Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
Marrafeiro

Arduino e motor dc

Recommended Posts

Tenho um protejo final em que tenho de utilizar um motor DC que terá de descer e subir, ou seja tem de inverter os polos. Mas que também de X em X segundos terá de parar e manter-se parado durante X segundos. Alguém me consegue ajudar como o conseguir?

Ja me disseram que tenho de usar uma Ponte H, mas que a ponte H não da para programar para parar o motor. Estou errado? 

Se alguém me conseguir ajudar agradecia imenso e que material precisaria para o fazer.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bom, pelo que eu sei, com ponte H você controla o sentido de rotação e a velocidade do motor. Ou seja, você pode deixar o motor:

- Parado; 

- Rodando no sentido horário;

- Rodando no sentido anti-horário;

Para manter a carga acoplada no motor em repouso, imagino que seja necessário uma caixa de engrenagens (um dispositvo mecânico, a parte). 

Se deseja somente o controle de parado, horário e anti-horário (sem o controle de velocidade), te sugiro usar 2 relés. Caso tenha interesse, comente, posso especificar. 

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post
10 horas atrás, Marrafeiro disse:

Sim se poder fazer isso, sim estou interessado

A dica do @aphawk é bem legal, pois o  L298N é uma ponte H e pode controlar o sentido de rotação e a velocidade (de até 2 motores, por sinal).

Más é sempre bom conhecer todos os caminhos possíveis ao fazer uma viagem, e escolher o melhor. (Eu particularmente não tenho o L298N, más tenho vários relés 5v e alguns transistores, tenho também módulos relés, portanto, para mim, não é intensante usar o L298N, más para você talvez seja.  

Voltando a ideia dos relés, segue uma imagem de como usar os módulos relés. Caso não tenha os módulos relés e tenha os relés (5v, é claro) você terá que usar um transistor para acionar o mesmo, como mostrado na outra imagem.

Caso prefira usar o L298N, da uma olhada nessa página: http://blog.filipeflop.com/motores-e-servos/motor-dc-arduino-ponte-h-l298n.html

Qualquer dúvida pode falar... 

k.jpg

l.jpg

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais