Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Acionamento mosfet irf740


Posts recomendados

Olá pessoal, me tirem uma dúvida.
Preciso acionar um Mosfet IRF740 de 400V e 10A, preciso que ele fique em plena condução (chave fechada) o VGS dele é de 20V e o VGS (th) é de 2 - 4 Volts.

Só que já tentei com tensões de 5V e 9V no Gate, já queimou 4 componentes. Eles permanecem em curto depois de queimados, o Dreno e o Source. Eu devo usar a tensão de 20Volts no Gate? É isso?

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mostre o esquema

Este vídeo explica como funciona o acionamento de um mosfet: 

https://www.youtube.com/watch?v=dvnU-nkes0o

 

No vídeo mostra um circuito que aplica tensão negativa. Mas geralmente não precisa da tensão negativa para desligar o mosfet. Basta aterrar o Gate para desligar. E tensão positiva para ligar.

 

Só precisa de tensão de 10 a 9V.

4V seria o limiar de condução e o chaveamento não é perfeito. Acima de 6V é que o chaveamento fica perfeito, mas nem tanto assim.

De 9 a 12V é garantido um chaveamento perfeito. 

Mas eu pedi para você mostrar o esquema, pois desconfio que você esteja acionando este mosfet com ele chaveando na linha do +B, o que necessitaria de um driver dedicado, pois no acionamento normal, o Source tem que ficar diretamente conectado ao GND da fonte de alimentação. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu tô colocando o Source diretamente no GND e o drain vai a carga. Não tô entendendo porque está queimando.

Como assim B+? esse mosfet é Canal N né? como se fosse um NPN.

 

Tô acionando uma tensão contínua de 180V, corrente tá baixa, menos de 0,5A.

 

Se eu usar uma tensão positiva de 12V do gate, precisa colocar uma resistência em série? To querendo colocar uma de 1K em série com o Gate e uma de 15K como Pull-down, para manter ele em corte quando não tiver tensão. Pode ser assim?

Outra coisa, quais componentes devo usar para acionamento de carga que não sejam puramente resistivas? Tipo, um pouco indutivas ou capacitivas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

27 minutos atrás, chacalgbi disse:

Eu tô colocando o Source diretamente no GND e o drain vai a carga. Não tô entendendo porque está queimando.

Como assim B+? esse mosfet é Canal N né? como se fosse um NPN.

 

Tô acionando uma tensão contínua de 180V, corrente tá baixa, menos de 0,5A.

 

Se eu usar uma tensão positiva de 12V do gate, precisa colocar uma resistência em série? To querendo colocar uma de 1K em série com o Gate e uma de 15K como Pull-down, para manter ele em corte quando não tiver tensão. Pode ser assim?

Outra coisa, quais componentes devo usar para acionamento de carga que não sejam puramente resistivas? Tipo, um pouco indutivas ou capacitivas.

 

Sua carga é indutiva? Este deve ser o problema. Deve estar gerando tensão reversa no desligamento do mosfet 

Precisa de Snubber.

 

Se a carga for capacitiva, ao ligar o mosfet e este conduzir os 180V até o capacitor.... Até que o capacitor se carregue com 180V, circulará mais de 100 amperes por poucos mile segundos. 

Neste último caso um resistor série resolveria. Ou mesmo um NTC de 20 Ohms. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 minutos atrás, chacalgbi disse:

Entendi, então o Snubber é aquele diodo que coloca ligado inversamente? como nos reles?

O diodo não chega a ser um Snubber (Amortecedor) Mas funciona muito bem para cargas indutivas. 

Use da forma que se usa em relés.

 

 

9 minutos atrás, chacalgbi disse:

E esse NTC de 20 Ohms? Coloca em série com a linha positiva ou na linha do Drain do mosfet? se for resistor, coloca qual valor? Quantos Watts?

Coloca na linha positiva. 

O resistor deve ter um valor, que no pico, limita a corrente ao máximo que o mosfet suporta. 

https://pt.wikipedia.org/wiki/Lei_de_Ohm

 

As vezes é melhor o NTC mesmo, pois quando ele aquece, a resistência interna cai para abaixo de 1 Ohms. Mas o resistor sempre ficará com o mesmo valor. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, albert_emule disse:

O diodo não chega a ser um Snubber (Amortecedor) Mas funciona muito bem para cargas indutivas. 

Use da forma que se usa em relés.

 

 

Olhei aqui, Snubber é o capacitor em série com um resistor. você tem ideia de quais valores posso utilizar nesta tensão?

E o resistor em série para o pico de tensão da carga capacitiva?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, chacalgbi disse:

Olhei aqui, Snubber é o capacitor em série com um resistor. você tem ideia de quais valores posso utilizar nesta tensão?

E o resistor em série para o pico de tensão da carga capacitiva?

 

Use uns 470nF

O resistor você usa de um valor que em 180W, dissipe no máximo uns 2 watts 

O diodo você usa algum que suporte a freqüência de comutação que você vai usar e a tensão. Um diodo de 1A será bom. 

snubber-circuit.png

A lógica de funcionamento é que um capacitor não pode ser carregado instantaneamente. 

Daí quando o pico de alta tensão surge, sofre uma amortecida no capacitor, pois os picos costumam ser muito rápidos, e o capacitor tem "inercia" para carregar. 

 

O resistor serve para descarregar a energia do capacitor, para ele ficar pronto para amortecer na o pico no próximo ciclo. 

O diodo serve para só permitir a passagem de corrente alta apenas no sentido do pico, sentido que precisa ser amortecido.

O pico de alta tensão. 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!