Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Componente que emite pulso após energizado


nick4xd

Posts recomendados

@nick4xd ,

 

Segue o esquema para a simulação, e o arquivo do Proteus também.

 

Note que você precisa usar o botão que faz o curto-circuito no capacitor para ver a simulação funcionar direito.... senão o capacitor já inicia totalmente carregado, acho que é um bug do Proteus.

 

Na prática, é só montar , sem o voltímetro e sem o botão, que logo ao energizar o circuito ele vai funcionar.

 

Com os valores usados, o tempo deve ser ajustado entre quase 0 e uns 70 segundos. Tive de fazer um Darlington com os dois BC547 e usar um zener de 5,1V , por causa dos altos tempos que você precisa.

 

Poderia também manter um único transistor, mas aí o capacitor teria de ser de uns 1000 uF, e o trimpot de ajuste seria em torno de 100K. Usar os dois BC547 é mais garantido.

 

 

DARLINGTON RC.png

 

Paulo

 

DARLINGTON RC.rar

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Mestre88 ,

 

Vou dar uma pesquisada amanhã e dou um retorno.

 

Atualização :  Tem razão ....

 

Para fazer simulações no Proteus onde o valor da tensão no capacitor tem de ser 0 no início, tem de editar o componente....

 

Selecione o componente, escolha Edit Properties, e então embaixo onde tem Other Properties adicione o texto  Precharge=0 . Agora a simulação funciona partindo de 0 Volts, sem precisar usar o botão para zerar o capacitor !

 

Paulo

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...

Olá, estou ressurgindo nesse tópico pois gostaria de registrar minha infelicidade com os resultados obtidos.

Após testar em protoboard, com auxílio de um osciloscópio, para análise e a obtenção do resultado esperado, é normal partimos para a próxima etapa, que é o desenvolvimento da placa final, conforme fotos abaixo (associação de resistores foi um dos testes).

 

Porém, não sei por qual motivo, ao passar da placa de testes para uma placa final (os mesmos componentes), o circuito deixa de funcionar (nenhuma ligação falha).

 

Não importa o que eu faça, o tempo máximo é de 36 segundos. Já tentei aumentar o resistor em série com o potenciômetro, e o mesmo tempo limite permanece. Só não troquei o potenciômetro pois não existe aqui na minha cidade o mesmo modelo chinês acima de 1M, apenas os nacionais que são gigantescos tanto no tamanho quanto no preço.

 

Enfim, será que alterando o zener eu possa ganhar alguns segundos? Preciso de pelo menos, 59 segundos.

 

 

Screenshot (53).png

WhatsApp Image 2016-09-14 at 21.35.42.jpg

WhatsApp Image 2016-09-14 at 21.35.42 (1).jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

você sabe como o trem funciona? Dando uma olhadela no circuito do amigo paulão @aphawk imaginei:

-ao pressionar o botão=descarrega C1

-ao soltar C1 vai carregando lentamente através de R1 e RV1

-ao atingir Vz de D2 + Vbe de Q1 + Vbe de Q2 aciona o relé.

Simples né? Mas na prática tem alguns fantasmas na parada. P.ex. D2 pode e vai conduzir antes de atingir Vz. A configuração darlington vai potencializar tal precondução - uma  corrente zener minúscula vai acionar o relé. Agora vamos ao que interessa...

-coloque um resistor (chute) 10k...100k entre B e E dos Q´s

-cogite usar 1 transistor só com o mesmo R chute 10K...100K entre B e Ee capacitor maior

 

Dando uma olhadela quase profunda na sua pci ... sinistro ... botão em paralelo com contato do relé, como descarrega C1? etc. Se achar que deve publique o esquema e o real propósito do projeto (não quero ler as páginas anteriores ok?)

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O botão é pra realizar o teste do motor apenas.

Realmente não tem por onde o capacitor descarregar, faço isso manualmente (sim, encostando um resistor no capacitor)

O projeto:

Tenho um timer digital que não tem a resolução dos SEGUNDOS, portanto, o tempo mínimo de acionamento da saída do timer é de 1 minuto. Daí veio a razão dessa placa, que é para retardar esse acionamento em pelo menos 59 segundos, ficando assim, apenas 1 segundo ligado. Essa precisão é importante, pois a saída é um motor de alimentador, e dependo da necessidade, 1 segundo é pouca comida e 3 segundos é demais.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Aí.. uma aplicação pra frase: 1 é pouco, 2 é bom, 3 é demais.. aff

Seguinte... Se tivesse dito antes (se disse...: preguiça de reler as páginas anteriores).  Mas se deu ao trabalho de confeccionar a pci, poderias ter feito com 555 né.. Enfim.

Penso que neste caso nem precisa de tanta parafernalha. Basta 1 capacitor, 1 resistor e 1 relé. minimalismo é minha filosofia. Ó:

 

        +470uF
(+)--o--| |--o--[relé]----(-)
     |       |
     |-[10k]-|

A teoria: quando seu timer aplicar os 12V entre (+) e (-),  o C está descarregado agindo como um curto por alguns segundos - o tempo que você quer -  acionando o relé.  Teste com valores entre 100uF e 3300uF. Valores maiores=mais tempo de acionamento. Não vai dar precisão absoluta a ponto de você dizer "puts! que precisão!" (de ja vu) mas após fixado o valor de C vai dar repetitividade no tempo que é o que você quer. Hás de esperar algum tempinho antes do próximo acionamento pra que o 10K descarregue o capacitor. Penso que depois de uns 10 segundos a carga no C já era. Pode testar R com valores diferentes pra fazer microajustes no tempo também.

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 horas atrás, Isadora Ferraz disse:

v P.ex. D2 pode e vai conduzir antes de atingir Vz. A configuração darlington vai potencializar tal precondução - uma  corrente zener minúscula vai acionar o relé.

 

 

Calma que também não é assim ... tem mais duas junções Vbe que tem de ser "vencidas" para haver uma mínima possibilidade de condução de uma minúscula corrente.... e não basta apenas a corrente minúscula, cada um dos transistores tem de estar diretamente polarizados, cada um com Vbe minimo em torno de 0,65 Volts para que eles possam funcionar como transistor, amplificando a corrente no coletor....

 

Eu usei esse mesmo circuito por muitos anos em vários amplificadores que eu tive, só que o tempo que eu precisava era pequeno, usava com um zener de 5V1 e o resistor de carga era no máximo de 150K.

 

Mas eu montei esse circuito no meu protoboard, e ele funcionou direitinho.

 

O próprio autor também disse que montou no protoboard e conseguiu o tempo correto com ele.

 

O que pode estar acontecendo é ele ter pego um par de transistores de altíssimo ganho.... a única solução seria aumentar o capacitor eletrolítico de carga.

 

Paulo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
1 hora atrás, aphawk disse:

duas junções Vbe que tem de ser "vencidas"

 

7 horas atrás, Isadora Ferraz disse:

-ao atingir Vz de D2 + Vbe de Q1 + Vbe de Q2 aciona o relé.

que bacana que estamos sintonizados em algo.

 

Quanto à condução precoce aos seus 5v1, ainda devo considerar que esta probabilidade prática existe sim. Penso que zener pode conduzir alguns uA antes de irromper na sua máxima tensão.

uA´s em base darlignton me parece ser um convite a saturação. Por isso não gosto de deixar "base aberta" - tente p.ex. colocar o dedo naquela baita trilha do garoto que vai até a base e você pode ouvir um trrrrrr no relé. Por isso sugeri os resistores pro gnd pra baixar 1 pouco a impedância (desviar os uA pro gnd) . No teu caso, claro, layout deve ter sido otimizado e etc.

 

Mas melhor não ficar discutindo o sexo dos anjos né? kk

 

abç & boas sortes!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

puts ! agora que vi. O circuito que propus não vai retardar acionamento e sim acionar por alguns segundos. Mas penso que serve pro seu alimentador ser acionado pelo tempo que desejas atendendo tuas expectativas . Algo como a cada 12 horas (seu timer) aciona por 2 segundos (meu circuito).

Mas se o objetivo for "atrasar" mesmo, ainda há uma solução minimalista com R e C: R em serie e C em paralelo com bobina do relé. Algo como:

 

vcc=24V, relé=12V, R com a mesma resistência da bobina em série com ela,  C de alguns milhares de uF em paralelo com bobina

 

Sorry, só em texto... teoricamente dá pra entender.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 15/09/2016 às 12:01, Isadora Ferraz disse:

Mas se deu ao trabalho de confeccionar a pci, poderias ter feito com 555 né.. Enfim.

 

 

Foi sugerido isso... nas páginas anteriores... e você estava nas páginas anteriores kkk

Mas nas páginas anteriores, me sugeriram outras opções, e acabei por optá-las, já que tinha funcionado nos ensaios. 

 

Enfim, estou testando tudo: Aumentar a carga do capacitor, resistor entre BE...

Quando obter algum resultado eu comento (estou testando tudo isso na própria PCI, onde o mesmo já está todo deformado...)

 

Utilizando capacitor 10x maior, o tempo aumentou muitíssimo, portanto, vou tentar optar para um 470uF

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!