Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
-GabrieL-

Ssd com problema ou não é compatível?

Recommended Posts

Recentemente comprei um SSD modelo SAMSUNG 850 EVO (250) e instalei o windows 7.. porém ele tá mt lento e fica travando.. gostaria de saber se alguém já passou por isso ou pode me dar uma luz.

minhas configurações são as seguintes:

Processador: Intel Core 2 Duo E7400

placa-mãe: Positivo POS-MIG31AG

Placa de Vídeo: AMD Radeon HD 6670

Fonte: Corsair cx430

Memoria ram:  4gb DDR2 (2 pentes de 2gb)

a minha placa-mãe é sata II, não sei se pode ser algo relacionado a isso.. e é bem antiga também (comprei meu PC em 2008 se não me engano).. irei trocar futuramente (placa-mãe, processador e memoria ram), mas pensei primeiro em investir no SSD, pois li bastante a respeito e mesmo tendo uma config sata II compensava como investimento.. 

Também pensei que poderia ser a versão do windows.. ou que a mesma poderia estar com algum problema..

obs: a instalação do windows 7 demorou MUITO.. (a partir daí ja tinha notado o problema)..

obs2: também notei que algumas opções que deveria ativar para o bom funcionamento do SSD não estavam presentes na minha bios.. talvez possa ser isso também..

Se alguem puder me ajudar.. 

Obrigado!!

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites
38 minutos atrás, -GabrieL- disse:

Recentemente comprei um SSD modelo SAMSUNG 850 EVO (250) e instalei o windows 7.. porém ele tá mt lento e fica travando.. gostaria de saber se alguém já passou por isso ou pode me dar uma luz.

minhas configurações são as seguintes:

Processador: Intel Core 2 Duo E7400

placa-mãe: Positivo POS-MIG31AG

Placa de Vídeo: AMD Radeon HD 6670

Fonte: Corsair cx430

Memoria ram:  4gb DDR2 (2 pentes de 2gb)

a minha placa-mãe é sata II, não sei se pode ser algo relacionado a isso.. e é bem antiga também (comprei meu PC em 2008 se não me engano).. irei trocar futuramente (placa-mãe, processador e memoria ram), mas pensei primeiro em investir no SSD, pois li bastante a respeito e mesmo tendo uma config sata II compensava como investimento.. 

Também pensei que poderia ser a versão do windows.. ou que a mesma poderia estar com algum problema..

obs: a instalação do windows 7 demorou MUITO.. (a partir daí ja tinha notado o problema)..

obs2: também notei que algumas opções que deveria ativar para o bom funcionamento do SSD não estavam presentes na minha bios.. talvez possa ser isso também..

Se alguem puder me ajudar.. 

Obrigado!!

Bom dia colega @-GabrieL- :thumbsup:

Não tenho informações técnicas para resolver seus problemas, mas eu apostaria que eles estão sendo causados pelos controladores SATA da sua placa-mãe (que não consegui descobrir quais são). Além disso, provavelmente esta placa-mãe não tem modo AHCI (novamente, não consegui encontrar informações se ela possui). O mais correto a se fazer seria testá-lo em uma placa-mãe atual, com controladores SATA modernos, em uma porta SATA III (6gbs). Somente assim você poderá confirmar se o SSD está rodando corretamente.

Utilize o programa AS SSD para verificar a pontuação dele. Eu diria que, se você testá-lo em uma placa-mãe com todos os pré-requisitos, este SSD deverá ter uma pontuação de 750 ou maior.

Boa sorte! :)

Editado por braconius
  • Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

O @Foxwalt instalou um SSD em uma placa-mãe com SATA 1 e disse que o PC ficou um foguete! Hahaha

Talvez ele possa explicar se mexeu em alguma função da BIOS.

• Curtir 2

Compartilhar este post

Link para o post
39 minutos atrás, braconius disse:

Bom dia colega @-GabrieL- :thumbsup:

Não tenho informações técnicas para resolver seus problemas, mas eu apostaria que eles estão sendo causados pelos controladores SATA da sua placa-mãe (que não consegui descobrir quais são). Além disso, provavelmente esta placa-mãe não tem modo AHCI (novamente, não consegui encontrar informações se ela possui). O mais correto a se fazer seria testá-lo em uma placa-mãe atual, com controladores SATA modernos, em uma porta SATA III (6gbs). Somente assim você poderá confirmar se o SSD está rodando corretamente.

Utilize o programa AS SSD para verificar a pontuação dele. Eu diria que, se você testá-lo em uma placa-mãe com todos os pré-requisitos, este SSD deverá ter uma pontuação de 750 ou maior.

Boa sorte! :)

To achando que é isso mesmo.. Vou testar em uma placa mais moderna, porque a partir daí vou constatar se o problema é na minha placa-mãe ou no SSD.. Valeu pela ajuda !! 

Achei o manual da placa .. mas não sei se tem alguma informação útil para o problema.. hehe..

PLACA MAE POSITIVO.pdf

Compartilhar este post

Link para o post
1 minuto atrás, -GabrieL- disse:

To achando que é isso mesmo.. Vou testar em uma placa mais moderna, porque a partir daí vou constatar se o problema é na minha placa-mãe ou no SSD.. Valeu pela ajuda !! 

Achei o manual da placa .. mas não sei se tem alguma informação útil para o problema.. hehe..

placa-mãe POSITIVO.pdf

Vamos lá:

Pelo documento que você disponibilizou, sabemos que o desempenho dele já está limitado por causa do SATAII. O controlador das portas SATA é o Intel ICH7, já é um tanto antigo, mas nunca lí alguma constatação relacionada à incompatibilidades, apesar de ser possível por se tratar de um SSD extremamente moderno.

A melhor coisa a fazer, de fato, é testá-lo em uma boa placa-mãe.

Boa sorte! =)

OBS: quando testar e for postar o resultado, me coloca na "cópia" para que eu possa ver sua postagem! :thumbsup:

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

@Zucchini Não lembro de alterar nada no computador em questão... E olha que a máquina é mais antiga ainda, a placa-mãe é uma Asus P5VDC-X com Sata I, ele tem apenas 1GB de memória ram DDR e o processador é um Pentium D945. Foi só plugar o SSD normalmente e formatar com o Windows 7 da maneira usual...

O computador não consegue aproveitar a capacidade máxima do SSD, mas ele ficou MUITO esperto. Aquela máquina tem mais de 10 anos de idade e é bem rápida para ligar/desligar e realizar tarefas simples como navegar na Internet e redigir documentos. Ele liga muito mais rápido que minha máquina mais potente que não tem SSD ainda.

Mantenho ele extremamente bem cuidado e quem usa não tem o que reclamar da performance dele, responde tudo de imediato... Não tem nem como perceber que se trata de uma máquina tão antiga. :D

Compartilhar este post

Link para o post

Bom dia...

Tenho um ssd sata3 em uma placa-mãe sata2 e é muito rápido, mesmo no inicio quando usava ele em modo IDE, já era rápido e olha que o meu é um kingston e seu samsung é superior. Como já mencionado, tente testar em outra placa-mãe e se o problema persistir corra trocar...

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais