Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Notebook hp sem áudio


Capss

Posts recomendados

Boa tarde!

Tenho um notebook da HP (Probook 4730s).

Meu problema é que ele não reproduz áudio, de forma alguma.

 

Não sou um expert tratando-se de drivers e hardware, porém, também não sou tão iniciante. Soluções como verificar o volume ou o áudio habilitado no windows, peço que sejam descartadas de início. Irei fornecer abaixo algumas informações que podem ajudar no caminho da solução.

 

Sistema Operacional

Windows 7 Ultimate 64 bits

 

Tenho o dvd de restauração para configurações de fábrica da HP?

Não tenho. Em minha última mudança o dvd quebrou e foi jogado fora.

 

Tenho a partição de recuperação da HP em meu HD?

Não tenho. É possível que um dia tive, mas não me recordo se deletei há bastante tempo.

 

Quando ocorreu o problema?

Após formatar o notebook e reinstalar os drivers, incluindo update da BIOS (este sendo o grande culpado, na minha opinião). As atualizações ocorreram com sucesso.

Procurei muito na internet sobre isto, e há vários usuários com reclamações a respeito de perda de áudio após update na BIOS. Mas não consegui solução para mim através das respostas deles.

 

Link dos drivers: 

http://h20564.www2.hp.com/hpsc/swd/public/readIndex?sp4ts.oid=5060894&swLangOid=31&swEnvOid=4059

 

O que já tentei?

Reinstalar os drivers, de áudio, vídeo, e etc, para as últimas versões e também versões anteriores, através do windows e também através do próprio site da HP. Isto não funcionou. 

Então, tentei atualizar a BIOS a partir do próprio computador, para uma versão anterior (a primeira lançada, do link dos drivers no site da HP). Porém, o computador não deixou fazer downgrade pois a versão a ser instalada é menor do que a atual. Então, tentei também fazer um USB bootable para reinstalar a BIOS. Consegui fazer a tela de update da BIOS aparecer no boot, porém, aparece mensagem informando que a atualização falhou (não indica o motivo, mas talvez seja o mesmo ao instalar diretamente com o windows ligado, que o motivo é por ser uma versão anterior).

Enfim, tentei tudo o que eu sabia e também o que eu não sabia, heheh.

Alguns fóruns na internet indicam este procedimento:

com o computador desligado, pressionar windows + B e após a tecla POWER por 3 segundos, e largar. Em 40 segundos apareceria a configuração para hard reset.

Mas, sem sucesso. Presumo que isto funcione caso ainda exista uma partição de recuperação no computador. Para mim, o computador ligou, piscando os leds (conforme diziam nos fóruns), mas a tela preta persistiu por até 5 minutos, sem nada acontecer, sendo necessário retirar da tomada para desligar. Detalhe: minha bateria já não funciona mais. Tentei diversas vezes.

 

Alguém conseguiria me ajudar, por gentileza?

Gostaria de retornar a BIOS para versão de fábrica, pois ela deve ser a grande culpada... afinal, formatei o pc novamente após isto, e testei o áudio novamente, com e sem drivers de áudio e vídeo, e nada. O computador executa como se o áudio estivesse funcionando, inclusive as "barrinhas verdes de som" no app volume da barra do windows, mas o som não sai. Acredito que esqueci de mencionar mas, instalei codecs também e atualizações do windows... sem solução.

 

Obrigado desde já.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 minutos atrás, Spectrum..!! disse:

Este SO que está usando não é o original, a versão, que acompanhou o produto. Já tentou com a versão original?

 

Olá, boa tarde!

Agradeço sua colaboração.

 

Na verdade eu realmente não sei a versão do sistema operacional original. Vocês se refere a versão, certo? O cd original eu não tenho...

 

há uma forma de descobrir a versão original dele?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 minutos atrás, Spectrum..!! disse:

Sim, não tem etiquetas na tampa do equipamento?

 

 

Bah! Sinceramente eu não me lembro. Terei que olhar para confirmar. Neste momento estou no trabalho, buscando por soluções e tentarei aplicá-las quando chegar em casa no final da tarde. Tentarei isto, com certeza. Muito obrigado pela dica!

 

Caso esta opção não dê resultado, o que mais eu poderia tentar?

 

Obrigado desde já.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vá em Painel de Controle/Som/Reprodução e veja quais são os dispositivos listados.

O dispositivo preferencial de reprodução (default) tem a marca de um círculo verde com um sinalzinho branco dentro.

voce pode mudar o dispositivo preferencial, marcando-o com um clique do mouse e depois clicando em "Definir Padrão / OK"

Teste o dispositivo que você habilitou como padrão, os demais não irão reproduzir som.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo, vou aqui dar 2 conselhos e não se tratam de "chamar a atenção" de ninguém.

 

  1. Nunca, mas nunca mesmo atualize a BIOS sem a real necessidade, pesquise e leia muito antes de realizar um upgrade de BIOS, que em muitos casos não precisa. Em raros casos a versão da sua BIOS nem existe no site do fabricante, portanto fique com ela do jeito que está.
  2. Com a chegada do Windows 7, este papo de ter que utilizar a versão ULTIMATE, torna-se desnecessária e incentivante à pirataria, não estou dizendo que é o seu caso. Não tem o porque de sair de uma versão Windows 7 Home Premium, que acredito que deva ser a sua original, para uma versão imediatamente superior ou mais.

No mais no que posso orientá-lo é que tente instalar a versão do SO original e depois sim os drivers originais da sua versão no site da HP.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Teste o Audio usando outro sistema operacional, um LiveCD Linux por exemplo.

 

Se funcionar sabe que é problema de S.O.

 

Agora, já vi alguns notebooks terem problema de áudio, alguns porque colocam alguns fones incompatíveis e causam problema no jack, outros porque conectam em equipamentos com impedância baixa, etc. Alguns modelos tem a parte de áudio modular, outros é na placa-mãe, a opção passa a ser usar placa de Som USB.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, Wal SJC disse:

Vá em Painel de Controle/Som/Reprodução e veja quais são os dispositivos listados.

O dispositivo preferencial de reprodução (default) tem a marca de um círculo verde com um sinalzinho branco dentro.

voce pode mudar o dispositivo preferencial, marcando-o com um clique do mouse e depois clicando em "Definir Padrão / OK"

Teste o dispositivo que você habilitou como padrão, os demais não irão reproduzir som.

 

 

Olá!

Sim, esta foi uma das primeiras coisas que tentei. O teste exibe as "barrinhas verdes" de áudio subindo e descendo, como se estivesse tudo ok, mas o áudio não sai.

Caso eu conecte um monitor ao notebook através de cabo HDMI, funciona... pois o som sai a partir do monitor conectado.

 

4 horas atrás, Spectrum..!! disse:

Amigo, vou aqui dar 2 conselhos e não se tratam de "chamar a atenção" de ninguém.

 

  1. Nunca, mas nunca mesmo atualize a BIOS sem a real necessidade, pesquise e leia muito antes de realizar um upgrade de BIOS, que em muitos casos não precisa. Em raros casos a versão da sua BIOS nem existe no site do fabricante, portanto fique com ela do jeito que está.
  2. Com a chegada do Windows 7, este papo de ter que utilizar a versão ULTIMATE, torna-se desnecessária e incentivante à pirataria, não estou dizendo que é o seu caso. Não tem o porque de sair de uma versão Windows 7 Home Premium, que acredito que deva ser a sua original, para uma versão imediatamente superior ou mais.

No mais no que posso orientá-lo é que tente instalar a versão do SO original e depois sim os drivers originais da sua versão no site da HP.

 

Olá, boa noite!

1. Sim, aprendi isto desta forma cruel, heheh. Atualizei na pressa mesmo, junto com os outros drivers quando formatei. Burrice total.

2. Certo!

 

Enfim, reinstalei novamente o SO, desta vez o Windows 7 Home Premium 64 bits.

 

Não funcionou...

 

4 horas atrás, dwatashi disse:

Teste o Audio usando outro sistema operacional, um LiveCD Linux por exemplo.

 

Se funcionar sabe que é problema de S.O.

 

Agora, já vi alguns notebooks terem problema de áudio, alguns porque colocam alguns fones incompatíveis e causam problema no jack, outros porque conectam em equipamentos com impedância baixa, etc. Alguns modelos tem a parte de áudio modular, outros é na placa-mãe, a opção passa a ser usar placa de Som USB.

Olá!!

 

Não acredito que seja um problema de SO... afinal, eu formatei na primeira e instalei o Windows 7 Ultimate 64 bits.

Agora há pouco, formatei novamente e instalei o Windows 7 Home Premium 64 bits.

Nada mudou... será que vale a pena um linux? Que mudanças teriam em relação ao áudio se o problema for BIOS? Estou indagando porque realmente não entendo disto.

 

De qualquer forma, tentarei instalar em seguida o SO Windows 7 Professional 64 bits. Mas estou sem esperanças pra ele. 

 

Se até agora SO e drivers não resolveram... será que realmente não é a BIOS? e se for, com as considerações que fiz no início, o que consigo fazer?

 

aguardo help... valeu!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@Capss pelo que vi tem algumas reclamações referente a som para este notebook, em parte parece que são os drivers.

Um teste via linux seria apenas para ver se usando outro sistema operacional que não use os mesmos drivers o som funciona.

 

A BIOS até poderia por exemplo desativar, desabilitar a placa, mas não vi menções deste tipo no google.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

25 minutos atrás, Spectrum..!! disse:

@Capss Então meu amigo, ao que eu percebo do seu problema está na atualização da sua BIOS. O mais correto agora seria procurar uma assistência técnica que dê suporte a gravação de BIOS.

 

Pois é... mas acredito que pra mim, uma utilização de som externo (caixinhas) seria o adequado... gastar com assistência técnica neste Probook não me agrada... heheh. 

4 minutos atrás, dwatashi disse:

@Capss pelo que vi tem algumas reclamações referente a som para este notebook, em parte parece que são os drivers.

Um teste via linux seria apenas para ver se usando outro sistema operacional que não use os mesmos drivers o som funciona.

 

A BIOS até poderia por exemplo desativar, desabilitar a placa, mas não vi menções deste tipo no google.

 

Entendi.

Sobre a BIOS, na verdade há várias reclamações referente ao áudio após atualizações de BIOS (fiz buscas em inglês), para a família probook... 

 

Mas enfim, há como desabilitá-la? Teria algum procedimento que eu possa fazer ainda no windows?

Sobre o linux, qual versão você me indica para instalar? poderia me passar um link dela? em linux posso dizer que realmente não sei de nada.

 

Agradeço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, dwatashi disse:

@Capss mas específico da mesma família 4730?
Se for realmente BIOS você pode forçar um downgrade por exemplo.

 

Quanto ao Linux tem tanta distro que nem sei qual indicar, talvez um Mint, Fedora, se tiver mais dúvidas veja os tópicos sobre linux no fórum.

 

 

Vou olhar o linux sim...

 

Mas, sobre o downgrade que você mencionou. Sabe me indicar como fazer para proceder com isto?

Porque este na verdade é meu segundo maior problema. Tentei fazer o downgrade da BIOS diversas vezes, conforme descrevi no post inicial e não consegui... consegue me auxiliar nisto?

 

valeu!

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!