Ir ao conteúdo

Fonte antec vp450 queimou ao ser ligada em 220v com chave em 110v

Ir à solução Resolvido por faller,

Posts recomendados

Postado

Pessoal, aconteceu uma coisa muito estranha, a minha fonte é bivolt manual VP450 da Antec, ela é uma fonte boa, sempre deixo ela ligada em 220 que é a tensão aqui da cidade, hoje quando liguei ela senti um cheiro de queimado bem em fraco tirei rapidamente, deve ter ficado 5 segundos em contato com a energia. Quando eu fui ver tava em 110 a tensão da fonte. Depois de um tempo liguei ele em 220 normal a fonte não dava sinal nenhum de vida(Tipo cooler girando, nenhum som), mas a luz verde da placa-mãe acendeu e o cooler do processador não funcionou. 

Uma fonte queimada pode liga a placa-mãe? Tem grande risco que meu HD e Processador estejam queimados?

Eu já tive fonte vagabunda que queimou de sair fogo e não danificou a maquina

• Membro VIP
Postado

Perguntas difíceis de responder de modo definitivo.. Só dá para saber de uma coisa. Fonte ligada para operar em 110 não deve ser ligada em 220 Volts e o dano pode ser dos mais diversos.. Compre logo uma fonte com PFC ativo que opera de 90 a 264 Volts. Não terias tido problema algum com uma dessas.

• Curtir 2
Postado

@faller Eu vou comprar uma 430 ou 500 da Corsair, EVGA. Olha o cheiro de queimado esta bem fraco, só na fonte o HD e Processador não esta com cheiro achou que já é um bom sinal.

o que me intriga é a placa-mãe ainda ligar mesmo com fonte aparentemente queimada.

• Membro VIP
Postado
2 minutos atrás, PanicKenny disse:

@faller Eu vou comprar uma 430 ou 500 da Corsair, EVGA. Olha o cheiro de queimado esta bem fraco, só na fonte o HD e Processador não esta com cheiro achou que já é um bom sinal.

o que me intriga é a placa-mãe ainda ligar mesmo com fonte aparentemente queimada.

Fontes de alimentação tem dois circuitos bem distintos, um, o principal, que oscila um transistor e chaveia a tensão primária superior a 300 Volts DC em cima de um transformador e transfere para o secundário a 98% da potência de que seu PC necessita..

Outro circuito, bem mais simples, totalmente independente desse primeiro, é responsável pela tensão de +5Vsb, pouco usado, de baixa potência e que dentre outras coisas mantém aceso um led na placa-mãe.

Esse dai deve ter ficado bom, na sua fonte. O outro, o principal, que deve ter estragado.  Só isso, nada mais do que isso

• Curtir 1
Postado

@faller Ta explicado, então tem chance de a placa-mãe esta danificada também?  A sorte ou azar que hoje eu comprei uma placa de vídeo, placa-mãe e memoria nova. Se for só a fonte e placa-mãe eu troco tranquilo, mas se for processador e HD, meu PC ficara parado um bom tempo :(.

• Membro VIP
  • Solução
Postado
2 minutos atrás, PanicKenny disse:

@faller A ta explicado, então tem chance de a placa-mãe esta danificada também?  A sorte ou azar que hoje eu comprei uma placa de vídeo, placa-mãe e memoria nova. Se for só a fonte e placa-mãe eu troco tranquilo, mas se for processador e HD, meu PC ficara parado um bom tempo :(.

Sim ou não..  Não dá de saber... O mais provável é que somente a fonte tenha se ido, mas não dá de garantir..

Aquela parte principal da fonte é que deve ter se ido. Sem ela seu PC não opera mas bem pode acender o led da mobo...

• Curtir 2
Postado

@faller @faller Uma Cx430 da Corsair tem um pin para a VGA de 6+2, e a GTX960 que eu peguei precisa da entrada de 6 pin. No caso eu poderia conectar esses 6 pin e deixar os outros 2 da fonte de fora sem problemas?

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado

Para isso esse tipo de plug já vem com os dois pinos destacáveis.

Plug PCIe com 6+2 pinos

11133-pci-e-6-2-s-.png

Pode usar sim sem nenhum problema com somente 6 pinos

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado
11 horas atrás, PanicKenny disse:

@faller E no caso das fontes que tem 2x6 pin, você pode conectar somente um pin na placa de video?

Se a placa de vídeo pedir dois conectores de 6 vias coloque dois. Se ela pedir um somente, evidentemente coloque um só.. Até porque não teria como nem onde colocares o segundo..

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!