Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

R9 280x desliga quando atinge + de 80°c


Posts recomendados

Bom,comprei uma R9 280X e agora ela começou a fazer umas graças de desligar quando chega em cerca de 80°C pra cima,isso é bem estranho,tipo eu to jogando alguma coisa aqui no pc e do nada o pc desliga,mas os coolers continuam ligados,acabei de baixar o OC GURU II que tem função para os coolers e mesmo assim ela esquenta muito e desliga,agora mesmo no site ouvindo musica pelo youtube esta em 37°C com os coolers em 80% e com um ventilador Britania preto ligado no maximo.

 

realmente isso nao é normal,e preciso de ajuda att.Eu

Sem título.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa tarde,

 

As placas AMD tem o hábito de esquentarem mesmo, por isso precisam de boa ventilação e principalmente uma fonte de alimentação adequada.

 

Nos passe as configurações do seu equipamento.

 

Se tem overclock, desabilite todos por enquanto.

 

Nos retorne a respeito!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

meu CPU é bem simples:

 

i5 3470 3.20Ghz  8gb ram  R9 280x  fonte Cx600

 

placa-mãe GA-H61M-S2PH HD 500Gb

 

bom,na parte do over clock,quando eu clico em restaurar padrão de fabrica,ele simplesmente coloca o Clock de GPU em 1100Mhz e de memoria em 1500Mhz,e quando a memoria fica maior que o GPU o pc da tipo "tela azul",mas com outra cor dependendo de qual pagina eu estiver acessando,e fica da mesma maneira,os coolers continuam rodando mas o pc trava e nao consigo fazer mais nada,só quando reinicio o pc e volta ao normal,mas ainda assim isso ocorre da mesma maneira

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 minutos atrás, Erick181 disse:

meu CPU é bem simples:

 

i5 3470 3.20Ghz  8gb ram  R9 280x  fonte Cx600

 

placa-mãe GA-H61M-S2PH HD 500Gb

 

bom,na parte do over clock,quando eu clico em restaurar padrão de fabrica,ele simplesmente coloca o Clock de GPU em 1100Mhz e de memoria em 1500Mhz,e quando a memoria fica maior que o GPU o pc da tipo "tela azul",mas com outra cor dependendo de qual pagina eu estiver acessando,e fica da mesma maneira,os coolers continuam rodando mas o pc trava e nao consigo fazer mais nada,só quando reinicio o pc e volta ao normal,mas ainda assim isso ocorre da mesma maneira

 

Bom,

 

O TDP dessa placa é no máximo de 250W, no que requer fontes de alimentação melhores do que a sua. Eu vi em um site que a fonte recomendada para essa placa é de 750W Real.

 

Dê uma olhada nesse modelo a venda, olhe nos requisitos a fonte necessária: http://www.kabum.com.br/produto/47563/placa-de-video-vga-xfx-radeon-r9-280x-3gb-ddr5-384-bits-crossfirex-r9-280x-tdfd/?tag=radeon r9 280x

 

Nesse post, você verá no meio da postagem as características dela, repare no TDP: http://www.tecmundo.com.br/placa-de-video/48020-analise-testamos-a-asus-radeon-r9-280x-directcu-ii-video-.htm

 

Estive olhando no próprio site da AMD sobre a fonte mínima, mas não encontrei. O problema pode ser mesmo com relação a sua fonte de alimentação. É o mais provável devido ao consumo de sua placa de vídeo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@daniboyleite2 pode até ser a fonte,mas o que eu nao entendo é o porque de a placa esquentar tando se o modelo Windoforçe da gigabyte com os 3 coolers da placa de video nao conseguem segurar ela para que nao esquente tanto.

 

e tambem,o meu amigo que comprei a placa disse que testou ela em uma fonte de 750W real mesmo,nao me lembro o nome do modelo,mas ele disse q fico da mesma maneira,

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

19 minutos atrás, Erick181 disse:

@daniboyleite2 pode até ser a fonte,mas o que eu nao entendo é o porque de a placa esquentar tando se o modelo Windoforçe da gigabyte com os 3 coolers da placa de video nao conseguem segurar ela para que nao esquente tanto.

 

e tambem,o meu amigo que comprei a placa disse que testou ela em uma fonte de 750W real mesmo,nao me lembro o nome do modelo,mas ele disse q fico da mesma maneira,

 

Até onde sei, o que contribui muito para a placa esquentar quando em uso, é o tanto de energia que ela consome para operação. Exemplo, o modelo Windforce da Gigabyte (http://br.gigabyte.com/products/product-page.aspx?pid=5385#sp) requer uma fonte de 600W reais, então nesse caso ela deve ter um TDP de 200 ou menos. Isso muda de montadora de placa de vídeo para outra, você pode até reparar que alguns tem clocks mais altos e outras não. A R9 280X da Asus tem em TDP mais alto, de 250W, portanto uma fonte de 750W real de verdade, irá ser requerido. A GTX 970 da Nvidia, que tem o desempenho semelhante da R9 280X tem um TDP de 150W, portanto uma fonte de alimentação de 500W já atende. Então isso muda de montadora para montadora.

 

A questão dos clocks padrões, entre no site da montadora se sua placa e veja as configurações originais a altere a sua para ser igual em caso de que o "reset" não esteja funcionando como mencionou no post anterior. Se sua placa for Asus, as configurações de processador são 1070Mhz e memória de 1600Mhz.

 

 

 

 

Asus R9280x.JPG

Asus R9280X Guru.JPG

 

 

É importante verificar a temperatura (ventilação de seu gabinete) posicionamento das fans, ambiente local no caso onde está o equipamento, temperatura ambiente do local...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

eu uso r9 280 OC windforce da gigabyte (3gb), ela realmente esquenta bastante mas é por causa do ar quente q libera, o jeito q tive aqui foi deixar gabinete semiaberto e ligar um ventilador em frente da vga pra expulsar logo o vapor quente, assim nao esquenta tanto fica na faixa dos 60º, até eu comprar um gabinete gigante e instalar pelo menos uns 5 cooler pra expulsar rápido e ventilar o ar, é a minha alternativa, heheee.. a minha fonte é cx750 da corsair, então nao tem nada a ver com a fonte

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@mkdynamo então,antes de eu instalar o driver de video do AMD,o pc fico de boa,nao deu nem um tipo de big como eu tinha falado,de tipo o pc da "tela azul" e ficar todo bugado em uma tela com cor aleatoria sem poder fazer nada,ai dps q eu instalei o driver mais atualizado do amd começo a da mt *****,mas eu nao sei o q fazer,tipo ja tentei quase todos os drivers q achei e todos ficaram a mesma coisa

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 minutos atrás, Erick181 disse:

@mkdynamo então,antes de eu instalar o driver de video do AMD,o pc fico de boa,nao deu nem um tipo de big como eu tinha falado,de tipo o pc da "tela azul" e ficar todo bugado em uma tela com cor aleatoria sem poder fazer nada,ai dps q eu instalei o driver mais atualizado do amd começo a da mt *****,mas eu nao sei o q fazer,tipo ja tentei quase todos os drivers q achei e todos ficaram a mesma coisa

amigo se puder recomendo formatar o pc, e instale apenas drives de versões normais

e nunca instale drive beta ou whql da amd se nao tiver o jogo especifico q eles mencionam no release notes, as vezes dao problemas inesperados

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

@Erick181 Primeiramente, sua fonte suporta a configuração com muita folga. Continue com sua CX600. A informação de fonte recomendada pelo fabricante é absurda e deve ser ignorada:

No mais, que história é essa de ventilador? Tem um problema aí, não é normal esquentar desse jeito. Seria interessante se você tirasse uma foto do gabinete, só por via das dúvidas...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Foxwalt disse:

@Erick181 Primeiramente, sua fonte suporta a configuração com muita folga. Continue com sua CX600. A informação de fonte recomendada pelo fabricante é absurda e deve ser ignorada:

No mais, que história é essa de ventilador? Tem um problema aí, não é normal esquentar desse jeito. Seria interessante se você tirasse uma foto do gabinete, só por via das dúvidas...

kkk, é porque meu gabinete é de medio tamanho (resumindo aqueles pretão de pobre, rsss), e fica sem espaço suficiente, sacas?

eu to juntando uma grana pra comprar um gabinete grande e decente, aqui na minha cidade custa mais de 500,00, é froids, aí vou encher de cooler de boa

valeu e boa noite pra todos

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

@Erick181 Seu gabinete (que é bem apertado) tem a fonte na parte superior e está sem fan traseiro. Problemas graves de circulação de ar já estão ocorrendo aí. Além disso, dá para ver que a máquina está muito suja... O ideal seria começar dando um jeito nisso, mas pode ter algo a mais ocorrendo aí.

 

@mkdynamo Compre pela Internet. É bem mais vantajoso. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, mkdynamo disse:

eu uso r9 280 OC windforce da gigabyte (3gb), ela realmente esquenta bastante mas é por causa do ar quente q libera, o jeito q tive aqui foi deixar gabinete semiaberto e ligar um ventilador em frente da vga pra expulsar logo o vapor quente, assim nao esquenta tanto fica na faixa dos 60º, até eu comprar um gabinete gigante e instalar pelo menos uns 5 cooler pra expulsar rápido e ventilar o ar, é a minha alternativa, heheee.. a minha fonte é cx750 da corsair, então nao tem nada a ver com a fonte

 

Olá @mkdynamo

 

Realmente em seu caso não tem nada com a fonte pois a sua é um 750 e para sua placa sendo da montadora Gigabyte, requer uma de 600W, pode conferir no próprio site. Agora, se a placa de nosso amigo é uma Asus, aí tem diferença sim. Mas podemos ver também que o que contribui para o problema dele é a falta de ventilação adequada como eu disse em meu último post. Ele não tem nenhuma fan de ventilação e exaustão, assim todo ar gerado pela placa fica circulando ali dentro e com a fonte na parte superior é pior ainda.

 

Boa noite @Foxwalt,

 

Concordo com você se a placa dele for uma Gigabyte, mas se for da Asus, eu prefiro ficar com o que o fabricante diz, afinal, foram eles que construíram a placa. Mas no geral, a falta de ventilação no gabinete dele e o tamanho do mesmo contribui muito para esse problema.

 

Boa noite a todos!!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

@daniboyleite2 A recomendação do fabricante é absurda nos dois casos, veja no tópico que citei os motivos deles fazerem isso. Você vai concluir que a informação é fora de contexto e que não é porque o "fabricante fez a placa" que aquilo deve ser seguido. 

 

Não faz sentido dizer que uma fonte de 750W é necessária sendo que a configuração dele não chega a consumir sequer 400W em full stress

 

Logo, não importa qual seja o modelo (Gigabyte, Asus, PowerColor, etc.), a fonte de 600W segura com folga e mesmo uma fonte de 500W seria mais que suficiente. :thumbsup:

 

Este tópico também é excelente:

 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 minutos atrás, Foxwalt disse:

@daniboyleite2 A recomendação do fabricante é absurda nos dois casos, veja no tópico que citei os motivos do fabricante em fazer isso. Você vai concluir que a informação é fora de contexto e que não é porque o "fabricante fez a placa" que aquilo deve ser seguido. 

 

Não faz sentido dizer que uma fonte de 750W é necessária sendo que a configuração dele não chega a consumir sequer 400W (repare que no teste foi usada uma máquina bem mais avançada): http://www.guru3d.com/articles_pages/asus_radeon_r9_280x_top_review,8.html

 

Logo, não importa qual seja o modelo, a fonte de 600W segura com folga e mesmo uma fonte de 500W seria mais que suficiente.

 

Sim, pela matéria pode-se ver que houve uma fonte de 550 para utilização de um card, somente para o Crossfire que necessita-se de 750W como está exposto no site do fabricante.

 

"AMD R9 280X - On your average system the card requires you to have a 550 Watt power supply unit.

AMD R9 280X Crossfire - On your average system the cards require you to have a 750 Watt power supply unit as minimum."

 

O conjunto do sistema de nosso amigo está inferior (no bom sentido). É isso aí, bom que não precisa trocar a fonte. Agora é acertar a ventilação do gabinete ou trocar se possível.

 

Boa matéria!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

@daniboyleite2 Agora, voltando ao problema dele: creio que a ventilação ali está horrível, mas será mesmo que é só isso? Digo, aquelas temperaturas estão estranhas mesmo considerando a péssima circulação de ar ali. Alcançar 37ºC em idle com fans em 80% é bem suspeito.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

10 minutos atrás, Foxwalt disse:

@daniboyleite2 Agora, voltando ao problema dele: creio que a ventilação ali está horrível, mas será mesmo que é só isso? Digo, aquelas temperaturas estão estranhas mesmo considerando a péssima circulação de ar ali. Alcançar 37ºC em idle com fans em 80% é bem suspeito.

 

Sim é suspeito @Foxwalt, mas alcançar 37° em idle, particularmente não acho difícil dependendo do local onde ele mora. Aqui em minha cidade na época de verão o meu card fica em 37° ou 38° com todos os fans ligados sempre no automático, mas nem chega perto dos 80% de rotação, muito menos. Em full load quando estou jogando por exemplo, nessa mesma época quente, chega há picos de 68° mas trabalha em constância de 60°, a rotação das fans chegam a 60% ou pouquinho mais. Agora, em épocas mais frias, fica em torno do 28° em idle e em constância quando em jogo de 53° à 56°, pico máximo de 62°, e todas as fans sempre em modo automático, nunca no manual.

 

Sendo, assim, acho que uma boa limpeza primeiramente até uma troca de gabinete e instalação de uma ventilação adequada, pelo menos duas fans de ventilação e duas de exaustão em posições corretas, poderá resolver esse problema.

 

@Erick181 analise esses pontos...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Erick181 disse:

acabei de trocar a Pasta termica da placa,e antes,eu tinha colocado só um pouco porque estava com medo de dar algum erro,e quando fui ver estava chegando a 104°C com o google aberto e desligando,fazendo a mesma coisa que antes só que mais quente

 

Ok, mas com a troca da pasta térmica, como ficou o resultado? Melhorou ou piorou?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!