Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
Johnny Bravoo

Circuito controlador de velocidade cooler

Recommended Posts

Tenho uma fonte AT de bancada cuja modifiquei para que funcionasse de 12,4V até 28V, porém sempre tenho problemas com o mesmo, já que o cooler foi feito para funcionar em 12V, talvez no máximo 14V. Pensei em usar um 7812, mas não sei se o mesmo ativaria com apenas 12,4V, então gostaria de uma ideia pra um circuito que não apenas tentasse manter o cooler nesta faixa de operação, mas também oscilasse sua velocidade (oscilando a tensão, é claro) através de um sensor de temperatura. Pensei em substituir o potenciômetro pelo sensor nestes esquemas que se vê aos montes na internet, mas ele usa 3 pinos e o sensor, obviamente, apenas 2. Alguma ideia?

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Boas

se e uma fonte o cooler certamente e 12v ate 19v ele funciona porém acima de 12v você vai diminuir a vida util do cooler mesmo que seja 14v se quer um cooler mais potente aconselho que compre um com a tensão que você necessita pois elevando a tensão vai diminuir drasticamente o tempo de vida dele

eu uso uma mesa com 6 cooler 12v funcionando em uma fonte de notebook de 19v ja faz ums 3 meses ainda não precisei trocar nenhum deles mais sei que n vai demorar para eles paparem de funcionar hehehe

mais como e cooler de sucata eu n ligo kkkkkk

Compartilhar este post

Link para o post

O problema é que a tensão varia, sacas? É uma fonte de bancada, então estou sempre mudando a tensão dela pra testar notebooks, televisão lcd, aparelho de som, carregar baterias de nobreak, e por ai vai... a ideia seria algo para controlar a tensão do cooler e mantê-lo trabalhando sempre em 12V, mesmo quando a tensão subisse para 19V, 24V, por ai vai.

Compartilhar este post

Link para o post
1 hora atrás, Johnny Bravoo disse:

O problema é que a tensão varia, sacas? É uma fonte de bancada, então estou sempre mudando a tensão dela pra testar notebooks, televisão lcd, aparelho de som, carregar baterias de nobreak, e por ai vai... a ideia seria algo para controlar a tensão do cooler e mantê-lo trabalhando sempre em 12V, mesmo quando a tensão subisse para 19V, 24V, por ai vai.

Uma alternativa a ser tentada seria usar um LM7810 e um resistor PTC de seu pino comum a massa. Se sabe que ao somar uma tensão desse pino ao terra a tensão de 10 Volts sobe.

A corrente quiescente de um 7810 é da ordem de 5 mA, desse modo se colocares um PTC que apresente 400 ohms em 25 graus ele somará 400 x 0,005 = 2 Volts a 25 graus, que complementa os 10 + 2 = 12 Volts no fan

Se esse PTC subir sua resistência para 1000 ohms com alta temperatura a saída do arranjo será 10 Volts + 0,005 x 1.000 = 15 Volts..

Agora só mesmo verificando curvas de PTC para achar algo desse tipo: 400 Ohms a 25o e 1000 ohms a 60o, por exemplo.

Seria um modo simples de fazer o que desejas.

Só como sugestão e sem escolher o PTC, que fica por tua conta.. O melhor modo é separar tudo que for PTC que tiveres ou conseguires, exercitar os mesmos medindo com multímetro, em ohms e escolher um adequado ou aproximado ao que desejas fazer. O circuito prima pela simplicidade ao achares os componentes adequados.

Compartilhar este post

Link para o post

Vou tentar por isso também! Outra maneira que pensei (não sei se daria certo!) seria usando um relé, um 7812 e um resistor, de forma que o cooler ficasse ligado direto entre 12V e 13,9V aproximadamente e, com 14V, o relé acionasse o circuito com o 7812, regulando o cooler novamente em 12V. Só não sei o cálculo correto para o resistor e também o problema dele ficar acionando e desligando toda hora quando estivesse em 13,8 ou 13,9 devido a variação normal da tensão da fonte.

Compartilhar este post

Link para o post
40 minutos atrás, Johnny Bravoo disse:

Vou tentar por isso também! Outra maneira que pensei (não sei se daria certo!) seria usando um relé, um 7812 e um resistor, de forma que o cooler ficasse ligado direto entre 12V e 13,9V aproximadamente e, com 14V, o relé acionasse o circuito com o 7812, regulando o cooler novamente em 12V. Só não sei o cálculo correto para o resistor e também o problema dele ficar acionando e desligando toda hora quando estivesse em 13,8 ou 13,9 devido a variação normal da tensão da fonte.

Sim, só que essa sua solução não agregaria  a função de aumentar a velocidade com o aumento da temperatura.. É meia solução para todo o problema por ti proposto.

Compartilhar este post

Link para o post

Resolvi uma parte! Aumentei o corte de tensão inicial da fonte para 12,8V, que foi a tensão que acionou o 7812 aqui, ou seja, tensão regulada eu já tenho. Agora só falta aplicar a solução por questão da velocidade do cooler em relação à temperatura dos mosfets. Achei alguns PTC e outros NTC aqui.

Compartilhar este post

Link para o post

Levante a curva, pelo menos em dois pontos, dos PTC. Meça sua resistência na temperatura ambiente e aquecido, ai pelos 60o

• Curtir 2

Compartilhar este post

Link para o post

@faller acabei por usar um 7805!! Assim o cooler fica bem baixo sem carga e, quando puxo bastante da fonte (obviamente ela esquenta) o cooler vai subindo rotação junto. Mesmo puxando 5A, a mesma aquece bem pouco e o cooler trabalha por volta dos 7,8V. 
 Dois detalhes:
-O PTC que usei foi retirado de uma bateria de notebook velho, ou seja, bem sensível à temperatura. Quando testei com outro retirado de fonte, o cooler só subiu um pouco quando o transistor já estava terrívelmente quente;
-Desde quando fiz o projeto da fonte, eu inverti o cooler para soprar ar frio diretamente nos dissipadores, e não retirar ar quente, como é ideal em um projeto com desktops.

É isso ai! Quem não quer fazer igual, quer controlar por si próprio a rotação necessária, use um BD139 com um potenciometro e seja feliz. Pra mim deu muito certo, e evita a ''barulheira'' de um cooler potente rodando em 12V o tempo todo.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais