Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Cuidado!!! golpistas no mercado livre!


Posts recomendados

  • Moderador

Nova tática,

 

Agora o individuo não precisa ter o trabalho de pedir e-mail inclusive telefone celular.

o Mercado pago trata de ajudar estes golpistas.... Ele solicita um pagamento para você e ao fazer isso o MP passa seus dados para o ladrão e assim ele tem o dados e começa a historia de e-mail e blablabla....... Recebi msh no whats do F*&% falando para mandar e tal...... 

 

Fiquem atendtos

 

Acabou de acontecer comigo

Capturar.PNG

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

Eu também quase fui vitima hoje, 20/02/2019, anunciei meu celular na olx e logo já recebi uma mensagem de uma pessoa, vou expor mesmo DANIEL OLIVEIRA, dizendo que ele estaria interessado em comprar mas que precisaria ser pelo mercado livre que era mais seguro, que ele já tinha feito uma compra antiga e que depositou mas na verdade recebeu um tijolo na encomenda, eu também deveria fazer o mesmo. Aí beleza, me passo o whats e começou a conversar, falou que pagaria e aguardaria eu mandar. Recebi um e-mail falando do pagamento e que agora eu tinha que enviar, ele vai e me fala que tinha ligado no mercado livre e que só faltava eu mandar o aparelho, ele receberia, iria avaliar e então o mercado livre depositaria o dinheiro, como eu nunca vendi nada pelo mercado livre já achei estranho. Como tenho o aplicativo no meu celular, fui em vendas e não tinha aquela venda, então resolvi ligar lá no mercado livre, pelo 0800. (08006377246). Graças ao meu bom e fiel Deus eu não caí no golpe, logo de cara a atendente já me perguntou o e-mail do remetente que estaria me enviando esses emails e não coincidiu com os do REAL mercado livre, era golpe, se eu depositasse iria ficar sem celular e sem e-mail. Tomem cuidado!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

Acabo de passar por uma situação semelhante. Já fiz outras vendas pelo ML e já tinha visto um vídeo no Youtube sobre o assunto, então quando chegou esse e-mail todo chamativo e estranho, fui direto no aplicativo do ML para verificar e realmente eu não havia vendido nada. A pessoa veio com uma historinha porque eu não tinha reputação e tal e eu acreditei:

Capturar.thumb.PNG.06e9c92c5c9dd8120bacc473076575da.PNG

Fiz a besteira de entrar em contato com esse e-mail: [email protected] enviei só uma frase pedindo uma confirmação se era a pessoa do post mesmo, só que não chegou a ser respondido. Pior que na hora que eu vi a pergunta, eu estranhei uma pessoa que está fazendo a primeira compra saber deixar o e-mail ali sem ter censura.

Vejam a audácia, até ao ponto de dizer que o ML não envia mais etiquetas para postagem e dizer "fique atento a fraudes" kkkkkkkk por favor né

 

Origem: [email protected]

 

1.thumb.PNG.26badb200b3df579ebe2a261b136c0bf.PNG2.PNG.18faca516f4de22eda125d3dfa08b83d.PNG3.PNG.7f75d0cc2b5ca786232de71ddc9e9f32.PNG4.thumb.PNG.ddc54bd30444649532e2ea5815292864.PNG5.thumb.png.ea183aa85082586a1464276b8cfdbab4.png

6.thumb.PNG.7ba78b159facd34ce7d65e5c5b381e40.PNG7.thumb.PNG.a3c1ff116bf92b8f9ac93e65db027bf4.PNG

 

7250691f-c6d1-47d0-8c59-6aa9f9ccfd70.thumb.jpg.9ee63f259373f94574bd1c1e8cfef42b.jpg

 

CAIO LUIZ ALMEIDA 

CPF: 638.110.570-49

WHATSAPP: (11) 9 7197-6572


Endereço: Rua Alcides Prado

Número: 386, fundos

Bairro: vila Euthalia

CEP: 03519-010

Sao Paulo/SP

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...
  • Membro VIP

Tentaram ontem comigo da seguinte forma; após comprar de um usuário novo, recebo a mensagem de cancelamento da compra e um link para um novo pagamento.

Se fizer o pagamento pelo link fornecido, acredito eu que nunca receberei o item e perderei o dinheiro.

compraml.jpg.3c422b25459301002909bbec8acb47b6.jpg

Abaixo a mensagem completa, omitindo o nome do vendedor e parte do link:

"(Nome do vendedor)

Caro cliente, Infelizmente o mercado livre está me cobrando uma taxa que eu não aceitei ao postar o anúncio
Por isso pedimos que refaça o pagamento novamente.
Não se preocupe ao cancelar a primeira compra o estorno e feito automaticamente pelo mercado livre!
Sinto muito pelos transtornos, a culpa não é minha, e que com o valor da taxa que eles me cobram, não consiguirei nem pagar os produtos, enviarei praticamente de graça, por isso o novo pagamento é sem juros não se preocupe, pode ser cartão de crédito, boleto, dinheiro em conta mercado pago, e tudo realizado através do mercado livre mesmo!
Para realizar o novo pagamento entre no link abaixo:⬇⬇⬇

https://www.mercadopago.com/mlb/checkout/start?pref_id=435775130-48ff3816-4baa-4064-baed-(XXXXXXXXXXX)

Sua compra será postada dentro de 24hrs horas, após aprovação do pagamento.
Forma de envio: Correios (Express)
Aceite o envio mais rápido e grátis, como um pedido de desculpas, pelos transtornos!
Agradeço a preferência!
Mercado Envios - Postado na agência
🛑Como efetuar seu pagamento? ⬇⬇⬇
🛑Entre no link do início da mensagem, com e-mail usando na conta do Mercado Livre e efetue o pagamento do seu produto pendente.
🛑Se o pagamento foi por boleto bancário o dinheiro estará disponível na sua conta Mercado Pago.

📦Seu produto já se encontra no processo de preparação para envio após o pagamento ser confirmado📫
Agradecemos sua preferência!"

 

O MercadoLivre agiu rápido e em poucas horas o link saiu do ar:

linkml.jpg.99a036ca37d9b095dc8348cd05e7e9b0.jpg

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Eu vendi um produto no mercadolivre, mas me trolaram. Eu deixei com o uber o produto para enviar ao comprador, dai a pessoa me bloqueou no whatsapp e fugiu sem pagar. Eu pedi para meus amigos verem o whats dessa pessoa, e essa pessoa continua usando o whatsapp normal, ela apenas me bloqueou. O numero parece ser da Claro, porque eu pesquisei naqueles sites que dizem a operadora do numero. Se eu ir nas lojas da Claro, eles sabem rastrear em que local está o chip inserido no celular da pessoa?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, ricardo_br disse:

De repente eles até sabem fazer isso mais não fazem. Ai você primeiro tem que fazer boletim de ocorrência e a polícia que vai pedir para claro rastrear (acho que precisa de autorização judicial).

um boletim de ocorrencia apenas nao serve? preciso entrar em processo?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você precisa dar queixa na delegacia e informar o ocorrido... é a policia que vai solicitar a localização a operadora, e não você. Você tambem solicitar o apoio ao mercado livre.. Alias , por que não fez a transação pelo mercado pago? poderia ter o dinheiro de volta ou só enviaria o produto quando o dinheiro estive na sua conta.

 

Uma coisa que você pode fazer é entrar na justiça contra o mercado livre e o uber. Você deve perder, mas eles vão ter que fornecer os dados do comprador e do motorista. Ai você processa os dois... 

 

Mas com certeza, o primeiro passo é dar a queixa na policia.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...

Eu ontem fiz um anúncio  de duas memórias RAM no OLX e um tal de Gustavo entrou em contato pelo chat, perguntado se eu não vendia pelo mercado livre que ele morava longe mais estava interessado, eu falei que não só pessoalmente que se fosse para enviar somente ele fazendo depósito, então ele ficou insistindo que por depósito ele não tinha segurança e blá blá blá.

 Então eu acabei criando o anúncio no mercado livre, acertamos o preço com frete e ele disse que ficaria com o produto.... horas mais tarde recebo email de confirmação de compra.

 

 

 

De cara achei estranho três coisas:

1- Que o nome dele no OLX era ''Gustavo'' no mercado livre já era ''Bruno Rocha''.

2- O email do remetente completamente suspeito.

3- adicionei o número dele que estava no perfil do OLX e tinha a foto de uma mulher.

 

Em seguida, algumas horas mais tarde recebo outro email.

 

 

 

Outro remetente suspeito...

O problema é que entrando no site do mercado livre realmente aparece a venda...

O que vocês acham ? Algum golpe de devolução alguma coisa assim ?

 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@Darlan Nunes Eu imagino que esteja tudo certo, a compra aparece no site e por isso considero válida, só resta imprimir a etiqueta e realizar o envio. Já na parte da possibilidade do comprador se utilizar do sistema para gerar uma devolução e lhe mandar de volta um tijolo eu não sei o que dizer. Esta decisão de correr o risco só você pode tomar. Eu vi alguns vídeos de vendedores que filmam o que está sendo colocado no pacote antes do envio e quando é devolvido filmam a abertura do pacote, mostrando assim como ocorre a farsa, entretanto não mostram como se resolvem junto ao site para recuperar o prejuízo, dão a entender que fazem boletim de ocorrência e resolvem por fora do site, através de muita cobrança, desgaste e dor de cabeça.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@Darlan Nunes Eu sei que funciona mais ou menos assim; pela lei do código de defesa do consumidor, toda compra não presencial onde o comprador só vê as fotografias e não pode tocar antes no objeto a ser comprado, garante um prazo de sete dias de arrependimento. O site do ML obedece a esta determinação, o comprador paga e o dinheiro vai para a conta do mercado pago, aparece em seu saldo como bloqueado, só libera o valor quando se passarem alguns dias da confirmação do recebimento e caso antes disso ocorra do comprador desistir e pedir a devolução, abre-se um caso e ocorre uma negociação entre vendedor e comprador, tem vendedor que devolve o valor sem exigir a devolução para que sua reputação no site não seja prejudicada e perca mais vendas, outros vendedores pagam o valor da devolução ou conforme a política do site, podem ficar isentos da cobrança, assim que o objeto é postado, o valor é devolvido ao comprador. É muito seguro para quem compra mas, muito arriscado para os vendedores.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

22 minutos atrás, Pincipi disse:

@Darlan Nunes Eu sei que funciona mais ou menos assim; pela lei do código de defesa do consumidor, toda compra não presencial onde o comprador só vê as fotografias e não pode tocar antes no objeto a ser comprado, garante um prazo de sete dias de arrependimento. O site do ML obedece a esta determinação, o comprador paga e o dinheiro vai para a conta do mercado pago, aparece em seu saldo como bloqueado, só libera o valor quando se passarem alguns dias da confirmação do recebimento e caso antes disso ocorra do comprador desistir e pedir a devolução, abre-se um caso e ocorre uma negociação entre vendedor e comprador, tem vendedor que devolve o valor sem exigir a devolução para que sua reputação no site não seja prejudicada e perca mais vendas, outros vendedores pagam o valor da devolução ou conforme a política do site, podem ficar isentos da cobrança, assim que o objeto é postado, o valor é devolvido ao comprador. É muito seguro para quem compra mas, muito arriscado para os vendedores.

Eu estou quase cancelando para vender somente pessoalmente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 5 meses depois...
  • Membro VIP

Cai no golpe hoje também. Fiz uma venda e depois de um mês o comprador abriu uma reclamação sem sentido e solicitou a intermediação do MercadoLivre, imediatamente o dinheiro saiu de minha conta e ainda fiquei sem o item vendido. O site só serve para comprar porque para vender não tem segurança.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 8 meses depois...
  • Membro VIP

Atualizando, o mesmo golpe contra os compradores continua da mesma forma mas, com argumentos diferentes, bem atuais ao momento de pandemia:

Golpe.jpg.95998a9dc260f13d9c0b6354578ca18a.jpg

Para mim como comprador virou uma forma de empréstimo em 12X sem juros, faço a compra (na esperança de receber o item) e espero o prazo de entrega para abrir a reclamação porque o item não foi enviado, ai seguem os tramites e o mercado livre faz o estorno no cartão de crédito, no valor total da compra e as prestações continuam normalmente, resumo pago hoje em 12X no cartão e no mês que vem entra o crédito.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 meses depois...

Algumas dicas de como comprar com segurança no Mercado Livre.

  • Compre sempre via Mercado Pago usando uma das opções oficiais. Depósito bancário é a pior escolha possível
  • Nunca, mas NUNCA forneça nenhum dado pessoal. Endereço, telefone e outros essenciais para recebimento e envio de produtos já devem estar na conta do usuário, logo não há razão para os outros pedirem os dados
  • Qualquer tipo de contato com o comprador/vendedor que peça para mudar algo fora do padrão do ML, como alterar endereço de envio ou mandar por outra transportadora, melhor nem responder. Na melhor hipótese, peça para a pessoa resolver direto com o Mercado Livre (afinal o site está ali para isto mesmo, servir como intermediário da compra)
  • Tentativas de mudar o local de conversa, seja Whatsapp ou Facebook não devem ser aceitas. ML é um local de negócios, não é rede social
  • Nunca clique em algum link enviado por e-mail. Se tiver que fazer alguma coisa, que seja diretamente no Mercado Livre
  • Se possível sempre faça alguma pergunta sobre o produto antes de comprar. O tempo de resposta e o formato da mensagem pode dizer muito sobre o vendedor
Em 24/05/2019 às 10:07, Pincipi disse:

Tentaram ontem comigo da seguinte forma; após comprar de um usuário novo, recebo a mensagem de cancelamento da compra e um link para um novo pagamento.

Se fizer o pagamento pelo link fornecido, acredito eu que nunca receberei o item e perderei o dinheiro.

compraml.jpg.3c422b25459301002909bbec8acb47b6.jpg

Um amigo meu passou por isto e pagou o boleto do link enviado. Levou golpe!

O link que enviam é para depósito em conta do Mercado Pago e não se refere a compra/venda de produto. Como o boleto era oficial do MP e tinha os padrões do site, o que acabou meu amigo dando o privilégio da dúvida.

Para quem vende e cancela a venda, não se pode dar prioridade ao último comprador, logo é necessário fazer um novo anúncio e então pedir para este comprador, se quiser, realizar uma nova compra a partir do novo anúncio.

Infelizmente negócios online estão cada vez mais complexos devido as brechas de golpes e propagandas falsas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 8 meses depois...

Bom dia, apareceu uma notícia hoje que quero compartilhar:

https://economia.uol.com.br/noticias/redacao/2021/08/19/procon-sp-e-policia-civil-explicacoes-mercado-livre-mercadorias-ilicitas.htm

Em resumo, é combate á pirataria, mas também existem os inúmeros casos de fraude e nesse caso gostaria de incluir também muitas, mas muitas mesmo propagandas enganosas que "pipocam" toda hora nas páginas dos sites e até mesmo na TV aberta, só não sei porque não foram ainda atrás desses casos.

Pessoal, SEMPRE desconfiem de ofertas muito grandes tipo "pague metade do preço", no Brasil é uma coisa impossível.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!