Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Conversão stereo mono, na saída alta, usando resistores.


ilkyest

Posts recomendados

  • Membro VIP

Pessoal, boa tarde.

 

Vi em um site, infelizmente ele é blog e não abre aqui no trampo, quando a juntar duas saídas stereo para uma mono, utilizando de resistores. O blog citava usar 2 resistores de 470. Está no anexo.

 

Eu quero ligar as saídas traseiras de um Tojo GR900, as duas, que são stereo, em uma caixa mono, de tal sorte que "a traseira" seja uma caixa apenas.

 

Essa caixa nada mais é que dois AFs de televisão, de 4ohms, ligados em série, com um filtro passa baixo com uma bobina de ferrite de 3.0mH e um capacitor despolarizado, de cerca de 330microfarad (resultante) que, calculei dar algo de 160hz de corte. Como estamos a 8 ohms deve dar mais que iss.

 

A questão é: com uma das saídas o resultado foi bom. Porém, com as duas, usando do precedente 470R o som ficou muito baixo.... Muito. Eu não utilizei o resistor de 20K que tem no circuito. Achei não precisar, e talvez seja aí o drama. (a meu ver faria cair a resistência resultante neste nó)

 

A impedância interna desse tojo é de 47R na entrada. Na saída não medi ainda (se for necessário, posso fazer à noite).

 

O Tojinho aceita 4~8ohms por saída.

 

Eu tenho de usar, exatamente, 470R nesta "conversão"? eu não poderia utilizar menos? e o resistor entre "o novo positivo" e o GND é necessário?

 

caixa.jpg

Índice.jpg

adicionado 1 minuto depois

OBS: Esses TOJO são, em todos os canais, negativo comum na entrada. Nas saídas, julgo que também o seja, embora cada saída tem o seu GND

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

olá amigo @ilkyest . Penso que esta soma com resistores altos (centenas de ohms) deva ser feita na etapa preamplificadora ou antes. Se estás a somar na saída, penso que deve usar R bem baixo mesmo. Pense cá comigo: 470 em série e nas saídas 4,7 = vai ficar a centésima parte da tensão nos 4.7 (ok sei que é 4 ou 8 mas foi só pra facilitar a matemática)

 

-Sim pode usar R menor algo como 4R7 mesmo. Atenção à potência. Mas por curiosidade, se o treco tem duas saídas, você te 2 af´s, qual o motivo-causa-circunstância disso mesmo?

 

-Os 20K nem vão fazer cosquinha no sistema

 

-Acho que deve ser dificultoso medir a impedância de saída do seu tojinho, né não?

 

Só conjecturas....

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu tinha uns esquemas aqui dessa linha da Tojo (que inclusive tem os esquemas muito parecidos com os da CCE), só que não encontro.

Mas pelo que me lembro são amplificadores em ponte formados por quatro CIs TA7205.

São dois CIs por canal, as 4 saídas são divididas através desse potenciômetro que tem do lado esquerdo. No fim fica dois alto-falantes em paralelo em um único canal.

Se juntar a saída L com a R pode causar curto entre as saídas já que nenhum dos fios estão ligados a massa.

adicionado 12 minutos depois

Uma coisa que eu não entendi:

Se sua caixa tem dois AF porque não usa um em cada canal?

Assim ganhará mais potẽncia.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@Mestre88  @Isadora Ferraz Porque os dois AFs são para graves. Se eu usar em estéreo, pode dar diferença, visto que eles "baterão" em sinais diferentes.

 

Ao passo que, também, eu só tenho um filtro passa-baixo, e não tenho nenhuma outra bobina de 3.0mH. Daí que eu teria um AF em full range, dando voz, que eu não quero, e outro passando pelo filtro PB.

 

@Mestre88  São TDA 1515, em BTL

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O tojo que eu tenho esquema era GR outra coisa, mas não era 900.

Então o seu deve ter o TDA1515 ligado em ponte, o que não muda muita coisa. 

De qualquer maneira não pode juntar os canais na saída. 

O que se pode fazer é juntar os canais na entrada e usar apenas um canal desse equalizador. 

 

adicionado 2 minutos depois

Qual é a sua fonte de sinal para o equalizador? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Um phillips ah 621, com sinal "desacoplado"....

 

Mas aí está... salvo esses AFs, eu quero o estéreo dele... mas só nestes AFs que não. Eu vou tentar resistores menores, talvez 47R... para ver.

 

@Isadora Ferraz neste caso, tendo em vista que cada canal tem um resistor, e este está em série com o AF. eu considero isso como resistores em paralelo? me refiro aos de 47R?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Isto 1/2 que seria um misto paralelo-série , um frankinstein da vida. De fato depende do ponto de vista elétrico, do tipo do sinal, das fases, creia-me não é tão simples. Mas ó o que eu penso...

-fazer um sinal stereo transfomista em mono é algo como converter um foto colorida em p&b

-fazer isso com os sinais de potência (saída pro a.f.) creio não ser muito ortodoxo. O ideal é como o amigo @Mestre88 disse: una as entradas de baixa potência. Pra isso... um amplificador exclusivo pra sua criatura monaural e outro pro stereo.

-os 47R são +10x maiores do que os 4 do a.f. = 90% de perda de potência

-Mais perdas no filtro e tal.

-um a.f. de tv não deve ser muito bom com graves

-Seu projeto do ponto de vista elétrico (e do meu) está meio que.. tipo assim.. sel lá.. entende?

-Do ponto de vista acústico (?! enxerga com os ouvidos??) tenho algumas dúvidas se vai haver diferença signifcativa se comparado ao o stero 'normalzinho'

-Não desista do seu sonho. Se não achar em uma padaria, tente em outra.

-é isso

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@Isadora Ferraz

@Mestre88

 

Bobinas de ferrite somam-se? se ligar em paralelo eu teria uma "soma" de seus henrys?

 

Acho que vou usar umas bobinas menores aqui, e fazer um outro filtro PB para o outro AF....  compensando o que falta com capacitor

 

Em tempo: Isadora, dá grave sim... mais do que eu tenho, porque esses AFs não são "comuns" de TV... 

 

Veja no anexo.

Screenshot_20160804_183559.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

em série é que soma = resistor

 

Consigo visualizar os eletrons passando por um circuito mas não consigo visualizar as moléculas de ar deslocando com sua invenção kk. Ou seja desconheço a acústica da coisa. Sonorização não é minha praia. Se der certo e perceber diferença, avisa a gente.

 

Em tempo: penso que, além obviamente do filtro apropriado, um a.f. projetado pra baixa freq dá melhor resultado com caixa de ressonância apropriada. Ou seja, ele não trabalha 'sozinho'. (chute teórico.... sonorização não é minha praia - parte II)

 

Sucessos!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@Isadora Ferraz  Lata de heineken, você deve conhecer, certo? a de 5 lts....

 

Esses dois Afs, cada um, requer uma caixa com 2,3 lts de ar.. esses kegs tem 5,5 litros... (parte interna, não o líquido).

 

Com um dutinho... 

 

Eu vou fazer uns testes envolvendo um resistor de 6R8 e outro de 10R... já posto resultados.

 

Ok... testes abortados.

 

6r8 quebrou uma das pernas... o de 10R ficou baixo, também, o sinal. 

 

Vou abandonar a junção stereo/mono. Agora preciso achar uma formula de um circuito RLC para setar os AFs em 150Hz... estou a utilizar duas bobinas, em série, de 80microhenry.. dando 160 portanto, e AFs em 4 ohms...

 

to procurando fórmulas, a seguir lhes posto os resultados

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Falando em amplificadores automotivos e sobre sons graves, tava folheando uma revista velha dos anos 70 hoje e encontrei um projeto de amplificador para o carro, algo bem simples e bem caseiro com transformadores feito em casa e transistores 2N3055.

Fiquei curioso para saber se a geringonça realmente funcionava fiz com uns transformadores normais de 60Hz que estão sobrando aqui, desses usados em rádio portátil. E dois transistores TIP122.

E realmente funcionou com um grave excelente, tirou 50W fácil em um Alto Falante de 6 Ohm. (Pena que a caixa acústica era fraquinha, mas deu pra ver ela se mover do lugar).

Spoiler

Amplificador 50W.GIF20160806_002751.GIF

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@Mestre88 esse eu tenho, e já to guardando ele para outro projeto.....

 

To procurando ainda fórmula para circuitos RLC.... enquanto isso, falando com um maluco sobre um filtro PB igual ao meu no ML.....

 

Segunda vou atrás de bobinas aqui em PF, vou ver se acho, talvez em alguma eletrônica ache um PB igual esse...

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!