Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
HarveySpecter

Asus m5a78l-m lx br v2 + fx 8350 = drop desempenho.

Recommended Posts

Meu PC tem a atual configuração:

• Processador: FX 8350
  • placa-mãe: ASUS M5A78L-M LX BR V2
  • 2x8 GB DDR 3 1600mhz
  • Fonte: EVGA 430W
  • VGA: R7 360
  • Western Digital Caviar Blue 
  • Drive DVD Liteon

Bom, antes de comprar a R7 360 eu usava uma 9500 GT para jogar Dota 2. Com configurações MUITO BAIXAS, conseguia uma média de 30~35 fps e com isso nunca percebi um grande problema da minha configuração, a mald1t4 placa-mãe...

Sexta passada chegou a R7 360 e, feliz, dei uma bela manutenção no meu sistema. 

1. Troquei pasta térmica
  2. Limpei todo o gabinete
  3. Dei uma boa organizada nos cabos
  4. Instalei o update aniversary do Windows 10
  5. Baixei o ultimo driver da AMD
  6. Atualizei a BIOS

Fui direto no Dota, joguei tudo no talo e em 1080p e consegui ÓTIMOS 70~75fps. Porém com o primeiro creep wave o fps já caiu pra 25~28 de média. E ficando sempre nessa, quando aparecia mais personagens na tela o fps caía.

Baixei novos drivers, desinstalei, instalei, fiz várias experiências e nada de melhorar, com isso pensei que poderia ser o Windows 10 e o update aniversary, com isso instalei o Windows 7 x64 limpo somente com os drivers da VGA e drivers atualizados da mobo. RESULTADO: Nenhuma melhora.

Depois disso, como estou muito acostumado com o Windows 10 voltei novamente pra ele (fiz uma cagadinha de instalar a x86 mas ... acontece), reinstalei o X64 e parti novamente para testes.  Pesquisando vi que a placa é BEM VA GA BUN DA. Ontem então fui a casa de um amigo que tem uma configuração bem parecida que a minha porém com uma mobo gigabyte (chipset 760g) e uma fonte C3 Tech, RODOU LISO! Nenhum drop de fps, nenhuma queda de desempenho. 

Fica aqui para pesquisas futuras, quem tiver esse lixo de placa-mãe, troque se quiser ter um desempenho descente (até mesmo em FX 6300 ela dá um belo drop no desempenho).

Screenshot_1.png

Screenshot_2.png

Editado por Hugh Laurie
  • Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Essa placa mão não foi feita pra suportar o FX 8350, ela aguenta no máximo o 6300 por conta de seu TDP, por conta disso acredito que seu processador esteja trabalhando em uma frequencia menor que a esperada. Para os FX sempre se recomenda placas mãe com o chipset 970, como esta aqui.

http://www.pichau.com.br/hardware/placa-m-e/placa-m-e-gigabyte-ga-970a-d3p-chipset-amd-970-amd-am3-box

http://www.pichau.com.br/hardware/placa-m-e/placa-mãe-gigabyte-ga-970a-ds3p-am3-chipset-amd-970a-box

Editado por Lucas Escobar
  • Curtir 3

Compartilhar este post

Link para o post

Infelizmente a Asus cometeu um erro de engenharia no projeto dessa placa. Eu tinha a primeira versão dela e tive o mesmo problema ao testar um FX-6300 de um amigo em uma época que pensei em adquirir esse processador. E mesmo com 6300 apresentou problemas. Oferece suporte à arquitetura FX, porém é mal gerenciada. Realmente, não tem o que fazer.

Embora algumas pessoas digam que não ter nenhum problema com essa build, elas são minoria, Portanto, é como você disse. Quem tiver, passe pra frente ou evite FX nesse modelo de placa.

Editado por Dinei
  • Curtir 3

Compartilhar este post

Link para o post

@Lucas Escobar

Até mesmo uma 640 g de qualidade (no caso uma Gigabyte) conseguiu tocar de boa o FX 8350, o problema que essa ASUS é uma gambiarra que foi atualizada para conseguir "FUNCIONAR" com essa linha de processadores.

Pesquisando, vi que até donos de 6300 sofrem com esse lixo de placa.

• Curtir 2

Compartilhar este post

Link para o post

@Hugh Laurie Tenho um amigo que usa ela num 6300, ele diz n ter problemas mas acredito que esteja sim, ele fica tendo problemas direto em jogos q exigem mais de processador como WoW entre outros, acredito que até a minha placa-mãe que é a m5a78 / usb 3.0 me faça perder performance com o fx 6300, mas né agora que já está comprado ficarei usando ela mesmo já que até agora nao tive problemas com a m5a78l / usb3.0

• Curtir 2

Compartilhar este post

Link para o post

@Hqxriven Muito obrigado, fiz as devidas alterações e vou testar agora.

• Curtir 2

Compartilhar este post

Link para o post

O mínimo para usar o FX é a Gigabyte ga-78lmt-usb3. 

• Curtir 5

Compartilhar este post

Link para o post

@NascarBR Foi essa que testei a R7 360 e foi sem queda de fps.

@Hqxriven Testei ... Nada de melhora. Terei que investir em uma mobo descente.

• Curtir 2

Compartilhar este post

Link para o post

Vamos ao que sabemos:

O VRM esquenta demais nessa mobo e diminui as voltagens entregues ao processador como forma de proteção e a mesma não suporta o TDP de 125w dos mesmos (nem todos os recursos do FX).

Então o que pode ser feito pra tentar pelo menos amenizar a situação nesse caso.

1 - Um dissipador no vrm

vrm_cooling.jpg

IMG_20140612_203709.jpg

Nas duas placas mães acima foi colocado um dissipador no VRM, (cobre na primeira e alumínio na segunda)

2 - Fazer um undervolting na CPU (diminuir a tensão da cpu) pra que o vrm não esquente tanto

3 - Diminuir o clock de operação. (Sua cpu neste clock pode estar esquentando demais o vrm, mas o que será que ocorre com 3.5 ou 3 Gigas. Será que os drops seriam tão constantes?).

4 - Desativar dois ou até quatro cores (É uma medida extrema, mas melhor do que ver sua cpu ter 8 cores e na hora dos games não aguentar nem 5 minutos sem drops).

5 - Lembro que quando tinha problemas de quedas de 50 pra 30 por exemplo eu usava o dxtory para limitar a quantidade de frames e por ficar com o frame estável eu podia jogar. Melhor jogar com 30 estáveis do que com 70 com quedas.

6 - Colocar um cooler resfriando a área ao redor dos VRMs

7 - Desativar o turbo core boost.

Aqui deixo mais um relato de quem também tinha problemas e conseguiu

http://www.overclockers.com/forums/showthread.php/747520-FX-8350-frequency-drops-(throttling-)-on-ASUS-M5A87

No post 26 a conclusão do Syncro.

E continuo na torcida.

Editado por Hqxriven
  • Curtir 4

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais