Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boa tarde. Chegou um estabilizador BMI 1000va Modelo ML1000B1 e com placa eletrônica de controle ML6E que possue 04 reles num transformador de 08 fios. Chegou desligados todos os terminais que vão a placa identificados assim na placa: IN, TP1, TP2, TP3,TP4, TP5, EARTH,11V. Alguém tem o esquema de ligação dele? Obrigado.

Postado
15 horas atrás, Manjaro disse:

Estabilizador !?  tem certeza que desejas ligar essa coisa ? :crazy:

Amigo sua observação não ajuda muito. Chegou a oficina, preciso fazer o reparo. Obrigado.

Postado

Obrigado pelo link mas eu preciso é das conexões entre o transformador e a placa de controle. Não consegui nem com o fabricante. Ele chegou completamente desmontado na oficina. Aqueles terminais citados no início do post.

Postado
8 horas atrás, lquirino disse:

Obrigado pelo link mas eu preciso é das conexões entre o transformador e a placa de controle. Não consegui nem com o fabricante. Ele chegou completamente desmontado na oficina. Aqueles terminais citados no início do post.

Mande fotos do transformador e da placa.

Meça as resistências dos terminais do transformador também.

Postado
Em 08/08/2016 às 19:10, Mestre88 disse:

terminais do transformador normais não estão queimados.

20160810_135842.jpg

20160810_135850.jpg

20160810_135857.jpg

20160810_135904.jpg

Postado

@lquirino ,

Sei que o que vou escrever aqui não vai te ajudar muito, mas não pude resistir a comentar algumas coisas, como por exemplo o famoso tópico destacado que temos no CDH, que deixa bem claro a farsa que são os estabilizadores que são fabricados aqui ..... uma boa leitura nele e ninguém compraria um estabilizador nacional !

Isso aí não é um estabilizador normal, é um Frankstein.... alguém fuçou nele antes de você, não conseguiu resolver, e devolveu com os fios do transformador cortados....   pode ser que esse transformador não seja nem o correto desse estabilizador  !!!!  Aliás, pela filtragem que estou vendo, seria melhor que não fosse usado de jeito nenhum...... isso é um tremendo gerador de surtos quando faz o comutação dos enrolamentos, e precisaria de uma boa filtragem para atenuar esses surtos, filtragem essa envolvendo bobinas, capacitores, varistores e resistores ........  esse  pessoal tem muito o que aprender !!!!! Se um dia você tiver o prazer de abrir um estabilizador da Trip-Lite, vai ver o que é um produto sério :

1210582-tripp-lite-lc1800-ac-line-stabil

Coitado do infeliz usuário desse estabilizador que caiu em suas mãos .... mas como você mesmo diz, você precisa consertar, então .....

Ligue para o fabricante, fale com alguém responsável pela parte técnica, se identifique como uma oficina de eletrônica, que eles tem de lhe fornecer o esquema eletrônico do produto.

Sem isso, pode desistir e devolver ao seu cliente, ou se prepare para identificar os enrolamentos, sabendo que isso é um auto-transformador, com vários enrolamentos de derivação em torno dos 115 V Ac nominal, sendo um o de 115V, e dois abaixo disso e dois acima disso. Possui também uma derivação com 11V para alimentar o circuito. Os outros terminais precisa medir certinho o circuito na placa para identificar a função. Aliás, foi exatamente para isso que o @Mestre88 pediu para você medir a resistência dos terminais, não para apenas saber se estão queimados...

Boa sorte, meu amigo !

Paulo

• Curtir 3
Postado
1 hora atrás, lquirino disse:
Em 08/08/2016 às 19:10, Mestre88 disse:

terminais do transformador normais não estão queimados.

Sim, foi justamente o que o @aphawk disse. Era pra medir e mostrar o que encontrou, pois assim podemos identificar melhor os terminais.

A única coisa que conseguir ver aí é que "Earth" é o terminal da carcaça.

O terminal identificado como 11V na placa, no transformador é um fio mais fino (diferente dos outros), vai ter outro fio mais fino este vai estar junto com outro mais grosso deve ser ligado ao lado do terminal 11V.

O terminal IN pode ser um dos fios da tomada, mas não dá para afirmar com certeza.

Essa placa foi muito mexida, tem coisas estranhas aí. Como por exemplo o pino 2 do PIC foi interrompido, deixando o RL4 sem ação. Sabe se lá o que mais tentaram fazer com isso. Tem umas soldas estranhas aí também como se estivessem jampeando as trilhas.

• Curtir 1
Postado

Cara, não sei qual teu orçamento para o conserto desse estabilizador.

Mas, pelo estado que se encontra, veja isso: http://www.balaodainformatica.com.br/produto/10507/Estabilizador-Protector-BMI-1000-VA?parceiro=google&gclid=Cj0KEQjwoau9BRDMvsnv5MCh24UBEiQAKOqcfS1fnrOaOBi57iYmkbeZ8j_m9O9qQwSrhht44F8BJjgaAgJF8P8HAQ

Aí vem a pergunta: Vale a pena?

• Curtir 1
Postado

@Ricardo S Ferreira ,

Pois é .... olha, lendo as características no anúncio parece um belo produto, não é ???????

"Na queda e no retorno da rede elétrica, através do auto diagnóstico de partida, o PROTECTOR evita a queima dos equipamentos a ele conectados.

Características:
- Marca: BMI
- Modelo: 1-PT100011P 

Especificações:
- Potência nominal: 1000/1000   ??????????????????????????
- Tensão de entrada: 115V (~)
- Tensão de saída: 115V (~)
- Corrente Nominal: 8,7
- Fusível de Proteção
- 4 Tomadas de Saída

Informações Adicionais:
- Microprocessador (Risc/Flash) 
- Auto diagnóstico de partida (auto teste) 
- Partida com zero crossing (tensão zero)  ?????????????????????
- Filtro de linha (modo comum e diferencial) ?????????????????????
- Proteção contra sub e sobre tensão com desligamento e rearme automático da saída
- Monovolt (115V / 115)
- Proteção contra surtos de tensão e sobrecorrente ???????????????????
- Função TRUE-RMS  ???????????????????????????"

A imaginação é bem fértil..... virou até multímetro digital de alto nível agora.....  será que o tal True RMS resiste a um teste com uma carga  indutiva, tipo uma furadeira ??????? 

Como dizem : quem vê cara, não vê coração !

Paulo

Postado

Pelo menos eu tive uma certeza agora, de que eu não estou totalmente errado de não ter conseguido resolver o problema. Chegou fuçado e com placa desligada. Enfim, vamos por parte. Medir resistência dos terminais, com um multímetro praticamente impossível porque dá baixa demais nos tap`s do secundário. Não se trata de um autotransformador porque os dois terminais do lado direito não tem conexão elétrica com os do lado oposto, e se alimentados em 220 volts todos os demais terminais apresentam uma tensão de 135 volts entre eles. Posso estar parecendo um "novato" mas tenho 23 anos de oficina de manutenção, e me dá um dissabor apanhar de um problema relativamente simples. Na melhor (e mais lógica) forma que eu consegui ligar ele na placa ele funciona por uns 5 segundos, em seguida os relés ficam todos "vibrando" e a saída vira uma bagunça, embora não haja curto-circuito isso é não queima o fusível. De qualquer forma, obrigado pois toda e qualquer opinião de colegas vale muito a pena. Antes que eu esqueça o fabricante BMI não deu a mínima para eu ter pedido o diagrama, sequer respondeu aos contatos que fiz.

Postado

@lquirino ,

Pois é, do jeito que te mandaram isso, foi fuçado ao extremo, e fica bem difícil consertar sem ter o esquema correto. Não há garantias que os componentes não tenham sido adulterados, e até que o microcontrolador não possa ter tido o seu programa alterado por um fuçador tentando melhorar ou corrigir o produto.

Embora exista um enrolamento a mais, isolado do principal ( aposto que é o enrolamento que alimenta os 11 volts para o circuito lógico, ou um enrolamento que forneça uma amostra da tensão de entrada para o microcontrolador calcular e escolher quais terminais serão usados) , todos os outros terminais funcionam como um auto-transformador, principalmente pela potência que pode ser entregue, e pelo princípio de comutação dos enrolamentos para ir se obtendo uma tensão estabilizada  em torno de 115 Volts na saída. Pode verificar pelo circuito que os relés estão ligados a esses terminais do auto-transformador.

Agora, o fabricante se negar a fornecer o esquema, pode apostar que é para esconder o real circuito em função da propaganda alardeada. Se o INMETRO tivesse regras sólidas e atualizadas na certificação, isso não aconteceria. Depois que eles pegam a aprovação do INMETRO, eles inventam a propaganda que quiserem, inventam mil maravilhas, palavras bonitas, e lá vai o incauto do consumidor gastar seu suado dinheirinho....

Paulo

• Curtir 3
Postado

Finalmente após analisar a placa e os relés consegui fazer o diagrama e ligar com sucesso. Não havia nenhum componente queimado, apenas a trilha interrompida do PIC que foi restabelecida. anexo fotos da ligação. Tudo certo, voltou ao proprietário.

20160812_103054.jpg

20160812_102958.jpg

20160812_103010.jpg

• Curtir 2
Postado

Primeiro, parabéns ao autor do tópico por conseguir lograr êxito em consertar a trapizunga.

Agora vou ensinar a um engenheiro com centos anos de experiência como ler a plaqueta de características de um aparelho. :P

Em 10/08/2016 às 19:42, aphawk disse:

"Na queda e no retorno da rede elétrica, através do auto diagnóstico de partida, o PROTECTOR evita a queima dos equipamentos a ele conectados.
Se está escrito, deve ser verdade!

Características:
- Marca: BMI
- Modelo: 1-PT100011P 

Especificações:
- Potência nominal: 1000/1000   ??????????????????????????

1000 !!!, pô, é um numero muito grande, então o aparelho é bom!
- Tensão de entrada: 115V (~)
- Tensão de saída: 115V (~)
- Corrente Nominal: 8,7
- Fusível de Proteção
- 4 Tomadas de Saída

Informações Adicionais:
- Microprocessador (Risc/Flash) 
- Auto diagnóstico de partida (auto teste) 
- Partida com zero crossing (tensão zero)  ?????????????????????

Quer dizer que na partida, a tensão é zero... depois aumenta para 115V (hehehe)

Mas o mais importante nessa informação é que é uma palavra difícil, e está escrito em inglês!!! (então esse aparelho é fod* mesmo)

- Filtro de linha (modo comum e diferencial) ?????????????????????

Olha só, outra prova de que o aparelho é "o bicho", O filtro de linha funciona em modo diferencial!!! Cara! seu PC terá uma energia diferenciada!!!

melhor que a de Itaipu !!!
- Proteção contra sub e sobre tensão com desligamento e rearme automático da saída
- Monovolt (115V / 115)
- Proteção contra surtos de tensão e sobrecorrente ???????????????????

Proteção contra qualquer surto de tensão.... é... será que os surtos que ele próprio causa está incluso? Essa eu não sei.

Mas ele tem um fusível, protege contra sobrecorrente vai.

- Função TRUE-RMS  ???????????????????????????"

Ah! essa é muito importante!!! quer dizer que se entra 115V nele, é porque são 115V de verdade mesmo!!! ...TRUE - RMS

Resumindo: O podruto é bão!!!

Se minha vó ler isso, ela compra, com certeza.

Paulo, não seja malcriado comigo hein...kkkkk

• Curtir 3
Postado

@cesardelta1 ,

KKKKKKKKKKK Muito bom !!!!!

É a tal história de encher linguiça com palavras e expressões que os leigos desconhecem... tudo para tornar a "isca" mais apetitosa para as suas vítimas ....

Mas vou aproveitar esse seu post, pois essas palavras bonitas todas me lembraram, e também fazer um apelo para alguns colegas :

Ultimamente, vejo algumas respostas com termos técnicos tão complicados ( e algumas vezes até totalmente fora do objetivo que deveria ser responder a uma questão feita... ) que me fazem ter de ler duas ou até mais vezes a resposta para que eu consiga compreendê-la. Então, fico imaginando o coitado do querelante que fez a pergunta kkkkk !

Muito menos necessária é a colocação nas respostas de equações diferenciais ou integrais ! A menos que estejam respondendo para um outro colega de profissão ou até de mesmo curso, isso é uma pura perda de tempo.

Não vejo sentido nisso, afinal quem fez a pergunta não tem conhecimento técnico suficiente para entender expressões usadas no curso de Engenharia !

Eu tenho a opinião de que temos de conversar sempre NO MESMO NÍVEL TÉCNICO de quem está fazendo as perguntas.

Portanto, venho pedir a todos esses colegas que entendam que o Fórum é para tentarmos ajudar a outros com o nosso conhecimento, da mesma maneira que professores tem de ajudar aos seus alunos. Vamos tentar nos policiar, e tentar respondermos das maneiras mais simplistas possíveis, pois assim podemos incentivar outros a seguirem pelos nossos caminhos !

Paulo

• Curtir 2
Postado

Engraçado, estava pensando exatamente isso ontem enquanto tentava responder um tópico da maneira mais simples que conseguia. Más quem sou eu para dizer isso ao grandões né?

Abraço

Postado

@cesardelta1 ,

Oras, não existem grandões aqui !!!!! ( talvez existam apenas no sentido de peso kkkkk )

Existem amigos e colegas, e pelo menos acredito que todos nós temos os mesmos objetivos !

Esta semana eu também vi algumas respostas que de tão técnicas me fizeram ler o tópico , tanto a pergunta como a resposta, umas 3 vezes.... e sinceramente acho que ainda tenho dúvida no entendimento !!!!!

Igual a você, eu fiquei pensativo, e hoje resolví colocar em público a minha opinião sobre isso.

Mas pode acreditar que é para o bem de todos os membros com menos conhecimento técnico !

Se quando eu tinha 12 anos meu pai escrevesse uma equação diferencial para explicar uma coisa muito simples, tenho a mais absoluta certeza de que eu nunca teria montado nenhum circuito, não teria me interessado pela Eletrônica  !

Paulo

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!