Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Nobreak para fonte pfc ativo


Posts recomendados

Olá. Peço ajuda em algo meio polêmico. "Nobreak"!

 

Então, ando pesquisando demais sobre qual Nobreak adequado para uso.

Recentemente adquiri um PC gamer, e optei por uma fonte "Corsair RMX Series RM750X 750W PFC ATIVO". E onde eu moro de vez enquanto tem umas queda de energia. Andei pesquisando sobre Nobreak, e sei que devo usar um Nobreak senoidal on-line de dupla conversão, (que custa uma nota) que é o mais aconselhável pra esse tipo de fonte. E agora que vem a duvida. Como saber o "VA" do nobreak ideal para essa fonte?? Sei que tem que calcular o watts da fonte, mais watts do monitor e o fator de potência do nobreak, mas como calcular isso exatamente??

 

Se alguém souber de outro nobreak que eu posso tá utilizando, que seja compatível com a fonte, me indique por favor. Ou site com preços acessíveis.

Se for o caso de não precisar realmente de um nobreak, e que um filtro de linha bom, segura esse tipo de fonte. Me indiquem também.

 

Desde já agradeço.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Dimensionar um bom filtro de linha exige o conhecimento da topologia de entrada da internet ai na sua casa.

Como ela chega?

ADSL, sobre a linha telefônica?

Sobre a TV a cabo?

Via rádio?

Via fibra ótica?

 

E como ela é "distribuída"

Via fiação, cabo LAN?

Via WiFi?

 

Quanto ao no-break você já sabe, para fontes com PFC ativo o ideal é usar no-break on-line, dupla conversão e ponto.

 

Quanto ao dimensionamento tome a potência da fonte, divida pela eficiência e some cerca de 40 Watts da demanda de um monitor. Essa dai, em Watts, deverá ser a potência mínima do no-break.

O fp (fator de potência) do no-break é um dado que seu fabricante deve publicar. Se ele não publicou, se ele não declarou, esqueça dele, vá para outro no-break outro fabricante. Se ele não estiver de seu lado estará contra você.. Aproveite a dica e fuja desse dai.. Esse dai não quer ajudar a você resolver seu problema e sim quer resolver o dele que é vender..

De posse do fp do no-break saiba que potência em VA's = potência em Watts dividida pelo fp..

 

Porque uma fonte com tanta potência, 750 Watts??? Realmente era necessária tamanha potência???

 

Quando se erra no dimensionamento da fonte, quando se super dimensiona a mesma e depois se adota um no-break tem de super dimensionar o no-break também e isso custa caro..

 

Vejamos seu caso Potência fonte = 750 Watts e eficiência 90%

Potência necessária no no-break = 750 / 0,9 + 40 = 833 + 40 = 873 Watts.

 

Se o no-break que você escolher tiver fator de potência de 0,7 ele terá de poder entregar 873 / 0,7 = 1250 VA's

Simples os cálculos...

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eae Faller, respondendo as pergunta; Internet aqui chega via fibra ótica, e a distribuição WiFi. A fonte de 750W é recomendada para o meu PC, por motivo de ele possuir uma configuração um pouco exigente. Tem um site que faz a soma de todos componentes do computador e indica quanto Watts ele vai consumir.

 

Você me ajudou bastante com as dica. Com as conta que você realizou, já dá pra saber qual Nobreak ideal.

porém, por segurança e precaução, e caso eu venha fazer algum upgrade no PC (futuramente vou fazer), vou optar por um Nobreak de 2Kva. Infelizmente esses tipo de nobreak são caros, mas vai me atender bem. O mais barato que encontrei foi esse: (https://www.processtec.com.br/nobreak-2kva-lacerda-new-ms-monovolt-110v-000201111-010). Achei ele ideal.

 

Agora me dê sua opinião, no seu caso, com uma fonte dessa, PFC ativo. Você optaria por qual meio; Nobreak, filtro de linha ou direto na tomada??

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Com entrada da internet via fibra ótica e distribuição por WiFi não é necessário proteger nada mais do que a entrada de energia..

Um desses daqui estaria de bom tamanho: http://www.oficinadosbits.com.br/produto11302/Clamper_Protetor_Contra_Raiosco.html

 

Optaria, e opto na verdade, por um bom filtro de linha..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Guilherme OS disse:

Beleza. Gostei do desempenho desse filtro de linha. Vou optar por ele. Pode ligar o roteador nele? E caso fosse distribuição via fiação, cabo LAN? Qual me recomendaria?

Este: https://www.lojaclamper.com.br/index.php/clamper-multi-protec-o-transparente.html

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Se a internet adentrasse sua casa via sinal luminoso, dentro de uma fibra de vidro, que não consegue dar caminho para distúrbios elétricos, não necessitaria proteger até mesmo se a distribuição fosse via cabo lan.

Mas tome cuidado, alguma operadoras que se dizem via fibra ótica deixam o transdutor ótico lá no poste, na rua e adentram sua casa com lan, metálico.. Ai tem risco de carrear surtos de tensão via esse cabo..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!