstro de 3Tb pode estar condenado.

Esse atributo "Read Error Rate" está relacionado a erros de leitura, provavelmente por problemas nas cabeças ou má condição da superfície do disco.

Esse hd poderá falhar em breve.

 

Edit - por acaso você:

 

1 - Derrubou o HD ou bateu nele, mesmo de leve, principalmente quando estava funcionando?

2 - Costuma apoiar ele em algum local que vibra, como uma caixa acústica, por exemplo?

3 - Você sempre ejeta ele via comando do Windows, antes de removê-lo?

 

É, Wal, eu sei que torcer não resolve. Por isso já estou fazendo o backup de tudo que considero "essencial" hehe.

 

O que me deixou com uma pulga atrás da orelha é ele estar funcionando aparentemente bem depois de um período em que a leitura fica lenta.

 

Eu sempre deixo ele em cima da mesa onde uso o PC. O Desktop fica apoiado em outra mesa, justamente pra evitar vibrações e melhorar meu espaço útil.

 

Eu não costumo ejetá-lo, pra falar a verdade. Quando quero usá-lo eu ligo-o ao PC e só tiro quando desligo tudo. Quando o PC desliga ele também o faz automaticamente.

 

Tenho suspeitas de que a pessoa que vem fazer a faxina aqui em casa pode ter deixado ele tombar de lado, mas obviamente não tenho como comprovar isto.

 

Infelizmente a garantia já foi embora há exatamente um ano (05/2015). Outra suspeita que eu tenho é a alta taxa de falha desses HDs de 3 TB, comparado a outros discos.

 

Por fim, vou procurar comprar um HD de 2 TB de emergência e assim que possível, comprar uns dois de 4 TB. Cada dia mais eu percebo que o único caminho seguro pra não perder arquivos importantes é a maior redundância possível.

 

Se mais alguém quiser comentar, fique à vontade.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá xineis.

 

É uma pena saber que seu My Book está apresentando problemas.

 

Quanto ao "Read Error Rate" ou Ratio de Erro de Leitura, ele armazena dados relativos à taxa de leitura de erros do hardware que ocorreram durante a leitura de dados a partir de uma superfície do disco. O valor bruto diferencia de acordo com o fabricante de HD e muitas vezes não é significativa como um número decimal.

 

Por isso você tem percebido as diferenças nas taxas de leitura, i que pode significar um erro mecânico da cabeça de leitura de seu HD. Neste caso a melhor solução seria trocar o HD. Mas aconselho você a usar o Data Lifeguard Diagnostic da WD para testar seu HD, pois como expliquei acima, os parâmetros do SMART variam entre os fabricantes de HD.

 

Aqui o link para baixar: http://products.wdc.com/support/kb.ashx?id=UJmM3y

Por fim concordo contigo sobre o fato de redundância ser importante. Por isso os HDs reservados a backup devem ser única e exclusivamente usados para esse fim e nada mais.

 

No momento uso 2 HDs externos para backup, mas estou guardando uma grana para comprar um NAS.

 

Depois poste aqui como ficou seu caso.

 

Abraço.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@LuftVanship_WD,obrigado pelo esclarecimento.

 

Eu estou esperando a oportunidade de comprar 2 HDs para tentar salvar os dados que ainda ficaram no HD externo defeituoso.

Vou substituir o externo e adicionar um outro ao desktop para usá-lo como armazenamento em si.

 

Meu erro foi utilizar o HD externo como backup e armazenamento de outros arquivos grandes. Ainda bem que boa parte das fotos e documentos estão também salvos na "nuvem".

 

Assim que chegarem os HDs eu falo como ficou a situação e faço outros testes no HD defeituoso.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!