Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boa noite galera!

Estou com uma dúvida, estava limpando meu Acer Aspire 5920 hoje (mais ou menos uns 5 anos e nunca foi aberto).

Tirei toda a poeira do Cooler, porém quando removi ele, vi que a pasta térmica do CPU já estava totalmente dura e com certeza, voltar o Cooler não iria manter o contato perfeito para resfriamento, então fiz a troca.

Até aí tranquilo, mas dois componentes dele utilizam um pasta que mais parece uma cola, não chega a ser uma pasta, pois é mais consistente, como um silicone. Eu lembro de ter lido sobre isso, tem a mesma função da pasta térmica, porém posso fazer a troca dela pela pasta térmica também?

Eu não fiz a troca, pois não estava duro, porém no processo de remover o Cooler essa "pasta térmica" chegou a rasgar, tentei deixar ela encaixada como estava antes e voltei o Cooler, mas tenho medo de acabar afetando o resfriamento.

Posso fazer a troca por uma pasta térmica comum ou essa pasta é um tipo específico?

• Membro VIP
Postado

Este material se chama elastômero, parece um chiclete. O correto é você retirá-lo todo e passar pasta térmica.

Elastômero depois de usado por muito tempo resseca, não pode ser reaproveitado.

Pode passar pasta térmica comum sim.

Postado

Outro dia eu li um post desses do elastômero / adesivo térmico para notes e parece que o ideal é comprar o adesivo para as partes com adesivo porque a distância entre o dissipador e a superfície já foi dimensionada para o adesivo. Se colocar a pasta térmica não terá pressão e ele vai superaquecer.

Mas não sei se são todos os notes, mas nesse post que eu vi aconteceu justamente isso. Sem o adesivo, alguns componentes ficaram "frouxos" com a pasta térmica. Só resolveu mesmo quando ele comprou o elastômero.

Não é este tópico, mas eles estão falando da mesma coisa:

Postado

Não remova o elastômero. Geralmente, ele tem uma espessura alta e a pasta térmica não é capaz de preencher o espaço deixado por ausência, devido à sua consistência.

Apenas limpe o chip ao qual o elastômero tem contato, troque a pasta térmica dos componentes que a utilizam e remonte.

De fato, a pasta térmica deve ser substituída sempre que o cooler for removido. Já os elastômeros podem ser reutilizados e nunca tive problemas com isso. Até porque é difícil substituí-los.

• Membro VIP
Postado

No geral tem que ver o contato com a superfície. Se o dissipador estiver bem prensado contra o chip pode tacar pasta térmica. Se tiver uns 1~2mm de folga vai precisar de outro elastômero, ou fita termo condutora. A 3M faz estas fitas, o problema é achar.

Edit: Ou então apelar para massa epóxi e misturar pasta térmica, fazer a "massinha" e tacar ali. Melhor do que elastômero esfacelado.

Postado

Saquei, o do Notebook está parecendo novo ainda, não está ressecado nem nada, por isso apenas mantive no lugar. Aparentemente da pra usar pasta térmica ali, mas de preferência prefiro manter como o original.

Edit: Procurei na internet e encontrei este, será que serve?

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-704674415-thermal-pad-10x10x05mm-termico-adesivo-bga-chipset-gpu-_JM

• Membro VIP
Postado

@Eidi Você tem que ver a distância entre o dissipador e o chip. Este aí por exemplo tem 0.5mm.

Este outro aqui do mesmo cara tem 2mm: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-688292876-thermal-pad-termico-p-dissipador-chipset-vga-memoria-20mm-_JM

Se sem o elastômero o dissipador prensa n chip você taca pasta, senão vai ter que recorrer para estas fitas aí.

• Membro VIP
Postado

@Julio Cesar Ferreira Elastômero é pior que pasta térmica. Aí você releia tudo o que foi discutido aqui pra ver qual você deve colocar.

50ºC tá de boa pra note, dependendo do processador. Se você trocou a pasta agora tem que esperar ela curar.

• Curtir 1
Postado

@Julio Cesar Ferreira essa temperatura é bem tranquila, o meu fica nisso também. 

O que muitas vezes acontece é que o CPU tem uma temperatura em que ele trabalha sem ligar o Cooler no máximo, então por exemplo, as vezes ele fica em 55°C e o Cooler com uma rotação baixa mantendo a temperatura e dependendo se abre um jogo ou algo que puxa mais desempenho e a temperatura sobe pra 70°C, o Cooler liga na potência máxima para fazer o CPU voltar a ficar em 55°C.

As vezes se fizer adaptação para o Cooler sempre ficar ligado em rotação máxima faça a temperatura dele ficar mais baixa, mas não compensa, o CPU pode até trabalhar em uma temperatura mais baixa, porém gastar mais a vida útil do seu Cooler.

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado

Como é um C2D existem alguns aplicativos que você consegue configurar manualmente a tensão e multiplicadores.

Assim é possível até em fazer undervolt para reduzir a temperatura, no passado já configurei alguns com este recurso.

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...