Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Diferença entre conversor ansel e adcon


Ir à solução Resolvido por MOR_AL,

Posts recomendados

Olá pessoal, estou com um pic16f72 e fui fazer um teste aqui utilizando conversor a/d,

porém no datasheet não tem o registrador ANSEL somente o ADCON. Alguém pode me
dar uma explicação por que não tem o ANSEL e se ADCON substitui o ANSEL.

Meu teste é somente leitura de potenciômetro e mostrar no lcd.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Da vaga lembrança (confirme no datasheet por gentileza)

ANSEL= SELeciona pino como analógico. Alguns mc nascem com ele setado. Horror pros principiantes quando mc não funciona como desejado pois esquecem de setá-lo

ADCONx=CONntrola funções do ad como p.ex. inicializa conversão, liga ad, deslocamento do bits resultantes e alguns etc

 

Penso que uma rápida olhadela no ds analisando cada bit e você vai saber programar correntamente os registros.

 

Tarefa-preço:

-entenda cada bit

-faça um resumo

-publique o que aprendeu

Alguém pode conferir pra você mas o mais importante: terá contribuído pra aumentar a base de sonhecimento do forum

 

abç

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal, fiz algumas pesquisa aqui e encontrei isso:

A funcionalidade do módulo A/D é controlado por três registradores: ANSEL, ADCON0 e ADCON1.

 

Os registrador ANSEL não são usados para ler/escrever dados, eles estão lá apenas para configurar a entrada do pino como analógico ou digital.

 

O registrador ADCON0 seleciona qual entrada analógica deve ser medida. Isto é necessário, uma vez que há vários canais de entrada analógica, mas apenas um conversor A/D circuitos.

 

O registrador ADCON1 também desempenha um papel importante na programação do módulo A/D.
Um ADC requer uma fonte de relógio para operar.

 

Tudo certo, mais alguns pics (16F72, 16F87x, 16F87xa) por exemplo não possuem o registrador ANSEL, e sim o ADRESL e  ADRESH.

 

Os registradores ADRESL e ADRESH contem o resultado da conversão A/D de 10 bits. Quando a conversão A/D esta concluída, o resultado A/D é carregado para o par de registradores GO/DONE.

 

e ai? onde são configurados a entrada do pino como analógico ou digital? não ficou claro pra mim.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Jones Damas ,

 

Faz tempo que não programo para Pics, mas pelo que me lembro tudo está nos registradores ADCON0 e ADCON1, e para configurar para analógico use o registrador TRISA ANTES de configurar os  ADCON0/1 , e que no caso do Pic16f877A o conversor ADC está ligado no port A .

 

Dá uma olhada aqui :

 

https://electrosome.com/adc-pic-microcontroller-mplab-xc8/

 

Paulo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução

Há alguns anos eu fiz um estudo do CAD interno do PIC.

Segue arquivo PDF com todas as dicas. Não me pergunte nada pois eu teria que estudar meu trabalho. Aliás, é para isso que os faço. Para tê-los como referência sempre que precisar.

Alerto, que para você adquirir proficiência em qualquer assunto, terá que tentar fazer sozinho. Apenas assim é que os nossos neurônios se interligam de modo a adquirir conhecimento.

 

http://www.4shared.com/office/P97Sc8xwce/CAD_Interno.html

Em tempo: Baixei e funcionou corretamente.

Bons projetos.

MOR_AL

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@MOR obrigado por compartilhar, com esse passo a passo ficou bem mais claro. Fiz um paralelo entre dois

datasheets de micro que utiliza ANSEL e outro que nao utiliza e enxerguei umas diferenças. vou dar mais uma estudada aqui nesse material. Perfeito, valeu.

 

Olá pessoal, estive olhando o datasheet dos micros 16F877A e 16F675 entendi que as configurações que são feitas no registro ANSEL do 16F675 são idênticas no registro ADCON0 do 16F877a e ADCON0 do 16F675 corresponde ao ADCON1 do 16F877a.

 

Em alguns microcontroladores pic usa se ADCON1 para seleção Analogico/Digital, outros faz uso do ANSEL(H).

 

Obrigado pela ajuda de todos.

O post pode ser fechado. com mais umas leitura aqui fica claro pra mim.

Valeu!

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...