Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá pessoal.

Estou fazendo um painel (para mim) e tentando aproveitar o que tenho aqui.

Toda elétrica vai ser 220VAC..   (Vai acionar uma fonte para 3 motores de passo, 2,1A cada) e um spindle 2.200w/220 = 10A.

Tenho então 6,3A dos motores + 10A do spindle = 16,3A

Tenho aqui bases de fusível da Metaltex para 25A 500V, Beleza... Isso dá para aproveitar. (só a opinião de vocês se tenho que redimensionar os fusíveis)

Agora... Tenho uma montanha de contatoras 110VAC bobina.    Eles tem o código TC11.

Eles tem 2 terminais de bobina e 4 contatos de cada lado... 

No site da Metaltex. não encontrei as características dese bixo, porque é meio antigo, mas eles acionavam motores de 3CV, trifásicos.

O eletricista que montou os painéis "deu um jeito" porque os contatores foram comprados errados.

Mas que jeito foi esse, não sei dizer.

Gostaria de reutilizar isso, mas as bobinas são 110VAC e preciso alimentar  as bobinas com 220..

Tem jeito??? 

Preciso montar de tal forma que tenha um botão de contato momentâneo (tenho aqui), trave o relé ligado e posso derrubar com uma chave de emergência (tb tenho aqui).

Se puderem, ajudar. Agradeço e muito

Bom final de semana a todos.

Abraços

• Curtir 1
Postado

Confirma o modelo da contatora. Se for Metaltex, confira o link para afirmar. Até onde me consta, todos os fabricantes disponibilizam bobinas para reposição. Basta você indicar corretamente o seu modelo de comprar somente a bobina. Weg, Siemens, Schneider e outros tem para troca. Bem simples. Quantos aos fusíveis, eu utilizaria mais perto da carga em 20 A. Para a botoeira de acionamento NA, basta uma simples retenção com um botão NF em paralelo com botão de emergência. Bem simples.

http://www.metaltex.com.br/produto/ct/ct-contator-tripolar-ate-500a

Postado

Olá amigo Bonilla.

você tem razão,....Posso pedir uma bobina 220 para substituir.

O problema é que eles só vendem para pessoas jurídicas.

Aqui na cidade é um Caos tentar conseguir alguma coisa (peça de reposição) Até conseguem, mas o preço chega a ser 3 x mais que uma contatora nova.

Uma empresa automação, em 2001 montou painéis.

Os contatores estavam errados (eram para serem 220).

Sobraram pelo menos umas 30 peças

Não sei como, mas deram um jeito na época.....Mas sei que funcionou.

O que podem ter feito??  Era isso que eu gostaria de saber, pois não houve substituição das bobinas.

O circuito de emergência e botão liga, + os servos estão em anexo

Eletrica + TB660.bmp

• Curtir 1
Postado

Contatores e bobinas são meio caros, e já que tem um monte sobrando aí seria melhor utilizá-los.

Compre um Autotransformador de 220 para 110V, é barato (em torno de uns 40 ou 50 reais).

Faça todo o circuito de comando em 110VAC e ligue ao transformador.

• Curtir 2
Postado

foi usado um trafo para as bobinas. Solução simples e barata. Me espanta não ter opção de compra para acessórios numa cidade industrializada como aí.

• Membro VIP
Postado

usar um autotrafo de 220 pra 127 é fácil e óbvio demais. Se gosta de desafios, adrenalina e etc uma opção é: ligar 2 contatores 127 em série e usar só 1. Já que os tem sobrando. Lembrando que o quesito espaço disponível não entrou na pauta.

Adrenalina mesmo eu ia te falar... diodo em série. Na teoria só metade da potência dos 220 iriam pra bobina. Se achar que deve, ligue só um, veja se queima (já que os tem sobrando), se esquenta d+ , etc e faça por sua conta e risco. Por isso, não leia o que você leu acima (!)

Postado

Tarde demais amigo Ferraz... Já li o que está acima (heheh).  

Aliás, tinha pensado em ligar 2 em série, (se com resistores funciona, porque não???) 

Isso é uma gâmbia, sem dúvida, mas, sinceramente amigo...

É que meu bolso está reclamando muito ultimamente, depois que me enfiei de cabeça em fazer uma CNC router.

Já foi uma boa grana, e já abalou seriamente o bolso.

Quer saber... Para quem já está "melado" um pum a mais  não vai fazer diferença alguma..

Opa pessoal... Desculpem o nível... escapou. (foi só desabafo)

Grde abraço a todos e bom final de semana

adicionado 4 minutos depois

@Dom Bonilla    Caro amigo Bonilla... Só vindo aqui para ver como funciona essa cidade...

Grde abraço e não se espante... eu fiquei quando pisei aqui, há 10 anos.

Aqui tem... por apenas R$250,00;.....Sem condições.

Abraços...

• Curtir 1
Postado
3 horas atrás, malepobox disse:

Aqui tem... por apenas R$250,00;.....Sem condições.

250 num transformador?

Ou entendi errado?!

Se for isso depende da potência, para contatores um de 100 ou 200VA tá de sobra.

Se tem um monte sobrando e são iguais, é certeza que se ligar em série funciona. Pelo menos não vai gastar nada.

• Curtir 1
Postado

Eu não sei como é em São Bernardo do Campo, se é 220v por fase ou se é 127v por fase.

Se for 127v por fase, você pode fazer o comando em 127v e a potencia em 220v ou na tensão que quiser.

Coloque um neutro interligado a todos os "A2" das bobinas e "Voilà"!

Mas se for 220v por fase, aí fu... só no auto trafo mesmo.

Em 13/08/2016 às 19:32, Isadora Ferraz disse:

usar um autotrafo de 220 pra 127 é fácil e óbvio demais. Se gosta de desafios, adrenalina e etc uma opção é: ligar 2 contatores 127 em série e usar só 1. Já que os tem sobrando. Lembrando que o quesito espaço disponível não entrou na pauta.

Adrenalina mesmo eu ia te falar... diodo em série. Na teoria só metade da potência dos 220 iriam pra bobina. Se achar que deve, ligue só um, veja se queima (já que os tem sobrando), se esquenta d+ , etc e faça por sua conta e risco. Por isso, não leia o que você leu acima (!)

hahaha nunca me canso de ler seu comentários!

Postado

Olá amigo mestre...

Não estou + em SBC... esse cadastro é antigo.

Estou de casa nova no interior e aqui, o pessoal esfola mesmo.

Se der bom dia, tem que pagar... hehehehee

É 127 vac por fase.

Que lance é esse de diodo??? (tem um montão aqui).

Grande Ferraz... gosto de adrenalina até certo ponto.

Se a parte elétrica pegar fogo e meus drivers, fonte e placa TB6600 forem pro beleléu, vai ser mais que adrenalina.... Vou "ferver" e  sair latindo e mordendo paredes...

Postado

Esse negócio de diodo não vai dar certo não. 

Vai funcionar por um tempo e depois vai queimar. 

Mas se tem as duas tensões, porque não liga os contatores em 110 e a potência em 220?

Postado

Olá Mestre.... É tudo 220...a fonte que alimenta os drivers e motores...Poderia setar para 110 VAC, mas term o spindle e esse e seu inversor é 220 sem choro.

Daí usar 220 em tudo.

Vou deixar a sucata de lado, virar de cabeça para baixo para cair as últimas moedas e "importar" esse contator, Acho que mandando vir da China, ainda fica + barato que aqui na cidade.

Quando essa geringonça ficar pronta, posto para vocês.

Grde abraço....e obrigado a todos pela atenção.

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!