Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
eletroalemao

Tv semp 2092 lav u16

Recommended Posts

Boa noite Senhores!

Este televisor ao ser ligado super-aquece o resistor R443 (390R3W) e o mesmo fica fumaçando, e da aquele cheirinho de queimado que todos conhecem. Já testei todos os componentes ao redor deste a frio e todos estão em boas condições. O televisor ligava porém sem imagem e sem som, ficava no modo de proteção, então troquei logo o Flyback. Mesma coisa, não mudou nada. Então troquei o saída vertical, STV9302A, pelo mesmo, STV9302A, então o R442 começou a apresentar este problema. Mas como sei se o vertical não está em curto? simples, porque coloquei o vertical antigo e o resistor continuou a fumaçar. Então percebi que quando tirava o conector das bobinas defletoras ele não fumaçava. Então comecei a pesquisar o defeito deste modo, quando recentemente ao ligar o aparelho sem nenhum conector na placa, medindo tensão DC no circuito horizontal, o bendito resistor voltou a fumaçar. Me vi sem ideias para continuar sozinho. Estou trabalhando sem esquema elétrico então é dificuldade em dobro. Peço que os prezados me ajudem pois tudo o que eu quero é "resolver essa bronca!" rsrs.

Desde já agradeço. Forte abraço!

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Sim! Lembre-se que nessa área, os capacitores trabalham com alta tensão, os capacímetros fazem testes com uma tensão máxima de 9V! Então, se o capacitor esta fagulhando internamente, o capacímetro não detectará essa fuga e você ficará queimando Transistor de saída horizontal e outros circuitos que trabalham com tensões maiores!...

PS: NUNCA usei um capacímetro enquanto tive oficina! Na dúvida sempre troque eles, pois são muito baratos...

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

Entendido mestre!!!! o capacitor original era u52/J/250, coloquei no lugar um u47/J/250 e então o r442 não mais esquentou daquela forma. Porém, começou a surgir um ruído, que não tenho como descrever, e a tv não ligava nem acendia o filamento. Então troquei para o capacitor original e nem o r442 fumaçou. então comecei a medir DCV no circuito quando ouvir um componente, meio que estourar ou algo do tipo, fez pouuf, então uma pequena fumaça subiu e rápido desliguei o aparelho.

Em minha procura encontrei o R415 visivelmente queimado. Um problema atrás do outro. Estou quase desistindo desta dor de cabeça.

Se ainda tiver dicas estou aguardando.

Compartilhar este post

Link para o post

Esse resistor alimenta o circuito exitador do transistor de saída horizontal, se você tem certeza que o flyback esta bom, troque esses componentes desse circuito:

Os transistores Q402, Q403, Q404 e Q405, o C419 e teste os outros resistores para ver se não tem nenhum alterado...

O circuito é esse abaixo:

Circuito H U16.png

Note que o Q403, é um transistor especial, não existe equivalente nem substituto para ele!

PS: Um outro detalhe, cuidado com os BU808DFI, tem muitos falsos na praça!...

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais