Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Proteção com diodo zener


Ofioneu

Posts recomendados

@Ofioneu ,

 

Complementando...

 

Se você estiver usando uma entrada analógica, a impedância dela é em torno de 50K. Portanto, ao usar um resistor em série com ela, você estará sempre criando um divisor de tensão, ok ?

 

Usando 1K, você tem um divisor de 50K/51K = 0,98 , ou seja, irá medir uma tensão 2% menor do que a real.

 

Aumentando mais o resistor, você estará criando dificuldades para o conversor A/D, pois isso influi no tempo de aquisição do conversor ( lembrando que é um pequeno capacitor e tem de se carregar pelo sinal de entrada ) . Conforme o tipo de sinal e a velocidade de amostragem, pode alterar muito a sua medida.

 

O que eu faço é usar um Zener de 5V6 por 1 watt, e uso um resistor de 220 ohms para não alterar muito as medidas.

 

Se for usar um zener de 5V1, MEÇA PRIMEIRO se a tensão do zener está mesmo acima de 5 volts !!!  Peguei alguns cuja tensão estava em torno de 4,9 Volts, e alterava as minhas medidas com tensão próxima de 5 Volts. Por isso padronizei 5V6 ...

 

 

 

Paulo

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

pra senoide a dica que dou é retifique-filtre-condicione primeiro e entregue um dc praticamente mastigado pro mc. você pode colocar a proteção antes de entregar ao mc. Também pode colocar 4V7 na entrada mas que seu circuito não entregue mais de 4V analógico p.ex.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
23 minutos atrás, Ofioneu disse:

quero ler uma senoide, estou baixando a tensão com um trafo para 16v, depois eu estou dividindo a tensão para que ela se aproxime de 5v, depois quero ligar na A0, mas queria fazer um dispositivo de segurança zener.. por isso a pergunta.

Leve em conta que uma tensão de 110 Volts terá um pico da ordem de 110 x 1,4142 = 156 Volts e refletirá na tensão de 16 Volts como 16 x 1,4142 = 22,6..

 

Na verdade penso que deverias integrar (passar por um integrador) essa tensão retificada de 16 Volts e ai sim entregar uma amostra da tensão CC relativa a tensão de rede AC de entrada, a não ser que necessites de múltiplas amostragens da rede a cada tempo, que necessites dos valores da rede lidos numa frequ6encia maior que 60 vezes por segundo, que vás avaliar a tensão AC mesmo..

Outra coisa a cuidar é se aplicares a senóide da rede elétrica de 16 Volts vais ter valores positivos até +23 Volts e negativos até -23 Volts...  Seu microcontrolador aguenta isso dai????  Mesmo fazendo o divisor de tensão para que o pico caia dentro do + 5 Volts poderás ter - 5 Volts presente. Veja se ele aguenta em seu datasheet..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!