Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

bom dia.

comprei há um ano uma memória 8gb ddr4 2400mhz part number cmk8gx4m1a2400c14 versão 4.32 . agora,1/9/2016 ,adquiri uma outra memória também  8gb ddr4 2400mhz part number cmk8gx4m1a2400c14 só que versão 3.31.

instalei essas memórias e para minha surpresa elas não funcionam juntas apesar de parecerem idênticas.quando juntas,o BIOS reconhece só a memória mais velha,mas a que comprei recentemente,  não.

usei o hwinfo para analisar as memórias e veja o que descobri(segue os anexos):

minhas dúvidas:as memórias são incompatíveis por causa das versões ou por que uma é single side e a outra double side(foi o que entendi)?há diferença de desempenho entre as duas?há problema em usar memórias de versões diferentes?porque as velocidades das memórias são diferentes??...

obrigado e aguardo resposta.

velha.png

nova.png

Postado

Parece que quando você coloca as duas a placa-mãe coloca elas em 2666MHz DDR em vez de 2400.Isso pode estar ocasionando um problema de reconhecimento etc.Se uma delas ter 16 chips e a outra 8,tendo as mesma especificações,eu fiz um teste com DDR3 uma vez e da 16 chips(double-sided) teve desempenho 3% maior nos testes de latência,leitura,escrita e cópia em relação a de 8.

Mas eu acho que a corsair quando muda a Ver. da memória,somente os chips usados são diferentes,clock e latência permanece,nesse caso a densidade dobrou tambem.

Mude as configurações da memória na bios para 2400MHz e respectivamente CL-tRCD-tRP-tRAS 14-16-16-31 1.2V,são as principais latências das memórias.

EDIT:você está instalando elas certo nos espaços na placa-mãe?Pode tentar revezar e colocar a nova no lugar da antiga,na verdade uma delas está sendo reconhecida como DDR4-2666(a velha) e a nova DDR4-2400 segundo suas imagens do AIDA,e tem o dobro de densidade,deveria funcionar normalmente.

Sua placa-mãe(que você não informou o modelo) tambem pode estar com uma BIOS antiga do tempo quando não existiam módulos DDR4 com densidade de 8GiB,talvez atualizando.

Postado
55 minutos atrás, Joaquin disse:

Parece que quando você coloca as duas a placa-mãe coloca elas em 2666MHz DDR em vez de 2400.Isso pode estar ocasionando um problema de reconhecimento etc.Se uma delas ter 16 chips e a outra 8,tendo as mesma especificações,eu fiz um teste com DDR3 uma vez e da 16 chips(double-sided) teve desempenho 3% maior nos testes de latência,leitura,escrita e cópia em relação a de 8.

Mas eu acho que a corsair quando muda a Ver. da memória,somente os chips usados são diferentes,clock e latência permanece,nesse caso a densidade dobrou tambem.

Mude as configurações da memória na bios para 2400MHz e respectivamente CL-tRCD-tRP-tRAS 14-16-16-31 1.2V,são as principais latências das memórias.

EDIT:você está instalando elas certo nos espaços na placa-mãe?Pode tentar revezar e colocar a nova no lugar da antiga,na verdade uma delas está sendo reconhecida como DDR4-2666(a velha) e a nova DDR4-2400 segundo suas imagens do AIDA,e tem o dobro de densidade,deveria funcionar normalmente.

Sua placa-mãe(que você não informou o modelo) tambem pode estar com uma BIOS antiga do tempo quando não existiam módulos DDR4 com densidade de 8GiB,talvez atualizando.

@cassio_alves123, complementando o post de @Joaquin, quando adquiri meu segundo par de memórias 2 anos depois, sendo as mesmas do mesmo fabricante, modelo e características, havia apenas uma diferença entre os 4 pentes, uma delas era de versão diferente, sendo que as outras 3 são da mesma versão, posso garantir que não houve diferença nenhuma no uso das mesmas, os jogos e programas permanecem nos mesmos frames rate. Mas o que quero dizer é que em contato com o fabricante Kingston, eles recomendaram a colocar as memórias recentes nos slots das memórias antigas, conforme foi dito pelo @Joaquin, e dessa forma funcionou. Antes disso, tentei colocar as memórias recentes nos slots que estavam vazios, mas o PC ficou dando loop, aí ao colocá-las no lugar das anteriores, funcionou perfeitamente. Não sei dizer o porque, mas funciona.

Postado

daniboy,minha placa é uma asus x99a.meu BIOS é o mais recente.utilizei várias opções de de slots sempre em dual channel,mas nada de funcionar.

obs.: ambas memórias são ddr4 2400mhz,mesmo part number,latência...etc,até as caixinha são iguais!mesmo com a diferença de mais de uma ano de compre!

Postado
26 minutos atrás, cassio_alves123 disse:

daniboy,minha placa é uma asus x99a.meu BIOS é o mais recente.utilizei várias opções de de slots sempre em dual channel,mas nada de funcionar.

obs.: ambas memórias são ddr4 2400mhz,mesmo part number,latência...etc,até as caixinha são iguais!mesmo com a diferença de mais de uma ano de compre!

Então,

1° Analisando as imagens que você mandou, vemos uma diferença nas latências.

2° Além disso vi uma diferença também que chamou a atenção:

Antiga: DDR4 - 2666 (PC4 21300) - Rank 2
Recente: DDR - 2400 (PC4 19200) - Rank 1

Isso me chamou a atenção porque sitando meu exemplo, 1 dos meus 4 pentes de memória que possuo, o vendedor me enviou com o Rank diferente, no entanto todo o restante das configurações permanecem a mesma, assim não obtive problemas até o momento, segui apenas a recomendação de colocar a com rank diferente das demais no primeiro slot. O desempenho é o mesmo, não houve diferença nenhuma.

Tente fazer a configuração na Bios seguindo a mesma latência para ambos.

• Membro VIP
Postado

Esse lance de single/dual sided, acontece mais com chipsets antigos (1156,775) ainda não vi em hardware novos. 

Já testou cada pente em cada slot da mobo? 

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!