Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Modificação em carregador baterias 48volts


Posts recomendados

Olá amigos.

Sou estudante da área de eletrônica. Já montei uns circuitos simples e sempre com a ajuda dos mais experientes.

Estou com uma bicicleta elétrica funcionando montada em casa com kits separados.

O motor é de 1000 watts e 48 volts, alimentado por 4 baterias de chumbo de 12 v (7ah) ligadas em série. 

Depois de carregá-las com um carregador montado em casa resolvi comprar um da china. Ele carrega 48 volts com 12ah.

Ele inicialmente aplica uma tensão de 58 volts (led vermelho acesso e ventoinha ligada) e, quando as baterias atingem uma tensão, ele permanece carregando com 55 volts (led verde acesso e ventoinha desligada).

Ocorre que minhas baterias estão no final de carreira (com 4 anos de uso) e não estão segurando muita carga. Logo que eu ligo o carregador, ele funciona com 58volts por 15 minutos e depois volta para 55 volts. Esta carga não é suficiente para que a bicicleta ande muito.

Estou estudando a placa para modificá-la, só um pouco, para que ela permaneça sempre na função de 58 volts, mas meus conhecimentos são poucos para tal.

O CI indicado na parte onde fica a saída é um lm234 e quando os 58 volts são fornecidos o pino 8 dele alimenta o led vermelho e a ventoinha.

Alguem pode sugerir como tornar a fonte sempre em 58 volts?

Obrigado.

20160707_103125.jpg

20160707_100101.jpg

20160707_100047.jpg

placa.JPG

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

É um LM324, e não 234 acho eu.... posso estar falando bobagem

 

MAs ele não é o bambambam não... esse circuito aí é muito parecido com o da página 3

http://www.eletrica.ufpr.br/graduacao/e-books/Electronics Power Supply and Battery Charger Circuit Encyclopedia.pdf

 

O que tu poderias fazer é basear-se nesse acima, e alterar o valor de calibração dele. Mas, cá entre nós, eu substituiria as baterias. Esse circuito é muito bom, já montei ele.

  • Curtir 1