Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Pc não ligando por causa de GPU com defeito?


Posts recomendados

Olá,

 

Há cerca de 3 dias meu pc apresentou problemas durante sua utilização (2 vezes em jogo e 1 vez na área de trabalho). Os coolers da minha gpu (Gtx 680) disparavam para 100% e eu ficava sem vídeo (tela preta, mas windows etc rodando), sem conseguir sair dessa situação até reiniciar o PC. Ontem ao deixar o PC no modo de espera, quando fui "acordá-lo" aconteceu o mesmo, coolers da GPU no máximo mas dessa vez o PC desligou. E não ligava mais. Abri o PC, tirei a placa de vídeo e conectei na entrada da placa-mãe e o mesmo voltou a funcionar. Testei uma placa velha (HD 5570) que também funcionou e está instalada nesse momento.

 

Minha dúvida: o problema é, sem sombra de dúvidas, minha GPU? Ou poderia ser algum problema de energia insuficiente vindo dos 2 conectores 6 e 8 pinos dos quais ela se alimenta (fonte é uma Thermaltake Smart 600W) ? 

Outra observação: Ao religar o PC sem a GTX 680 ou a HD  5570 recebi um aviso de que a BIOS havia sido resetada. Não sei como isso aconteceu, o porquê de ter acontecido, nem se indica alguma falha em outro componente.

 

Obrigado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado pelas respostas. Por enquanto continuarei utilizando com a HD 5570 e observando o comportamento do PC. Irei realizar a limpeza dos contatos e testá-la novamente.

 

Quanto às temperaturas, acompanho pelo MSI Afterbruner e estas estavam na faixa normal para utilização em jogos, chegando no máximo em 78 ºC, com % de utilização da placa, se não me engano, não passando dos 80%. Entretanto, pensando bem, a essa temperatura eu esperaria os coolers um pouco barulhentos, mas não lembro de te-los ouvido durante o jogo (exceto quando disparavam e o vídeo apagava)... Além disso essa faixa de temperatura acho que não é a normal para essa % de stress da placa... Será que algum cooler morreu ou não estão funcionando corretamente?

 

Update: Limpei os conectores da placa e refiz alguns testes. Com a placa no slot mas sem os cabos de força 8+6 o PC ligou por cerca de 5 segundos e desligou. Depois disso conectei os cabos de força da placa conectados o PC não ligou após algumas tentativas. Desconectei os cabos novamente e dessa vez ele ligou e se manteve ligado por todo o tempo que esperei (cerca de 1 min), não desligando após 5 segundos como antes. Enfim, PC ligado mas com a placa somente inserida no slot PCI-E e sem os cabos de força, então nada resolvido. Com a HD 5570 funcionando normalmente. 

 

Alguma possibilidade além da GPU defeituosa????

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!