Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Modificação em carregador baterias 48volts


Posts recomendados

Olá amigos.

Sou estudante da área de eletrônica. Já montei uns circuitos simples e sempre com a ajuda dos mais experientes.

Estou com uma bicicleta elétrica funcionando montada em casa com kits separados.

O motor é de 1000 watts e 48 volts, alimentado por 4 baterias de chumbo de 12 v (7ah) ligadas em série. 

Depois de carregá-las com um carregador montado em casa resolvi comprar um da china. Ele carrega 48 volts com 12ah.

Ele inicialmente aplica uma tensão de 58 volts (led vermelho acesso e ventoinha ligada) e, quando as baterias atingem uma tensão, ele permanece carregando com 55 volts (led verde acesso e ventoinha desligada).

Ocorre que minhas baterias estão no final de carreira (com 4 anos de uso) e não estão segurando muita carga. Logo que eu ligo o carregador, ele funciona com 58volts por 15 minutos e depois volta para 55 volts. Esta carga não é suficiente para que a bicicleta ande muito.

Estou estudando a placa para modificá-la, só um pouco, para que ela permaneça sempre na função de 58 volts, mas meus conhecimentos são poucos para tal.

O CI indicado na parte onde fica a saída é um lm234 e quando os 58 volts são fornecidos o pino 8 dele alimenta o led vermelho e a ventoinha.

Alguem pode sugerir como tornar a fonte sempre em 58 volts?

Obrigado.

20160707_103125.jpg

20160707_100101.jpg

20160707_100047.jpg

placa.JPG

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

É um LM324, e não 234 acho eu.... posso estar falando bobagem

 

MAs ele não é o bambambam não... esse circuito aí é muito parecido com o da página 3

http://www.eletrica.ufpr.br/graduacao/e-books/Electronics Power Supply and Battery Charger Circuit Encyclopedia.pdf

 

O que tu poderias fazer é basear-se nesse acima, e alterar o valor de calibração dele. Mas, cá entre nós, eu substituiria as baterias. Esse circuito é muito bom, já montei ele.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado pelas dicas.

Vendo o esquema da folha 3 verifiquei que o que muda o carregador de 58 v para 55v é a corrente. Medindo o carregador vi que quando a corrente fica menor que 0.6 amperes ele muda de estágio.

Vou tentar ligar um resistor (lâmpada) em paralelo com as baterias para ver se o carregador não muda de estágio.

Eu sei que deveria trocar as baterias, mas quero usá-las até o finalzinho.

Alguma ideia diferente?

Ilkyest o ci é o lm324 mesmo, eu digitei errado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Colegas eletrônicos.

Pelas dicas dadas anteriormente, liguei uma lâmpada (incandescente) de 120watts em paralelo com as baterias e, como havia sempre uma corrente para alimentar este resistor, o carregador ficou funcionando no estágio de 58 volts direto.

Agora eu controlo somente o tempo de carga e consegui dar uma sobrevida as baterias já cansadas.

Embora não tenha sido a solução que procurava, pois queria entender mais meu circuito e modificá-lo, resolvi meu problema.

Aos moderadores do fórum, podem trancar este tópico.

Aos que ajudaram, fica meu agradecimento.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Só não entendi que diferença faz o carregador carregando a bateria com 55V ou o carregador com 58V e uma lâmpada acesa junto.

No segundo caso carrega menos ainda, pois a lâmpada está consumindo energia da bateria e aí o carregador "não vence", fica na mesma.

A única coisa que você está fazendo aí é gastar mais energia elétrica para acender essa lâmpada a toa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!