Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
PanicKenny

RESOLVIDO Fonte antec vp450 queimou ao ser ligada em 220v com chave em 110v

Recommended Posts

Pessoal, aconteceu uma coisa muito estranha, a minha fonte é bivolt manual VP450 da Antec, ela é uma fonte boa, sempre deixo ela ligada em 220 que é a tensão aqui da cidade, hoje quando liguei ela senti um cheiro de queimado bem em fraco tirei rapidamente, deve ter ficado 5 segundos em contato com a energia. Quando eu fui ver tava em 110 a tensão da fonte. Depois de um tempo liguei ele em 220 normal a fonte não dava sinal nenhum de vida(Tipo cooler girando, nenhum som), mas a luz verde da placa-mãe acendeu e o cooler do processador não funcionou. 

Uma fonte queimada pode liga a placa-mãe? Tem grande risco que meu HD e Processador estejam queimados?

Eu já tive fonte vagabunda que queimou de sair fogo e não danificou a maquina

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Perguntas difíceis de responder de modo definitivo.. Só dá para saber de uma coisa. Fonte ligada para operar em 110 não deve ser ligada em 220 Volts e o dano pode ser dos mais diversos.. Compre logo uma fonte com PFC ativo que opera de 90 a 264 Volts. Não terias tido problema algum com uma dessas.

• Curtir 2

Compartilhar este post

Link para o post

@faller Eu vou comprar uma 430 ou 500 da Corsair, EVGA. Olha o cheiro de queimado esta bem fraco, só na fonte o HD e Processador não esta com cheiro achou que já é um bom sinal.

o que me intriga é a placa-mãe ainda ligar mesmo com fonte aparentemente queimada.

Compartilhar este post

Link para o post
2 minutos atrás, PanicKenny disse:

@faller Eu vou comprar uma 430 ou 500 da Corsair, EVGA. Olha o cheiro de queimado esta bem fraco, só na fonte o HD e Processador não esta com cheiro achou que já é um bom sinal.

o que me intriga é a placa-mãe ainda ligar mesmo com fonte aparentemente queimada.

Fontes de alimentação tem dois circuitos bem distintos, um, o principal, que oscila um transistor e chaveia a tensão primária superior a 300 Volts DC em cima de um transformador e transfere para o secundário a 98% da potência de que seu PC necessita..

Outro circuito, bem mais simples, totalmente independente desse primeiro, é responsável pela tensão de +5Vsb, pouco usado, de baixa potência e que dentre outras coisas mantém aceso um led na placa-mãe.

Esse dai deve ter ficado bom, na sua fonte. O outro, o principal, que deve ter estragado.  Só isso, nada mais do que isso

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

@faller Ta explicado, então tem chance de a placa-mãe esta danificada também?  A sorte ou azar que hoje eu comprei uma placa de vídeo, placa-mãe e memoria nova. Se for só a fonte e placa-mãe eu troco tranquilo, mas se for processador e HD, meu PC ficara parado um bom tempo :(.

Compartilhar este post

Link para o post
2 minutos atrás, PanicKenny disse:

@faller A ta explicado, então tem chance de a placa-mãe esta danificada também?  A sorte ou azar que hoje eu comprei uma placa de vídeo, placa-mãe e memoria nova. Se for só a fonte e placa-mãe eu troco tranquilo, mas se for processador e HD, meu PC ficara parado um bom tempo :(.

Sim ou não..  Não dá de saber... O mais provável é que somente a fonte tenha se ido, mas não dá de garantir..

Aquela parte principal da fonte é que deve ter se ido. Sem ela seu PC não opera mas bem pode acender o led da mobo...

• Curtir 2

Compartilhar este post

Link para o post

@faller @faller Uma Cx430 da Corsair tem um pin para a VGA de 6+2, e a GTX960 que eu peguei precisa da entrada de 6 pin. No caso eu poderia conectar esses 6 pin e deixar os outros 2 da fonte de fora sem problemas?

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

Para isso esse tipo de plug já vem com os dois pinos destacáveis.

Plug PCIe com 6+2 pinos

11133-pci-e-6-2-s-.png

Pode usar sim sem nenhum problema com somente 6 pinos

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

Valeu cara tirou todas as minhas duvidas, tu é o cara :)

Compartilhar este post

Link para o post

@faller E no caso das fontes que tem 2x6 pin, você pode conectar somente um pin na placa de video?

Compartilhar este post

Link para o post

@PanicKenny Sim, pode ligar qualquer um dos dois conectores.

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post
11 horas atrás, PanicKenny disse:

@faller E no caso das fontes que tem 2x6 pin, você pode conectar somente um pin na placa de video?

Se a placa de vídeo pedir dois conectores de 6 vias coloque dois. Se ela pedir um somente, evidentemente coloque um só.. Até porque não teria como nem onde colocares o segundo..

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais