Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

O que comprar? pasta termica e/ou air cooler?


Posts recomendados

Boa tarde galera,

Tudo bem?

Criei um tópico em outra seção do fórum para um upgrade do PC, pois faço stream e jogo muito FPS (entre outros jogos de FPS alto). Eis que na minha stream de ontem verifiquei que meu processador está beirando a casa dos 90 graus e me causando a perda de FPS nos jogos (CS:GO), entre outras coisas (acredito que seja este o problema, pois o resto me parece estar OK).

 

Estou em dúvida, pois comecei a pesquisar algumas pastas térmicas e acabei me dando de cara com coolers para comprar também. O meu setup atual é o seguinte:

1x - MB GigaByte p/ Intel GA-B75M-D3V LGA1155

1x - Processador Intel Ivy Bridge Core i5-3450 3.10Ghz 6MB LGA1155 - BX80637I53450

1x - VGA Sapphire Radeon HD 7850 OC 2048MB (2GB) DDR5 PCI-Express 11200-01-20G

2x - Memória Kingston 4096 MB (4GB) 1333Mhz DDR3 (no Blister) - KVR1333D3N9/4G

1x - Fonte Corsair ATX 12V/2.2 430W CMPSU-430CXV2

1x - HD Western Digital SATA 2 1000GB (1TB) 64MB c/ IntelliPower Caviar Green - WD10EARS

1x - Gabinete ForzaTech ATX F3 KK-9939 Preto

 

Alguém pode me ajudar com qual componente melhorar este problema? Estava pesquisando o preço de diversas pastas térmicas e coolers indicados aqui no fórum, tais como:

- Arctic Silver Céramique 2

- Cooler Master MasterGel Maker Nano

- Arctic Cooling MX-4

- Pastas genéricas da Implastec

- Cooler Raijintek Themis EVO

- Cooler Master Hyper 212X

 

Estes foram alguns elementos que pesquisei aqui no fórum que talvez possam me ajudar, porém estou completamente perdido e gostaria de alguma ajuda sobre o que poderia me ajudar, se estes componentes cabem no meu PC, entre outras coisas.

 

No mais, agradeço em adiantamento à aqueles que puderem me ajudar! Obrigado! :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo, a pasta térmica serve para melhorar a transmissão do calor do processador para o dissipador, onde o cooler faz o resfriamento, ou seja, não importa o cooler que você comprar, você precisará passar pasta térmica no processador.

 

Quanto ao Air Cooler, antes de você gastar dinheiro, faça o básico, troque a pasta térmica, veja se não tem nenhum cabo impedindo o cooler do processador de girar e faça uma limpeza interna no PC. 

 

Se o lugar onde você usa o computador for muito quente, ou pegue um bom Air Cooler, ou pegue um Water Cooler, vou te recomendar 3:

 

Air Cooler da Cooler Master: 

http://www.kabum.com.br/cgi-local/site/produtos/descricao.cgi?codigo=35108&origem=52&gclid=CJa0qu2wo84CFU4JkQodisEORA

 

Air Cooler da Cooler Master (esse é maior e possui um fan de 14 se me lembro bem)

http://www.kabum.com.br/produto/40031/cooler-para-processador-coolermaster-amd-intel-hyper-t4-rr-t4-18pk-r1

 

Water Cooler da Cooler Master:

http://www.kabum.com.br/produto/49226/watercooler-coolermaster-seidon-120v-120mm-rl-s12v-24pk-r1

 

Mas é como já disse, antes de gastar dinheiro verifique o que pode estar causando o problema.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 minutos atrás, Phoenyx disse:

90ºC com este CPU e cooler box aqui em SP? Provavelmente você não fixou este cooler direito. Gaste zero centavos, repasse pasta térmica (qualquer uma) e o encaixe corretamente.

 

Zero chances do encaixe ser o problema. Tenho este mesmo setup há quase 4 anos e isso nunca aconteceu (temperatura sempre foi mais baixa, agora que começou a estourar). Talvez seja a hora de trocar a pasta mesmo, mas por isso pedi ajuda aqui no tópico pois tenho medo de gastar a grana (que eu já não tenho) pra comprar uma que seja semelhante à outra mais barata...

 

2 minutos atrás, IvanGamerBR disse:

Amigo, a pasta térmica serve para melhorar a transmissão do calor do processador para o dissipador, onde o cooler faz o resfriamento, ou seja, não importa o cooler que você comprar, você precisará passar pasta térmica no processador.

 

Quanto ao Air Cooler, antes de você gastar dinheiro, faça o básico, troque a pasta térmica, veja se não tem nenhum cabo impedindo o cooler do processador de girar e faça uma limpeza interna no PC. 

 

Se o lugar onde você usa o computador for muito quente, ou pegue um bom Air Cooler, ou pegue um Water Cooler, vou te recomendar 3:

 

Air Cooler da Cooler Master: 

http://www.kabum.com.br/cgi-local/site/produtos/descricao.cgi?codigo=35108&origem=52&gclid=CJa0qu2wo84CFU4JkQodisEORA

 

Air Cooler da Cooler Master (esse é maior e possui um fan de 14 se me lembro bem)

http://www.kabum.com.br/produto/40031/cooler-para-processador-coolermaster-amd-intel-hyper-t4-rr-t4-18pk-r1

 

Water Cooler da Cooler Master:

http://www.kabum.com.br/produto/49226/watercooler-coolermaster-seidon-120v-120mm-rl-s12v-24pk-r1

 

Mas é como já disse, antes de gastar dinheiro verifique o que pode estar causando o problema.

 

Obrigado pelo esclarecimento, amigo! Pensei nesta linha mesmo, mas gostaria de saber se ajudaria ter este cooler mais parrudo ou não. Tenho medo de comprar um water cooler e não caber ou ser difícil a manutenção (receio de iniciante, pois realmente nunca tive grana pra comprar um e não sei como funciona).

 

Sobre as pastas: tem alguma que possa indicar? Pesquisei desde as brancas mais baratas até as premium, mas não consegui decidir qual seria melhor (posso pensar também em comprar uma com maior quantidade pro caso de trocar o cooler futuramente).

 

Sobre os coolers: acredita que estes caberiam no combo da placa-mãe + gabinete? Se for o caso de deixar aberto, não tenho problema, mas meu medo é o cooler enroscar nos pentes de memória :(

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Não tem como um 3450 bater 90ºC com cooler box aqui em SP, simples. Já desmontou este PC? O fan tá rodando? Antes de comprar algo verifica tudo aí. E quanto maior o tempo de uso, mas fácil os prisioneiros plásticos do cooler ressecarem e simplesmente trincarem ou não travarem mais na placa-mãe.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, Phoenyx disse:

Não tem como um 3450 bater 90ºC com cooler box aqui em SP, simples. Já desmontou este PC? O fan tá rodando? Antes de comprar algo verifica tudo aí. E quanto maior o tempo de uso, mas fácil os prisioneiros plásticos do cooler ressecarem e simplesmente trincarem ou não travarem mais na placa-mãe.

 

Isso é verdade, talvez levando o PC de um lugar para outro tenha batido em algum lugar, 4 anos com a mesma pasta térmica?, Iria me surpreender se não tivesse dando nenhum problema, troque a pasta térmica e veja se resolve.

 

Quanto a pasta térmica, não tem que ser uma cara te recomendaria comprar essa:

 

http://www.kabum.com.br/produto/17401/pasta-termica-implastec-15g-6155-2484

 

Sempre usei ela no meu PC e nunca tive problema de superaquecimento

 

E te recomendaria essa da Cooler Master, mas apenas se você tivesse aqueles Air Cooler grandões, mas se não me engano, aqueles coolers já vem com pasta térmica pra você aplicar:

 

http://www.kabum.com.br/produto/6281/pasta-termica-coolermaster-thermal-fusion-400-rg-tf4-tgu1-gp

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Trops. Não jogue dinheiro fora nessas implastec da vida (do frete, porque ela custa o preço de uma pasta de dente). Na verdade, a implastec e pasta de dente não tem muita diferença.

 

Se quiser economizar, compre uma DeepCool Z5 que é das mais baratas, mas é uma pasta honesta.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 horas atrás, Phoenyx disse:

Não tem como um 3450 bater 90ºC com cooler box aqui em SP, simples. Já desmontou este PC? O fan tá rodando? Antes de comprar algo verifica tudo aí. E quanto maior o tempo de uso, mas fácil os prisioneiros plásticos do cooler ressecarem e simplesmente trincarem ou não travarem mais na placa-mãe.

 

Bom, desmontei ele hoje, novamente, e deu uma melhorada (aparentemente) após limpá-lo, mas não vou conseguir testar a efetividade disso hoje ainda.

 

Durante a limpeza, deu pra ver que a pasta está seca e bem dissipada, como mostram essas imagens aqui: http://imgur.com/a/CeEmq

 

4 horas atrás, IvanGamerBR disse:

 

Isso é verdade, talvez levando o PC de um lugar para outro tenha batido em algum lugar, 4 anos com a mesma pasta térmica?, Iria me surpreender se não tivesse dando nenhum problema, troque a pasta térmica e veja se resolve.

 

Quanto a pasta térmica, não tem que ser uma cara te recomendaria comprar essa:

 

http://www.kabum.com.br/produto/17401/pasta-termica-implastec-15g-6155-2484

 

Sempre usei ela no meu PC e nunca tive problema de superaquecimento

 

E te recomendaria essa da Cooler Master, mas apenas se você tivesse aqueles Air Cooler grandões, mas se não me engano, aqueles coolers já vem com pasta térmica pra você aplicar:

 

http://www.kabum.com.br/produto/6281/pasta-termica-coolermaster-thermal-fusion-400-rg-tf4-tgu1-gp

 

4 horas atrás, Contiusa disse:

@Trops. Não jogue dinheiro fora nessas implastec da vida (do frete, porque ela custa o preço de uma pasta de dente). Na verdade, a implastec e pasta de dente não tem muita diferença.

 

Se quiser economizar, compre uma DeepCool Z5 que é das mais baratas, mas é uma pasta honesta.

 

Então, agora preciso decidir qual pasta escolher... Utilizo 3 fans stock do gabinete e sem nenhum cooler diferente. Talvez se eu trocar a pasta resolva, mas com os comentários acima acabo na indecisão, novamente, sobre qual comprar. Rs

 

Alguém tem algum veredicto?

 

No mais, penso em comprar outros 2 fans (1 entrada + 1 saída) pro gabinete ficar fechado full time e refrigerado. Se o cooler ajudar, posso pensar em comprar, mas não comprarei sem que alguém diga se é realmente importante (não faço OC no meu processador e não pretendo no futuro).

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Trops. só vendo as condições do seu cooler para dizer se vai melhorar ou não com pasta térmica. Eu também não conheço a durabilidade do elastômero de fábrica. Mas uma coisa eu digo: se você puder comprar um cooler (e quiser), é a melhor solução e você nunca mais vai esquentar com temperaturas e barulho. Se a grana estiver apertada, aí tente a pasta térmica.

 

O seu gabinete parece estreito, então limita bastante em termos de cooler. Talvez a melhor opção seja um Loki II da Xigmatek. Barato e baixo. Deve caber. Só se atente para a montagem:

 

Eu acho que está de bom tamanho para um i5 bloqueado. O TX3 está muito caro para o que entrega.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Contiusa

Sobre a condição do meu setup, mostrei aqui ó: http://imgur.com/a/CeEmq

 

Quanto aos coolers, ambos tem preço semelhante, mas se você diz que o da Xigmatek é um custo/benefício melhor, olharei este no caso de compra. E sim, o gabinete tem (acredito) que 190mm de largura, que com a estrutura e placa-mãe deve cair pros seus 12-15cm.

 

Ainda no aguardo para alguem me ajudar a escolher a pasta! :D

(se quiserem dar um palpite de fan agradeço, mas já dei a olhada em alguns pra completar o setup :))

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Sempre quando se retira o cooler é necessário passar nova pasta. Se você mora na capital você acha tubinho implastec em qualquer canto por 5 reais cara, só tacar aí. Depois basta acompanhar a temperatura, tem que esperar a pasta assentar tmb.

 

Agora, se você quer gastar mesmo, qualquer cooler que você comprar já virá com pasta térmica inclusa, então não precisa comprar em separado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Phoenyx Posso mandar bala numa Implastec, então? Achei uma loja aqui do lado de casa, não vou precisar esperar o frete, que possui ela à venda (imagino que seja aquela básica).

 

Devo ir lá amanhã pra comprar ela e o alcool, caso me digam que serve. Daí se não servir eu compro a que me indicarem na net mesmo, pra usar até comprar o air cooler. :) 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Nem de alcool isopropílico precisa. Limpa com papel guardanapo ou similar (a não ser que tenha virado cimento aí, pode passar desengripante pra retirar as pelotas, mas limpa bem depois, sem óleo com pasta) e taca a pasta (meio grão de feijão no centro do heatspreader).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, Phoenyx disse:

Nem de alcool isopropílico precisa. Limpa com papel guardanapo ou similar (a não ser que tenha virado cimento aí, pode passar desengripante pra retirar as pelotas, mas limpa bem depois, sem óleo com pasta) e taca a pasta (meio grão de feijão no centro do heatspreader).

 

Bom, se você está falando vou acreditar! Fico receoso pelo fato de um pessoal indicar outras pastas diferentes das Implastec, mas mesmo assim vou comprar e aplicar. Logo posto resultados e consulto vocês novamente! :) 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

To falando pelo valor e pegar ali na esquina, não comprar pela net, pagar 20 de frete + a pasta. O seu problema aí não é o cooler, nem pasta ressecada. Pasta ressecada sem mexer no cooler não iria elevar pra 90ºC a temperatura. Mas você vê o que faz aí.

 

Pode ser os prisioneiros ou má instalação, ainda mais se mexeu e não trocou a pasta durante estes 4 anos aí.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Phoenyx disse:

To falando pelo valor e pegar ali na esquina, não comprar pela net, pagar 20 de frete + a pasta. O seu problema aí não é o cooler, nem pasta ressecada. Pasta ressecada sem mexer no cooler não iria elevar pra 90ºC a temperatura. Mas você vê o que faz aí.

 

Pode ser os prisioneiros ou má instalação, ainda mais se mexeu e não trocou a pasta durante estes 4 anos aí.

 

É o que eu havia comentado: jamais tive problema de temperatura e stutter no PC em quatro anos. Primeira vez que desmontei o cooler do processador foi ontem, dias depois de procurar ajuda aqui.

 

Duvido muito do problema da montagem (nenhum sinal de folga nas peças e fixadores), assim como estou apostando na pasta pra ver se ajuda a solucionar o problema.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!